quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cláudia Netto se destaca na pele da espirituosa Guiomar em "Flor do Caribe"

"Flor do Caribe" não tem muitos personagens. É uma novela com poucos atores e isso ficou claro após a apresentação de todos os núcleos. Por causa do elenco enxuto, quase todos conseguem se destacar. Entretanto, em qualquer trama, independente do time ser grande ou pequeno, há alguns papéis que acabam brilhando mais do que outros. Isso muitas vezes se dá por causa da riqueza do papel, do bom texto, do talento do ator ou então de todo esse conjunto. E, sem fugir dessa regra, entre os destaques da atual obra de Walther Negrão está a Guiomar, vivida pela ótima Cláudia Netto.


A personagem só entrou na história após algumas semanas da novela já iniciada, porém, assim que chegou, já mostrou que seria uma das figuras mais divertidas e interessantes de "Flor do Caribe". Sempre dotada de um humor fino e extremamente ácido, Guiomar tem Dionísio (Sérgio Mamberti) e Alberto (Igor Rickli) como principais alvos de sua artilharia de frases inspiradas. O sogro e o filho foram obrigados a aceitá-la na mansão e, desde então, 'sofrem' (merecidamente) com sua língua ferina. 

Entretanto, essa mulher não se resume somente ao deboche. A perua também faz questão de demonstrar o amor que sente por Alberto, mesmo sabendo que o filho é um poço de maldade e ressentimento. A atriz já protagonizou cenas emocionantes e quase todas envolvendo o grande vilão da trama. A sequência mais
marcante até agora foi, sem dúvida, a que o filho toca seu piano compulsivamente após ser abandonado por Ester (Grazi Massafera). Igor Rickli se entregou e Cláudia impressionou ao demonstrar o sofrimento daquela mãe. 

Guiomar é uma personagem excelente e um presente para qualquer atriz. Uma mulher que já sofreu e errou muito na vida, mas que volta a enfrentar os pesadelos do passado para tentar consertar os equívocos cometidos. É um tipo que poderia ser interpretado por qualquer boa atriz conhecida do grande público. Mas, merecidamente, acabou caindo nas mãos de uma profissional talentosa e que não participa de muitas novelas.

Cláudia Netto é uma maravilhosa cantora e uma grande atriz. Consegue ser igualmente talentosa nos dois 'quesitos'. Longe da televisão desde uma rápida participação no seriado "Força-Tarefa" (2011), Cláudia tem uma longa carreira no teatro e já trabalhou em vários musicais. "O Rei e Eu", "Na Bagunça do teu Coração", "Somos Irmãs", "Company" e "Um Dia de Sol em Shangrilá" são apenas alguns deles. A atriz, inclusive, pôde exercer seu lado cantora em um show no bar de Cassiano (Henri Castelli) e Duque (Jean Pierre Noher) na atual trama das seis da Globo. Aliás, a última novela que contou com a presença dela do início ao fim foi "Negócio da China", em 2008. Coincidentemente, o autor Miguel Falabella também 'se aproveitou' do talento vocal da Cláudia e a fez cantar um pouquinho na sua trama.  Entre outras participações dela na tevê, é possível destacar as minisséries "JK" (2006) e "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor" (2010) e séries como "Sob Nova Direção" (2003), "A Diarista" (2004) e "Divã" (2011). 

Walther Negrão acertou em cheio na criação da espirituosa Guiomar e foi muito feliz ao escalar uma atriz que não é tão conhecida. Cláudia Netto está roubando a cena na pele dessa perua de bom coração e o telespectador é sempre presenteado com as sequências em que há a presença da personagem. É muito bom ver essa talentosa profissional de volta à tevê. Apesar de ter perdido o bom ritmo há algumas semanas e de não ser uma novela imperdível, "Flor do Caribe" tem muitos pontos positivos e, com certeza, a mãe de Alberto é um deles. Ponto para o autor e para a atriz. 

41 comentários:

Anônimo disse...

Olá
Sergio passei visitar seu blog
e adorei o tem. Voltarei mais vezes.
Estou seguindo
Convido vc para conhecer o meu
Um grande abraço

Uma Interessante Vida disse...

Não assisto a novela, mas pelo seu relato, ela parece está se saindo muito bem. beijos

Fernando Oliveira disse...

Ótimo Sérgio! Um artigo só para a Guiomar. Ela emociona e faz rir. É espirituosa e cheia de si. Adoro a personagem. Parabéns pelo texto.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite
Sérgio
nossa... dessa vez vc me pegou, já tinha visto o ótimo trabalho "dessa" atriz na trama, mas confesso que nem sabia o nome dela. Pelo menos, lendo sua postagem,ficarei mais atento.Nda melhor do que saber o nomes das pessoas.
Obrigado pela visita
Bom final de semana
Abraços

Anônimo disse...

tambem gosto muito da guiomar sergio.

não sei se vc já sabe cobras e lagartos acaba de ser confirmado para proxima reprise.

Cobras & Lagartos Volta dia 5 de Agosto

Cobras & Lagartos conta a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), dono da Luxus, uma loja de departamentos que vende desde joias exclusivas até aviões e carros de corrida, mas sofre de uma doença grave e tem poucos meses de vida.

Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais uma irmã trapaceira, Milu Montini (Marília Pêra) e três sobrinhos: Leona (Carolina Dieckmann), Tomás (Leonardo Miggiorin) e Bel (Mariana Ximenes), a única que merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de interesseiros. Todos tramam planos sórdidos para roubar sua fortuna.

Para conhecer as reais intenções de cada um, Omar se disfarça de faxineiro (Pereira) para observar o ninho de cobras e lagartos em que vive, sem que saibam que é ele.
No elenco, Lázaro Ramos (que recebeu o Emmy Internacional 2007 de melhor ator por sua atuação), Taís Araújo, Daniel Oliveira, Herson Capri, Ângela Vieira, Otávio Augusto, Cássia Kiss, Carmo Dalla Vecchia, Cléo Pires e muitos outros.

Cobras & Lagartos é uma novela de João Emanuel Carneiro (o mesmo autor de Avenida Brasil), com a colaboração de Antônia Pellegrino, Denise Bandeira, Vincent Villari e Márcia Prates e tem direção geral de Wolf Maya e direção de Cininha de Paula, Claudio Boeckel e Marco Rodrigo.

Cobras e Lagartos, no Vale a Pena Ver de Novo

A partir de 5 de agosto/13 estará de volta, no Vale a Pena Ver de Novo, Cobras & Lagartos, que foi exibida na faixa das 19 horas em 2006

http://www.globo.pe/noar/institucional/globo-nordeste/2013/06/06/NWS,539860,66,733,NOAR,1517-COBRAS-LAGARTOS-VALE-PENA-VER-NOVO.aspx

qual a sua analise geral da novela obrigado e abç

paulo disse...

OFF TOPIC: E Amor a Vida esta patinando no ibope, ontem voltou aos 34 pontos, pouquíssimo pros padrões globais. Também começou a aparecer um monte de personagem inútil interpretados por figurinhas como aquele ridículo Caio Castro, e o vilão Félix que era a grande atração já esta ficando caricato. E a musica tenebrosa da abertura que faz qualquer um mudar de canal.
Desculpe, não resisti Sergio.

paulo disse...

Ah, e sobre o comentário do anônimo ai de cima, que novela é essa cobras e lagartos, existiu isso?

Meg Pantaleão disse...

Dormiu de calça jeans, Paulo? hahaha desculpe, não resisti!

A Viajante disse...

Sérgio, concordo.... ela é boa atriz! Pena não estar conseguindo acompanhar a novela... beijo!

Unknown disse...

Sérgio, assino embaixo. Claudia Netto merece todos os elogios pela composição da personagem e tem feito ótimas cenas com Igor Rickli, Sérgio Mamberti e Jean-Pierre Noher. Foi bom conhecer a trajetória da atriz.

BIA disse...

Gostei de saber mais um pouco desta atriz aqui no seu blog Sérgio. Bom fim de semana!!!
Bjs :)

Milene Lima disse...

Eu também gosto muito da personagem dela, é divertida, sarcástica e o jeito como manobra o velho Dionísio é impagável.

E o Candinho, heim? Se houver sido criado pra virar o novo Tonho da Lua, fracassou, né? Tomara que algo aconteça e ele seja inserido na trama, pq até agora está sem muita importância.

Beijo, Sérgio.

Lulu on the sky disse...

Essa novela eu não assisto. :/
Big Beijos
Lulu On The Sky

Filha do Rei disse...

Também estou gostando muito:Claudia Netto está surpreendendo, quando ela apareceu achei q seria só mais uma personagem, felizmente me enganei.A Guiomar é a alma, a leveza daquela casa.
Bjs

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo texto, Sérgio. Flor do Caribe é aquela coisa, tivemos alguns capítulos e ganchos mto bons, mas quando a gente achava que ia decolar de vez, o nível cai e dá preguiça até de criticar. Mas pelo menos tem seus pontos positivos.

E um dos motivos que tenta salvá-la desse marasmo é Cláudia Netto e o senso de humor ácido de sua Guiomar. Seus duelos com Dionísio (o mítico Sérgio Mamberti) e sua relação tensa com Igor Rickli (que vem entrando nos eixos) têm sido as coisas que mais se destacam na trama. Ponto pro Walter especialmente por escalar um rosto não muito conhecido do grande público. Esperamos contar novamente com ela na TV nos próximos trabalhos. Abç!

Thallys Bruno Almeida disse...

OPS: Alberto, personagem de Igor Rickli

Clau disse...

Oi Sérgio,td bem?!
Que post ótimo,afinal fiquei conhecendo mais sobre uma grande artista.
Cláudia Netto tem um currículo maravilhoso,e eu não lembrava dela.
Em Flor do Caribe,as pouquíssimas cenas que a vi protagonizar,achei tudo de bom.(Mas eu não sabia o nome da atriz!).Ainda bem que tem vc pra me contar as coisas né?!
Bjs!

Sérgio Santos disse...

Amigo, obrigado. Seja bem-vindo. abçs

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, Barbie. bjssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Fernando. Pois é, ela merecia. A personagem é muito boa mesmo. Abraços!!!

Sérgio Santos disse...

Poucos sabem, Felis. Ela não é muito conhecida e fez poucas novelas. Por isso mesmo gostei de vê-la em um papel tão interessante e rico. Abraços.

Sérgio Santos disse...

A Guiomar é ótima, anônimo.

E, sim, eu vi que essa novela será reprisada. Achei Cobras & Lagartos excelente e mais uma trama de sucesso do João Emanuel Carneiro. Ela foi até o passaporte para levá-lo ao horário nobre.

Porém, o Vídeo Show a reprisou recentemente no Novelão da Semana. A Globo precisa tomar cuidado com esses 'descuidos'. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Sim, Paulo, Amor à Vida está com um ibope rui mesmo nesse início. Porém, bateu recorde na última segunda-feira com 38 de média e 41 de pico. Isso para uma novela recém-iniciada é um excelente resultado. Discordo sobre a novela pois a tenho achado cada vez mais interessante. Claro que um ou outro ator ruim terá e coloco Júlio Rocha nesse pacote, mas isso é inevitável.

Já a música de abertura, é fato, é péssima na voz do Daniel. Erraram ao menosprezar Maria Bethânia.

Bem, eu achei Cobras & Lagartos excelente e foi um imenso sucesso. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Meg, esse é o Paulo! Já virou um clássico aqui no blog. rs

Sérgio Santos disse...

Ju, ela é uma ótima atriz e uma grande cantora. Mas, olha, não tá perdendo muito ao não ver essa novela, não. bjs

Sérgio Santos disse...

Ela [e ótima, né Elvira? Merecia um papel como esse. Gosto das cenas irônicas dela. A atriz tá muito bem. bjssss

Sérgio Santos disse...

Bom fim de semana, Bia! bjsss

Sérgio Santos disse...

Milene, o ponto alto da personagem é justamente o embate com o Dionísio. Todas as 'brigas' são ótimas! Ela e Sério Mamberti dão show.

Esse Candinho é um mala sem função alguma. O ator tá bem, mas o papel é irrelevante. Só cuida da cabra mesmo. bjssssss

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Lulu .bjs

Sérgio Santos disse...

Verdade, Cléu. No início cheguei a achar que seria só uma rápida participação, mas a personagem acabou ficando e roubando a cena. bjssss

Sérgio Santos disse...

Olha, Thallys, tenho visto muito pouco dessa novela. É muito melhor que Araguaia e uma das melhores do Walter Negrão, mas em comparação com qualquer outra trama realmente boa perde. Classifico a novela como boazinha e só.

Cláudia está muito bem e merece o destaque. Guiomar é uma excelente personagem. O autor acertou em cheio na criação dela e na escalação da atriz. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau. Muito obrigado. Infelizmente ela é pouco conhecida mesmo. Mas tem uma carreira recheada de grandiosos desempenhos. bjs

Sofia disse...

Sérgio, concordo plenamente. Guiomar é uma das personagens mais interessante de Flor do Caribe. É muito humana, ela errou no passado mas se mostra meio que uma heroína no presente. Entre as demonstrações de amor pelo filho, as suas ironias e as suas ações heroicas ajudando o lado bom da novela, Guiomar vem-se destacado e com isso Cláudia Netto vem roubando a cena. Eu confesso que não a conhecia e estou encantada. Além de excelente atriz é também uma maravilhosa cantora. Amo o toque sofisticado e elegante que ela dá à Guiomar, uma diva.

Beijo

Bruno Marques disse...

Sérgio,que bom que você escreveu sobre a Guiomar que na minha opinião é a melhor personagem de Flor do Caribe.
Uma personagem sofrida e alegre ao mesmo tempo.
Uma mulher que ama o filho,mesmo discordando do seu comportamento.
Enfim,a personagem é ótima e Cláudia Netto tem dado um show!!!
Parabéns Sérgio!!!

Anônimo disse...

Realmente, faltam talentos na Globo como o da atriz Claudia Netto. A emissora deveria investir mais nesta atriz multi-talentosa. Ela não pode estar fora do elenco das próximas novelas de jeito nenhum.

Amanda Freire

Anônimo disse...

Concordo e assino embaixo!!!!

Claudio Veras

Sérgio Santos disse...

Sofia, ela está ótima mesmo, né? Guiomar é uma das melhores personagens da novela e a atriz mereceu esse presente. As cenas dela são sempre boas. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bruno! Ela merece todos os elogios possíveis. Está muito bem e o destaque que está tendo é merecido! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Também acho que a Globo deveria investir mais na Cláudia, Amanda. Ela é muito talentosa. beijos!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Cláudio! Abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.