terça-feira, 28 de abril de 2020

"BBB 20" apresenta final dos sonhos e entra para a lista de melhores temporadas da História

O intuito de comemorar as vinte edições do "Big Brother Brasil" era mais do que válido. Afinal, o reality mais longevo e bem-sucedido do país atingiu uma marca respeitável. Mas o "BBB 19" foi a pior temporada de todas, tanto no quesito audiência quanto na péssima seleção do elenco e decisão equivocada do público de premiar uma mulher que só deu declarações deprimentes. Será que a produção conseguiria reverter a péssima imagem do ano passado? O ano comemorativo funcionou? A resposta é sim para as duas perguntas.


É verdade que o risco de não dar certo era alto. Pela primeira vez na história do reality, Boninho resolveu fazer um time metade anônimo (chamado de Pipoca) e metade "famosos" (de nome Camarote). As aspas foram colocadas porque quase todos não eram conhecidos do grande público. Manu Gavassi e Babu Santana eram as únicas figuras realmente lembradas, mesmo com trajetórias televisivas sem grandes sucessos. Porém, a estratégia funcionou. Todos tiveram participações importantes no jogo, para o bem e para o mal. Foram ativos. E o time de anônimos também engrandeceu o programa com boas participações. Pela primeira vez não houve a famigerada "planta", aquela pessoa que mal aparece e não faz diferença. Até um rato que apareceu na última semana fez sucesso e ganhou o nome de Genilson, embora nenhum participante tenha visto o indesejável animal. 

Entretanto, é preciso lembrar o lamentável elenco masculino. Machistas, grosseiros e idiotizados, os homens da casa provocaram desprezo do público. Raras foram as exceções. Até Boninho admitiu o fato quando respondeu no Twitter um seguidor que perguntou se tinha achado os "machos" no esgoto: "Também não sei", declarou aos risos.
O lado bom é que a 'toxidade' dos homens implicou no crescimento das mulheres. O "BBB 20" foi feminino, é um fato. O  programa só emplacou de vez quando Marcela e Gizelly contaram para as colegas a respeito do plano de Hadson, Lucas, Guilherme, Petrix e Prior de seduzirem as mulheres comprometidas para uma suposta mancha de imagem fora da casa. A confirmação de Daniel e Ivy, recém-chegados da Casa de Vidro, resultou no ápice da temporada. O machismo foi massacrado dentro e fora da casa. A gangue acabou escorraçada.


As várias viradas ao longo da edição também ajudaram a movimentar o jogo que se tornou imprevisível. A figura do franco favorito ruiu todas as vezes que tentou se sustentar. Apesar da conduta deplorável, Prior virou queridinho quando se aliou a Babu, depois que Hadson e Lucas saíram. Mas foi destruído pela força de Manu Gavassi e todas as torcidas dos demais participantes que se uniram para tirá-lo em um paredão histórico com mais de um bilhão e meio de votos, em pleno início de quarentena por conta do coronavírus. Os berros de comemoração nos vídeos amadores feitos em vários condomínios pelo país arrepiaram. Manu, então, despontou para um favoritismo até então impensável. Rafa também foi ganhando cada vez mais força em virtude de sua sensatez e sua amizade com Manu angariou muitos fãs. Thelma, de rejeitada por seu grupo, virou uma das queridinhas do público e cresceu ainda mais quando se aliou a Rafa e Manu.


Já Marcela, que era uma das principais candidatas ao prêmio nas primeiras semanas, jogou toda sua trajetória no lixo quando formou casal com o mimado Daniel e ainda excluiu Thelma. Suas constantes defesas das atitudes irresponsáveis do garoto também irritaram o telespectador. O feminismo tão admirado perdeu a força. Gizelly foi outra vítima de péssimas companhias. A passional participante chegou a despontar como favorita durante um período, mas naufragou no gosto popular ao se juntar com a maledicente Ivy. O estrategista Pyong foi outro nome que chegou a ter o prêmio em mãos, mas perdeu assim que deixou a arrogância sobre o destino dos rivais prevalecer. Isso depois de ter conseguido reverter uma rejeição criada por conta de sua lamentável conduta durante uma festa, onde importunou sexualmente Marcela e Flay. E Babu, que era um dos mais deslocados do jogo, foi crescendo graças aos seus adversários através de repetitivos votos aos domingos. Estava em quase todas as disputas de eliminação. Resultado: um recorde histórico de paredões: dez, ultrapassando os então recordistas Ana Madeira e Marcelo, indicados sete vezes no "BBB 9" e "BBB 14", respectivamente. Mas também não conseguiu manter o favoritismo. Acabou eliminado no décimo paredão, ficando em quarto lugar. A final tinha que ser mesmo feminina em uma edição dominada pelas mulheres.


A classificação de Thelma e Rafa foi emocionante e o grito de êxtase de Manu representou uma boa parcela do público. As três tiveram uma trajetória admirável ao longo do programa. Integrantes da então aclamada Comunidade Hippie, o trio estabeleceu um elo inquebrável a partir da traição de Daniel quando deu o castigo do Monstro para Thelma. Marcela e Gizelly deixaram a amiga sozinha e as duas a acolheram e tomaram suas dores. Foi o início da queda do chamado 'grupão' e Thelma percebeu que foi deixada de lado por Ivy e Daniel. A amizade com Manu e Rafa foi crescendo cada vez mais até ficarem inseparáveis. E todas as jogadas do trio merecem elogios. Não foram coadjuvantes ou irrelevantes. Pelo contrário, se mostraram peças fundamentais do jogo da vigésima edição. Manu virou uma espécie de líder do movimento feminista contra os homens que tiveram atitudes deprimentes e depois deixou claro que não amenizaria atitudes igualmente deprimentes vindas de mulheres, como Flay e Bianca, que chegaram a menosprezar a indignação das meninas no início do reality. Rafa teve uma boa preparação para entrar no programa e sua conduta foi correta ao extremo, o que implicou em uma imagem não muito real de perfeição. Ainda assim merece elogios por suas alianças e atitudes corajosas, como indicar Bianca (seu desafeto de fora da casa) em um momento onde ninguém votaria nela. Já Thelma nunca teve medo de se posicionar e foi a única mulher que apoiou sempre o jogo explícito de Pyong, enquanto as demais sentiam medo da ousadia do mágico. Foi leal demais a Marcela e Gizelly, mesmo sendo deixada de lado várias vezes. Só largou de vez a amizade pouco recíproca quando realmente não havia possibilidade de continuar. Apesar da vida de batalhas, nunca se fez de coitada para angariar simpatia e muitas vezes era chamada de arrogante só porque, para alguns, mulher preta tem que se curvar sempre.


A final foi a mais justa da história do reality. É uma opinião pessoal? Claro, mas é inegável o merecimento do trio. Qualquer ganhadora seria digna de honra. Não por acaso as porcentagens foram tão equilibradas, algo raro em reality. Por conta da pandemia do coronavírus, a plateia foi extinta e não houve a tradicional presença dos participantes eliminados. Triste, mas necessário. E não atrapalhou o brilho da final. Os vídeos foram ótimos e a vitória de Thelma uma consagração de uma edição primorosa. Tinha que ser dela. Até Rafa, segunda colocada, e Manu, terceira, comemoraram com a mesma animação da campeã. Fruto de uma amizade real formada dentro da casa e levada para a vida. A prova do amor que o público sentiu pelo trio foi a porcentagem equilibrada. Thelma levou com 44,10%, Rafa ficou com 34,81% e Manu com 21,09%. E que momento tocante de Tiago Leifert agradecendo o público e o sucesso da temporada em um momento tão difícil do Brasil.


É necessário ainda citar outros vários acertos da temporada. A presença de Rafael Portugal se mostrou uma das melhores novidades. Após um início apagado e sem muita graça, o humorista conseguiu dar a volta por cima e terminou o reality dando show no "CAT BBB". Impagável. A dinâmica do "Bate e Volta", algo inédito nas edições anteriores, deu uma emoção a mais no jogo através da chance de salvar um dos mais votados para o paredão em provas de sorte. Os castigos do Monstro homenageando situações clássicas ao longo de 20 edições de "Big Brother" também merece menção. Daniel "coqueiro" (BBB 11), Sol "iarnuou" (BBB 4) e Tina "paneleira" (BBB 2) foram algumas das figuras lembradas. No entanto, uma crítica merece ser feita: a pouca utilização do "Big Fone", um dos melhores elementos de tensão na disputa, que só tocou duas vezes. Não precisava ser usado em toda semana por conta da previsibilidade, mas ter uma "participação" tão discreta foi decepcionante. A sorte é que a atração se mostrou tão movimentada e bem disputada que não prejudicou a qualidade do conjunto.


A vigésima edição do "Big Brother Brasil" chegou ao fim consagrada. Foi a mais longa de todas: 98 dias. Os mais duradouros eram o "BBB 18 e o "BBB 19" com 88 dias. A atual foi estendida em 4 dias pelo tamanho fenômeno. As sete maiores votações da história foram na atual edição. Há muito tempo que o reality não tinha uma repercussão tão grande e era tão comentado pelas pessoas, inclusive fora das redes sociais ---- o último dia marcou 34,2 pontos, a maior audiência de uma final em dez anos. É verdade que a quarentena contribuiu e o programa foi uma excelente companhia para a população que tem ficado em casa, mas o sucesso já existia antes da pandemia. A média foi de 25 pontos, cinco a mais que a fracassada temporada de 2019. O público voltou a se envolver com o reality mais popular do Brasil. E o melhor foi que, além do delicioso entretenimento, vários assuntos importantes foram levantados, como machismo, feminismo, racismo, sororidade e empatia. Nada de forma cansativa ou pedante, mas através de condutas que engrandeceram ainda mais a competição. O "BBB 20" entrou para a galeria de temporadas históricas. E registrada no Guinness Book  por conta da votação impressionante de mais de um bilhão e meio de votos. Nenhum reality no mundo conseguiu algo parecido. O engajamento do "BBB" de 2020 realmente ultrapassou até as expectativas dos mais otimistas. O vazio que fica com o término já é uma realidade. Valeu a pena! 

31 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da Thelma e das três tava torcendo pra ela, porque as outras duas vão ganhar muito mais que 1,5 milhão aqui fora. Mas acho que essa final foi manipulada, a Thelma quase saiu contra a Flay! E a Rafa era muito querida pelo sofá. Sei lá, achei estranho. Na verdade, desde o paredão do Prior tô achando estranho. Mais de 1 bilhão de votos e o cara que fazia o povo gritar nos prédios é eliminado? Não tava torcendo pra ele, mas é pra desconfiar. Realmente acho que essa edição teve manipulação, porque o Boninho não queria polêmicas depois do BBB19. De qualquer forma, foi legal, a Thelma das finalistas era a que faria mais bom proveito do prêmio. Rafa e Manu só em publicidade vão faturar mais que isso, então no final todo mundo vai ganhar. Parabéns. Mas que teve uma Boninhada teve kkkkk.

Abs, Joaquim

Anônimo disse...

EU TO CHORANDO ATÉ AGORA!!!!!!!!!!!

Lucas disse...

Meu Deus, eu tô em êxtase com a vitória da Thelma, estou lendo todas as matérias possíveis na internet para acreditar que foi de verdade. Nunca vi alguém merecer tanto esse prêmio, torci tanto pela felicidade dessa mulher que, mesmo irradiando luz, carisma, sinceridade e lealdade era tão impiedosamente julgada e menosprezada dentro e fora do programa. A felicidade que eu imagino que ela terá ao ver todos as pessoas que torceram por ela, incluindo famosos como VIOLA DAVIS (!), além de ver os vídeos das pessoas gritando na rua quando ela foi campeã... essa felicidade parece que é minha própria. Apesar de todas as críticas, acho que analisar o BBB e as torcidas que ele angaria é como analisar a própria sociedade brasileira: ver como e para quem os brasileiros estão torcendo. E ver que os brasileiros torceram por alguém como a Thelma, é também uma vitória enquanto sociedade.
Abraços Sérgio

Rafael disse...

ao contrario do que muita gente ta dizendo eu n acho que essa tenha sido a maior final do BBB (longe disso) e que a Thelma tenha sido a maior campeã, mas acho que foi a maior ZEBRA da historia do programa, a Thelma nunca liderou uma enquete de popularidade e todos os paredões que foi sempre teve risco de sair e mesmo assim venceu. Eu torcia para o Babu, mas sempre gostei da Thelma,acho ela uma pessoa excelente, também gosto muito Rafa, só nunca gostei da Manu

Anônimo disse...

Cara, eu gostaria de acreditar nisso, mas Big Brother não representa a realidade de um país. A final então pelo que eu sei flopou, não teve nem 150 milhões de votos... É uma porcentagem mínima de brasileiros que realmente vota em reality, muitos podem até assistir, mas votar hoje em dia tá diminuindo. O próprio Fantástico mostrou isso, a maioria dos que votam são adolescentes, enquanto nas eleições, por exemplo, a maioria dos que votam são adultos (óbvio). Em 2018, a Gleici ganhou e ainda gritou "Lula Livre" na final e quem ganhou as eleições? BBB, A Fazenda, The Voice... Esses programas não representam o que o povo pensa, só representam quem as redes sociais (principalmente adolescentes que podem se dar ao luxo de ficar votando o dia inteiro) querem que ganhem e, num país como Brasil, isso representa uma parcela muito pequena da sociedade. Reality show é só isso, reality show. Novela é só novela. Achar que entretenimento tem um valor maior que entreter no Brasil é besteira.

Anônimo disse...

BBB ótimo, mas a final foi meio sem graça. Acho que desde o BBB8 não tinha uma boninhada nesse nível, hein... Eu não votei em ninguém, mas, sério, não existe nenhuma explicação plausível pra uma pessoa que era rejeitada pelo sofá, que quase foi eliminada contra o Babu, a Gabi e até a Flay ganhar a edição com 44% dos votos. Olha a revolta nos comentários no instagram e no facebook. Talvez acho que o Boninho não queria alguém que já é famoso e vai ganhar muito mais que 1,5 milhão vencendo o programa, por isso preferiu dar pra Thelma. Mas, se fosse assim, era melhor nem chamar esses influencers e deixar a casa só com anônimos igual antes ao invés de manipular o resultado. Ficou muito na cara que teve manipulação.

Anônimo disse...

Desculpa, mas vou discordar, Sérgio. Achei essa edição uma das mais chatas, pelo menos pro povão. Nada contra a Manu, mas vamos a realidade: se ela já não tivesse um fã-clube enorme e não fosse amiga de tantos famosos, naquele paredão contra o Prior, ela que sairia. Na verdade, a realidade é que se esse BBB fosse de anônimos, o Prior ganharia fácil. Além disso, é difícil acreditar que a Thelma que há poucos dias atrás era rejeitada de repente virou favorita. É só olhar as porcentagens do paredão contra o Babu, Rafa queridinha do sofá e Thelma já tavam querendo eliminar há muito tempo. Talvez os "famosos" tinham uma cláusula no contrato que não podia ganhar. Tudo muito estranho. O Tiago nem anunciou a quantidade de votos, o que significa que provavelmente foi um flop. Se tem menos votos, o povão não participou tanto e a probabilidade de alguém com esses famdoms grandes de adolescentes que ficam votando a madrugada inteira ganhar é maior, ou seja, Rafa e Manu. Aí vai, e Manu (que tinha um monte de fã) em terceiro e Rafa (que além de ter fã, era a favorita do sofá) em segundo e a Thelma que não tava ganhando em nenhuma enquete em primeiro. Kkkkkk não dá pra acreditar, desculpa. Quem não te conhece que te compre Boninho.

Obs1: nada contra a Thelma, entre as três finalistas, gostaria que ela ganhasse, porque as outras duas em menos de 1 ano vão fazer muito mais aqui fora.

Obs2: acho que nesse BBB, esse paredão não foi o único manipulado, aquele em que o Prior saiu também achei estranho, vi alguém falando que a Globo ficou sabendo das denúncias de estupro de manhã. Talvez eles preferiram eliminar pra não se envolver em polêmicas depois do ano passado. Com o resultado da final, passei a desconfiar também dos outros paredões que a Manu foi (contra a Mari, enfim...). Cadê aquela torcida poderosa? Infelizmente, é difícil acreditar que não teve manipulação nesse BBB. Ficou muito óbvio. É só ver o resultado do paredão anterior e o da final (sendo que a final pelo visto teve ainda menos votos), não faz sentido.

Paula

Anônimo disse...

De fato, Sérgio, o "BBB 20" (2020) foi uma temporada histórica. Quando eu dizia que era histérica, talvez fosse porque sentia raiva dos "machos escrotos" que conspiravam contra as mulheres da edição com aquele plano de seduzi-las para comprometer a reputação delas fora da casa, e temendo a possibilidade de um ou mais deles serem finalistas como na equivocada temporada anterior. Mas foi só esse grupo se desintegrar aos poucos para alavancar a temporada, que teve desdobramentos interessantes como o de Thelma sendo deixada de lado pelas até então amigas Marcela e Gizelly para ser acolhida por Manu Gavassi e Rafa Kalimann e com elas formar a final mais magnífica da história do "BBB", e o de Felipe Prior sendo eliminado num paredão que até menção no livro do Guinness ganhará. E essa final feminina, como já comentei no texto anterior, desbancou com força a do "BBB 14" (2014), na qual Ângela foi uma das mais odiadas da temporada e Clara e Vanessa se valeram de um falso relacionamento homossexual para angariar público que foi criticado principalmente por Thammy Miranda. A do "BBB 20", ao contrário, exalou naturalidade em tudo o que foi visto com a amizade das nossas fadas Thelma, Manu e Rafa. Que as próximas temporadas do "BBB" se inspirem no bom exemplo da recém-encerrada horas atrás e deixem os telespectadores maravilhados.

Guilherme

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,excluindo-se as finalistas Rafa e Manu e também o Babu,dos convidoados quem vc acha que irá crescer na carreira q possui após o BBB?estou falando mais da Flayslane(q não era convidada)e da Gabizinha.abraços,Sérgio

Natália Venturi disse...

Meu filho, você fala com o motorista de ônibus? Ou do uber? ou domésticas? Perguntem pra quem eles pra quem tavam torcendo no BBB, a maioria nem tava assistindo, e se tava, não votou. Votação de BBB não representa a sociedade não. Olha a pesquisa Datafolha divulgada hoje, Bolsonaro, mesmo depois do MORO deixar o governo e de parte da própria direita abandoná-lo tipo o MBL, ainda com 33% de aprovação. Como o outro disse aí em cima, Gleici ganhou o BBB, lembro que na época, igual no caso da Thelma, com um monte de artista apoiando, e aí? O que aconteceu em outubro do mesmo ano? Todo mundo já sabe né... E ainda foi com o estado dela (Acre) sendo onde o Bolsonaro teve a maior porcentagem no segundo turno ironicamente. BBB é jovem que pode votar um monte de vezes, a realidade nas eleicões é outra bem diferente.

Unknown disse...

Gosto do Thelminha e, apesar de não ter votado em ninguém, foi legal ela ter ganhado. Sei que BBB não é caridade, mas Rafa e Manu vão fazer 1,5 milhão fácil aqui fora. Thelma vai apreciar mais esse dinheiro. Apesar de ter gostado do programa, não acho que dá pra dizer que foi um sucesso estrondoso a final. O Tiago nem falou a quantidade de votos, deve ter flopado muito. Ai, Sérgio, eu fiquei com uma impressão que foi manipulado também. A Rafa era a favorita do sofá e a Manu tem um fã-clube enorme. Enquanto a Thelma quase saiu pra Flayslane... Sei lá, pareceu muito as boninhadas de antigamente.

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE VER COMENTÁRIOS RACISTAS EMBUTIDOS AQUI DESMERECENDO A THELMA E FALANDO EM ROUBO PQ NÃO ADMITEM UMA PRETA TER TORCIDA E GANHAR DE DUAS BRANCAS PATRICINHAS. DÁ NOJO.

Anônimo disse...

A Gleici ganhou em 2018 e ninguem falou que foi roubo, todo mundo sabia que ela ia ganhar, era favorita do sofá e em todas as enquetes. Parem de colocar racismo em tudo. É que realmente ficou estranho, a Thelma era rejeitada pelo sofá e quase saiu em três paredões. De onde saiu aqueles 44% dos votos na final?! É normal desconfiar, eu particularmente desconfio desde o paredão da Manu contra o Prior e não só da final.

Anônimo disse...

Defendem até o estuprador do Prior pra colocar em duvida a vitória da Thelminha. A GRITARIA NOS PRÉDIOS FOI MANIPULADA PELO BONINHO TAMBÉM.

Unknown disse...

Edição memorável. Quanto ao CAT BBB, eu achei engraçado, mas na minha opinião o melhor quadro da história do BBB continua sendo o grupo de whatsapp do BBB18

Sérgio Santos disse...

Joaquim, a edição manipula com edições tendenciosas muitas vezes, mas nao em votações. Basta ver os gritos qd Thelma foi anunciada campeã. Mta gente torcia por ela e mereceu.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi prazeroso demais, Lucas!!!

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Rafael.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, esse ano foi diferente. Vc com certeza ouviu os gritos qd Prior saiu e agora qd Thelma ganhou... Nao foram só adolescentes.

Sérgio Santos disse...

Isso é desculpa de mau perdedor, anonimo. Os gritos qd Thelma foi anunciada campeã acabaram com esse argumento da rejeição e Instagram e Facebook não representam nada tanto que lá todo mundo amava aquele imbecil do Prior...

Sérgio Santos disse...

Discordo, Paula. Os gritos qd Prior saiu e qd Thelma foi declarada campeã em tudo quanto é bairro, viralizados na internet, provam o contrario.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Guilherme!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Tirando esses ninguem, Matheus.

Sérgio Santos disse...

A maioria nem tava assistindo, Natalia??? Que realidade vc vive??? Essa edição foi umaa das mais assistidas e comentadas justamente por conta da pandemia que vivemos. Acorda.

Sérgio Santos disse...

Talvez pq voce, assim como muita gente, tenha subestimado mt a Thelma.

Sérgio Santos disse...

Uma pena, anonimo...

Sérgio Santos disse...

A Gleici ganhou e ninguem falou que foi roubo, anonimo??? Vc nunca viu nada do que a imensa torcida do Kaysar falou, né???

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Aquilo era hilario mesmo, anonimo.