quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Band acerta ao produzir a versão nacional do "MasterChef"

Apostando em um formato consagrado e exibido em inúmeros países, a Band estreou no dia 3 de setembro, uma terça-feira, o "MasterChef", versão brasileira de um reality que se propõe a achar um novo chef entre cozinheiros amadores e anônimos, que participam de várias provas ao longo de 17 episódios. O vencedor vai ganhar um carro, R$ 150 mil e uma bolsa de estudos de três meses na Le Cordon Bleu, respeitada escola de gastronomia de Paris.


Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa conta com os experientes chefs Henrique Fogaça (brasileiro que atua no 'Sal Gastronomia'), Erick Jacquin (francês que atua no 'Tarta&Co') e Paolla Carosella (argentina que atua no 'Arturito') na equipe de jurados, responsáveis pela experimentação dos pratos e orientadores das provas.

Inicialmente foram 300 candidatos, onde foram aprovados 50, para iniciar de fato a competição. A primeira fase consistia em cada candidato montar um prato, já previamente feito, em apenas alguns minutos e explicar o que era.
Os jurados provavam e diziam 'sim' (aprovado para a próxima fase) ou 'não' (reprovado). A partir deste momento, já foi possível ver como o trio de especialistas se comportaria no programa.

E os três chefs abusam da ironia e são muito rigorosos. Não há um mais bonzinho e outro mais enérgico. Todos pegam pesado com os participantes e de vez em quando até soam grosseiros. Algumas vezes, inclusive, fica uma sensação de exagero nos comentários das avaliações. Mas, apesar deste fato, os três acabam sendo um bom atrativo para o reality; afinal, o clima tenso aumenta o nervosismo e a competitividade.

Já Ana Paula Padrão é apenas uma coadjuvante na atração. Sua presença se torna desnecessária, inclusive na hora das explicações das provas, uma vez que os chefs muitas vezes funcionam como apresentadores. No entanto, Ana está se saindo bem nesta nova experiência na área de entretenimento, mesmo com o pouco destaque.

A competição está cada vez mais interessante e atrativa. Os episódios estão bem produzidos e é visível a preocupação da emissora com a qualidade do reality. E este tipo de disputa culinária sempre rende bons momentos, tanto que o formato é um sucesso em vários países. Vale lembrar, inclusive, o "SuperChef" com anônimos, que já foi produzido pelo "Mais Você", da Globo, antes de começar a investir na edição com celebridades.

A Band acertou na compra do "MasterChef" e o reality tem sido uma ótima opção para as noites de terça-feira. Boas provas, nível de competitividade elevado e um trio de jurados enérgicos são bons temperos desta disputa que busca premiar um grande chef de cozinha.

14 comentários:

Anônimo disse...

Achei esse reality uma porcaria.

Wallace disse...

Eu vi a estreia e achei interessante. Mas não se compara ao original.

Anônimo disse...

O must do momento são programas de culinária. Eu amo cozinhar mas não tenho paciência pra esses programas onde fazem da cozinha um circo com coisas mirabolantes e tal. Pra dizer a verdade o único programa de culinária ate hoje que eu gostei foi o saudoso "cozinha maravilhosa da Ofélia" na band com a saudosa cozinheira e seus pratos deliciosos. Ela era perfeita: caprichosa, não ficava com falatório em cima da comida como esses chefs de hoje, pelo contrario, era discreta e higiênica. Ate a Palmirinha eu já vi cometer certas nojeiras, abafa!

Anônimo disse...

Gostei também.

Diego disse...

Tb acho a presença da Ana desnecessária e as análises dos jurados exageradas, mas é um bom programa.

lucas disse...

Mais uma jornalista que sai da bancada pra se perder em um programa não jornalístico, nanana

Sérgio Santos disse...

Ok, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Wallace, só vi trechos do original, mas gostei do nacional.

Sérgio Santos disse...

Tá uma moda de programas de culinária mesmo, anônimo. E eu lembro mt da Ofélia e lembro até quando ela faleceu e o quanto que o público lamentou.

Sérgio Santos disse...

Idem, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Apesar disso, Diego, é um bom programa msm.

Sérgio Santos disse...

Mas eu acho que depois ela vai pra bancada de algum jornal da Band, pelo que li, Lucas. Já a Fátima se estabilizou no programa dela e está mt bem.

Anônimo disse...

acertaram aonde? em mostra pro mundo inteiro que tudo q passa pelo brasil se transforma numa merda?? nem se compara com o original ou com qualquer versão gringa que ja assisti... lamentavel, queria participar de uma versão do marsterchef no brasil... mas depois q vi oq q os br fizeram com o programa... nunca mais... até o desafio da GNT é melhor...

Sérgio Santos disse...

Eu gostei, anônimo.