segunda-feira, 20 de maio de 2013

Balacobaco chega ao fim sem escapar do fracasso

Após muitos problemas iniciais e uma discreta reação da audiência nos últimos meses, chegou ao fim "Balacobaco", novela da Rede Record. Tendo estreado com a difícil missão de recuperar o ibope perdido pela esquecível "Máscaras" (de Lauro César Muniz), um dos maiores fracassos da emissora, a trama começou errando ao apresentar cenários exagerados, caricaturas sem um pingo de graça e diálogos despreocupados com a apresentação dos personagens, deixando o telespectador totalmente perdido.


Mirando no sucesso de "Cheias de Charme", a novela estreou em outubro de 2012, apostando no exagero. Porém, não levaram em consideração que o êxito da novela da Globo não estava baseado exclusivamente nas cores fortes e nas caricaturas, e sim na criatividade da trama envolvendo a ascensão das populares 'empreguetes' e no carisma de Chayene. Ou seja, esqueceram do conteúdo e o tiro acabou saindo pela culatra: o público rejeitou a confusa história de Gisele Joras.

Como a novela não estava conseguindo elevar a audiência da emissora, houve a necessidade de algumas mudanças. A trama ficou mais focada nos núcleos principais e o foco passou a ser as vilanias de Norberto, vilão vivido por Bruno Ferrari. Alguns exageros foram diminuídos e a comédia acabou ficando
mais focada em cima dos personagens de André Mattos e Simone Spoladore. Já um equívoco que não conseguiu ser alterado foi a dupla bizarra formada por Dóris e Diva, que continuaram sem graça e exageradas. Roberta Gualda e Bárbara Borges são boas atrizes, mas não foram felizes nessa novela. Em relação ao casal protagonista, pode-se dizer que Victor Pecoraro de mocinho foi um desastre e o ator mais uma vez mostrou que não evoluiu nada na carreira, porém, Juliana Silveira fez uma boa mocinha.

Mesmo tendo sido cogitado várias vezes o encurtamento de "Balacobaco", após as mudanças feitas na história e a elevação discreta nos números de audiência, a emissora desistiu dessa ideia. Porém, como essa trama começou totalmente equivocada --- a começar pelo horário de exibição, uma vez que a história popularesca e cômica nunca foi apropriada para ser exibida depois das dez da noite ---, foi impossível corrigir todos os erros mesmo com as alterações feitas. Afinal, a novela continuava cafona e havia muita caricatura e muito exagero para pouco conteúdo. Ou seja, apesar das mudanças, a 'essência' permaneceu. O que é louvável por um lado, já que manteve a identidade do produto, e lamentável por outro, pois manteve também grande parte dos equívocos.

"Balacobaco" foi encerrada em plena segunda-feira (características das novelas da Record), tendo uma repercussão nula e adequada com o fraco desempenho da novela. A trama de Gisele Joras conseguiu fugir do pesadelo de "Máscaras" ao conseguir pelo menos índices maiores em alguns capítulos. Porém, ainda não foi dessa vez que a emissora voltou a ter dois dígitos de audiência, fato alcançado com certa facilidade na época de "Vidas em Jogo". Os seus 7 pontos de média geral (somente um ponto acima do resultado obtido pela trama de Lauro César Muniz) apenas comprovam que, apesar da melhora em comparação com os índices do seu desanimador período inicial, a novela da Record não escapou do fracasso.

6 comentários:

Ana Nery disse...

Infelizmente, fracasso previsível,sendo a opção pela caricatura uma constante nas novelas da Record. E fico lamentando o que vem por aí, já que tive o prazer de ver duas adaptações da obra de Pedro Bloch, uma com o mesmo nome D. Xepa, a outra, Lua cheia de amor, ambas tramas sensacionais exibidas pelo Globo e, apesar de gostar muito da Ângela Leal, já dar para prever mais um fiasco de cenário, figurino, direção e um pastelão exagerado, de mal gosto, demonstrado já nas chamadas. Record é isso, nem quando tem uma boa obra em mãos, consegue fazer bonito.
ps: aguardando texto sobre o nosso novo amor das nove, quero falar mal só da música de abertura, jamais poderia ser Daniel, sacanagem com a gente, e com aquela abertura tão bonita.

Thallys Bruno Almeida disse...

Nem tenho muito o que falar de Balacobaco, até porque só vi o primeiro capítulo e algumas zapeadas aleatórias. Essa conseguiu ser mais ignorada pela mídia que Guerra dos Sexos.

A Globo bobeou quando deixou escapar Juliana Silveira ainda antes da Floribella (Band), já que ela sempre se saiu bem em tudo que fez, inclusive na Record. A Bárbara Borges, que veio da mesma Malhação da Juliana, tava indo bem na Globo com papéis dramáticos do A. Silva (a lésbica de Sra do Destino e a disléxica de Duas Caras), mas só teve um papel de destaque na Record (a manicure-periguete Elvira de Bela a Feia, que rendeu a Playboy de Setembro 2009). Do que vi do Bruno Ferrari, o achei mto bem. Pecoraro nem merece ser comentado.

Nos últimos anos nem tenho tido paciência pra certas coisas da Record, por um simples motivo: arrogância de seus diretores e da turminha talifã da emissora que existe nas redes sociais. É sempre a mesma coisa: "a mídia golpista só sabe atacar a Record; a Globo só sabe copiar o que a Record cria (hahahaha); o igolpe/globope mete a mão" e coisa do tipo. Os talifãs da Record são uma das piores espécies de talifã que já vi na vida.

A Record sempre tem a chance de fazer sucesso com seus produtos, mas nos últimos tempos, não tem sabido administrar os resultados dos mesmos. Se não funcionou, corre pela grade de horário em horário. Se funcionou, tome-lhe reprise. Estratégia de programação é algo que falta à atual diretoria, uma vez que em 2006/7 haviam profissionais competentes que levaram à emissora a disputar a vice-liderança de igual pra igual com a Globo. Mas eles provavelmente não aturaram a prepotência da cúpula da Record e se mandaram.

Amanhã tem Dona Xepa e eu quero mto ver no que vai dar essa versão, já que só são três personagens da original: Xepa (Ângela Leal), Rosália (Thaís Fersoza) e Edson (Arthur Aguiar). Até mulher-fruta tem. Se o produto for bom, é torcer pra que a emissora trate com o devido respeito. Só assim, o público agradecerá por ter concorrência na TV. Abç!

Sérgio Santos disse...

Oi Ana. Olha, estou um pouco mais otimista com Dona Xepa, apesar dessa novela não ser apropriada para o horário. Já Balacobaco foi um tiro no pé e acabou sendo mais um fracasso da Record. Beijos. Bom te ver aqui!

Sérgio Santos disse...

Thallys, só tinha visto o primeiro capítulo também. Mas gravei dois capítulos nessa reta final pra poder ter algo a escrever. Confesso que dei uma boa adiantada em algumas cenas, mas deu pra ver o todo. Uma bobajada só e poucas mudanças úteis.

Não vejo nada da Record, com exceção das estreias de algumas produções. Realmente há um fanatismo desse fãs que assusta. E a conduta da emissora também não ajuda...

Vamos ver no que vai dar com Dona Xepa amanhã. abraços.

Rosa Branca disse...

Assisti a novela inteira, no inicio confesso que gostava mais, depois fui assintindo por curiosidade, para saber o que acontecia com o Norberto, o casal Isabel e Eduardo era sem graça, sem sal, sem emoção, A Thais era esperta e legal e depois virou uma chorona, Diva e Doris me agradaram do inicio ao fim, Vileta e Victor, forçou a barra demais, assim como o paiXtio dela, os sabores dos pastéis eram hilários, o casal de gays perderam a identidade, assim como a Celina que não sabia o que queria nunca... Aquele vagabundinha lá Catarina, afff só por Deus, ainda se deu bem. O final foi um fiasco, terrível.

Sérgio Santos disse...

Rosa, obrigado pelo comentário. Eu vi muito pouco, então nem tenho como comentar muito mas seu comentário mostra que vc viu tudinho mesmo. E pelo o que vc disse, foram mudanças sem sentido. Beijos.