quinta-feira, 11 de julho de 2013

"Vídeo Show": o programa que perdeu o rumo

O telespectador, assim como qualquer crítico formado, sabe observar quando alguma novela ou programa está totalmente sem rumo. E tudo fica mais fácil quando o produto em questão não tenta nem ao menos disfarçar o quanto que está perdido. Esse é o caso do "Vídeo Show", que completou trinta anos recentemente.


O programa sofreu grandes alterações quando foi assumido por Boninho e foi se adaptando aos poucos até entrar em um período de, digamos, conforto. Porém, nos últimos meses houve uma queda de audiência, o que fez o programa sofrer novas mudanças. A principal delas foi a perda da identidade do "Novelão da Semana". O quadro, que havia sido criado para reprisar novelas muito antigas, acabou virando uma espécie de "Vale a Pena Ver de Novo", ou seja, passou a reprisar tramas recentes e que ainda estão frescas na memória do público.

O cenário foi totalmente reformado e os apresentadores passaram a ter bancadas e vários apetrechos em suas respectivas mesas. Vários convidados também passaram a marcar presença no estúdio para conceder uma pequena entrevista. Esse parecia ser o novo caminho que a atração ia seguir. Entretanto, ocorreu
uma nova reviravolta nos últimos dias: Boninho deixou a direção e Ricardo Waddington assumiu o cargo.

O resultado foi uma nova reformulação. O cenário, que havia sido praticamente reconstruído, não aparece mais. André Marques e Ana Furtado agora chamam as matérias enquanto caminham pelos estúdios da Globo abordando atores, e ainda revezam essa função com os repórteres que fazem o mesmo. A abertura também mudou, e duas vezes em menos de três semanas. A primeira tentativa foi colocar um narrador para apresentar as atrações do dia e depois passar o comando para a dupla de apresentadores enquanto a vinheta ia ao ar, porém, agora, a atração já entra no ar direto sem vinheta e maiores enrolações. Quando acaba, também não há mais as despedidas dos apresentadores. Tudo se encerra, do nada, durante uma matéria.

O lado bom dessa reestruturação foi a extinção dos comentários ensaiados de André e Ana, que não conseguiam demonstrar naturalidade nas 'brincadeiras'. Mas o lado ruim é ver e constatar o quanto que o "Vídeo Show" está sem rumo. Um cenário que havia sido totalmente mudado foi praticamente jogado no lixo, enquanto que um quadro que havia sido uma das melhores criações do programa acabou perdendo a função. E é uma pena que mesmo diante de tantas alterações, o "Novelão da Semana" continue se aproveitando de sucessos recentes para ganhar audiência. Afinal, depois da reprise oportunista de três semanas de "Avenida Brasil", reprisaram na última semana "Cheias de Charme", ambas tramas de 2012. Ainda é de se lamentar que o "Falha Nossa" continue extinto e que ainda percam tempo reapresentando quadros do "Zorra Total", como vem sendo feito há algumas semanas.

Um dos programas mais tradicionais da Globo se encontra em um período nada animador. Mudanças demais e acertos de menos. Mas, mesmo diante dessa situação, o público ainda tem motivos para acreditar na volta por cima da atração. Ricardo Waddington é um dos diretores mais competentes da emissora e tem tudo para colocar o "Vídeo Show" nos eixos. Só resta torcer para que não demore muito, afinal, um produto tão interessante quanto esse, que conquistou ao longo dos anos o carinho dos telespectadores e dos profissionais da televisão , não merece continuar do jeito que está.

49 comentários:

MARILENE disse...

No ar há tantos anos, foi o programa perdendo a audiência. Eu o via, há algum tempo. E gostava. Lendo sua apurada análise e considerando a experiência e talento do diretor atual, creio que serão realizadas mudanças satisfatórias. Bjs.

Anônimo disse...

Concordo com tudo, principalmente na parte das "brincadeiras ensaiadas", era tudo muito forçado.

Eu goste desse novo formato, abordando o famoso naturalmente e tal.

Em relação ao Novelão, super desnecessário passar novelas recentes, mas...

E sobre a nova repórter, achei um pouco forçada, sei lá. O que achou dela, Sérgio?

Bruno Marques disse...

Em dizer que o Vídeo Show já foi o meu programa favorito na Globo!!!
Na verdade sinto falta do programa dos tempos do Falabella,quando tínhamos quadros sensacionais como o Falha Nossa e o Túnel do Tempo.
Também sinto falta do Vídeo Game.Acho que o quadro fez falta ao programa.
Sei lá,na TV tudo pode acontecer,mas não vejo muito futuro pro Vídeo Show!!
Abraços Sérgio!!!

Thallys Bruno Almeida disse...

Uma pena, pelo programa que sempre foi uma espécie de vitrine de divulgação dos bastidores das novelas globais, ter se tornado isso. A reforma com a entrada do Waddington só trouxe de benéfico o fim da interação forçada entre André e Ana. Também não entendi nada terminar o programa sem se despedir.

O Novelão acabou sofrendo do mesmo mal, quando não justifica, pois há cenas suficientes de novelas antigas de sucesso perfeitas pra se usar sem ter problema com a classificação do MJ.

Espero que o Ricardo Waddington consiga acertar e tornar o programa interessante de novo. Abç!

Anônimo disse...

Tinham mesmo era que substituir a Ana Furtado por alguma pessoa com mais carisma, porque ninguém merece, ô mulherzinha forçada. O André até que se salva, agora ela... tá triste

Anônimo disse...

Já gostei mais do Video Show,hoje em dia só assisto quando vejo que irá passar alguma entrevista que me dará gosto de assistir.Amo o Falha Nossa e vivo pedindo para que o quadro volte a passar mais vezes,mais como sempre a globo pede para nós mandarmos sugestões e opiniões e raramente somos atendidos,claro,não perdi as esperanças e continuo pedindo..

Ah,a esperança é a última que morre,vamos torcer para que o Video Show dê a volta por cima.

Adoro o seu blog,parabéns Sergio!

paulo disse...

Com todo o respeito a você, Sergio, que adora a rede globo mas eu que também já fui telespectador assíduo da emissora carioca (quando a mesma prestava) posso afirmar: não é só o VS que esta perdido, a globo esta em franca decadência. Incrivel mas não consigo agradar de nada em sua grade atualmente, é um programa pior que o outro. As novelas estão cada vez piores, sei que elogiei a atual das 9 mas também já desisti dela, tem muitas coisas que me desanimam de acompanhar, nem vou me estender muito, uma pena mesmo.
Abrçs.

jhwz2011 disse...

O Quadro Falha Nossa é sensacional e quse nao passa e quando eles colocam é repetido que ja passou varias vezes, senti falta deles na epoca de Avenida Brasil e Cheias de Charme e tambem de Sangue Bom e Amor a Vida

Patricia P. Galis disse...

Faz um tempinho que perdi a paciência para ver cansei rsrsrs tem que ser renovado assim não dá...

Kalliane disse...

Concordo com você, Sérgio. O Vídeo Show realmente está mudando muito e parece não estar encontrando um rumo certo. Realmente, aqueles comentários do André e principalmente da Ana, pareciam muito artificiais. Foi uma vantagem tirá-los, mas ao mesmo tempo, ficou meio estranho ver os apresentadores fazendo a mesma função dos repórteres. Outro ponto negativo é a aparição excessiva de alguns atores, pois em um dia desses, houve atores que apareceram em três matérias no mesmo programa. Quanto ao novelão, realmente seria melhor que se reprisassem novelas mais antigas. Espero que sejam feitas mudanças e que o programa possa voltar a ser tão agradável como antes. Por fim, gostaria de parabenizar você pelo seu blog, e também dizer que sempre leio seus twitters e adoro seus comentários, principalmente com relação a Sangue Bom, minha novela preferida. Abraços.

Clau disse...

Bom dia Sérgio :)
É verdade,o Vídeo Show está perdido.
Fazia tempo que não assistia,mas ontem vi um trechinho e achei bizarro ver o André Marques ficar na porta do Projac,esperando os carros dos artistas passarem!
E o 'Falha Nossa',faz muita falta,era o que eu mais gostava nesse programa.
Bjs!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde
Sérgio
Vídeo Show... mudou muito e para pior. Como vc comentou , estava passando reprise das novelas das 8 e das 7 recentes.Vamos ver se o Ricardo Waddington faça as modificações prometidas , com mais reportagens relembrando o passado da TV, pois, para mim, ainda é um bom programa para apresentar arquivos antigos da televisão, como o Túnel do Tempo e o Novelão.
E a Ana Furtado, não tem muito carisma...sei lá!
Obrigado pelo carinho da visita
Belo final de semana
Abração

Uma Interessante Vida disse...

Que pena, Sérgio! Eu até já participei de um quadro deste programa... tem um tempinho que não vejo, mas adorava ver. ;] beijos e lindo dia.

Unknown disse...

Sergio tudo que é bom termina ruim..verdade mesmo tudo que vc disse e cada vez vai piorando, sei la esse pessoal acho que já está de saco cheio de tudo e vão perdendo o foco...começa de um jeito com bons apresentadores, quando vc ve já tem outro..eu adorava a Daniela Suzuki,bom o Falha Nossa era bom demais....Sei la quem não tem cão caça com gatinho mesmo...esperar pra ver se melhora
Bjuss
Rita!!!

Homero disse...

O programa decaiu MUITO mesmo! essa inconstância de cenários/estilos já encheu. Video Show é um programa que deveria retornar as suas raízes. Eu já tinha achado um erro quando inseriram notícias do Ego na programação, extinguiram o Falha Nossa, mudaram o Novelão da Semana, deixaram de exibir matérias típicas com várias cenas de personagens falando entre si (editadas, pra gerar a graça da coisa). Repetir Avenida Brasil e Cheias de Charme (por mais que amemos essas novelas) cansou o público (pelo menos a mim)!

Talvez nesse excesso de tentar inovações a todo custo o programa tenha se perdido. Mas ainda há conserto. Tomara que o programa consiga se redirecionar mesmo!

OBS.: Sei que é off-topic, mas apenas gostaria de comentar: só eu, ou mais alguem percebeu que nessa temporada de malhação os "adolescentes" são crianças demais? Se por um lado nas temporadas mais antigas escalavam atores de 25 anos pra fazer adolescentes, agora escalam verdadeiras crianças... Bizarro!!

A Viajante disse...

Concordo... nesse horário, geralmente estou em casa e confesso que curto mais o jornal de meio-dia, do que o que vem na sequência. Aliás, as tardes da rede globo são dedicadas a coisas insossas... risos... beijo, querido!

eder ribeiro disse...

o vídeo show perdeu a sua identidade qdo o Falabela saiu, se for extinto, não fará falta. Abçs, Sérgio.

Sérgio Santos disse...

Marilene, o programa tá totalmente perdido. Espero e torço para que o Ricardo melhore, porque, por enquanto, as mudanças dele não foram lá muito animadoras... bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não achei ela muito forçada, não. Na verdade eu acho a Dani Monteiro forçada. A única mudança positiva foi o fim daquelas brincadeirinhas forçadíssimas dos apresentadores, mas tirando isso... abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno. Até hoje o fim do Falha Nossa é um mistério. O túnel do tempo era muito bom também. Já do Vídeo Game eu não sinto falta, confesso. Enfim, vamos ver se melhora... Também tenho minhas dúvidas. Abraço!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Thallys. E o programa começa e acaba do nada, isso é muito mal colocado. Parece feito de qualquer maneira. O Novelão da Semana virou uma grande piada... Enfim. Abraços!

Sérgio Santos disse...

A Ana é mt artificial mesmo, anônimo. E tb gosto do André na apresentação e como repórter. abç

Sérgio Santos disse...

Anônimo, obrigado pelo carinho! O Falha Nossa era um dos maiores atrativos do programa e tiraram... Vai entender. As mudanças, no geral, não foram lá muito animadoras. Vamos ver no que vai dar. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Paulo, é sempre assim, quando eu critico algum programa da Globo vc aproveita pra falar mal da emissora toda. Já me acostumei.

E bem que eu sabia que o seu leve elogio em cima de Amor à Vida não duraria muito... Mas, ok, fazer o que... Abraços.

Sérgio Santos disse...

Jhwz2011, é verdade, essas novelas nem tiveram falha nossa pelo que eu sei... Quando eles exibem é erro repetido só pra fingir que o quadro continua. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Entendo seu cansaço, Patrícia. bjs

Sérgio Santos disse...

Kalliane, muito obrigado. Que bom que gosta do blog e dos tweets, fico feliz! =)

Foi bom abolirem os comentários artificias dos apresentadores, mas tirarem o cenário que havia sido reformado e ainda colocá-los como repórteres foi um erro.

O programa está totalmente sem rumo. Pena.

Ah, também gosto muito de Sangue Bom! bjão

Sérgio Santos disse...

Dá pra ver claramente o quanto que o programa tá perdido, né Clau? Pena que tenha chegado nesse ponto. bjsss

Sérgio Santos disse...

Verdade, Felis. Foram muitas mudanças e poucos acertos. Isso fica evidente a cada programa. Tomara que tomem um rumo porque tá complicado.. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Jura, Barbie? Se vc tiver o vídeo me envia! Bjsss

Sérgio Santos disse...

Rita, na verdade é Geovana Tominaga e não Dani Suzuki. rs Mas eu também gostava muito dela e não entendi porque a tiraram de lá. Era uma das melhores repórteres. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Oi Homero! Verdade, decaiu! Ao menos acabaram com aquela bobagem de site Ego, creio eu.

Também me cansou aquelas reprises de Avenida Brasil e Cheias de Charme. Aliás, eu nem quis ver.

Espero e torço para que o programa se reencontre e rápido.

Sim, tem razão. Essa temporada tem criança demais. Parece que a história foi destinada para o público infantil. Tá nítido isso. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Ju. No emu caso o jornal do meio dia é o RJTV, que é ótimo! A programação vespertina das emissoras, incluindo a Globo, não é lá essas coisas... rs bjs

Sérgio Santos disse...

Espero que não seja extinto, Eder, mas o Falabella faz falta msm. abraços.

Unknown disse...

Também percebi essa mudança: para que construir um cenário novo e depois mudar de ideia? Mas tenho gostado das chamadas iniciais para as atrações do programa.
Ana Furtado e André Marques passavam mesmo uma imagem artificial com suas brincadeiras.
O "novelão da semana", como já comentamos, erra ao reprisar sucessos atuais.
Justamente o que mais gosto é a "Memória da TV", que praticamente inexiste na atual fase.
Algumas matérias, como a de ontem, que mostrava como ficariam os atores num espelho mágico que engordasse sua silhueta, são dispensáveis.
Gosto das entrevistas com os atores, especialmente quando revelam fatos interessantes da carreira. Ou dos bastidores das atrações.
Torço para que Ricardo Waddington acerte o rumo do programa.

Sérgio Santos disse...

Elvira, isso foi o mais ridículo. Como assim? Reformaram tudo e depois jogaram no lixo! O fim daquelas brincadeirinhas forçadas foi o único ponto positivo da mudança. Tirando isso achei que tudo piorou ainda mais. Agora o programa não tem abertura e nem encerramento...

Sim, a Memória da TV foi esquecida, assim como Falha Nossa e afins...

Não vi esse quadro do espelho e pelo visto ainda bem que não vi.

Ricardo é um grande diretor e espero que coloque o programa na linha. Bjs!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho que pelo menos agora eles voltaram a tirar partido do que mais interessava a gente, pelo menos a mim, os bastidores da Rede Globo, que sempre me deixaram muito curiosa a respeito e eles mal utilizavam isso. Nao fica so babando sobre Malhacao, como teve uma epoca. Gosto daqueles passeios pelo Projac,ver os atores circulando pelos estudios, detesto aquelas reprises dos Trapalhoes e outros humoristicos.
Acredito que o "Falha Nossa" (que, sem duvida, é o melhor quadro) foi tirado de proposito, duvido que os atores gostem de ser vistos errando ou engasgando. Atores sao de um narcisismo (alguns mais que os outros) Sergio, eles fingem que nao, mais é um horror.

Sérgio Santos disse...

Francisca, acho difícil que o Falha Nossa tenha acabado por isso, até porque muitas vezes os próprias atores riem dos erros. Também gosto dos bastidores da Globo, mas vejo que muitas das mudanças foram equivocadas. Enfim, beijos.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jhwz2011 disse...

Eu quero que o ricardo promova a volta do video game sei que vc nao gosta mas queria que voltasse ao programa

Sérgio Santos disse...

Acho difícil isso acontecer. Acho que nem a Angélica quer mais. Eu adorava o quadro mas vi sinais de desgaste desde que substituíram os atores por telespectadores e ainda quando inseriram o torta na cara na atração. Ficou chato.

Vanessa disse...

Sérgio, querido,
A meu ver, o principal problema está com a apresentadora. A Ana Furtado tem carisma zero, tudo nela soa forçado. Também não curto o Bruno de Lucca. Aquele "carioquês" exagerado cansa o telespectador.
Vamos ver se, com a chegada do Waddington, a patota do Boninho perde os poderes. Aliás, será que não existe uma pesquisa que indique que o público não curte a Ana Furtado?

E vc tem td razão no comentário. É nítida a dificuldade em se encontrar um formato que agrade.

Não entendo, por ex, qual o sentindo em se dedicar metade da atração para reprisar o que se viu no dia anterior nas novelas.

Também acho demais as reportagens com o público, que na maioria das vezes diz coisas que nada acrescentam.

Eles têm um mundo incrível a ser explorado e perdem tempo com tanta pauta inútil. Olha, se passasse 100% do horário com "Falha Nossa", aposto que ninguém reclamaria. rs.

Aqui em SP, muitas vezes eles fazem chamadinhas especiais. Não sei se é apenas para esta praça, por conta do ibope, ou se é uma prática comum em outros lugares. Certo é que a Ana Furtado sempre aparece em algum horário comercial soltando: "alô, sp, te esperamos amanhã no VS..."

Olha, eu acho o "VS" tão pouco atrativo que, ultimamente, tenhoi preferido acompanhar o programa do Neto, na Band, quando almoço neste horário. rs

Beijão

jhwz2011 disse...

Eu acho que o video game perdeu um pouco a graca quando colocaram anonimos ate porque porque um dos motivos por gostar do Video Game é por ser uma forma de saber como sao essas atores da Globo porque só vemos por seus personagens e nao pelas personalidade deles mesmos, no Encontro com Fatima eles nunca falam sobre o trabalho deles só sobre assuntos que nao tem nada a ver com eles

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa! Olha, o Bruno de Lucca já saiu do programa há tempos, ainda bem. A Ana é forçada mesmo, mas apesar disso não acho que seja o maior problema atual. Há uma nítida falta de rumo e o programa parece não saber pra onde vai. Está muito mal editado e mal feito. Toda a evolução que fizeram meses atrás foi jogada fora. NO RJ eles tb faziam chamadas especiais, mas agora isso também acabou. Beijão!!!!

Sérgio Santos disse...

Exato, Jhwz. Esse foi um dos sinais que demonstraram o esgotamento dese quadro.

Anônimo disse...

Sinceramente, Eu gostava muito do video Show nos tempos do Falabella, onde o foco eram novelas mais antigas, tuneo do tempo, aberturas etc. Hoje ta um lixo, ficam buscando abordar esses cantores e artistas sem graça, ninguem merece.

Sérgio Santos disse...

E agora tem o Otaviano Costa de novo repórter... Tá difícil...

Anônimo disse...

Acho que vc deveria até fazer um novo post sobre o assunto. Pelo jeito a esperança de melhoras continua sendo apenas... esperança. Pq o Vídeo Show está cada vez pior, e o Zeca Camargo como apresentador está péssimo. O programa desandou de vez. Td bem q isso aconteceu recentemente, mas acho q ele precisa ser reformulado. Na minha opinião, o Otaviano está muito bem, poderia assumir o programa ele é bem espontâneo e simpático com o publico.