terça-feira, 9 de setembro de 2014

O talento de Cássia Kiss

Tem alguns atores que engrandecem qualquer produção. Isso ocorre devido ao imenso talento, ao prestígio que conquistam com o tempo de carreira e aos grandes trabalhos que já fizeram na teledramaturgia. E Cássia Kiss está neste seleto time de estrelas. O folhetim, série, espetáculo ou minissérie que pode contar com sua presença é automaticamente acrescido de um 'bônus' e tanto. Portanto, é óbvio que sua participação na impecável "O Rebu" deixou esta obra ainda melhor.


Cássia ganhou a enigmática e intensa Gilda, advogada e braço-direito de Angela Mahler (Patrícia Pillar), uma personagem repleta de nuances e ambiguidade. Todas as cenas exigem uma expressão corporal intensa da atriz, que se dedica ao extremo e se destaca com louvor. A esposa de Bernardo (José de Abreu) é uma mulher ressentida, arrogante, infeliz e firme. Ao longo da novela, por exemplo, dá para contar nos dedos de uma só mão quantas vezes ela sorriu.

Vivendo um casamento de aparências, a advogada tinha um caso com Bruno (Daniel de Oliveira) e este parecia ser sua única válvula de escape. Com o passar dos capítulos, o drama pessoal da personagem foi sendo exposto, principalmente a partir da chegada dos filhos Michel e Valentina (Olívia Torres).
E com a entrada dos garotos, ficou evidente o problema de convivência que ela tem com os herdeiros. O menino é introspectivo e a menina é típica rebelde, que se envolveu com um traficante e quase ficou presa.

As novas situações proporcionaram para Cássia Kiss cenas mais dramáticas, resultando no seu costumeiro show de atuação. Gilda é uma das melhores personagens deste remake e caiu nas mãos da atriz certa. Os autores George Moura e Sérgio Goldenberg, e o diretor José Luiz Villamarim, não quiseram abrir mão do trabalho dela após sua participação em "Amores Roubados", minissérie produzida pela mesma equipe. A ex-prostituta Carolina, mãe do sedutor Leandro (Cauã Reymond), foi brilhantemente defendida por Cássia e seu desempenho foi um dos melhores da trama.

Mas Cássia Kiss tem uma longa e respeitada carreira. Estreou na televisão em 1979, na novela "Cara a Cara", na TV Bandeirantes. Em 1983, ganhou seu primeiro trabalho na Globo através de participações no 'Caso Especial'. Após ter integrado o elenco de "Livre para Voar" (1984), "Roque Santeiro" (1985) e "Brega & Chique" (1987), e ganhou uma projeção absurda ao interpretar a ciumenta Leila, em "Vale Tudo" (1988). Sua personagem era nada menos que a assassina da inesquecível vilã Odete Roitman e a cena do assassinato entrou para a história da teledramaturgia.

A atriz ainda participou de "Pantanal" e brilhou em "Barriga de Aluguel", na pele de Ana Lúcia, mulher que alugava a barriga de outra para poder ter seu tão sonhado filho. Em 1993, se destacou vivendo a Ilka Tibiriçá em "Fera Ferida", até ganhar de presente a Isabel em "Por Amor", seu primeiro trabalho com Manoel Carlos. Na novela, Cássia também fez parte de uma cena antológica, quando sua personagem se atraca com a vilã Branca Letícia de Barros Motta (Susana Vieira), rolando as escadas, enquanto as duas disputavam a posse de uma tesoura em meio a uma forte briga.

Em 1998, participou do remake de "Pecado Capital", e em 2000 fez parte de "Esplendor", até ganhar a Adma Guerrero em "Porto dos Milagres" (2001). Na pele de uma assassina que eliminava seus inimigos os envenenando com o conteúdo que carregava em seu anel, a atriz se destacou de forma absoluta na trama de Aguinaldo Silva. Cássia também engrandeceu produções como "Sabor da Paixão", "Um só Coração", "Mad Maria" e "JK".

Na novela "Cobras & Lagartos" (2006), a atriz não teve o destaque que merecia, mas no ano seguinte ganhou a bruxa Zilda, de "Eterna Magia", e deu novamente um show em cena. A vilã foi magistralmente vivida por ela, que depois brilhou interpretando a beata fanática Mariana em "Paraíso" (2009). Já em 2009, Cássia ganhou uma das suas melhores personagens na carreira: a humilde e sofrida Dulce, de "Morde & Assopra". A personagem conquistou o público e virou praticamente a protagonista da história de Walcyr Carrasco. Foi uma sucessão de cenas emocionantes e lindamente encenadas. Vale destacar ainda sua vilã Melissa, em "Amor Eterno Amor", um dos poucos acertos da equivocada trama de Elizabeth Jhin.

Cássia Kiss é um atriz com 'a' maiúsculo e é sempre um prazer ver uma profissional que honra as artes dramáticas no ar. Após tantos grandes trabalhos e merecidos elogios, Cássia Kis Magro mais uma vez arranca aplausos do público no remake de "O Rebu" e com certeza brilhará todas as vezes que ganhar uma personagem que faça jus ao seu talento.

52 comentários:

Fernanda disse...

Cássia é uma das maiores atrizes desse país. Gilda está sendo defendia por ela com um talento admirável. Olha essa foto dela! Sou fã!

Anônimo disse...

Merecida homenagem! Ela tá show em O Rebu!

William O. disse...

Sou um grande admirador dessa atriz e a Gilda é uma grande personagem pra carreira dela. Gostei de relembrar de algumas outras, principalmente a Dulce e a Adma. E que bom que os autores deixaram o drama da Gilda rico, valorizando essa grande atriz.

Raíssa disse...

Texto maravilhoso sobre uma atriz maravilhosa. Já estou com saudades da Gilda e dessa novela incrível!

chica disse...

Ela é mesmo uma grande atriz! Bela homenagem! abração,chica

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Bom dia, Sérgio
Cássia Kiss é uma excelente atriz e como escrito, uma atriz com "a" maiúsculo...sim, E demonstrou todo seu talento em Vale Tudo, onde teve uma atuação protagonista no assassinato de Odete Roitman. É uma atriz versátil, tal suas interpretações , tanto em papéis dramáticos como cômicos.E agora,está brilhando novamente em "O Rebu", como Gilda...
Justa e merecida homenagem...
Obrigado pelo carinho,bela semana,abraços!

Bell disse...

Merecida homenagem.

Thallys Bruno Almeida disse...

Não gosto dessa novela mas o reconhecimento à Cássia é merecido. Essa mulher tem papeis memoráveis. Deu show absoluto como Leila, arrasou em Fera Ferida, foi impecável em Por Amor, brilhante como Adma Guerrero, emocionou como Dulce e salvou a trama de um estrago maior, e agora tá ótima de novo. Ela merece.

Anônimo disse...

Até hoje lembro da cena da Cássia com a Adriana Esteves em Morde e Assopra. Uma das cenas mais bonitas que já vi. Ela com a Branca em Por Amor tb foi antológico e agora com a Gilda ela está maravilhosa. De uma intensidade que impressiona. Adorei o texto!
Beijo.







Thamires

Melina disse...

Sérgio, querido, que texto maravilhoso! E merecido. Cássia está impecável como a Gilda nessa novela tão incrível como é O Rebu. A advogada é intensa, sofrida e ao mesmo tempo arrogante. Um papel grandioso para uma atriz grandiosa. É uma delícia vê-la em cena e destaco a parceria dela com Patrícia Pillar e José de Abreu.

Também lembro da atuação visceral dela em Por Amor e Vale Tudo. E como a Dulce em Morde e Assopra ela emocionou o Brasil e fez um baita sucesso.O Rebu está acabando e eu já estou sofrendo! Um beijo!

Gustavo Nogueira disse...

Concordo Sérgio.Cássia Kiss é uma atriz extraordinária e esbanja talento em todas as novelas que atua.Destaco a Isabel de Por Amor, Isabel de Por Amor, Dulce de Morde e Assopra e Melissa de Amor Eterno Amor(mesmo que a novela no geral tenha sido fraca).Ela também fez bonito como a Carolina em Amores Roubados.Não acompanhei Porto dos Milagres, portanto não posso falar nada.Mas a vilã dela parecia ser ótima e muito cruel.Você disse uma vez que achou Porto dos Milagres péssima e que só a vilã da Cássia salvava, então acho que não perdi muita coisa rs.E agora como a Gilda ela novamente dá um show de intepretação, sua advogada Gilda é arrogante, amarga e ainda tem uma relação difícil com os filhos(principalmente com a Valentina).

Amanda Ventura disse...

Cássia Kiss é uma camaleoa, se adapta muito bem a qualquer papel. Impressionou como a humilde Dulce e impressiona agora como a arrogante e sofisticada Gilda. Sem esquecer sua coleção de personagens marcantes, como a sinistra Adma e a divertida Ilka Tibiriçá, onde provou seu talento para o humor.

Nota mil para esta atriz que é das nossas maiores estrelas. Assim como você, também não consigo me referir a ela como Cássia Kiss Magro, sobrenome que ela passou a usar nos últimos anos. Para mim será sempre Cássia Kiss, apenas.

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, quero dizer que estou feliz em ler tantos posts sobre O Rebu. Que bom que vc está aproveitando o máximo dessa novela tão primorosa antes que ela acabe. Cássia é uma das nossas melhores atrizes e a Gilda dela é de uma atuação e entrega impressionantes.

Fiquei fascinada pela personagem e pela atuação. É um dos muitos pontos positivos dessa produção tão caprichada. E todas as personagens que vc lembrou foram marcantes, principalmente as de Vale Tudo, A Indomada, Por Amor e Morde e Assopra. Eu nem sabia que ela tinha feito Cobras e Lagartos, mas deve ter sido uma personagem bem insignificante mesmo. Beijo.

Trilhamarupiara disse...

Amigo eu gosto muito dela como atriz mas como pessoa tenho algumas ressalvas, mas como atriz sem duvida ela é excepcional, e eu adoro o Rebu! Abraçosss

MARILENE disse...

Sergio, eu a aplaudo, em qualquer papel. É ótima. E você trouxe sua trajetória de forma impecável, apresentando os momentos marcantes da carreira da atriz. Bjs.

Lulu on the sky disse...

Ela é fantástica em qualquer personagem.

Gostei quando ela fez a Ilka Tibiriçá em Fera Ferida, tava impagável.
Big beijos
Lulu on the Sky

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Cássia Kiss é mesmo fabulosa e mereceu esse destaque em sua postagem de hoje. Ela é admirável e rouba a cena com sua presença sempre que está em cena.

Excelente sua exposição sobre a brilhante trajetória dessa talentosa atriz.

Abraço.

Anônimo disse...

Essa novela é uma das melhores já produzidas pela Globo e entrará na galeria de primorosas produções da emissora. E olha que eu andava desanimado depois de tanta novela ruim que ela vinha produzindo. E Cássia está perfeita.

Ana Carolina disse...

Grande Cássia Kiss e grande crítica. Estou de pleno acordo e a reta final de O Rebu está maravilhosa. Como foi a novela toda. Essa história fará muita falta e já estou saudosa.

Amanda Ventura disse...

Sérgio, eu disse que preferia chamá-la pelo nome antigo, Cássia Kiss, do que pelo atual Cássia Kiss Magro. Acontece que não é mais nem um nem outro. Só reparei ontem na abertura da novela que a grafia mais recente é Cassia Kis Magro. Sem acento em "Cassia" e com apenas um "s" em "Kis". Vá entender tanta mudança... deve ser a numerologia.

Anônimo disse...

Grande Atriz,uma das Melhores desse país,arraza em qualquer papel,mais o melhor na minha opinião da carreira dela foi a Dulce de Morde e Assopra,Épico,classico e tudo mais,ela foi a grande protagonista da novela,suas cenas com Klebber Toledo,eram sensacionais,e as com Adriana Esteves que viveu a Julia foram melhores ainda,cenas que entram pra Historia da Tv,mais uma em especial que não esqueço e a do Antepenultimo Capitulo,em que Dulce foge do hospital e Julia ve ela chegando em sua casa,logo depois Julia acaba confessando que Dulce tem pouco tempo de Vida,as duas se emocionam,Dulce a entrega sua Boneca,uma cena classica,show de atuação das atrizes,alias Morde e Assopra foi um Novelão

Sérgio Santos disse...

Tb sou fã, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Tá msm, anônimo.

Sérgio Santos disse...

William, tb fiquei feliz dos autores terem valorizado ainda mais os dramas da Gilda, enriquecendo a personagem. A atriz só ganhou com isso.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Raíssa. Tb já estou com muita saudade!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Chica.

Sérgio Santos disse...

Felis, a participação dela em Vale Tudo foi antológica mesmo. Ela é uma atriz completa e sua Gilda está sendo brilhantemente defendida. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bell.

Sérgio Santos disse...

A Cássia é ótima mesmo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb lembro, Thamires, foi antológica. As duas deram um show de emoção. Saudades.

Sérgio Santos disse...

Melina, a dobradinha dela com a Patrícia e tb com o Zé de Abreu foi maravilhosa. Não vejo a Gilda sendo vivida por mais ninguém. Cássia é espetacular. E tb já estou triste com o fim da novela. Ficará um vazio. b j

Sérgio Santos disse...

Gustavo, a Cássia é magnífica. E a Melissa de AEA foi lindamente defendida por ela e a parceria com o Osmar Prado foi um dos poucos acertos daquela novela ruim. E achei Porto dos Milagres mt ruim mesmo, nem aguentei acompanhar a novela, mas a Cássia de Adma foi show. E Isabel e Dulce foram outros tipos marcantes. Abçssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Amanda, eu não consigo. E é Cássia Kis Magro agora, quer dizer, não dá. Fora que ficaram meses sem saber que nome era. Tinha novela que aparecia Cássia Kiss, outra Cássia Kiss Magro e outra Cássia Kis Magro. Prefiro o original msm e tá bom.

E ela é incrível mesmo, uma camaleoa, ótima definição. bjs

Sérgio Santos disse...

Andressa, fico feliz que esteja gostando. Pois é, aproveitei o máximo que pude. Pena que agora só resta o texto final. Sentirei mta falta.

Cássia está magnífica mesmo e todas as atuações dela impressionanam. Ela emocionou nas poucas vezes que apareceu em Cobras e Lagartos, mas ela não foi valorizada. Foi um papel insignificante. bjsss

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Kellen. bjssssssss

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Marilene.

Sérgio Santos disse...

É fantástica mesmo, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Vera. Que bom que gostou! =) bjs

Sérgio Santos disse...

A novela é primorosa mesmo e sem dúvida está na galeria de grandiosas produções da Globo.

Sérgio Santos disse...

Tb já estou saudoso, Ana. E muito.

Sérgio Santos disse...

Dulce foi uma personagem incrível mesmo. E essa cena dela com a Adriana foi a mais bonita da novela. Marcou muito. Tb achei Morde e Assopra uma novela excelente. Foi um sucesso merecido.

Clau disse...

Oi Sérgio,
Que bonita essa foto dela!
Cássia Kiss abrilhanta qualquer trabalho, é talentosíssima e bem centrada em tudo que faz.
Bjs!

Sérgio Santos disse...

Essa foto ficou ótima mesmo, Clau. E Cássia é uma grande atriz. bjs

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Csssia Kiss Magro é mesmo uma grande atriz, especialmente em O Rebu, Fera Ferida, Morde & Assopra,Roque Santeiro, Paraíso, Porto dos Milagres, Amores Roubados. Sempre surpreendente.

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Elvira! Bom te ver de volta. bjs

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sergio, deixei de ver televisão por um tempo, mas estou voltando aos poucos. Daí, a razão do meu "sumiço", Beijos.

Sérgio Santos disse...

Entendi, Elvira. Bom te ver de volta. bjs

BIA disse...

Realmente Sérgio, Cássia é uma atriz completa que só engradece cada produção e leva aos colegas mais aprendizado! Grande verdade seu post, como sempre uma análise bem feita!
Ótima semana! :)
Bjs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Bia. Beijão!

Anônimo disse...

É possível rever a novela morde e assopra no bale a pena ver de nobo, novela aclamada pelo povo. Conta uma história de uma mãe enganada pelo filho. Cássia Kiss e kleber Toledo.

Anônimo disse...

Morde e Assopra, novela muito boa!
Gostariamos muito de reve-lá em Vale a pena verde novo.