sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ótimas cenas marcam reta final de "Amor à Vida"

"Amor à Vida" terminará no dia 31 de janeiro. E a reta final da novela de Walcyr Carrasco tem proporcionado ótimas cenas. Nos capítulos mais recentes, o telespectador tem visto momentos emocionantes e algumas sequências de puro terror psicológico. Tudo, claro, sendo muito bem interpretado pelos atores, que estão impecáveis.


A cena protagonizada por Mateus Solano e Thiago Fragoso, quando Félix e Niko têm uma longa conversa sobre seus sentimentos, já entrou para a história da teledramaturgia, sem qualquer exagero. Na sequência, os personagens trocaram olhares e carícias, se emocionaram e ficaram ainda mais próximos. Foi um momento antológico, pois um casal gay nunca teve tanto destaque na ficção e muito menos conseguiu ter momentos tão íntimos quanto o mostrado. Só faltou mesmo o beijo; embora nem tenha sido necessário.

E além das ótimas cenas desse belo par romântico, o público pôde se emocionar com a trama de Linda, que proporcionou grandiosos momentos. A forte cena do surto da autista e do desespero de sua mãe foi impactante. Sandra Corveloni e Bruna Linzmeyer deram um show de atuação e viveram intensamente todos
os sentimentos provocados naquele instante que Neide se descontrolava diante da passividade da menina, que regrediu sem a companhia de Rafael (Rainer Cadete). 

Já Nathalia Timberg esbanjou seu conhecido talento quando Bernarda visita a neta e aproveita para condenar a atitude de sua nora ---- que denunciou o advogado por abuso de incapaz. Graças a essa longa conversa, Neide reconsidera suas atitudes e chora. Foi muito prazeroso ver duas grandes atrizes protagonizando uma cena tão boa. 

Porém, o momento mais emocionante desse núcleo se deu após uma franca conversa entre a mãe da autista e Rafael ----- Sandra e Rainer fizeram bonito e a sequência serviu para preparar o reencontro do casal. Assim que o advogado entrou no quarto e Linda o viu, foi difícil não se deixar levar pela sensibilidade daquele instante. Ao som de "The Perfect Life" (Moby), os personagens se tocaram, sorriram e entraram em êxtase de tanta felicidade. E a cena onde Linda pede socorro aos pais ---- quando Walcyr Carrasco coloca na boca da intérprete o texto escrito por uma autista americana ----, falando da parede de vidro que a separa do mundo, emocionando toda a família, fechou essa sensível cena com chave de ouro.

Mas se Mateus Solano, Thiago Fragoso, Sandra Corveloni, Genésio de Barros, Bruna Linzmeyer, Rainer Cadete e Nathalia Timberg foram os responsáveis pelos instantes mais emocionantes dos recentes capítulos, pode-se dizer que Vanessa Giácomo é a encarregada de imprimir um toque de terror nessa reta final. Aline está a cada dia mais diabólica e todas as sequências que envolvem a captura de Rebeca são repletas de tensão. O olhar demoníaco feito pela atriz chega a assustar e Vanessa mais uma vez comprova o quão foi acertado o seu crescimento na novela. Paula Braun também convence e Walcyr fez bem em inseri-la em um dos núcleos principais da trama. Já Antônio Fagundes dispensa comentários. 

"Amor à Vida" se aproxima cada vez mais do seu fim e seus momentos derradeiros têm proporcionado emocionantes, fortes, tensas e bem interpretadas cenas. Os capítulos têm feito jus aos bons índices de audiência conquistados ---- quinta-feira (23/01) a trama marcou 44 pontos, com 69% de share, um recorde até então ---- e os atores, em sua grande maioria, são merecedores de muitos elogios. Resta torcer para que o desfecho da história de Walcyr Carrasco tenha cenas do mesmo nível.

77 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Em relação às cenas do Niko e do Félix e da Linda/Bernarda/Neide, eu concordo, uma vez que o casal gay e o autismo foram as tramas adicionais, de longe, mais acertadas da novela.

Mateus Solano e Thiago Fragoso emocionaram em uma belíssima sequência onde os dois retratam o que sentem um pelo outro. Não à toa Félix e Niko acabaram se tornando, a essa altura do campeonato, o casal mais querido da trama.

A cena que eu destaco em especial é a de Linda, na qual Bernarda promove um choque de realidade em Neide, jogando em sua própria cara que a mãe de Linda foi a grande responsável por tudo que representava o atraso ao tratamento de Linda. E o reencontro dela com Rafael foi emocionante de fato. Belas atuações, em especial da Bruna Linzmeyer. O que essa menina fez foi algo incrível de tão preciso.

Porém, no tocante a Aline e César, tenho que discordar em parte. Essa trama alterna alguns poucos bons momentos com uma maioria de déja vu onde César insiste em continuar acreditando em Aline, apesar de já ter dado alguns sinais de estar acordando. Burrice desse tipo é real? É. Mas a esse nível, eu já deixei de acreditar, já virou coisa bizarra. Os únicos acertos mesmo foram a atuação da Vanessa Giácomo e o aumento de destaque da Paula Braun, após ela ficar perdida naquela abordagem religiosa que não acrescentou em nada.

E não acho que os capítulos tenham feito jus à audiência de mais de 40 pontos de alguns capítulos recentes, pontuações essas que não vão diminuir o fracasso dessa novela. Não vejo uma reta final eletrizante só por causa de algumas poucas boas cenas de núcleos que gosto. Pelo contrário, a reta final continua entediante no saldo geral. Sei que adorou a trama como um todo, mas pra mim AAV jamais devia ter sido esticada. E se eu fosse dar uma nota agora para o saldo que já foi mostrado, seria algo como 5,7 (9,2 para o novelão dos primeiros meses e 2,4 pra essa coisa que se tornou). Abçs!

Sérgio Santos disse...

Bem, Thallys, se vc tá achando a reta final entediante, ok é direito seu. Mas isso de fracasso, infelizmente, não cola. A novela não fez um sucesso estrondoso, mas passou mt longe de ser fracasso, tanto em números quanto em repercussão. Negar o sucesso que Félix, Valdirene, Márcia, Linda e mais uma penca de personagens dessa novela fizeram é um despautério. Negar que o horário nobre vem sofrendo queda de audiência desde Fina Estampa e com Amor à Vida os índices subiram não tem como. Negar que a reta final está com índices excelente não tem como. Negar que a novela foi a única de 2013 que conseguiu levantar o Ibope pífio da grade noturna da Globo que agonizada com todas as novelas fracassando também não dá. Enfim, não vou ficar me estendendo muito.

Sobre a burrice aguda do César, desculpa, mas bizarro? Então Tufão de Av Brasil e Irene de A Favorita também eram bizarros. Isso tem em toda novela e dá pra ver claramente que César não tá querendo ver que foi um completo cretino.

Sobre Linda, Félix, Niko e Bernarda nem há o que falar pq para a beleza das cenas não há descrição. abç

Karina disse...

Sérgio, concordo! Chorei com todas essas cenas e quis descer a porrada na Aline!! kkkk bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Karina. Bjs

Fabrício disse...

Eu não vi a cena do Félix com o Niko mas vi a cena da autista e fiquei com os olhos marejados. Sou leigo no autismo e nem tenho opinião sobre o casal mas a cena foi lindíssima. A atriz é promissora e não entendo como não ganhou nada até agora pela sua atuação. A Sandra Corveloni é uma premiada atriz e não surpreende com o seu trabalho.

Amor à Vida não foi uma novela primorosa e eu não fui um telespectador assíduo mas foi um bom folhetim e emplacou cenas antológicas. Eu nem vi a cena do barraco da Paloma com o Félix mas tive que ver depois porque todos só falavam nisso. Walcyr fez o que pode e se saiu bem na maiorias dos núcleos.

Anônimo disse...

Você citou as melhores cenas dessa penúltima semana! Só faltou o casamento da Gina que também foi bonito.

Sérgio Santos disse...

Foi uma linda cena, Fabrício. E tente ver a do Félix com o Niko que foi mt bonita também.

Claro que AAV não foi primorosa, teve seus defeitos e percalços, mas no geral foi uma ótima novela. Pelo menos na minha desimportante opinião. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, realmente a cena do casamento da Gina foi mt bonita. Mas eu acabei deixando de fora. abçs.

Anônimo disse...

Desde que acesso este blog o autor tem mania de se empolgar e afirmar que tal cena de tal novela "entrou pra historia da teledramaturgia". Querido, menos! Essas novelas de agora a gente até assiste pela empolgação do momento, todo mundo comenta, até outros canais, é a novela das 9 da rede globo. Mas quando acaba e vem outra a gente se pergunta: por que eu gostava de assistir aquilo? Avenida Brasil eu até que gostei quando passou mas hoje não sei se teria paciência pra assistir de novo aquela gritaria toda, hoje já a acho tão boba! O mesmo acontecerá com Amor a Vida.

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, a cena do Félix com o Niko foi histórica. Quem diria que a dona rede globo deixaria uma cena com tamanha intimidade ir ao ar? Lembro que em Insensato Coração a emissora exigiu que Gilberto Braga diminuísse a intimidade do casal gay. Era até o Rodrigo Andrade que fazia um deles, não?

Solano e Fragoso estão de parabéns! Cena delicada e bonita. Eu me emocionei mais até do que com a da Linda. Só que claro que a Bruna me tirou lágrimas da mesma forma. Que garota danada essa!

A Vanessa está detestável com a Aline. Que ódio tenho dessa mulher! Mérito da atriz! E o César merece ser cuidado pelo filho que tanto desprezou. Melhor final que esse não há! Beijo e bom final de semana!

Unknown disse...

Serginho querido bom dia pra vc!!!

Bom se chorei , se sorri só sei que emoções eu vivi nesse encontro da Linda..foi maravilhoso , espero que muitos pais que tem uma pessoa especial assim em casa possa dar a elas o direito de viver bem com segurança é claro mas seguir em frente como pessoas normais.

Torço para o Niko e o Feliz ficar juntos..quantos ao resto vão ter o final que esperamos e vamos ver as tragédias dessa semana com a famosa...ALINE

Abraços com meu carinho de sempre

_________Rita!!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Sérgio
por isso que gosto de te ler, a cena onde Linda pede socorro aos pais -foi muito emocionante e sensível, e conhecia aquelas falas, mas não me lembrava de onde- texto escrito por uma autista americana-...a música de Moby, é muito linda!
E a cena de Niko e Felix,muita sensibilidade...
Reta final, resta aguardar!
Agradeço, obrigado, belo final de semana, abraços!

Melina disse...

Sérgio, querido, que cenas! A do Niko e do Félix foi surpreendente pra mim. Não imaginei que iria ao ar uma cena com tanta proximidade e afetividade. Foi antológica.

Sobre Bruna Linzmeyer fica até cansativo falar mais uma vez do talento dessa moça. Foi uma cena profunda e muito emocionante. Não sabia que o texto dela era de uma autista americana. Essa informação me deixou até um pouco impressionada.

Aline está a cada dia mais cínica e nojenta. A Vanessa mereceu esse destaque na novela. A Paula Braun eu acho fraquinha como atriz.

Hoje eu li que o César vai tentar matar a Aline porque Félix vai desmascará-la. Promete! Um beijo e bom sábado!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA CRÍTICA! CONCORDO COM TUDO!

Anônimo disse...

Gente, o Félix pode até ter se arrependido dos crimes que cometeu e ter ficado bonzinho, o que seria muito difícil na vida real, mas de qualquer maneira ele teria que pagar pelo que fez na justiça. Como assim? A pessoa joga uma criança no lixo, mais tarde troca o remédio dela naquela cirurgia, desvia dinheiro do hospital, manda matar um homem, e depois de tudo isso vai ficar impune só porque ficou bonzinho? Então quem concordar com isso deve concordar com a impunidade do Guilherme de Pádua que agora posa de bonzinho e outros bandidos do nosso país. O correto seria o felix ser condenado e ir pra cadeia, tendo se arrependido ou não.

Uma Interessante Vida disse...

A cena de Linda foi linda... desculpe o trocadilho, mas não resisti. Parabéns pelo texto. beijinhos

Thallys Bruno Almeida disse...

Olha, Sérgio, o sucesso dos números, nisso a gente discorda mesmo, e isso mostra que temos maneiras diferentes de analisar, mas deixo claro aqui que o sucesso dos personagens eu nunca neguei. Nem mesmo o de Patrícia e Michel. Pelo contrário, alguns até eu faço questão de dizer que foram os melhores papeis de suas carreiras, casos da Bruna Linzmeyer com a Linda, a Fernanda Machado com a Leila, o próprio Mateus Solano com o Félix, a Paolla Oliveira e sua Paloma (até porque não vejo essa rejeição toda que dizem).

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Concordo com tudo que você disse. A trama passou por um período morno, mas está eletrizante em sua reta final. As cenas com a Linda foram emocionantes. Todos os envolvidos desenvolveram um ótimo trabalho. Também acho que a atuação de Vanessa é digna de elogios. Mateus e Thiago têm sido fantásticos. Adoro as cenas entre Felix e Niko.
Estive lendo os comentários anteriores a respeito de César. Para mim, ele tem certeza de que está sendo traído e não quer a família envolvida por vergonha. Deduzo que ele mesmo quer resolver a situação e só está esperando a confirmação do fato para, então, agir a seu modo.
Aguardemos.
Espero também que a novela tenha um final adequado à qualidade da trama.

Ótimo final de semana.

Beijo.

Alexandra Amaral disse...

Posso dar minha sincera opinião? Acho a reta final de Amor A Vida uma das piores da história das novelas das 21 horas.

Alexandra Amaral disse...

Mas acrescento aqui, a beleza dos casais Bernanrda e Lutero, a melhor coisa na novela. Félix e Niko também foi um grande acerto do Walcyr em meio a tantos percalços e escorregadas. E apesar de tudo isso, a novela reuniu um ótimo elenco. Melhor do que o de Avenida Brasil.

Anônimo disse...

Elenco melhor que avenida brasil? Menos alexandra bem menos

Maxxi disse...

Muitas cenas belíssimas mesmo...

Em especial Neide e Linda fizeram bonito naquela cena em que uma se mostra para a outra como humana. Foi genial, esperávamos por isso.

O que me deixa feliz na cena de Felix e Niko é a condução que Walcyr trouxe. Tudo foi natural, espontâneo, surgiu da admiração, e não foi uma relação nada forçada. Espero que eles selem esse momento com o beijo gay, afinal de contas já passou da hora de quebrarmos o tabu sobre esse tema sempre tratado com preconceito.

E você, Sérgio, crê numa finalização com beijo entre Félix e Niko?

Flávia disse...

Sérgio, ótimas cenas realmente. E essa foto da Aline endiabrada? Que medo! kkkk Linda me emocionou como sempre fez e a cena do Niko com o Félix foi muito bonitinha! E finalmente hoje a Aline será desmascarada! UFA! kkk Beijo!

Clau disse...

Oi Sérgio,
Quero assistir pelo menos o último capítulo.
Nesses últimos dias, as cenas parecem que foram empolgantes!
Tenho ouvido muitos comentários à respeito, e agora lendo seu post pude confirmar.
Vamos aguardar até a próxima sexta feira para acompanharmos o
desfecho da história de Walcyr Carrasco!
Bjs \o/

MARILENE disse...

Sergio, suas considerações são perfeitas, para mim. A novela tem apresentado cenas muito bem trabalhadas, capazes de nos tocarem. Felix e Nico deram um show e Aline é uma vilã excelente. Bjs.

Anônimo disse...

Aline é ótima vilã, devia ensinar a Adriana Esteves que não precisa fazer careta e gritar pra convencer no papel de má.

Anônimo disse...

Vc nao sabe de nada adriana e uma atriz excelente e brilhou como carminha

MM disse...

Concordo com o anônimo que falou da Aline. Ela sim soube se vingar e não aquela besteira de transformar a outra de empregadinha.

Anônimo disse...

kkk, a "vingança" da nina foi a coisa mais tosca da historia das novelas. Ela mesma se fez de empregada da carminha por cem capítulos e depois em 3 ou 4 capítulos fez a carminha de empregada. Qual a lógica disso? E tão burra que ficou tanto tempo naquela casa e não tirou nem uma foto, precisou seguir a carminha bem longe e subir numa escada pra conseguir registrar o encontro dela com o amante, e tanto trabalho pra nada pois sabemos o desfecho das fotos. Foi ridicula essa novela.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, perfeita a descrição das cenas emocionantes da novela. Por coincidência acompanhei todas e os atores estão de parabéns, que pequena com sua particularidade, lindo demais!
Concordo que o beijo gay não foi necessário porque a cena foi de uma delicadeza, sutileza ímpar, tão bonita, mostrando que a homossexualidade pode ser aceita sem precisar forçar a barra,
Tenho acompanhado alguma coisa da novela de umas semanas pra cá, estou gostando. Sempre adorei o Félix, mesmo quando era vilão, daqueles papeis inesquecíveis, e a Vanessa Giácomo está se superando.
Só estou torcendo o nariz para a nova novela, de Manoel Carlos, não gosto muito de tramas com nhenhenhem, hahaha, uma característica dele, tomara que eu esteja errada. Um abraço!

Unknown disse...

Sérgio, também gostei das cenas citadas. E acrescento o flagrante do Felix, Bruno e Pérsio sobre Aline e Binho, diante do Cesar.
<as a obrigação de "esticar" a novela acabou sendo contraproducente. Muitos desses finais ganhariam em impacto e interesse se tivessem acontecido antes.

Lulu on the sky disse...

A novela tá emocionante a cada dia, finalmente retomou fôlego.
Big Beijos
LULU ON THE SKY

Alexandra Amaral disse...

Acrescento a ótima cena do flagrante de Félix em relação a Aline. Cena bem dirigida, bem atuada e bem escrita. O capítulo de ontem foi 10.
Sobre o Anônimo, não vou falar é nada

Uma Interessante Vida disse...

Ah! acho que está faltando um final com um castigo bem digno para a Amarilis, concorda? Ou será que o autor vai mesmo deixar aquele final? De um possível novo golpe com aquele casal homo na praia? Perguntei isso pela fanpage do FB também... rs rs rs
Sobre suas outras observações, adorei, Sérgio, essa novela é boa mesmo. beijinhos

Anônimo disse...

Concordo com as cenas bem citadas no seu texto mas já que li alguns comentários criticando Avenida Brasil vou criticar também. E vou aproveitar o seu tweet de ontem ou de anteontem que você relembrou a cena do enterramento de uma personagem viva em Xica da Silva e outra em Sete Pecados pra calar a boca desses babaovos do João Emanuel que acham que esse cara inventou a teledramaturgia no Brasil. Se a Rebeca fosse enterrada o Walcyr estaria imitando ele mesmo e não Av BrasilBLERGH. Tomei birra dessa novela por causa dessa superpuxação de saco! E Aline fez uma vingança MUITOOOOOO mais cruel que a da Nina. O que a Nina fez? Fez a outra de empregada e cortou e tingiu o cabelo dela. HAHAHAHHA AI GENTE! Desculpe meu desabafo mas fico indignada com essas coisas.

Rafael Barbosa disse...

Amor á Vida foi uma grande decepção para mim, na minha opinião está bem longe de ser uma ótima novela, mas o elenco foi um dos melhores escalados e se tem alguma lembrança positiva que a trama deixará em mim será o grande desempenho desses atores em cena, acho que essas cenas de muito impacto que o Walcyr desenvolve muito boas porque permitem a esse elenco brilhar. Tenho visto mais da novela nessa reta final e gostado de algumas cenas, destaco aquela belíssima cena da Nathália com a Sandra, foi comovente e até do texto do Walcyr, o qual me faz torcer o nariz, eu gostei naquele momento. A Bruna Linzmeyer tem arrasado também, achei ótima a cena do "pedido de socorro" pra novela, mesmo achando um pouco fora da realidade da personagem que aparentemente tinha um grau de autismo que não permitiria um discurso tão bem articulado como aquele, não sei, também não entendo muito sobre esses diferentes graus de autismo então posso estar falando besteira. No geral tenho achado a reta final muito da enrolada, mesmo não gostando esperava mais, ainda mais pruma novela tão agitada como Amor à Vida, no entanto o gancho pra ultima semana foi ótimo e impactante como Walcyr sabe fazer bem. Sobre os números de audiência, a novela tem bombado, mas Salve Jorge mesmo sendo fracasso na media geral, também bombou na reta final e levando em conta a resposta que deu ao Thallys, depois de Fina Estampa só houve Avenida Brasil um sucessão e Salve Jorge um fracasso, então não vejo um grande mérito ter estancado a queda num período tão curto como esse, o minimo que a novela podia fazer era elevar esses números, e se não me engano elevou a audiência deixada por Salve Jorge em dois pontos na media geral, o mesmo que Sangue Bom e Flor do caribe fizeram em relação a suas antecessoras, a vantagem de Amor à Vida foi ter elevado bem os números na reta final e alcançando a meta várias vezes em alguns capítulos, mas não vejo a novela como um grande sucesso. Ainda assim não chamo de fracasso, pois nas circunstancias atuais, considero esses números satisfatórios, mesma situação de Sangue e Flor, na minha opinião nenhuma dessas foi sucesso, mas também fracassou em termos de números. Acho muito bacana sua defesa para com a novela Sérgio dando uma banana para as criticas, também passei por isso com Fina estampa e Viver a Vida, quando a grande maioria detonava e eu era um dos poucos que curtia, assim como quem gostou de Salve Jorge deve ter passado e tantos outros que vão contra uma corrente, acho que antes de mais nada novela é pra sentar e sentir prazer assistindo e não tem critico que vai dizer se o que eu estou vendo é ruim ou que tenho mau gosto, cada um enxerga as coisas de uma maneira, as qualidades que um vê outro não vê, cada um interpreta e analisa a sua forma, cada um tem sua própria definição de qualidade, pra mim vale a frase "a qualidade esta nos olhos de quem vê", por isso digo que não gosto desses rótulos de novela ruim ou novela boa, acho que ninguém pode ter a pretensão de achar sua opinião e analise uma verdade universal porque não é, é tudo pessoal e relativo.
Abraços

Rafael Barbosa disse...

Ps: uma correção rs, comi um não no trecho " Mas também "não" fracassou em termos de números..." ;-)

Thallys Bruno Almeida disse...

Agora que saiu a lista dos Melhores do Ano, me sinto à vontade pra comentar as indicações de atuação.

Melhor ator: Solano leva. Zé de Abreu poderia ter entrado no lugar do Gagliasso, mas com ctz Solano leva.

Melhor atriz: as três são merecedoras, mas em especial a Giácomo. Embora eu acredite que a Paolla leva essa (merecido tbm).

Melhor mirim: ou vai dar Klara ou Mel. Mas se der Mel, duvido muito que seja totalmente por Joia, já que a forma como ela surgiu em Avenida ainda tem sua força.

Melhor ator coadjuvante: Caio Castro indicado é pra acabar e conhecendo votação popular... Thiago tem que levar.

Melhor atriz coadjuvante: Savalla ganha. Claro que a grandiosidade dela como atriz conta muito, mas acho que vai ser ajudada pela fan-base da Tatá, por causa da parceria (porque normalmente veteranos em votações 100% populares ñ tem mta chance contra jovens). Mas foi um insulto ver Fabiana Karla ocupando o lugar que, pra mim, devia ser da Bruna Linzmeyer. E eu promoveria Giulia Gam a melhor atriz no lugar da Suzana Vieira e indicaria Marisa Orth como coadj.

Melhor ator revelação: de revelação ali só tem o Igor Rickli. Ou talvez o Guizé. O Di Rizzi teve dois papeis com certo destaque em novelas do Walcyr. Podiam botar o Joaquim Lopes no lugar do Anderson.

Melhor atriz revelação: Juliana Paiva já fez TiTiTi, então não pode ser considerada. Mas isso pouco importa, o prêmio já tá praticamente nas mãos da Tatá.

E achei até um milagre Joia Rara conseguir emplacar duas indicações, porque as outras só tiveram uma. A maior injustiça foi com Sangue Bom, a novela mais elogiada do ano pela crítica. Enfim... resta esperar o prêmio da Contigo, que é mais abrangente nas indicações. Abç!

Milene Lima disse...

Mas, é menino. Dá vontade de implorar ao Walcyr pra esticar a novela por mais um mês. Tá bom demais de ver. A cena do descontrole da Neide foi incrível, verossímil demais.
O Niko e o Felix... Já pensou se rolasse um seriado?
Fazia tempo que uma novela do horário não me deixava tão atenta.

Beijo, Sérgio.

Letícia disse...

Oi Meu caro Sérgio, tudo bem?

Realmente nesta reta final o autor tem presenteado do público com cenas maravilhosas o que faz apenas aumentar minha saudade da novela... A cena do Félix com o Niko foi de uma beleza, fiquei realmente emocionada e, de fato, nunca havia visto um casal homossexual trocar carícias e olhares daquela maneira em cena, foi muito bonito e os atores estão de parabéns... Sem contar o lindo texto que o autor fez para a cena, foi de uma beleza e os atores foram tão delicados aos representar... Realmente meus olhos ficaram marejados, linda cena... Aliás, as sequências desses dois estão cada vez melhores e o Walcyr acertou em cheio ao aproximar o Chef do ex-vilão... Para mim, são o verdadeiro casal protagonista da novela, acho Bruno e Paloma muito sem sal... Insosso mesmo... Sem nenhum charme, sei que discorda de mim, mas não dá para comparar com Félix e Niko...

A cena da Linda pedido socorro aos pais também foi emocionante e finalmente a mãe da menina teve que reconhecer a importância de Rafael na vida da filha, e sequência com aquele belo texto foi muito bonita... O olhar perdido da Linda ao encontrar o seu Rafael... lindo, lindo, lindo...

Vanessa Giácomo como vilã está arrasando... O olhar de sua Aline é assustador e isso demonstra apenas o grande talento desta atriz... A maneira como fala com o seu bebezinho, desdenha o coitadinho... Seduzir o personagem Ninho apenas para usá-lo, como o pai da Paulinho é burrinho kkk... Se deixar levar por uma mulher que faz o que ela faz... Falando sério, certamente este é o melhor papel da atriz em muito tempo e ela arrebentou em cena... Uma verdadeira psicopata... Fagundes, como sempre, dispensa comentários... Seu César, duplamente cego e perdido de amor... faz até senti um pouco de pena dele...

A novela foi bonita, apesar do excesso de personagens e núcleos, acho que o autor poderia ter enxugado pouco seu texto, mas no geral a estória foi muito bonita e bem conduzida na medida do possível... A personagem da Renata Barbosa, poderia ter sido mais explorada, a moça foi aparecer de fato na hora que apanhou covardemente do ex-namorado em pelo serviço... A secretária Simone foi quase uma figuração de luxo... a atriz já fez personagens com maior visibilidade... Foi xingada de cachorra pelo Félix boa parte da novela, tudo bem que teve um papel importante para desmascarar o ex-vilão... Apenas isso... Carolina Kasting, foi outra que não teve um papel mais digno, sua Gina é um encanto, mas não apareceu tanto... E assim por diante...

Uma ótima semana Sérgio e até o próximo post...


Letícia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Nem interpretação nem autista os próprios pais e especialistas em autismo estão inconformados. A personagem passou por todos os profissionais que um autista precisa pra avançar no tratamento mas a Bruna Linzmeyer não conseguiu evoluir com a personagem Linda. Então querem que a gente engula uma "doente" que ñ existe e uma falsa e impossível história de amor. Dá ibope e sentimentalismo barato não falha. "As características demonstradas pela Linda no desenvolvimento da personagem são confusas e muitas vezes jamais se enquadrariam nas características de pessoas com TEA…"
http://www.abp.org.br/portal/archive/16886?fb_action_ids=1387035208224019&fb_action_types=og.recommends&fb_ref=addtoany&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

Anônimo disse...

Em relação ao comentário do Rafael,caso de Amor À Vida não pode ser igualado ao de Sangue Bom e Flor do Caribe.Não vi as duas novelas e nem tenho conhecimento pra comentar a qualidade de ambas a repercussão das duas foi nula.E pelo que eu sei a Flor do Caribe ficou com uma média maior porque não enfrentou o horário de verão e ainda assim ficou com menos que A Vida da Gente que apesar de elogiada foi fracassada.E Amor À Vida tem uma repercussão elevadíssima. Só se fala de Félix, Linda,César,Aline e o tal final do casal gay.Foi uma novela muito popular e bem-sucedida.

Rafael Barbosa disse...

Anonimo, falei em números de audiência. Repercussão de Amor Á Vida evidentemente foi maior que as duas, mas Amor a Vida teve em grande parte uma repercussão negativa enquanto as outras, principalmente Sangue Bom, apesar de menor, foram bastante elogiadas e até Salve Jorge repercussão teve, ainda que na maioria negativa. Agora é obvio, que a novela conseguiu um reconhecimento popular que tanto Sangue como Flor não conseguiu, até porque é uma novela com ingredientes bem populares. Voltando para os números, continuo achando a mesma situação, acho injusto desmerecer os três pontos que Flor do Caribe elevou de lado a Lado com esse argumento de horário de verão, até porque Flor começou bem mal na primeira semana, quase empatada com a antecessora, poderia ter ficado nisso, elevado só um ponto ou ate caído, mas não. Ficou abaixo de A vida da gente fracassada, mas Amor a Vida também ficara empatada com Insensato, Passione e abaixo de Viver a Vida, os maiores fracassos do horário. Mas continuo achando esses números das três satisfatórios pras atuais circunstancias e mesmo não gostando tenho a plena consciência que Amor a Vida é uma novela bem sucedida desde o começo, ganhou o povo e não fez feio no ibope, e tem feito um enorme sucesso na reta final, é isso.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, desculpa, mas a cena que eu falei que entrou pra história de fato. Nunca um casal gay teve tanta torcida, nunca um casal gay teve tanto destaque e nunca um casal gay teve tantas demonstrações de carinho.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Andressa, quem diria que a Globo cederia. Sim, o Rodrigo Andrade fez um gay em IC e a emissora mandou diminuir a 'intensidade' das cenas. AAV já conseguiu quebrar isso. Mérito do autor e do elenco. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Rita, boa noite. E foram cenas muito lindas mesmo. Difícil não ter se emocionado. bjs

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado pelo carinho, Felis. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Eu também me surpreendi, Melina! Nunca havia visto cenas de um casal gay tão repleta de sentimentos como essas. Niko Félix conquistaram o Brasil.

Bruna é maravilhosa, assim como a Vanessa. Mas eu estendo os elogios ao talento Paula Braun. Gosto dela. A cena prometeu e cumpriu, foi excelente. bj

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, o Félix foi punido quando perdeu todo o luxo que sempre ostentava e foi renegado por todos em sua volta. Foram muitas humilhações Mas respeito sua opinião, embora discorde.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Barbie.

Sérgio Santos disse...

Sim, Thallys, mas uma novela "fracassada" jamais emplacaria tantos personagens e causaria tanta repercussão com as histórias apresentadas. Não há como negar o excelente desempenho da novela em meio a um período crítico para a Globo.

Sérgio Santos disse...

Vera, que cenas, hein? E vc estava certa, o César já sabia que estava sendo enganado. Só não queria 'enxergar' pra não passar atestado de imbecil. Tanto que ele já havia pedido ajuda da Rebeca e estava com uma faca guardada. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Alexandra, discordo, mas respeito que não goste dessa reta final. Eu estou achando excelente. E o elenco é estelar mesmo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Olha, Maxxi, acho difícil porque infelizmente ainda há medo de exibir beijo gay em novela. Mas torço para que exibam porque seria um fechamento com chave de ouro desse casal que conquistou tanta gente. E tudo está sendo tão bem conduzido. Quem sabe? Abçsssss

Sérgio Santos disse...

A cara diabólica da Aline deu medo mesmo, Flávia. rsrs bjssss

Sérgio Santos disse...

Clau, tente mesmo ver o último capítulo! Bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene. Concordo com vc. bjssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, concordo sobre a Vanessa mas discordo sobre a Adriana pq achei a atriz perfeita de Carminha.

Sérgio Santos disse...

Bia, concordo com o seu comentário. A novela foi mt boa e essa reta final está repleta de cenas sensíveis e fortes também. Tá excelente! Eu tb torço para que o Maneco faça uma boa novela, embora tenha detestado as duas últimas dele. bjssss

Sérgio Santos disse...

Elvira, essa cena do flagrante do Félix foi ótima mesmo. Não coloquei porque escrevi o texto antes dela ir ao ar.

Realmente, o esticamento da novela fez com que o autor precisasse adiar algumas tramas. Fora os capítulos mais longos que o normal. Por isso mesmo, diante disso tudo, acho que o Walcyr fez bonito. bjs

Sérgio Santos disse...

Tá mt boa, Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Barbie, fique tranquila. A Amarilys vai tentar dar o golpe em outro casal gay mas o Niko vai desmascará-la! rsrs bjsssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, sem problemas. Eu amei Av Br e discordo das críticas, mas concordo que algumas pessoas exageram. No Twitter eu falei isso porque estava cansado de ler tanta imbecilidade.

A Rebeca não foi enterrada viva mas os haters do Walcyr o odeiam tanto que fizeram questão de criticar isso mesmo antes de ter certeza se iria ao ar. E se fosse, sim, Walcyr imitaria ele mesmo pq em Xica da Silva (mt antes do João Emanuel Carneiro sonhar em ser autor) a Das Dores foi enterrada viva.

E em Sete Pecados, a Bia (Priscilla Fantin) foi enterrada viva pra escapar da prisão. Então não tem cabimento dizer que o autor ia imitar Av Br. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Rafael. Eu defendo tudo que eu gosto, embora saiba reconhecer o que há de errado ou falha. Eu considero AaV uma ótima novela e sentirei muita saudade. Respeito que vc não tenha gostado da novela, sem problemas.

Mas eu vejo mérito em AAV sim porque ela enfrentou um período crítico da Globo, onde todas as novelas tiveram índices baixíssimos e ainda assim conseguiu ter um bom ibope. E a repercussão que a novela teve foi incontestável. Mas repercussão não é crítica de imprensa, repercussão é o falatório sobre as tramas, sucesso dos personagens, elogios aos atores, enfim. Isso ela teve de sobra.

As novelas do Walcyr nunca foram aclamadas pela crítica e isso vem desde Chocolate com Pimenta. Mas as tramas sempre cativam o público e fazem sucesso. A média geral ficará acima de Salve Jorge e os índices alcançados em vários capítulos foram excelentes, principalmente em cenas-chave. Eu não considero Passione um fracasso, pq um fracasso não consegue picos de 59 pontos jamais. Considero fracasso Suave Veneno, Viver a Vida, Esperança, Salve Jorge, essas sim.

E desde 2013, a Globo não tinha uma novela que caísse na boca do povo como AAV caiu. Tanto que Solano ganhará todos os prêmios como Adriana ganhou como Carminha. Isso é um reflexo de um bom produto. Hj a trama atingiu picos de 50, índice que a Globo não tinha desde Av Brasil. Enfim...

Obrigado pelo comentário! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Thallys, eu ainda não tive tempo de ver as indicações, mas tb queria Bruna no lugar da Fabiana. Mas eu já esperava que AAV dominasse todas as indicações.

Sérgio Santos disse...

Milene, eu sou muito suspeito pra falar dessa novela, vc sabe. É claro que assino embaixo do que vc escreveu. Vou sentir muita falta da novela e de vários personagens. Agora, a novela já foi esticada por causa da boa repercussão, não dá pra esticar mais. rs bjsss

Sérgio Santos disse...

Olá, minha cara Letícia. Eu tb já estou com saudades. Como faz? rs As cenas dessa reta final estão repletas de momentos sensíveis e alguns fortes também. Está tudo bem mesclado.

Niko e Félix fizeram e estão fazendo cenas lindas. E eu respeito vc não gostar de Bruno e Paloma. Linda é uma personagem incrível, assim como Aline, a melhor da carreira da Giácomo.

Discordo sobre a Carolina Kasting, pq a personagem dela teve uma história que foi bem desenvolvida. Cada um teve seu tempo na trama. Sobre a Vera, acho que ela até apareceu demais pra quem era só uma secretária. Ela teoricamente nem deveria ter trama, mas entendo sua concepção.

Sobre a Renata Castro Barbosa, concordo. Não teve o destaque devido. Mas o "defeito" do Walcyr é querer dar tramas pra todo mundo. Os personagens pequenos nem deveriam ter história. Só tinham que servir para as cenas do Hospital e pronto. Mas ele quis dar conflitos para destacar pelo menos alguns momentos dos atores e acabou ficando não mt aprofundado.

Beijão e boa semana!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu sinceramente espero que o autismo nunca mais seja abordado em novelas. Antes da Linda, quase ninguém sabia que doença era essa e graças a esse papel o assunto ganhou visibilidade. Mas as pessoas gostam de criticar. Então que as novelas tenham só alcoolismo e violência doméstica, temas que já foram abordados 700 vezes. Pq apresentar algo novo nem sempre vale a pena.

Que bom que Linda e Rafael conquistaram muita gente e a relação sensível emocionou vários telespectadores. Os que odiaram, paciência, resta ver um documentário 100% verídico.

Anônimo disse...

SÉRGIO, NÃO PERCA SEU TEMPO EXPLICANDO O SUCESSO DA NOVELA! O DOMINGÃO DO FAUSTÃO ESPECIAL COM O ELENCO MARCOU 17 PONTOS E PICOS DE 20!!!! A MELHOR MÉDIA DO MÊS DO PROGRAMA MAS TEM GENTE QUE VAI FALAR QUE FOI COINCIDÊNCIA NA CERTA!!!! A ALTA CÚPULA DA REDE GLOBO FARÁ UMA FESTA PARA COMEMORAR O BOM RESULTADO DA NOVELA NESSA SEMANA ANTES DO ÚLTIMO CAPÍTULO. NEM PRECISA FALAR MAIS NADA OS FATOS FALAM POR SI.

Rafael Barbosa disse...

Obg pela resposta Sergio!
Me referi a Passione como fracasso, porque levando em conta a média do todo, foi uma das menores, na época bem abaixo do esperado e no mesmo patamar que Insensato e Viver a Vida, por exemplo, mas me lembro bem do grande sucesso e repercussão que a novela conseguiu da metade pra reta final, e isso é mérito, inclusive não amei, mas gostei bastante da novela, principalmente no comecinho e neste período final. Insensato e Salve Jorge também ampliaram os índices na reta final, enquanto Viver a Vida que começou com bons índices foi caindo, e Fina Estampa tida como sucesso manteve índices altos, mas não cresceu na reta final, enfim sucesso e fracasso é algo que acaba sendo também um tanto relativo, depende dos pontos de vista. Falei em repercussão levando em conta criticas na resposta ao anonimo pra defender Sangue e Flor rs, mas é claro que sucesso popular mesmo, ambas não conquistaram, Amor á Vida sim arrebentou nesse sentido. E repetindo minha visão, pras circunstancias atuais, realmente foi um bom desempenho o de Amor á Vida, boa repercussão e números satisfatórios, não dá pra chamar de fracasso. Ainda acho que a tendencia é os números diminuir mais, daqui algum tempo uma novela ira comemorar se picar 40 pontos num capítulo e sera sucesso, cada período é um, não dá pra recorrer a médias anteriores pra justificar números atuais, o que vale tanto pra Amor, Flor, Sangue e todas que vierem pela frente.

Paty Michele disse...

Sérgio, estou empolgadíssima com a reta final da novela e até então tudo tem me agradado. rsrs
A Paula Braun não é mulher do Mateus Solano? O.o

PS: Quanta polêmica, hein!!!

bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu li isso na coluna do Flávio Ricco. E a Globo tem muito o que comemorar mesmo porque essa foi a única novela de 2013 que deu bons frutos para a emissora. Não sabia dessa audiência do Domingão, mas não me surpreende. A aceitação da novela ajudou o Faustão. abç

Sérgio Santos disse...

De nada, Rafael. A média gde Passione foi praticamente a mesma da de Insensato Coração, porém, a trama do Gilberto Braga nunca conseguiu os elevados índices da trama do Silvio na reta final. E isso de ter sido a pior média é questionável, porque Suave Veneno e Esperança tiveram média geral de 38 pontos numa época que a média mínima era acima dos 45. Ou seja, teoricamente, essas carregam os menores índices.

Sim, Fina Estampa não conseguiu deslanchar na reta final e mt provavelmente pq nada havia pra ser mostrado, mas a trama foi um sucesso. Eu achei a novela ridícula e péssima, mas nunca desmereci o sucesso, coisa que eu vejo em algumas pessoas em relação ao trabalho do Walcyr. Hj vi uma pessoa dizendo que os altos índices são por causa do beijo gay, desmerecendo o resultado alcançado. Sério, isso é mt "feio" pra dizer o mínimo.

Em 2013 nenhuma novela da Globo conseguiu chegar perto da meta estipulada e mt menos gerar repercussão. A única que conseguiu chegar em alguns capítulos e até ultrapassar foi AAV, incluindo a repercussão que teve. Isso é um feito. E como eu disse, o fato da Tatá e do Solano, por exemplo, faturarem todas as premiações é um fator que comprova o êxito da novela.

Ontem a novela marcou 48 de média, picos de 50 e share de 72%. É mta coisa. Salve Jorge só conseguiu 46 e no último capítulo. Isso tb expõe a diferença entre elas em nível de ibope. Enfim, grande abraço.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...

Tudo também tem me agradado também, Paty! Sim, a Paula é mulher do Solano. =) Pois é, muitos comentários e muita polêmica. rs bjsss