terça-feira, 14 de abril de 2020

Por que Thelma é sempre tão julgada no "BBB 20"?

Praticamente todo reality show tem como principal regra o julgamento. Várias pessoas são confinadas em um determinado lugar e todas as suas atitudes serão julgadas pelo público. Até os próprios participantes julgam uns aos outros. É normal. Porém, na vigésima edição do "Big Brother Brasil", já em plena reta final, há um rigor maior nas análises sobre as ações de Thelma. Tanto dentro quanto fora da casa.


Thelma Assis é uma médica anestesiologista e tem como outra paixão o Carnaval: é passista de escola de samba. É filha adotiva e nunca teve vida fácil, mas conquistou tudo o que queria com muita força de vontade. Uma de suas metas era justamente entrar no "BBB". Conseguiu. Mas a trajetória dos participantes fora do reality é apenas um detalhe, afinal, todos têm uma vida com vitórias e derrotas, assim como qualquer pessoa.

O que realmente interessa é a até então admirável saga de Thelma no "BBB 20". Nunca se escondeu no jogo, sempre se dispôs a ajudar seu grupo e tem a lealdade como principal qualidade. Aos poucos, foi crescendo cada vez mais ao longo da temporada e protagonizou vários momentos importantes na edição, com direito a algumas boas viradas.
Não por acaso ganhou simpatia e torcida de parte do público. Todavia, seu favoritismo seria muito maior se não fosse negra. É preciso deixar a hipocrisia de lado e mergulhar de cabeça nos fatos. É impressionante como todas as suas atitudes têm um peso muito maior que o de outros participantes.

O início das condenações se deu quando Marcela e Gizelly a deixaram de lado assim que Daniel e Ivy chegaram da Casa de Vidro. É verdade que no começo a divisão não ficou explícita, mas de semana em semana tudo acabou evidenciado. Thelma, que logo na primeira semana estabeleceu um elo com Marcela, Gi e Pyong, percebeu o distanciamento cada vez maior. Mas ainda assim negava expor sua percepção e continuava ao lado deles. Com isso, logo virou alvo dos juízes da internet. Entre os muitos xingamentos da época, um dos piores era o "mucama de racista" ---- Marcela e Gizelly teceram alguns comentários no programa que despertaram polêmicas pelo teor racista.

A união da chamada "Comunidade Hippie" teve uma fratura quando Ivy e Daniel deram o castigo do Monstro para Thelma, mesmo com Gabi e Mari como opções. Thelma se indignou e ganhou o apoio de Rafa e Manu. Essa virada no jogo marcou o nascimento de um novo vínculo. Isso porque Rafa e Manu apoiaram Thelma em todos os momentos e ficaram ao seu lado, enquanto Marcela e Gizelly seguiram com Ivy e Daniel, ignorando o momento nada confortável da então amiga. Ainda assim, Thelma não conseguiu virar as costas por completo para suas "amizades" e quando ganhou a prova do líder deu o VIP (espécie de acesso exclusivo aos petiscos e luxos do quarto da liderança) a Ma e Gi. Outra atitude que resultou em uma avalanche de críticas da audiência. E dos próprios participantes, como Prior e Flay, que começaram a chamá-la de "jogadora de conveniência".

Aliás, a prova de resistência vencida por Thelma também se transformou em um grande tribunal onde todos eram os promotores e ela a ré. Mari chegou a tentar um acordo com a rival para a prova de resistência não se estender demais. Porém, Thelma negou e acabou ganhando algum tempo depois, após 26 horas de competição. Mari insinuou diversas vezes que abriu mão da liderança porque Thelma queria muito. Ou seja, quis mostrar que deixou a oponente vencer por pena. Thelma soube da fofoca que estava acontecendo e confrontou Mari na frente de quase todos. Mari chorou e tentou bancar a injustiçada, mas Thelma estava coberta de razão. Marcela, Ivy e Daniel preferiram entender o lado da Mari e achar Thelma exagerada na defesa. Parte do público ainda chamou Thelma de arrogante. Parece que uma mulher negra se impor já é visto como algo soberbo.

Mas mal sabia Thelma que a onda de julgamentos seguiria implacável. Após muitas tentativas de seguir com seu grupo, a participante resolveu se unir de vez a Rafa e Manu. Era tudo o que a sua torcida mais queria. E a formação do trio, logo após a eliminação de Gabi, mexeu mais com o jogo. Não por acaso, as três viraram os destaques da edição. Mas, como tudo o que Thelma faz é condenável para parte do publico, sua atitude foi considerada como traição por Ivy e Gizelly. A própria torcida da Gizelly também a condenou. E tome pedrada na Geni. Ou melhor, na Thelma.

A condenação mais recente ocorreu em virtude da votação do último domingo (12/04). Isso porque Thelma e Babu sempre tiveram uma aliança desde o início do jogo por questões raciais. Ela comprou briga com seu grupo quando declarou que imunizaria o amigo caso ganhasse a Prova do Anjo e sua coragem foi uma das razões para Ivy e Daniel a castigarem com o Monstro. Já Babu brigou com Prior, seu único aliado, quando se negou a votar em Thelma ou Rafa. No entanto, com a dinâmica bem pensada por Boninho, não tinha como Thelma votar em Rafa e não em Babu. Ela a acolheu quando mais precisou e esteve ao seu lado desde o início. Babu sempre foi do lado oposto, ligado aos homens que tiveram atitudes deploráveis ao longo do programa, como Hadson, Lucas e o próprio Prior. Thelma votou em Babu e ficou triste. O tribunal da internet a condenou na hora e ignorou o fato de Babu ter declarado várias vezes que votaria em Thelma caso a única opção restante fosse seu aliado Felipe. A própria Thelma fez o comparativo e lembrou Babu que entre ela e Prior o adversário faria a mesma atitude. E se Thelma votasse em Rafa para proteger Babu também seria massacrada porque votaria na amiga para salvar um homem.

O "BBB 20" está em plena reta final e ganhou uma sobrevida de quatro dias. A Globo encerraria a edição na quinta-feira, dia 23, mas prolongou para segunda-feira, dia 27 de abril. O sucesso da temporada tem tudo a ver com a mudança. O fato é que há quatro favoritos ao prêmio: Babu, Rafa, Manu e Thelma. Impossível prever quem leva. Mas o que é perceptível é o julgamento bem mais pesado em cima da mulher negra que ganhou torcida. Até o homem negro tem suas atitudes mais perdoadas ou justificadas. Com Thelma o rigor é maior. Por qual razão? A resposta é óbvia.

23 comentários:

Unknown disse...

Você merece não somente Palmas, mas Tocantins inteiro !
estou digitando com os pés pq estou lhe aplaudindo com as mãos !!

Anônimo disse...

QUE TEXTO EXTRAORDINÁRIO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sensacional sua análise, meus parabéns!

Unknown disse...

Excelente texto tudo que gostaria de dizer.

Antônio disse...

Que belo texto,muito inteligente. Parabéns Zamenza!!!

Pedrita disse...

thelma é mulher, negra e "não ficou no lugar dela". não se vitimou pelas dificuldades q enfrentou e resolveu ocupar um lugar q muitos não querem q ocupem, o de médica. ela é inclusive bailarina formada. o próprio babu acusou mais de uma vez de ter perdido prova por culpa dela. não disse pra ela, claro, pelas costas. babu disse pra prior tb não se preocupar com thelma pq ela cairia sozinha. thelma é uma vencedora, multi tarefas, ultra inteligente e não se vitima. por isso é tão julgada. não "ficou no lugar dela". quero muito q ela seja a vencedora. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Como sempre, transparente em seus textos, Sérgio. Pelo que eu leio ou acompanho pela TV, não há razões plausíveis para Thelma ser julgada por seu comportamento no jogo, e quem o faz certamente preferiria que participantes com atitudes deploráveis durante o período de confinamento fossem finalistas e, consequentemente, vencedores, tudo em nome do entretenimento. Para esses tipos de pessoas seria mais aconselhável reverem os melhores e/ou piores momentos do "BBB 17" (2017) e do "BBB 19" (2019). Ou melhor, inscreverem-se para as temporadas posteriores e, caso selecionados, agirem de forma semelhante aos seus "ídolos" e verem se, baseados nesses exemplos, figuram como favoritos a campeões. E há ex-participantes não apenas desta temporada que não cansam de passar vergonha na mídia com suas declarações. Enfim, tudo o que eu peço é que Thelma seja a campeã do "BBB 20".

Guilherme

Anônimo disse...

Que texto impecável!! Colocações perfeitas,Sérgio!

Unknown disse...

Show texto incrível

F disse...

Sérgio, é uma constatação bem triste sua porém verdadeira. Thelma teve alguns erros no jogo por se cobrar excessivamente coerência e lealdade das pessoas que estavam c/ ela no inicio do jogo e c/ isso ganhou antipatia do público que exigia dela um olhar igual o nosso de fora. Qualquer movimento ou atitude que ela faça é vista com reprovação. Se rebate a Flay, é soberba; se permanece muda, é planta; se não aproximou muito da Marcela no final do jogo, foi falsa; se elogia a Manu, faz por conveniência, etc. Tudo são motivos para menosprezar sua importância. Como você mesmo disse, por quê razão? É triste...

Anônimo disse...

O público se decepcionou com a Thelma por ela insistir em ficar do lado de Marcela e Gizelly, sendo que a mesma percebeu que foi excluída. Pra quem via de fora ficou parecendo que ela se contentava com migalhas. Como ela já tinha tido algumas reações fortes o público esperava outra atitude dela. Até porque a Thelma demorou um pouco pra juntar com a Rafa e Manu. Só fez isso realmente quando a Gabi e Marcela foram embora. Aí não pegou bem de novo, pois ela percebeu que o grupo da Marcela estava se diluindo. Mas concordo que os erros da Thelma não foram graves e a reação do público foi exagerada. Parece que esperavam dela uma atitude diferente em relação a Marcela e Gizelly, até porque Ivy e Daniel já tinham menosprezado a Thelma mais de uma vez e a duplinha de falsas não fez nada.E nem própria Thelma reclamou. Pra quem via de fora era revoltante essa situação.
Mas a Thelma teve várias atitudes legais durante o jogo e quem achou ela soberba é porque não está acostumado a ver negras se posicionando. Porém, infelizmente creio que a Thelma não vence a edição. Acho que ela cai pra Rafa, Manu e Babu.

Anônimo disse...

Sérgio, o que você acha da Sonia Abrão ter dito que a Thelma foi uma traíra por ter votado no Babu? Até colocou um emoji de cobra para ela. Inclusive, ela criticou a final dizendo ser decepcionante justo as três amigas estarem e ainda alegou que são os fandons que estão decidindo o rumo da disputa. Disse sentir saudade da votação espontânea e que a final entre as três é de lascar.

Duda.

Sérgio Santos disse...

Honrado, anonimo!!!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Grato, Antonio.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

E foi, Guilherme!!!!!

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muito, F. Mas ao menos ela venceu!!!

Sérgio Santos disse...

Achei péssimo, Duda.