segunda-feira, 8 de setembro de 2014

"Chiquititas" chega ao capítulo 300 com bons motivos para comemorar

O SBT resolveu apostar no remake de "Chiquititas" para tentar manter a audiência conquistada pelo remake de "Carrossel". E assim que estreou esta sua produção, no dia 15 de julho de 2013, ficou claro que a emissora tinha investido muito mais na nova trama e que o reconhecimento do público infantil viria mais cedo ou mais tarde. Pois acabou vindo muito cedo, se mantendo até hoje, com a novela chegando ao capítulo 300.


Na última sexta-feira (05/09), a história adaptada por Íris Abravanel e dirigida por Reynaldo Boury, alcançou a marca de 300 capítulos com todos os motivos para comemorar. Com uma média de 11 pontos, a trama consegue a vice-liderança com folga e está estabilizada na grade do SBT. Aliás, a média de dois dígitos vem sendo cobiçada pela Record há anos, sem sucesso. Suas últimas novelas não têm conseguido passar dos 6 pontos.

Mas a emissora de Silvio Santos parece ter encontrado a fórmula para um bom Ibope: apostar em produtos de qualidade para as crianças, que não tinham absolutamente nada para assistir no horário das 20h30.
"Carrossel" foi um tiro no escuro que acabou dando muito certo, organizando a empresa para uma substituta do mesmo potencial, no caso "Chiquititas"; que assim como o remake anterior, fez um imenso sucesso na década de 90, cuja lembrança permanece viva na memória do público.

E a boa fase da trama está sendo comemorada com o lançamento do DVD 'Chiquititas Vídeo Hits - volume 3', com 14 videoclipes extras da turma do orfanato que novamente conquistou as crianças. A experiência da emissora com "Carrossel", aliás, aumentou seu faturamento. Na produção anterior, como não havia certeza de nada, muitos dos produtos só foram lançados depois de um bom tempo em que a produção estava no ar. Agora, antes mesmo do novo remake ter estreado, já havia uma linha de produção em andamento, justamente para aproveitar o retorno da audiência.

Ao contrário de "Carrossel", que terminou com 310 capítulos, "Chiquititas" ficará dois anos em exibição. Ou seja, já tem sua permanência garantida até o primeiro semestre de 2015, podendo ocorrer um esticamento, caso seja necessário. E já tendo passado dos 300 capítulos colhendo ótimos frutos, não será surpresa se este prazo for alongado ainda mais; até porque a versão original foi uma das novelas mais longas da teledramaturgia brasileira: ficou no ar de 1997 a 2001 e lançou nomes como Débora Falabella, Fernanda Souza, Bruno Gagliasso, Carla Diaz, entre outros.

A atual versão tem clipes bem produzidos, uma história apropriada para a faixa-etária e bons nomes no elenco, incluindo gratas revelações, como Giovanna Grigio (Mili), Filipe Cavalcanti (Rafa) e Gabriel Santana (Mosca). Vale citar também Giovanna Gold (Carmen), Manuela do Monte (Carol), Carla Fioroni (Ernestina), João Acaiabe (Chico), Sandra Pêra (Valentina) e Valéria Sândalo (Glorinha) no time dos veteranos.

"Chiquititas" ainda ficará um bom tempo no ar e o SBT tem todos os motivos para comemorar a marca de 300 capítulos da trama, que acabou sendo a responsável pelo melhor audiência da emissora desde que começou a ser exibida, mantendo os bons índices da antecessora. E se nada mudar, o êxito da produção se perdurará até seu desfecho.

25 comentários:

Anônimo disse...

oi sergio adoro seu blog e pela primeira vez consigo comentar espero comentar mais e vc fezbuma analise perfeita sobre chiquititas

Anônimo disse...

O Sbt tem uma tradição em ser voltado pro publico infantil. Eu me lembro que na década de 80 a gente aqui em casa pegava o jornal pra ver a programação do dia nas emissoras e a da TVS(na época se chama assim) era quase 90% infantil. A gente achava engraçado: era programa do bozo, mara maravilha, chaves, etc. A noite passava novelinhas infantis. Era um canal infantil mesmo, curioso não?

Anônimo disse...

Boa noite Sérgio

Eu amei a primeira versão, e queria muito que essa versão atual conquistasse o sucesso também, o público infantil estava mesmo precisando de uma programação voltada para ele.
Espero mesmo que o Sbt continue investindo nisso, e que que mais sucessos venham, todos e principalmente os pequenos agradecem. ;-)

Boa semana

Uma Interessante Vida disse...

O SBT teve uma boa sacada ao reescrever essa novela. Boa crítica, Sérgio. bjs

Thallys Bruno Almeida disse...

Tem uma coisa que eu acho curiosa: o fôlego da Íris Abravanel em conseguir escrever histórias de mais de 300 capítulos (duas seguidas, inclusive) e uma reserva de capítulos gravados tão grande sem que isso se reflita em prejuízos na audiência. Ainda mais se a gente for levar em conta que vários globais (alguns dos veteranos, inclusive) já tiveram problemas com tramas de menos de 200.

A questão do horário das 20h30 tem um outro fator chamado contraprogramação: no caso, Chiquititas concorre com os jornais (da Glo e da Rec) em vez de diretamente com as novelas. E isso ajuda também.

Ainda bem que o SBT passou a levar essa faixa a sério depois do sucessão de Carrossel.

Anônimo disse...

SBT dando um banho na Record!

MARILENE disse...

Sergio, a criança que mora em mim cresceu (rss), mas gosto de saber que ainda há programas bem feitos voltados para a meninada. Por isso, leio com prazer suas postagens, ainda que não veja o programa ao qual se refere. Bjs.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,lembrando q ´´Chiquititas´´terminará em 2015 para ser substituída por ´´Cúmplices de um Resgate´´,que será protagonizada por Larissa Manoela, a Maria Joaquina de ´´Carrossel´´,que,aliás,lançou seu 1o CD ontem com o título´´Com Você´´,q por sinal acabei gostando e tendo ótimas impressões sobre o CD da Larissa.se vc puder tb ouça e diga se gostou ou não e faça um post relembrando´´Cúmplices de um Resgate´´.espero q me responda!!!!!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, anônimo, o SBT sempre foi mt voltado pro público infantil. É quase uma identidade da emissora.

Sérgio Santos disse...

Eu fui fã da primeira versão, Danizita. Essa não acompanho, mas merece o bom retorno do público. O SBT fez po merecer. bjsss e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

No caso da Iris acaba sendo mais fácil porque ela adapta, mas ela merece elogios por conseguir.

Sérgio Santos disse...

Record queria dar esses 11 pontos com Vitória.

Sérgio Santos disse...

A criança que estava em mim tb cresceu, Marilene. rs bjssss

Sérgio Santos disse...

Matheus, não ouvi cd da Larissa, mas ela tem tudo pra se sair bem nessa substituta de Chiquititas. Mas acho que não escreverei sobre Cúmplices de um Resgate, não. Só mesmo quando estrear a nova versão. abçs

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,sobre´´Cúmplices de um Resgate´´,a novela terá outro título,já está em fase de pré-produção e terá uma banda dentro da novela q será liderada pela Larissa,q interpretará as duas irmãs gêmeas protagonistas.

Matheus Nogueira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Matheus Nogueira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Matheus Nogueira disse...

Sérgio,vc ñ ouviu o CD da Larissa,mais vou te adiantar q tem regravações como ´´Com Você´´,de Sandy e Júnior e ´´Pra Ver se Cola´´do Trem da Alegria(essas duas músicas são dos seus tempos de criança)e músicas inéditas,como ´´Fugir Agora´´,´´Papel de Parede´´e ´´Oi,Psiu´´!!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

Matheus, eu soube que a Larissa irá protagonizar. Ela merece a oportunidade.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Nogueira disse...

Sérgio,vc acredita q a Larissa Manoela será um ídolo ´´teen´´?

Sérgio Santos disse...

Acho que pode ser sim, Matheus.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.