quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Globo acerta ao emendar duas novelas no "Vale a Pena Ver de Novo"

Após anunciar com muitos dias de antecedência, a Globo colocou em prática uma inusitada estratégia nessa segunda-feira (13/01): na última semana de "O Cravo e a Rosa", no "Vale a Pena Ver de Novo", começou a exibir "Caras & Bocas", trama substituta, no horário da "Sessão da Tarde". Ou seja, duas novelas em sequência.


A situação surpreendeu alguns telespectadores e alguns até a compararam com o SBT, já que a emissora de Silvio Santos costuma começar uma novela nova antes de encerrar a outra para migrar a audiência. Entretanto, a estratégia da Globo passa longe de ser parecida com a da rival e é muito óbvia: testar o novo horário do "Vale a Pena Ver de Novo", com o objetivo de 'entregar' bons números para a "Malhação" e assim levantar os índices da grade noturna, que anda deixando muito a desejar, com exceção de "Amor à Vida".

A intenção de inverter o "Vale a Pena Ver de Novo" com a "Sessão da Tarde" é uma ideia antiga e a emissora já testou essa medida em alguns estados em 2013. Agora, o intuito é trocar os horários em toda a rede. A decisão é muito válida, uma vez que a sessão de filmes costuma ter menos audiência que as reprises das novelas. E a época
para testar essa inversão foi propícia, afinal, "O Cravo e a Rosa" novamente fez um grande sucesso, mesmo sendo uma re-reprise.

A história de Walcyr Carrasco, protagonizada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis, caiu pela terceira vez nas graças do telespectador e a trama chegou a marcar algumas vezes mais audiência que as inéditas "Joia Rara" e "Além do Horizonte". Agora, com a reexibição de "Caras & Bocas", outro grande sucesso do autor, a Globo pretende manter esses bons índices e futuramente transferi-lo para o horário da "Sessão da Tarde". Aliás, Walcyr está a cada dia mais bem cotado na emissora, afinal, não é comum um autor ter três novelas (todas bem-sucedidas) suas no ar.

E essa estratégia da Globo está surtindo efeito. Apesar da queda em comparação com novela anterior (os números diminuíram em torno dos 3 pontos), a audiência da história protagonizada pelo macaco Xico está maior do que costuma marcar a "Sessão da Tarde" e a tendência é manter os números conquistados por "O Cravo e a Rosa". Vale lembrar, ainda, que em 2013 a Globo foi muito feliz em duas inversões.

A emissora acertou em cheio quando trocou o "Altas Horas" com o "Supercine". O programa comandado por Serginho Groisman merecia ser exibido um pouco mais cedo e o resultado se refletiu nos números, que cresceram consideravelmente. E outra boa decisão foi exibir o "Esquenta!" no horário da "Temperatura Máxima", antecipando a sessão de filmes e deixando a atração apresentada por Regina Casé indo ao ar antes do jogo de futebol.

Devido a esses dois êxitos, a Globo, ao que tudo indica, resolveu fazer o mesmo com o "Vale a Pena Ver de Novo" e o primeiro passo já foi dado. Se a emissora terá coragem de realmente inverter o horário desses dois programas, que já estão marcados na história de sua grade vespertina, não há como saber; porém, a estratégia de emendar duas reprises (ainda que a substituta tenha tido apenas 25 minutos), para observar o resultado dos números do Ibope, foi um acerto.

37 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Com todo respeito, discordo. Não vi utilidade alguma em se colocar duas novelas no ar ao mesmo tempo ~pra testar o novo horário do VAPVDN~. Pra mim era mais fácil seguir o curso natural, deixar fazer a simples inversão, como tem sido feita em alguns estados e no caso do Esquenta e do Altas Horas (que ficou nesse horário como teste a partir da metade de 2013 e só agora foi anunciado como definitivo).

E a Globo nunca fez isso pra nenhum autor nem em outras épocas de mais sucesso. Com respeito à carreira do Walcyr, não entendi porque fazer agora com ele. Walcyr pode até estar bem cotado, mas só o sucesso de O Cravo e a Rosa e de Caras e Bocas me convence. Porque foram duas novelas excelentes do início ao fim, o que lamentavelmente não é o caso de Amor à Vida, na qual ele infelizmente se perdeu por completo e mostrou não estar preparado pra lidar com críticas. E eu pergunto: e se fossem O Profeta e Cama de Gato em dose dupla? E se fossem Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos? Por isso que falei noutra vez que isso é precedente pra mal-estar.

A compensação é que são duas novelas boas de verdade escritas pelo Walcyr, onde tudo funcionou a contento. E torço muito para que esse Walcyr que eu adorava volte às 18h, onde é a praia dele. Respeito tua opinião, mas acho que não havia essa necessidade. Abçs!

Anônimo disse...

Essa sessão virou "vale a pena valcyr de novo", não bastasse reprisar só novela de 2000 em diante só tem as desse autor. Caras e bocas? Que porcaria!!! Ainda bem que tem o canal viva pra resgatar novelas de verdade como agua viva, das antigas e maravilhosa♥.

Thallys Bruno Almeida disse...

Errata: "seguir o curso natural de só começar uma depois do término da outra e, aí sim, ao começar a nova, fazer a simples inversão"

Athyne Tedesco disse...

Sinceramente eu não gostei dessa ideia, tinha tudo para dar certo se a globo tirasse a Sessão da tarde do ar por essa semana. Os capítulos estão cortados, só estão mostrando o núcleo principal e as cenas dos núcleos secundários estão sendo ignoradas, fora a duração de 25 minutos o que é muito pouco, e acaba deixando a novela sem ganchos pro dia seguinte.

Sobre o Walcyr, eu não vejo problema na reprise de duas novelas dele consecutivas, já que ambas são ótimas, além de serem leves o que ajuda na edição.

Espero que semana que vem os capítulos sejam exibidos com menos cortes e que todos os núcleos sejam exibidos, já que a novela tem tramas maravilhosas e nenhuma merece ser cortada.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Sérgio
sim, pelo menos a Globo está procurando inovar em sua programação, pois percebemos claramente que sua grade não é tão rígida como algum tempo. E a Sessão da Tarde já foi muito bom.Na verdade, virou um Vale a Pena Ver de Novo, de filmes, de tão repetidos que eram.Para quem gosta de telenovelas, a tarde então está muito propícia...
Obrigado, bom final de noite, belo dia de sexta feira, abraços!

Pedro Bertoldi disse...

Oi Sérgio. Sei lá. Algo não me convence. O Cravo e a Rosa e Caras e Bocas realmente foram boas. Quando surgiram os primeiros rumores de Walcyr Carrasco no horário nobre comecei a pesquisar sobre ele e descobri que Walcyr foi responsável pelo sucesso Xica da Silva (Manchete). Então procurei vídeos ds novela e adorei. Minha esperança com AaV era que ele repetisse o sucesso e a qualidade de Xica da Silva. AàV começou de forma apoteótica, mas aos poucos, a magia inicial da novela foi se perdendo, muitas histórias se perderam no meio do caminho. Personagens mudaram de personalidade drasticamente e várias vezes.Sei que as pessoas mudam, mas com Ninho principalmente, houve um exageiro de mudanças. A novela parecia que tentava ser realista, mas alguns desfechos desnecessários, acabaram com essa premissa. Personagens ficaram sem rumo e simplesmente foram mortos na reta final (inclusive Leila). Concordo com o Thalis, Walcyr é excelente às 18, é razoavel às 19, mas às 21, ele precisa amadurecer um pouco, ouvir as criticas. Walcyr tem o hábito de comediar demais suas obras e acabou transformando os jantares na família Khoury os momentos mais marcantes da novela. Sei la. É a minha opinião. E acho que Caras e Bocas teve seu andamento prejudicado. 25 minutos é pouco tempo. Mesmo sendo só a primeira semana, como disse a Athyne, perde ganchos, tramas paralelas também ficam compactadas... Walcyr é um bom autor, mas Amor à Vida não é sua melhor novela nem de longe. Muitos merchadiesings sociais (alguns mau desenvolvidos), propaganda de livros sem naturalidade alguma (as vezes tem mais de um num só capítulo). Walcyr sabe como poucos segurar audiência e espichar suas novelas (talvez esse tenha sido o problema. Se eld voltar ao horário nobre, deve rever seus erros e evita-los.
Abraços

j disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Melina disse...

Sérgio, não costumo ver o Vale a pena ver de novo mas achei a estratégia válida. Emendar duas novelas é uma boa solução para testar o suposto novo horário das reprises. Vai que dava errado! E nada melhor que exibir duas novelas de sucesso. Você escreverá sobre a Valdirene no BBB? Eu gostaria. Um beijo!

Anônimo disse...

A estratégia é boa e usar duas novelas de sucesso também mas tem que parar de reprisar sucessos recentes. Cadê os antigos? Até o Viva tá deixando de lado!

Fernando Oliveira disse...

Ótima análise, Sérgio. O que me desagrada são os curtíssimos capítulos que Caras & Bocas vem tendo, mas nada tira o mérito da Globo em sua ótima estratégia, nem mesmo a perda desses poucos pontos que pode ser atribuído à pouca duração do capítulo.

Unknown disse...

Respeito sua opinião, Sérgio, mas não gostei dessa estratégia de exibir as duas novelas seguidamente. Ainda mais porque os capítulos de Caras & Bocas são bem mais curtos do que os de O Cravo e a Rosa. E, com o já disse antes, está havendo uma superdose de novelas do Walcyr Carrasco. Outros autores também merecem ser prestigiados.

Maxxi disse...

Querido Sérgio... Excelente estratégia!

Porém, tenho uma visão ainda mais radical: que a Globo exiba duas novelas consecutivas no horário do Vale a pena ver de novo. Os filmes já cansaram e ainda há boas novelas para se exibir (e reexibir). Embora fique a tarde e a noite inteira saturadas de novelas. Mas acredito nas forças das telenovelas, pois os programas vespertinos têm se mostrado grandes decepções.

Fico feliz com esse reinado de Walcyr que agora mantém, segundo Staycer 74 pontos de audiência por dia. É o melhor autor da nossa geração, embora Amor à vida tenha me frustrado bastante. E como os demais internautas, sonho com seu retorno ao frágil horário das 6. A última novela que assisti nesse horário foi a imperdível Alma Gêmea, embora tenha tentado ver Escrito nas estrelas e Joia Rara.

Parabéns pela crítica mais uma vez incrível!

Anônimo disse...

O que eu mais concordo no seu texto é o fato de a estratégia da globo ser diferente da do SBT. Lá, isso acontece pq é bagunça mesmo, a globo evidentemente tem um propósito com isso. Quanto a novela, eu nao gosto de Valcir Carrasco, costumo nem comentar suas postagens sobre Amor à Vida, apesar de respeitar sua opinião e gostar do blog. Eu fiquei meio desapontado por que Cobras & Lagartos não veio. Espero q essa fracasse na audiencia miseravelmente pra Cobras & Lagartos voltar,depois, hahaha. Bom post, parabéns.

Bell disse...

Percebi isso hj, e confesso que demorou pra cair a ficha.
Pq acabou uma novela de época e começou em segui da outra.
Os filmes da sessão da tarde já estão bem caídos, aliás faz tempo que não passa um filmão na Globo rs...

tenha um maravilhoso fds =)

Uma Interessante Vida disse...

Sérgio, o problema com os filmes é que a Globo não sabe selecionar bons filmes para exibir, mas essa nova estratégia parece ser boa. beijinhos

Maxxi disse...

Também concordo com uma coisa, amigo: sempre espero de Walcyr uma novela igual ou superior à melhor novela que já existiu: Xica da Silva.

Observo O Cravo e a Rosa e Caras e Bocas, tramas tão bem costuradas, com muitos personagens, mas todos pertinentes, e comparo com Amor à Vida, fico Mega triste em perceber que Adamo Rangel, ops, Carrasco teve queda.

Sérgio Santos disse...

Thallys, vc pode discordar e isso não implica em desrespeito. A Globo poderia inverter direto, porém, ela testou a inversão do Altas Horas, por exemplo, nos dias de UFC. Nesse caso, não haveria teste e se desse errado? Ela voltaria com o que era antes que nem o SBT? Nem sei se irá inverter ou não, mas isso foi um claro teste.

Sobre as novelas serem O Profeta e Cama de Gato, eu continuaria achando um acerto. Pq eu não cito aqui situação de Walcyr, eu cito o fato de emendarem duas novelas de sucesso. Se emendassem essas duas novelas daria no mesmo pq tb foram de sucesso. A estratégia não muda.

Agora isso de mal-estar eu não posso opinar pq não sou íntimo de nenhum autor da Globo pra saber se ele tá desconfortável ou não. abç

Sérgio Santos disse...

Anônimo, aproveite essa fase do Viva pq pelo que li irão reprisar História de Amor e A Viagem. ótimas novelas, mas que já foram reprisadas no VAPVDN. abç

Sérgio Santos disse...

Athyne, eu chequei a pensar que a Globo faria isso: tiraria a Sessão da Tarde temporariamente. Não entendi pq não fez, mas enfim. Realmente os 25 minutos são mt pouco.

Eu tb não vejo problema em reprisar duas do Walcyr e nem duas de qlq outro autor, desde que sejam boas. Isso é o que importa. Beijos.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Felis. A Sessão da Tarde acabou virando um VAPVDN tb. rs abraços.

Sérgio Santos disse...

Pedro, respeito sua opinião. Realmente AAV teve seus problemas, mas na minha concepção não prejudicou o contexto geral e achei uma ótima novela. A única novela dele que não consegui assistir pq não tive tempo e tb pq não gostei foi A Padroeira. Sete Pecados achei regular. Mas todas as demais eu gostei bastante. Abração!

Sérgio Santos disse...

Melina, escrevi sobre a Valdirene hoje. Depois lê lá. bj

Sérgio Santos disse...

Anônimo essa é uma reclamação constante do telespectador. Pelo visto o Viva foi criado pra suprir isso. abç

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernando. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Elvira. Mas falei mesmo da estratégia da Globo, independente de ser o Walcyr ou não. bjsss

Sérgio Santos disse...

Maxxi, muito obrigado. Olha, acho que essa sua ideia deixaria a grade da Globo saturada de novelas. Uma reprise tá bom.

Eu tb estou ansioso para a nova novela do Walcyr às 18, mas só daqui a uns 3 anos e olhe lá. Gosto muito do autor, ainda que tb o critique quando acho necessário. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi anônimo. É verdade, a estratégia nada tem a ver com o SBT. E vc pode comentar os textos de Amor à Vida discordando de tudo o que eu escrevo, não tem problema. ;) Abraços.

Sérgio Santos disse...

Bell, obrigado pelo comentário. bjssss

Sérgio Santos disse...

Barbie, a estratégia funcionou. Vamos ver como agirão depois. bj

Sérgio Santos disse...

Maxxi, Xica da Silva eu não vi muito, mas a trama foi mesmo um sucesso. Abçs

Anônimo disse...

Assisti ao capítulo de Caras & Bocas logo depois do último de O Cravo e a Rosa e a única coisa que consegui pensar, independente de qualquer estratégia da Globo, foi : " Como não amar Isabelle Drummond"?
Que menina incrível: Talentosa e carismática. Dá gosto de ver.

MARILENE disse...

Sergio, não vejo tv nesse horário, mas pelo que li e ouvi, você está certíssimo em sua avaliação. Bjs.

Filha do Rei disse...

Sérgio, as duas novelas juntinhas me prenderam :), seria uma ótima para aumentar a audiência das tardes.

Sérgio Santos disse...

É verdade, anônimo. E Bianca foi o melhor papel da Isabelle até agora. Abç

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Marilene. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Cléu, foi uma estratégia inteligente. Beijos!

Anônimo disse...

Porquê toda novela em canal aberto não reprisa toda principalmente em vale a pena ver de novo?