segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ótimos capítulos e grandes cenas marcam reta final de "Saramandaia"

O remake de "Saramandaia" está perto do fim. Nessa sexta-feira (27/09) o último capítulo irá ao ar. A trama passou longe de ser uma das melhores da emissora e demorou tempo demais enrolando o telespectador, além de outros equívocos já mencionados. Porém, os capítulos da reta final da história têm sido excelentes.


A novela começou a engrenar de fato quando João Gibão (Sérgio Guizé) voou pela primeira vez e mostrou suas asas para Marcina (Chandelly Braz). Mas a partir da explosão de Dona Redonda (Vera Holtz), a trama entrou em seus momentos derradeiros e os capítulos passaram a ficar realmente atraentes, valorizando todos os núcleos.

As cenas mais recentes apenas comprovam esse fato. Novamente é necessário elogiar a beleza e a realização do desfecho de Candinha (Fernanda Montenegro) e Tibério (Tarcísio Meira), quando o casal que mais emocionou ao longo da história, se beija e se transforma em uma árvore. Um momento tocante e poético.
Mas os demais personagens também têm tido ótimas cenas, enriquecendo a reta final do remake.

Vale ressaltar, por exemplo, a grande Ana Beatriz Nogueira que emocionou na sequência onde Aparadeira se vê abandonada e só. A atriz também se destacou quando a parteira se choca após fazer o parto de Zélia (Leandra Leal) e observar que o bebê tem asas. Aliás, o nascimento da criança alada proporcionou grandes momentos.

A cena em que João Gibão resolve se mostrar como é para a família foi arrepiante. Quando Zélia se assusta ao ver que seu filho tem penas nas costas, Leocádia (Renata Sorrah) fala que essa característica rara é motivo de orgulho. A partir de então, o rapaz tira a camisa e abre suas imensas asas, deixando todos chocados e emocionados. E o telespectador pôde ver essa sequência linda e ainda ouvir a clássica 'Pavão Misterioso' ao fundo. Lilia Cabral, Sérgio Guizé, Leandra Leal, Renata Sorrah e Fernando Belo (prefeito Lua) se saíram muito bem e a cena foi de muito bom gosto. Ainda houve uma importante crítica ao preconceito durante a conversa de Leocádia e Vitória: "Na verdade todo mundo tem suas diferencices. Só que algumas são mais visíveis." "A minha vida inteira eu ouvi que o importante é respeitar as diferenças de cada um, mas nesse mundo muitas vezes o respeito tem que ser conquistado na marra! Não vem de graça!". Texto que não soa nada ultrapassado, infelizmente.

Outra cena que merece ser elogiada é a que Zico Rosado leva Risoleta para um penhasco e tenta matá-la. José Mayer e Deborah Bloch são ótimos atores e comprovaram isso mais uma vez no 'acerto de contas' de seus personagens. Ainda é preciso citar o grande desempenho de Matheus Nachtergaele, que tem brilhado nas sequências em que Seu Encolheu cuida da flor que nasceu no meio da praça da cidade, local da explosão de Redonda.

O remake de "Saramandaia" fez por merecer muitas críticas, entretanto, a reta final da história, adaptada por Ricardo Linhares, tem apresentado excelentes capítulos, caprichados efeitos especiais e cenas muito bem interpretadas. Pena que os responsáveis pelo folhetim tenham acordado tarde demais. Porém, nesse caso o bom e velho clichê cabe ser mencionado: antes tarde do que nunca.

30 comentários:

eder ribeiro disse...

É isso que fica, um engajamento tardio dos criadores do remake. Boa semana.

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, uma vantagem que Saramandaia leva sobre Flor do Caribe é o fato de não ser instável. Ficou fraca no primeiro mês e meio, mas depois soube evoluir com dignidade e manter o ritmo atraente, com capítulos mostrando o que a novela deveria ser desde o início: o realismo fantástico, sua grande essência.

O Linhares tem um excelente texto, mas não se destaca muito como autor solo (as novelas dele não chegam a ser marcaaaaantes). Auxiliando outros autores (como co-autor do G. Braga e do Aguinaldo nos bons tempos) ou quando foi supervisor de texto (de Cheias de Charme), ele parece se dar melhor. Ainda assim, ele merece o crédito por ter conseguido a tempo não apenas criar bons capítulos, mas manter a trama atraente até a reta final. Se não deixará tantas saudades por sua metade fraca, pelo menos será encerrada com a sensação do dever cumprido, de forma digna. Abç!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia
Sérgio
sim, antes tarde do nunca,o remake conseguiu prender a atenção do telespectador.No geral,foi bom,pois além de preservar a essência da trama e o fantástico, o autor trouxe novos personagens e ganhou uma aliada: a tecnologia, que lhe permitiu dar asas à imaginação. Vi no Fantástico, que a Vera para se "transformar" em dona Redonda demorava 5 horas, carácolis!
Agradeço
Bela semana
Abraços

BIA disse...

Imagina que legal para quem teve a oportunidade de ver as duas versões... o remake e a anterior.
Boa semana Sérgio!!!
Bjs :)

Lulu on the sky disse...

Não vejo essa novela, não tenho como opinar.
Obrigada por responder minha enquete
Big Beijos
Lulu on the sky

Unknown disse...

Serginho querido hj vou só deixar um
beijão, desejar uma ótima semana,pq é pena mas não assisto Saramandaia

Abraços!!
└──●► ¸.·*´¨) ¸.·*Rita!!

A Viajante disse...

Acompanhei o desenrolar do seriado por você, Sérgio. Adorei seu texto, bem escrito e crítico! Beijo, querido!

Unknown disse...

Não estou acompanhando, mas quero muito ver o capítulo final. Assisti a primeira versão, mas não me lembro porque faz muito tempo.
BjoBjo querido;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Fernanda disse...

A novela começou fraca, eu parei de ver e só voltei quando a Dona Redonda explodiu. Parecia outra novela e com outro autor.

Uma Interessante Vida disse...

Sérgio, eu não vi todos os capítulos, mas do pouco que vi, gostei. ;) beijinhos

Anônimo disse...

Pra mim a novela não melhorou em nada. Continua horrível.

MARILENE disse...

Sergio, essa não acompanho e o que sei da novela foi você que contou, em suas postagens. A única cena que fiz questão de assistir foi a da explosão de D. Redonda, excelente. Bjs.

Flávia disse...

A novela melhorou mesmo mas foi fraca em comparação as outras anteriores. Espero que sirva de lição pra Globo colocar logo em 2014 a trama de lícia Manzo, inédita, Sete Vidas. Aliás, Sérgio, na quinta A Vida da Gente completa dois anos. Vai um post aí? rs bjs

Unknown disse...

Sérgio, assino embaixo. O melhor da novela são os efeitos especiais do realismo fantástico, que deveriam ter sido mais bem explorados no transcorrer dela. Também alguns desempenhos merecem ser louvados.

Clau disse...

Boa noite Sérgio :)
Acompanhei Saramandaia pelas suas postagens!
A reta final,pelo jeito tem mostrado boas surpresas.
Vi a Vera Holtz dizendo no Fantástico que volta como Bitela,uma irmã da Dona redonda,achei bem legal!
Bjs \o/

Sérgio Santos disse...

É verdade, Eder. abçs

Sérgio Santos disse...

Thallys, eu achei Saramandaia bem melhor que Flor do Caribe. Principalmente porque procurou sair da chatice da metade pro fim.

Não acho o texto do Ricardo excelente, acho 'normal'. Como já disse evito criticar texto porque cada autor tem seu estilo.

Esses bons capítulos finais fizeram elevar o nível desse remake que começou bem, ficou péssimo e melhorou significativamente. abçs

Sérgio Santos disse...

A Vera sofreu, Felis. Mas valeu a pena porque o resultado ficou muito bom. E na reta final sofreu de novo porque veio a Bitela. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Nem sempre, Bia. Porque quem viu a original costuma detestar o remake. rs bjs

Sérgio Santos disse...

De nada, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Rita. bjssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Ju. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Tente ver mesmo o último capítulo, Celina. Eu verei com certeza. bjs

Sérgio Santos disse...

É verdade, Fernanda, depois que engrenou parecia outra novela. bjs

Sérgio Santos disse...

Beijos, Barbie.

Sérgio Santos disse...

Ok, anônimo, respeito.

Sérgio Santos disse...

A explosão foi ótima mesmo, Marilene! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Olha, Flávia, eu li que a trama da Lícia ficou para 2015 porque eles farão um remake de O Rebu. Mas não sei se é definitivo. Também queria que a Lícia viesse logo, mas enfim... Sim, vou escrever um post sobre A Vida da Gente. Muitos me pediram. Bjs

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Elvira. Resolveram explorar o que a novela tinha de melhor tarde demais. Tinha que ter sido desde o início. Pena, mas antes tarde do que nunca. bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, obrigado. Sim, a Bitela entrou hoje. Vera está maravilhosa como sempre. bjssss