quarta-feira, 22 de abril de 2020

Manu Gavassi é um grande nome do "BBB 20"

O "BBB 20" está em sua última semana e foram vários participantes que deixaram uma marca na bem-sucedida temporada do reality. O time foi um acerto de Boninho e sua equipe. A ousada ideia de escalar famosos funcionou, mesmo muitos não sendo tão conhecidos assim. Foram muitos conflitos, rivalidades, embates, amizades, enfim. E um dos perfis mais emblemáticos da atual temporada tem nome e sobrenome: Manu Gavassi.


Atriz? Cantora? Digital Influencer? É possível constatar: tudo e mais um pouco. Sua carreira musical é mais extensa, enquanto seu momento de maior destaque na televisão foi em "Malhação Sonhos" (2014), quando viveu a vilã Vicki. O intuito de entrar no "Big Brother Brasil" era aumentar sua popularidade e gerar mais engajamento no mundo digital, o que facilita muito a divulgação de suas novas músicas. Na verdade, essa era a intenção de todos os "famosos" que entraram na edição. 

O caso de Manu foi mais explícito por conta dos inúmeros vídeos gravados por ela para o seu Instagram durante o período do confinamento. O planejamento merece elogios. Desde que entrou na casa, um vídeo por dia é postado em suas redes.
Havia um risco óbvio: a eliminação precoce. Se não tivesse durado no jogo, todo o seu trabalho seria em vão. E nem ela imaginava que ficaria tanto tempo no programa. Já chegou a declarar sua surpresa. Mas não deveria se surpreender tanto. Sua trajetória foi ótima. 

Inicialmente, ficou claro que Manu não se interessava pelo formato em si. Debochava do "Jogo da Discórdia" toda segunda-feira para não se comprometer com os demais concorrentes. Chegou a reclamar de uma roupa dada pela produção para uma festa e exigir que usasse a que trouxe na mala, em vão. Achava a hora da votação para a formação do paredão cansativa e seu incômodo era visível. No entanto, ainda assim protagonizava situações engraçadas em virtude de seu humor ferino. Seus "VTs" (termo utilizado para quem gosta de aparecer) eram deliciosos. Mas realmente aparentava uma vida curta no jogo. Quem não se impõe ou tem algum comprometimento não se destaca por muito tempo no "BBB". 

Tudo mudou com a revelação do plano de Hadson, Lucas, Prior, Petrix e Guilherme de seduzirem as mulheres comprometidas para uma mancha de imagem delas fora da casa. Marcela e Gizelly contaram sobre a intenção (elas, no entanto, só sabiam sobre Lucas e Hadson), e houve uma revolução na casa. Manu foi uma que acreditou fielmente no que as meninas contaram e em nenhum momento teve dúvidas. A confirmação de Ivy e Daniel, recém-chegados da Casa de Vidro, apenas expôs ainda mais a força de Manu Gavassi. Ela virou uma espécie de líder no momento em que tudo estava sendo exposto e estabeleceu ali a união das mulheres. Chegou até a acalmar as mais abaladas, como Mari e Gabi. Se voltou contra os responsáveis pelo tal plano e passou a ignorá-los na casa.

No entanto, deu várias chances para Prior. Os dois se aproximaram quando o problemático participante a escolheu para ficar com ele e Gizelly no Quatro Branco. Até estabeleceram uma aliança de não voto por uma semana. Mas a proximidade não durou muito. Prior nunca teve educação e uma de suas rotinas era criticar tudo e todos porque só a sua visão era a certa. Quando puxou Manu para o paredão histórico que o eliminou com mais de um bilhão e meio de votos provocou o rompimento total de uma suposta futura amizade. E a permanência de Manu resultou em uma nova virada para a participante. Ali ficou claro que qualquer favoritismo da atual edição poderia, sim, ser derrubado. Apesar da conduta deprimente ao longo do programa, Prior era um dos mais fortes para levar o prêmio. Mas a união de torcidas evitou isso e o carisma de Manu também contou muito a favor. Mesmo com o empenho da união dos torcedores, seria improvável eliminar o rapaz se o adversário não fosse igualmente forte.

A participante também protagonizou outro momento importante do jogo com Rafa. As duas compraram a briga de Thelma quando Daniel e Ivy deram o castigo do Monstro para a até então aliada, quebrando a harmonia do grupão chamado de comunidade hippie. Marcela e Gizelly fizeram pouco caso da situação e nem ficaram com Thelma durante todo o castigo. Thelma sentiu o baque e ficou muito abalada, mas Manu e Rafa ficaram ao seu lado o tempo todo. Elas já eram próximas, mas aquela situação estabeleceu um novo elo e Manu novamente conseguiu se impor, crescendo mais no jogo. Seus papos com Pyong sobre as jogadas também ajudaram bastante para sua conduta depois da eliminação do amigo. Nas primeiras semanas, Manu tinha ojeriza de qualquer assunto sobre jogo. Mas graças ao mágico começou a falar mais abertamente sobre o assunto. Até barracos protagonizou com Babu por conta da divisão de biscoitos na xepa, algo impensável (segundo a própria) antes de entrar na casa.

A forte amizade que estabeleceu com Rafa e Thelma também abrilhantou a saga de Gavassi na edição. Rafa é sua melhor amiga e as duas grudaram depois da união das mulheres. Já a aproximação com Thelma se deu quando entrou de vez no grupo liderado por Pyong e solidificou de vez depois da sororidade praticada no mencionado castigo do Monstro. Manu ainda fez várias declarações maravilhosas sobre o feminismo e se dispôs a aprender mais sobre as questões raciais. Aliás, esse foi seu único tropeço da temporada. A fala sobre Marcela e Daniel serem um casal "esteticamente agradável" teve conotação racista e a participante foi massacrada nas redes sociais. Porém, suas atitudes comprovaram que aquilo foi apenas uma declaração infeliz e não reflete seu real pensamento. É o famigerado racismo enraizado e uma retratação após o fim do reality certamente será dada. É perceptível quando uma pessoa tem condutas preconceituosas ou quando apenas fala uma besteira sem perceber. A atual edição apresentou outros exemplos e involuntariamente conseguiu expor as diferenças, vale lembrar.

Manu Gavassi sairá muito grande do "BBB 20", embora tenha apenas 1,53m de estatura. Deu a sorte de participar de uma edição de imenso sucesso, conseguiu mostrar a pessoa maravilhosa que é, brigou pelas amigas, lutou pelo que acreditava, jogou bem com as aliadas, angariou mais fãs do que já tinha e se tornou uma figura conhecida nacionalmente, o que favorece demais sua carreira musical. A sua coragem de entrar em uma loucura como o "Big Brother Brasil" será bem recompensada. E quem sabe com um "singelo'' bônus de um milhão e meio no bolso...

32 comentários:

Anônimo disse...

Que texto PERFEITOOOOO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Maravilhoso como sempre Sérgio!
Eu nunca gostei de BBB, comecei a assistir por causa do Pyong, e continuei por causa da Manu. O maior erro dos tombados, inclusive da Gigi Furacão, foi não ter tido humildade para observar os "especialistas" em Redes Sociais. Que genial a estratégia de linkar internet e TV, que cuidado ela teve com a imagem, que bacana ver ela se cobrar em ser justa e coerente. Não é artificial, é inteligente e mostra propósito, mostra um antijogo extremamente eficaz, seriedade e comprometimento consigo mesmo.
Esse BBB merece virar case, e a Manu levou o marketing a um outro nível. Duvido muito que não saia com um contrato assinado! Gênia!

Anônimo disse...

Que texto bem escrito e que contou toda a trajetória da Manu com uma perfeição invejável. Nem os administradores dela conseguiriam.

Anônimo disse...

Manu, Rafa, Thelma e Mari mostram que não precisa ser escrota pra produzir conteúdo, que elas são MUITO mais do apenas corpos e que naturalidade, autenticidade e personalidade podem andar de mãos dadas com a educação e cordialidade, e quando fazem isso, elas não andam, elas desfilam vitoriosas.

Sonia disse...

Perfeito !

Jeovana disse...

Texto perfeitoooooo

Unknown disse...

PERFEITO PERFEITO PERFEITO, acredito também que A Globo não vai querer perder a Manu, contrato na certa já tá preparado. AMO ❤❤❤❤

Nathália Fernandes disse...

Perfeito como sempre!

Odete Silvia disse...

Dizer o quê desse texto? Maravilhoso, preciso, perfeito? Descreveu Manu Gavassi e sua saga no BBB20 de forma brilhante.Parabéns!

Unknown disse...

Perfeito demais

Anônimo disse...

texto incrível, Zamenza! ❤

Jess Mayear disse...

Aaaaah que maravilhoso texto para essa maravilhosa trajetória! Senti um orgulho danado dessa menina! Ela já passou por tanta coisa ruim... Quem a acompanha sabe bem. Todo sucesso do mundo para ela!
Escreva a biografia dela e publique, plmdd

Unknown disse...

Que texto maravilhoso! Descreveu muito bem a trajetória da Manu. Me proporcionando um orgulho imenso de ter acompanhado ela até aqui. E o que você falou são fatos, foi real, e ela soube usar sua inteligência e senso pra seguir até essa altura do jogo plena e sendo ela mesma! Que convenhamos tem uma personalidade muito forte, nunca vista em um reality show!

Unknown disse...

Perfeito não tem o q falar alem de dizer Manu campeã do bbb 20

Unknown disse...

Melhor texto que já li em relação a trajetória da Manuzinha no BBB. Parabéns pq vc falou tudo 💛🧚

Marcos disse...

Manu é perfeita e quero muito ela na final com Rafa e Thelma ❤

Unknown disse...

Perfeita!! Espero muito que ela vença ❤️

Anônimo disse...

Você é mesmo de palavra, Sérgio, ao escrever este texto que prometeu caso Manu Gavassi permanecesse na casa do "BBB 20", e até mutirão fez! Admiro! Realmente, Manu tinha uma belíssima história antes de participar da atual temporada do reality show, e as atitudes que apresentou ao longo do jogo enriqueceram ainda mais essa história. A aliança com Rafa Kalimann e Thelma foi um dos trunfos do "BBB 20" e pode ser transportada para a grande final, que caso se concretize com as três, será algo muito lindo de se ver.

Guilherme

Anônimo disse...

Sérgio gostei do texto! Senti falta da parte onde ela aperta o botão do quarto branco e com isso estraga o proposito da produção do programa e também da briga que ela teve com o Victor Hugo,ela me chamou mais atenção depois disso e ganhou mais favoritismo. O demais está ótimo! Protagonista do bbb sem dúvidas. Essa edição sempre vai ser conhecida como a edição da Manu Gavassi e do Prior.

Sérgio Santos disse...

Honrado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Gênia, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Brigado, Sonia.

Sérgio Santos disse...

Nathalia, um beijo.

Sérgio Santos disse...

Feliz, Jeovana.

Sérgio Santos disse...

Certeza, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que honra, Odete.

Sérgio Santos disse...

Pobre de mim, Jess... kkkk bjão!!!

Sérgio Santos disse...

E conseguimos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E deu certo, Marcos.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Guilherme!!!

Sérgio Santos disse...

É verdade, anonimo, faltou esse momento.