quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Neusa Maria Faro: um dos xodós de Walcyr Carrasco

Todo autor tem a sua 'panelinha'. E 'panelinha' significa um grupo de atores que sempre é escalado por um mesmo autor. Walcyr Carrasco tem a dele e os telespectadores mais observadores já perceberam que Elizabeth Savalla é uma de suas atrizes preferidas. Mas além da intérprete da ex-chacrete, há outros profissionais que sempre são valorizados por ele. Fúlvio Stefanini, Ana Lucia Torre, Drica Moraes, Luis Melo e Ary Fontoura são outros exemplos. Mas além de todos os citados, há uma atriz que sempre está presente nas obras de Walcyr e que infelizmente, assim como a Savalla, não é valorizada pelos demais autores: Neusa Maria Faro.


A atriz, que resolveu atuar aos 19 anos e hoje tem 68, estreou na televisão em 1996, mas só foi ter um bom destaque em 1997, quando interpretou a Valentina do fenômeno "Chiquititas", no SBT. E foi na emissora de Silvio Santos que Neusa iniciou sua longeva parceria com Walcyr Carrasco. O autor a escalou para "Fascinação" (1998), trama de sucesso que lançou vários talentos, como Regiane Alves, por exemplo.

Após esse trabalho, a atriz fez uma rápida participação em "Torre de Babel" (1998), na Globo, vivendo uma agressiva presidiária. Em 2001, voltou ao SBT, onde participou de três novelas: "Amor e ódio", "Pequena Travessa" e "Seus Olhos". Já em 2005, Neusa Maria Faro ganhou seu melhor papel na televisão
e justamente das mãos de Walcyr Carrasco: era a Divina, de "Alma Gêmea". Até hoje a personagem é lembrada pelo público, que se divertia com o bordão "Osvaldo, não fale assim da mamãe!".

Em 2006, integrou o elenco do remake de "O Profeta" --- primeira novela de Duca Rachid e Thelma Guedes, supervisionada por Walcyr ---, vivendo a governanta Teodora. Infelizmente, a atriz ficou sem trabalhar na televisão até 2009, quando voltou em "Caras & Bocas" (na pele da acompanhante Mercedes), novamente graças ao autor que sempre a valorizou. Duca e Thelma, como foram colaboradoras de Carrasco por muitos anos, também acabaram caindo de amores por Neusa. E, assim sendo, a chamaram para fazer uma breve participação em "Cama de Gato" (2010), através de Gioconda, uma perua rica.

Mas Walcyr não se esqueceu da atriz. A escalou para viver uma empregada (Palmira) em "Morde & Assopra" (2011) e para interpretar Dona Arminda, melhor amiga de Gabriela, no remake de "Gabriela" (2012). É bom lembrar que entre um trabalho e outro, Neusa fez uma breve participação na linda "A Vida da Gente" (2011), interpretando Dolores ---- uma das poucas novelas que não teve a 'interferência' de Carrasco. E após esses inúmeros trabalhos com o autor, ela novamente repete a parceria em "Amor à Vida", interpretando Ciça.

A enfermeira tinha poucas cenas nos primeiros meses, mas depois ganhou destaque quando passou a integrar o núcleo principal. Contratada por Paloma (Paolla Oliveira) para cuidar de Paulinha (Klara Castanho), Ciça virou a melhor amiga da menina e o braço direito da mocinha. Foi, inclusive, sequestrada por Ninho (Juliano Cazarré) e Alejandra (Maria Maya), junto com Paulinha, e tentou ajudar a filha de Bruno (Malvino Salvador) a fugir. Como punição, foi jogada de um penhasco, mas acabou se recuperando tempos depois. Recentemente, a personagem foi infiltrada na casa de César (Antônio Fagundes) para investigar Aline (Vanessa Giácomo), mas a coitada se deu mal de novo: sofreu uma grave queda, provocada pela vilã, e precisou ser internada.

Ciça pode ser considerada a verdadeira mãe de Paloma e avó de Paulinha, já que Pilar (Susana Vieira) quase não participa da vida da filha. E Neusa sempre se destaca quando está em cena. A atriz interpreta a personagem brilhantemente e consegue imprimir um tom doce, mesclado com uma certa dose de comicidade.

Neusa Maria Faro cresceu merecidamente em "Amor à Vida" e precisava ser valorizada por todos os autores. Porém, enquanto isso infelizmente não acontece, Walcyr Carrasco segue escalando a atriz para todas as suas produções, destacando seu talento e confirmando que ela é um de seus mais queridos xodós.

40 comentários:

Anônimo disse...

Gosto tanto dessa atriz! Mas só o Walcyr valoriza o talento dela mesmo!

Melina disse...

Sérgio, enquanto enxugo minhas lágrimas depois de ver a cena do casamento do Lutero e da Bernarda, escrevo o meu comentário. Eu conhecia pouco a Neusa e só me lembrava dela em Alma Gêmea. Mas com essa sua bela análise me lembrei de vários outros papéis e todos dados pelo Walcyr. Que coisa! Pena que os demais autores não a enxerguem. E também não enxergam os demais atores que você citou! Um beijo!

Fabrício disse...

Você é um fã ardoroso da Neusa. Lembro de um outro texto seu citando a personagem dela em Gabriela. Que bom que pelo menos você e o Walcyr se lembram dela. Gostei do texto!

Uma Interessante Vida disse...

Ela é mesmo uma excelente atriz, Sérgio. beijinhos

Pedro Bertoldi disse...

Oi Sérgio. Essa é a panelinha do bem! Gosto muito da Neusa também. É uma grande atriz, que infelizmentr não é muito reconhecida. Mas o mundo midiático é assim. Valorizam quem tem rostinho bonito e se esquecem do talento de cerras pessoas. E isso se reflete também no público. Fala da Neusa e ninguém sabe quem é. Agora fala de um desses rostinhos que todo mundo conhece.
Abraços

Flávia disse...

Sérgio, a panelinha do Walcyr é uma das melhores que temos! Gosto de todos esses atores que você citou e da Neusa Maria também! A Divina era muito divertida! E ela comendo o frango? kkkk Já a Ciça coitada só se estrepa! Tadinha! kkk bjsss

Bell disse...

Ah eu não gostei que ela morreu não.
Foi vítima de maldades nesta novela.
Uma ótima atriz =)

Thallys Bruno Almeida disse...

Adoro a Neusa e quando vi o texto pensei se vc já tinha escrito outro texto sobre ela - foi quando me lembrei da personagem dela me Gabriela. A verdade que Neusa imprime a cada personagem, desde os tempos de SBT, é fascinante.

Como eu adorava o triângulo com a Nicette e o Fúlvio em Alam Gêmea. Nossa, era sensacional demais. (Aliás, o Fúlvio merecia um personagem melhor em AAV).

Pelo visto, só dois trabalhos dela pós-2005 não tiveram a interferência do Carrasco, que foram Cama de Gato (já que nessa o supervisor de Duca e Thelma foi JEC) e AVDG.

Tomara que Walcyr continue a valorizando, mas já se acende um pouco a esperança dos outros se lembrarem dela tbm. Considerando-se que Ana Lucia Torre foi escalada por G. Braga em Insensato e as mesmas Duca e Thelma lembraram dela pra Joia, pode pintar a chance, sei lá.

Por falar em Walcyr, confesso estranhar um pouco esse VAPVDN duplo na semana que vem. Embora AAV tenha sua influência, a audiência de O Cravo e a Rosa me convence mais como sucesso. E não sei até que ponto isso pode provocar um mal-estar com outros autores, mas... O ponto bom é que são duas novelas realmente boas dele (uma genial das seis e a melhor de longe das 7). Abç!

lito neto disse...

Tbm gosto da atriz sergio ela como a divina era realmente divina rsrs da panelinha do walcyr so faltou a nivea stelmam( acho que e assim que escreve ) desde chocolate com pimente ela teve em todas mas desde que a sua personagem tevecque sair de morde assopra ela nuncaas apareceu pena ;( abraços sergio!!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia, Sérgio
só vc mesmo, com seu olhar atento e nos detalhes, para destacar quem não está sempre na mídia,apesar do talento...eu, realmente, não a conhecia por nome , Neusa Maria Faro.Mas, é aquilo, se Walcyr a escolhe, é porque tem plena confiança e reconhecimento em seu trabalho...nós,penso eu, seres humanos,somos assim mesmo,gostamos de nos cercar de pessoas que temos simpatia e empatia.
agradeço, obrigado, bela quinta feira, abraços!

BIA disse...

Oi Sérgio!!!

Não conhecia esta atriz... gostei de saber mais neste seu post.
Ah! Você ía gostar de viver no Sul... pois aqui a maior parte do ano é frio, calor mesmo só no verão e mesmo assim ainda fazem dias fresquinhos, hoje já não está tão quente (as pessoas também exageram muito...) ao contrário de você eu odeio o inverno e amo o calor... há,ha,ha... adoro mesmo, eu não sinto tanto calor.. já quando começa o frio eu já acho ruim... aí no Rio de Janeiro tem o marzão a disposição, né? Na minha cidade não tem mar mas tem muitos parques e árvores o que também refresca mas nada é como a brisa do mar e o cheirinho da praia. Você é carioca? Nasceu no RJ mesmo?
Boa semana!!!
Bjs :)

Unknown disse...

Também gosto da Neusa Maria Faro e fico contente ao ver que a personagem Ciça tem aparecido mais em Amor à Vida.

MARILENE disse...

Sergio, você evidencia grandes atores que nem sempre são lembrados, como é o caso de Neusa. Ela está desenvolvendo um ótimo trabalho na novela e, como afirmou, está mais perto de Paloma que sua própria mãe.
Bjs.

Patricia P. Galis disse...

Sérgio é vdd como estou sem tv a cabo to vendo algumas partes da novela e acho essa atriz maravilhosa mesmo desde alma gêmea e outras personagens, é uma pena que a globo não valoriza como disse, tem tanta gente boa daria pra todos trabalharem né mesmo.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Não conhecia a trajetória artística da Neusa Maria Faro. Nos papéis que a vi interpretar ela sempre se saiu muito bem. Gosto dela como Ciça. Ainda bem que Walcyr Carrasco dá a ela, assim como a outros autores de talento, a oportunidade de continuarem atuando e mostrando o seu trabalho.

Beijo.

Verinha disse...

Olá Sergio
Gostei muito de sua atitude em valorizar esta bela atriz, gosto muito dela e claro que o papel de a Divina de Alma Gêmea, era uma fofa de engraçada, uma mãe daquelas bem escandalosa...rs não tem como esquecer.
Foi bom conhecer e lembrar de vários papeis que ela interpretou.
Até mais amigo. Beijinhos.

Sérgio Santos disse...

Eu tb gosto muito, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Você viu a cena do casamento, Melina? Linda, né? Emocionante mesmo! Aliás, basta observar o elenco que estava na igreja para constatar o quanto que o time escalado é excelente.
Mas sobre a Neusa, é verdade, ela é ótima mas quase todos seus trabalhos na tv foram por causa do Walcyr. A panelinha dele é uma das melhores da Globo. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Sou mesmo, Fabrício! É uma das minhas atrizes preferidas e olha que tenho uma lista imensa. Escrevi em 2012 sobre ela, mas fiz questão de escrever novamente só que dessa vez dando ênfase a essa parceria com o Walcyr. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

É verdade, Pedro, mas eu acho que graças ao Walcyr ela ficou mais conhecida. Ainda mais agora no horário nobre. Aliás, a ida dele para esse horário foi muito boa principalmente porque ele levou toda a sua panelinha que antes ficava apenas no horário das seis e das sete. Vide, Savalla, Neusa, Fulvio, enfim... abçs

Sérgio Santos disse...

Flávia, concordo com vc. E eu lembro da Divina comendo frango e disputando a coxinha com todos na mesa e que falavam ao mesmo tempo. E essa confusão veio muito antes da Família Tufão. bjssss

Sérgio Santos disse...

Bell, vc anda vendo pouco a novela e se baseou em críticos que, por odiarem o Walcyr, se precipitaram. Ela não morreu, não. Tá vivinha! rs bjsss

Sérgio Santos disse...

Eu já tinha escrito em 2012, Thallys, mas priorizei a carreira dela mesmo. Agora fiz questão de falar dessa parceria com o Walcyr e da Ciça, claro. Até porque acho que ela só volta daqui a 3 anos quando o Walcyr escrever pras 18h.

Sobre Duca e Thelma discordo, porque elas trabalharam com o Walcyr por anos e consequentemente acabaram se apegando a muitos atores que ele gostava tb. Vide Neusa e a Ana Lucia. Portanto, não deixa de ser por causa dele tb.

Sobre a reprise dupla, é apenas para a Globo testar o novo horário do VAPVDN, já que ela planeja inverter com a Sessão da Tarde, que nem fez com Esquenta! e Temperatura Máxima e Altas Horas e Supercine.

Resolveram reprisar pq, para o terror dos haters, o Walcyr está mt bem cotado na Globo, depois dos ótimos resultados de Amor à Vida e do sucesso da re-reprise de O Cravo e a Rosa. É simples. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Nossa, Lito, boa lembrança. A Nívea também faz parte da panelinha do Walcyr. Fez Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Sete Pecados e Morde e Assopra. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Exato, Felis. Se eu fosse autor de novela é óbvio que eu iria sempre escalar um grupo de atores de confiança. Por isso que a panelinha é normal, só não pode ter abuso, como praticamente repetir o elenco todo e nos mesmos papéis. Mas fazer isso comedidamente é mt válido. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Bia, eu nasci no lugar errado. Odeio verão, odeio calor e amo frio e dias nublados. Mas sou carioca. Ironia, né? Eu ia amar o sul mesmo, não tenho dúvidas! rsrs bjssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Elvira, o Walcyr deu um bom destaque pra ela. Gostei mt! Bjssss

Sérgio Santos disse...

Eu tento, Marilene! =) A Ciça é mais mãe pra Paloma e avó pra Paulinha do que a Pilar! bjssss

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, Patrícia. Sempre fui fã. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Pelo menos a Neusa tem o Walcyr para valorizá-la, Vera! Adoro a Ciça! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Verinha, a Divina é inesquecível. Foi um dos destaques de Alma Gêmea! A química dela com o Fulvio Stefanini era nítida e o casal hilário! Aquela pensão era um dos melhores núcleos. Bjssss

Milene Lima disse...

Graças a essas panelinhas temos a Márcia, que é a graça dessa novela quando está com o Felix. As cenas dela com o garçom (esqueci o nome) também são bacanas.
Agora o Walcyr Carrasco dar um personagem tão insignificante quanto o Murilo pra um cara talentoso feito o Emilio Orciollo Neto (errei a escrita?) é uma judiação, não acha? Já que ele é um dos queridinhos do autor, também.
Ah, e eu também gosto dela, a Neuza Faro. E tomara que a novela acabe logo pra Ciça parar de se lascar.
Rsrs... Beijo!

Anônimo disse...

ADORO ELA! TALENTOSA DEMAIS! SÓ O WALCYR SE LEMBRA DELA! ABSURDO ISSO!!!!!!

Sérgio Santos disse...

É verdade, Milene! O garçom é o Filósofo, ótimo Marcelo Flores. A Savalla está fantástica! Faz uma ótima parceria com qualquer um.

Vc acertou direitinho o nome do Emilio. rs Olha, discordo de vc. Antes ele realmente aparecia pouco, mas nessa novela o esquema de rodízio foi muito respeitado e depois ele ganhou um baita destaque. Ficou do lado de nada menos que Valdirene, uma das personagens mais importantes da novela. E agora protagoniza ótimos momentos com ela na Casa de Vidro.

E coitada da Ciça, só se ferra! rs Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Concordo, anônimo!

Anônimo disse...

Eu tambem adoro a Neusa Maria Faro, lembro de todos os personagens dela, na TV principalmente a Divina de Alma Gemea, que era muito engraçada, "Osvaldo não fala assim com a mamãe", rsrs. Lembro de uma participação dela da novela Vida da Gente muito engraçada tambem, e vou adorar rever ela em Caras e Bocas agora com as armações que ela fazia, adorei ela em Gabriela nas cenas com a Juliana Paes faziam uma ótima dupla, e Ciça tambem querida principalmente as cenas dela com a Paulinha.
E vamos aguardar ela no ano que vem com certeza ela vai estar na proxima novela do Walcyr, Abraços:).

Unknown disse...

Meu sonho é ter um dia de ator com Neuza Maria faro eu a amo com um amor incomparável ,oro a Deus todos os dias por ela e por sua profissão de atriz sendo que ela faz seu trabalho com tanta dedicação que me emociono do de ler o nome dela em qualquer lugar que seja, revistas internet etc.neusa eu te amo querida obrigado por existir,e nos fazer feliz com sua atuações na tevê , saúde pra vc muitas felicidades vc é um sucesso imensurável,

Unknown disse...

Neuza linda maravilhosa,vc é tudo de mais lindo já visto na tevê...

Unknown disse...

Um dia quero te ver de pertinho e dizer nos seus olhos o quanto sou seu fã,que a tevê brasileiro sempre tenha vc nas telinhas vc é uma joia rara,bjusss no seu coração....