sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O talento de Vanessa Giácomo, um dos destaques de "Amor à Vida"

Sua estreia na televisão não foi nada fácil: ganhou logo uma protagonista, armadilha perigosa para atores iniciantes. E para piorar, seu início foi em um remake, cuja mocinha da obra original havia sido interpretada por ninguém menos do que Glória Pires, uma das melhores atrizes do país. Porém, apesar dos riscos, a atriz mostrou logo de cara que sua vocação era mesmo atuar e encantou na pele da tímida Zuca, em "Cabocla" (2004). Agora, após quase dez anos desde sua primeira aparição na telinha, Vanessa Giácomo está brilhando no horário nobre vivendo a dissimulada Aline, em "Amor à Vida".


A secretária, que tem um passado misterioso, é uma das personagens mais interessantes da novela. Aline seduziu César (Antônio Fagundes) para vingar a morte de sua mãe e a tragédia que aconteceu em sua vida. Tendo a tia Mariah (Lúcia Veríssimo) como cúmplice, a fria mulher tem conseguido destruir aos poucos a família Khoury. Após ter ajudado Edith (Bárbara Paz) a pegar Félix (Mateus Solano) com outro homem, a prima de Paloma (Paolla Oliveira) se aproveitou do flagra de Pilar (Susana Vieira) para aumentar ainda mais a crise na família que planeja dizimar.

A cena em que a filha de Bernarda (Nathalia Timberg) estapeia Aline foi brilhantemente defendida por todos os envolvidos. Tanto por Mateus Solano e Antônio Fagundes, quanto por Susana Vieira, que mostrou a grande atriz que é. Já Vanessa Giácomo se destacou pela competência na interpretação da frieza da
personagem. A secretária finalmente tirou a máscara de boazinha, humilhou a 'rival' e apanhou sem esboçar qualquer reação. Parecia que estava guardando toda sua fúria para planejar os próximos passos. E para culminar ainda soltou uma gargalhada debochada quanto ficou sozinha no apartamento. Foi um dos muitos bons momentos da atriz, que já havia protagonizado outras grandes cenas na novela.

A mais impressionante até então tinha sido a que Aline conversava com Mariah e fazia questão de dizer que todos pagariam caro por tudo o que provocaram. O olhar de ódio de Vanessa expôs todo o rancor da personagem, que também demonstrou não ter um pingo de sentimentos por quem atrapalha seu caminho. Vide os xingamentos proferidos a Lutero (grande Ary Fontoura), quando o mesmo a desmascarou, e as ironias ferinas para cima de Félix.

Aline é uma das personagens mais complexas de "Amor à Vida". Tem claros traços de vilã, mas seu passado é obscuro e o público ainda não sabe muito o que de fato aconteceu com ela e nem a razão para tanto ódio, embora muitas dicas já tenham sido exibidas na trama, como a morte de sua mãe e o grave acidente que deixou Mariah paraplégica, por exemplo. E as manchas na 'reputação' da família Khoury deixam as ações da secretária um pouco mais 'justificáveis'. Ou seja, a história da personagem resume uma situação que já virou clichê da teledramaturgia: a vingança em busca de justiça.

Vanessa Giácomo está aproveitando bem esse baita presente dado por Walcyr Carrasco; que caiu de amores pela atriz  em "Caras & Bocas" (2009), quando a convidou para fazer uma pequena participação vivendo a treinadora do macaco Xico. Após esse trabalho, o autor a escalou para "Morde & Assopra" (2011), lhe dando sua primeira mau-caráter: a Celeste, filha da sovina Salomé (maravilhosa Jandira Martini). A personagem fez sucesso e formou uma boa dupla com Áureo (André Gonçalves), um gay espalhafatoso e hilário que acabou caindo de amores pela quase-vilã. Mas a sequência de novelas do Walcyr não parou por aí, uma vez que ela também foi escolhida para interpretar a revolucionária Malvina, no remake de "Gabriela" (2012): outro trabalho bem-sucedido de Vanessa, que antes dessas tramas citadas, também atuou em "Sinhá Moça" (2006), "Amazônia" (2007), "Duas Caras" (2007) e "Paraíso" (2009).

A vingativa Aline, que revelou estar grávida de César, vem movimentando a novela das nove e sendo a responsável pelo início da derrocada do pai de Félix. Vanessa Giácomo, que sempre esbanjou talento e beleza, novamente se destaca, colecionando merecidos elogios pela sua visceral atuação e acrescentando mais uma ótima personagem à sua já admirável carreira: a sensual e perigosa secretária de "Amor à Vida"

42 comentários:

chica disse...

Realmente ela está trabalhando muito bem, pois está perfeita no papel dela. DETESTO essa cara na novela,rs Tenho um baita nojo dela, de tão bem que trabalha!!

abraços,chica

Unknown disse...

Também gosto da atuação da Vanessa, Sérgio. Ela me parece ter atitudes de psicopata, assim como Félix e Glauce.
Na cena da descoberta do flagrante, achei estranho não ter ficado nem uma marca no rosto da Aline, após a surra que levou da Pilar.
Pelo que li, Aline tentará seduzir Bruno, para se vingar também da Paloma, mas acho que acabará entrando em choque com Mariah, a mãe da pediatra.
Desconfio de que o bebê que Aline espera possa não ser do César.

Unknown disse...

Com certeza essa atriz é maravilhosa a gente sempre ve ela fazendo papel de santinha e agora virou esse mulherão, muito bem colocado seu post sobre ela, que gosto muito, e está mais bonita parabéns a ela e pra vc que sempre nos presenteia com tudo que ha de bom ou ruim na TV....
Aqui a gente fica sabendo de tudo

Tenha um bom final de semana
Bjussss

Abraços com carinho

└──●► ¸.·*Rita!!

Felisberto T. Nagata disse...

Sérgio
é verdade, em quase todas as telenovelas tem sempre aqueles personagens que "entram" de mansinho e arrebentam, é o caso da secretária Aline, graças à boa atuação de Vanessa....essa cena da "surra" eu assisti , e ela teve uma interpretação espetacular...já gostava dela desde Cabocla.Vanessa está evoluindo muito como atriz.
Bela análise
Agradeço
Belo final de semana
Abraços

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Gosto de ver Vanessa Giácomo em cena.Ela tem uma segurança que é admirável.
Além de bonita,é talentosa e tem dado um show de interpretação em 'Amor à vida'.
Bjs!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

De fato, a atuação de Vanessa Giácomo tem sido brilhante. Ela tanto convence como vilã, na pele de Aline, que chega a despertar 'raiva' em determinadas cenas-rs.

Também suas considerações foram brilhantes e atentas a todos os detalhes-rs.

Excelente final de semana.

Beijo.

MARILENE disse...

Ela está ótima. Não se consegue falar da novela sem mencionar sua atuação.
Enquanto Félix se perdeu, ficando chato, ela cresceu. Bjs.

Milene Lima disse...

Ela é mesmo boa atriz e tá cumprindo direito sua missão de despertar a raiva do público... Pelo menos a minha despertou.

Já o Fagundes, ai meu Deus! Eu já vinha num processo de "desamorização" por ele e agora danou-se tudo.

Beijo, Sérgio.

eder ribeiro disse...

Realmente, Sérgio, ela está arrasando no papel. Abçs.

Lulu on the sky disse...

Costumo dizer que quando um artista está bem como vilão é quando passamos a odiá-lo na novela.
Convido vc responder uma nova enquete no blog
Obrigada.
Big Beijos

NSN disse...

Ela ta arrasando na interpretação
http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

Elisabete disse...

É uma atriz linda!
Bom domingo

Zilani Célia disse...

OI SERGIO!
INCONTESTÁVEL A ATUAÇÃO DE "VANESSA", QUE CONSEGUE FAZER COM QUE SEU PERSONAGEM SEJA DETESTADO,FATO QUE SÓ COMPROVA SEU TALENTO.
ESTE NÚCLEO É, PARA MIM, A MOLA MESTRA DA TRAMA E DAI SAIRÃO AS MAIORES SURPRESAS DA NOVELA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Fábia disse...

Uma atriz que sempre se destacou. E agora está vivendo seu auge no horário nobre com essa secretina que amamos desprezar. Parabéns pelo texto que foi lido pela Vanessa, Sérgio! Beijos e sucesso!

Anônimo disse...

Linda, talentosa e discreta. Tudo o que uma atriz tinha que ser.

Vane M. disse...

Sérgio, essa atriz é mesmo fantástica e está dando um banho na novela. Será que a gravidez é verdadeira ou golpe? Mostra bem em seu veneno despejado o quanto uma pessoa pode ocultar o que é. Um abraço!

Felipe disse...

Parabéns por esse texto. Vanessa Giácomo é uma atriz que merece mais reconhecimento da imprensa e do público. Eu, como fã, fico feliz em ler essa crítica nesse blog que é tão elogiado. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Ela é odiável mesmo, Chica. rs bjssss

Sérgio Santos disse...

Vanessa tá ótima, né Elvira? Aline é uma das grandes personagens da novela. Sim, podiam ter colocado alguns ferimentos mesmo no rosto da Aline. Pelo menos não colocaram e depois sumiram como se ela tivesse tido uma cura mágica.

Li que ela vai dar em cima do Bruno e realmente pode gerar embates com Mariah. Sobre a criança, acho que é filho do César mesmo. Bem, acho... Bjs

Sérgio Santos disse...

Rita, obrigado pelo seu carinho! =) bjs

Sérgio Santos disse...

Eu também gosto da Vanessa desde Cabocla, Felis. E Aline tem roubado a cena. O personagem está cada vez maior e é muito merecido. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Clau! =) bjs

Sérgio Santos disse...

Vera, costumo dizer que o que Vanessa tem de linda e talentosa, Aline tem de desprezível e odiável. Obrigado pelo elogio. bjs e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Marilene, eu continuo adorando o Félix e nada tenho a reclamar dele. Mas Aline é um rival à altura. bjsss

Sérgio Santos disse...

Ela tá muito bem mesmo, Milene. Você continua com implicância com o Fagundes? Eu odeio o César mas tenho adorado a interpretação dele. bjsss

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Eder. abçs

Sérgio Santos disse...

Verdade, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Tá mesmo, Núbia. bjs

Sérgio Santos disse...

Linda e talentosa, Elisete. bjs

Sérgio Santos disse...

Zilani, é verdade, esse núcleo é um dos pontos altos da novela. E os atores estão magníficos. bjssss

Sérgio Santos disse...

Fábia, obrigado. Fiquei honrado com o recado da Vanessa e fico feliz que ela tenha gostado. bjs

Sérgio Santos disse...

Felipe, muito obrigado. Eu sempre gostei muito do trabalho dela e escrevi esse texto com prazer. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Bia, você levantou uma boa suspeita, mas é verdade mesmo. O bebê vai nascer e tudo depois de uma passagem de tempo. Já Vanessa está impecável. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, anônimo.

Thallys Bruno Almeida disse...

Uma linda, Sérgio. Maravilhosa em todos os personagens, especialmente Zuca, Celeste e Malvina. E agora não é diferente.

Aline me intriga, deixa dúvidas sobre de quem ela realmente quer se vingar. Prejudicou Félix, fez questão de humilhar Pilar, dá em cima do César sem o menor pudor e, pelo visto, Paloma é a próxima vítima (li que ela vai armar pra tentar separá-la do Bruno). Com o tempo vão ficando claras as suas motivações para humilhar e destruir os que anteriormente lhe pisaram. E Vanessa retrata perfeitamente tudo isso.

Walcyr acertou em dar essa personagem diferenciada a ela, mas ainda assim quero vê-la trabalhando com outros autores depois de AAV (idem o Mateus Solano e a Fernanda Machado). Existe o risco de haver uma roubada (como aconteceu, por exemplo, com a Flávia Alessandra, outra que fez sucesso com Walcyr e que pegou uma pers. fraca em Salve Jorge), mas arriscar também faz mt bem pra carreira deles. Abç!

Uma Interessante Vida disse...

Ela está surpreendendo mesmo, Sérgio a atuação dela como vilã tá perfeita. beijinhos

Fernanda disse...

Ela está e é maravilhosa. Eu amo essa menina e sua conduta profissional me encanta. A Aline é merecidamente um dos destaques da novela. Ótimo texto.

Sérgio Santos disse...

Acho que ela quer se vingar de toda a família Khoury, Thallys. Vanessa está maravilhosa mesmo e a personagem é excelente.

O Walcyr foi o autor que tirou da Vanessa o estigma da 'boazinha'. Antes ela só havia feito isso e ele deu pra ela uma briguenta em Caras e Bocas, uma quase vilã em M&A, uma rebelde em Gabriela e uma sonsa em AAV. Quero vê-la trabalhando com bons autores e a parceria com o Walcyr não me incomoda. abçs

Sérgio Santos disse...

Verdade, Barbie. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda! Concordo com você. bjs

Fabíola Oliveira disse...

Oi, Sérgio! Sempre acompanho o blog e acho muito interessante suas resenhas.

Gostaria de saber sua opinião sobre o desenvolvimento da relação Daniel e Perséfone na trama, que tem me parecido deveras açodada, pois a amizade deles vinha num ritmo aceitável com os dois personagens investindo na amizade, mas já li que, nos próximos capítulos, o Daniel cairá de amores pela Perséfone a ponto de pedi-la em casamento, momento em que o casal sofrerá rejeição das pessoas mais próximas que não aceitarão o envolvimento do casal e mais: a Perséfone, mesmo com todo aquele fogo, se casará virgem...

Então, diante de tudo isso, penso que a história da Perséfone tenha sido muito mal desenvolvida. De uma hora para outra, parece que o autor da novela se apressou em resolver o destino dessa personagem, que, até então,nem tinha muita função na novela, sendo apenas uma gordinha com baixa auto-estima devido ao seu sobrepeso e louca para perder a virgindade; obsessão que estava ensejando várias situações repetitivas, transformando a Perséfone em um dos personagens mais " sem noção" da novela.

Entendo que seria muito melhor para trama se eles fossem se aproximando romanticamente aos poucos, tivessem uma noite de amor juntos e a partir disso, a história de amor dos dois deslanchasse. Penso que se o Walcir tivesse tomado esse cuidado, teria aberto mais espaço na trama para que o público se envolvesse melhor com a história desses dois personagens, não acha?

Acho também que, se o Walcir tivesse feito isso, a relação deles tivesse se tornado muito mais atraente ao público,o que só viria a enriquecer a trama...

Sérgio Santos disse...

Oi Fabíola, muito obrigado. Olha, eu acho que a relação da Perséfone e do Daniel está sendo brilhantemente desenvolvida. Eles ficaram amigos por um bom tempo e houve uma passagem de tempo de meses na novela, tanto que todas as crianças nasceram (da Aline, Amarilys e Valdirene). Daniel se envolveu com uma mulher, se decepcionou e agora está se encantando pela amiga. Acho normal e enriquecedor pra trama deles. Aliás, acho o casal muito bonito e Walcyr ainda abordará o preconceito que infelizmente há em cima das gordinhas.

E achei bacana Perséfone perder a virgindade com um amor de verdade e depois de casar. Foi algo que acabou ficando idealizado e bonito. bjsss