quarta-feira, 17 de abril de 2013

Confiando no talento de Drica Moraes, Silvio de Abreu acerta ao homenagear Vale Tudo em Guerra dos Sexos

Os capítulos de "Guerra dos Sexos" exibidos na segunda (16/04) e na terça (17/04) foram recheados de acontecimentos. E tudo girou em torno da derrocada de Carolina (Bianca Bin). A vilã da história viu todas as suas armações serem descobertas e foi humilhada de todas as formas. O público finalmente pôde acompanhar a desgraça da víbora. Entretanto, o grande momento foi protagonizado por Drica Moraes, que foi a responsável por dizer um inspirado texto de Silvio de Abreu, onde o autor homenageou uma das mais marcantes cenas da teledramaturgia.


A cena em questão foi o épico embate entre Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Glória Pires) em "Vale Tudo", sucesso de 1988, onde a mãe da vilã rasga o vestido de noiva da filha em meio a um ataque de fúria. Além dessa merecida homenagem em cima de uma trama que marcou época, o autor ainda conseguiu lembrar da sua colega Glória Perez na mesma sequência.

Nieta, depois de se desesperar ao constatar por meio de Felipe (Edson Celulari) que Carolina tinha inventado uma gravidez, chega até o ateliê onde a menina experimentava o vestido de noiva e dá um escândalo. Após dizer para a filha que já sabia de tudo, a esposa de Dino (Fernando Eiras) pergunta: "E depois? Como cê ia fazer? Cê ia me comprar uma criança feito na novela?" (nesse momento Silvio faz uma
referência à trama do tráfico humano de "Salve Jorge"). Mas Carolina nega e fala que iria se jogar de uma escada pra fingir que perdeu o bebê. Escandalizada, Nieta diz: "Meu Deus, ma não me ia fazer igual a uma novela, ia me fazer igual a outra! Cê ia me fazer igual a Maria de Fátima! Mas se você ia fazer igual a ela, eu me vou fazer igual a Regina Duarte!" A partir desse momento, a personagem rasga todo o vestido da filha e lhe dá um tapa. Drica Moraes deu um banho de atuação e mostrou o quão foi acertada a escalação do autor para que ela vivesse uma dos tipos mais carismáticos de "Guerra dos Sexos". Bianca Bin também não fez feio e protagonizou um momento que marcará sua carreira. Foi sem dúvida uma das melhores cenas desse remake.

Antes mesmo dessa sequência ir ao ar, Silvio de Abreu falou sobre a homenagem que iria prestar: "Esta cena é uma grata lembrança da minha telenovela predileta. Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Braséres foram extremamente felizes ao criar esse conflito entre mãe e filha. Mais do que uma homenagem aos grandes autores que eles são, é um grande agradecimento aos três pelos momentos inesquecíveis que criaram em 'Vale Tudo'!". Silvio mais uma vez comprova ser um dos autores mais generosos desse país. O autor sempre fez questão de citar trabalhos de seus colegas (principalmente de seu grande amigo Gilberto Braga) em suas novelas e agora teve a excelente ideia de colocar essa emblemática sequência protagonizada por Regina Duarte e Glória Pires em seu remake.

E Drica Moraes, que até então havia se destacado na novela muito mais pelas suas cenas cômicas, exibiu toda a sua capacidade cênica para o drama. A atriz emocionou e transmitiu toda a dor que Nieta estava sentindo ao constatar que a filha perfeita que ela endeusava nunca havia existido. A cena teve um completo êxito devido ao conjunto de acertos que a cercaram: homenagem a uma trama que até hoje é lembrada pelos noveleiros, inspirado texto de Silvio de Abreu, direção correta de Jorge Fernando e equipe, e atuação brilhante de Drica, sendo acompanhada por uma segura Bianca Bin.

"Guerra dos Sexos" infelizmente não obteve a audiência esperada e terminará como um fracasso, porém, não há dúvida que esse remake presenteou o telespectador com grandes atuações. E pode-se dizer tranquilamente que a cena onde Silvio de Abreu homenageia "Vale Tudo" ---- protagonizada por uma talentosa e admirável Drica Moraes ---- entrou para a galeria de grandes sequências da teledramaturgia e nunca mais será apagada da memória do público.


Link para quem não viu a sequência: Nieta rasga o vestido de noiva de Carolina

41 comentários:

Natália Oliveira disse...

Sérgio...Também adorei essa cena Protagonizada pela Drica e Bianca, a primeira sempre foi uma grande atriz e a sua personagem Nieta encantou o público com o seu humor irônico e divertido, e que também arrasou no darma. Já Bianca é uma atriz nova,esforçada e que tem tudo pela frente,e como você disse ''ela não fez feio'' nessa cena que foi Épica pra Guerra Dos Sexos. Essa cena de Guerra em homenagem a novela ''vale tudo'' foi um dos acertos do Silvio pra o Remake, me arrepiei com a cena. E para finalizar,parabéns pelo texto que você fez, lhe admiro muito como crítico,adoro seus comentários e opiniões, beijão!

Andressa disse...

Essa sequencia foi maravilhosa.Drica Moraes e Bianca Bin deram show,juntamente com a direção e o texto,sensacionais!Adoro a Nieta,'me morro de rir com ela' rsrs.Drica arrasa na comedia,e com essas cenas recentes mais dramaticas,mostrou o quanto arrasa no drama tambem.
Fico muito feliz que sua volta as novelas de verdade,com uma personagem do inicio ao fim(coisa q não acontecia desde Alma Gêmea,em 2005)tenha sido com essa personagem tão deliciosa como a Nieta.É tão bom vê-la assim,ainda mais depois da terrível doença pela qual passou.Graças a Deus ela voltou firme e forte,o publico agradece!

Valquíria Novaes disse...

Poxa, nem assisti, aliás nem tenho visto tv :/
Bjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/

paulo disse...

Silvio de Abreu sempre cita a emblemática VALE TUDO em suas novelas. É a novela preferida dele e a de todo mundo que assistiu e ENTENDE de novela. Em tempos onde "atrizes" dão gritinhos pra convencer como vilã em novelinhas cheias de personagens que nada tem a ver uns com os outros, além de muitos furos é sempre bom relembrar a época em que as novelas tinham TRAMA e interpretações de fato grandiosas.
ABRÇS!

paulo disse...

Quem achou que estou me referindo a Salve Jorge, pode ser, mas principalmente Avenida Brasil(ECA), Fina Estampa...

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Bom, não vejo Guerra dos Sexos, infelizmente o remake não me pegou, vi as primeiras semanas da novela e desisti, porque vi muita coisa que não me agradava ali. Nem tenho muito o que falar da trama com um todo, seja para criticar ou elogiar, porque não vejo. Mas essa cena em questão, justamente por ter sido bastante elogiada pelos noveleiros que conheço e que assistem a novela, fiz questão de assistir na Globo.com e realmente foi uma cena grandiosa, uma bela homenagem do Sílvio aos colegas e a teledramaturgia, e um show de Drica Moraes, que por sinal foi a única personagem que me agradou lá no inicio. Bianca Bin também arrasou e nem de longe lembra sua atuação no inicio da trama. Adoro metalinguagem em novelas, acho o maior barato e Sílvio usou esse recurso com maestria ao se referir a Vale Tudo um baita novelão, que é quase uma unanimidade entre os noveleiros, do tipo de novela que não precisa entender do gênero para gostar, aliás, esse negocio de achar que quem gosta das novelas de hoje é porque não entende do assunto, esse saudosismo acompanhado da depreciação das novelas atuais para mim não está com nada, até porque cada pessoa sente uma novela á seu modo, ou seja, o que é bom para mim nem sempre vai ser bom para o outro e vice-versa, já gostei de grandes fracassos e não me considero um alienado no assunto por isso e nem tenho pretensão de ser um especialista, só quero sentar na frente da TV e acompanhar, rir, me emocionar, torcer e vibrar, se a novela me agradar vou assistir até o fim, se não, paro de assistir, simples assim ou então reclamo, digo o que não está me agradando, emito opiniões como faço aqui, para mim ver novela é isso. Não é porque fulano gosta de uma novela que eu não gostei por qualquer razão que seja, que eu vou dizer que eu entendo mais de novela do que ele, apenas sentimos a trama e temos pontos de vistas diferentes, simples assim. Voltando ao assunto principal, Motivado por essa cena, consegui assistir um capitulo inteiro ontem, e achei um bom capítulo, sobretudo pela cena em que Carolina é humilhada e linchada pelos vizinhos, adoro ver vilã se ferrar rs. Enfim, não gosto de Guerra dos Sexos, mas Sílvio merece todos os elogios por essas últimas sequencias.

Abraços

Trilhamarupiara disse...

Que legal, eu adorei a cena, ri muito qdo ela citou a Maria de Fátima, minha filha me perguntou quem é Maria de Fátima ??? rsrsr achei demais a cena sem falar que essa dai merecia uns safanões rs adoro a Drica! Abraçoss

A Viajante disse...

Ai... semestre recomeçou e junto com ele a minha impossibilidade de assistir a novelinha mais legal do momento... vou tentar ver os vídeos... adorei a postagem! Drica Moraes é show, sempre. Bj

Filha do Rei disse...

A Drica é simplesmente talentosa, divirto-me e me emociono vê-la.

Lulu on the sky disse...

Achei merecida a homenagem... Vale tudo foi a melhor novela de todos os tempos. Adoro o trabalho da Drica desde que ela fez Top Model como a empregada Cida do Alex Kundera (Cecil Thiré)
Big Beijos

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
COMO JÁ TE DISSE ANTERIORMENTE E PELA CERTEZA DE QUE AQUI POSSO SER ABSOLUTAMENTE SINCERA, REITERO MINHA OPINIÃO SOBRE ESTA NOVELA, NÃO GOSTEI, ACHEI OS ATORES MUITO CARICATOS, ENFIM NÃO ME AGRADOU DESDE O INÍCIO.
NO ENTANTO NÃO TEM COMO NÃO ADMIRARMOS ALGUNS ATORES, ENTRE ELES A DRIKA, QUE ACHO MARAVILHOSA EM QUALQUER ATUAÇÃO, SOU FÃ DE CARTEIRINHA DELA.
ABRÇS http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeita nota, Sérgio.

O que foi aquele show da Drica? Foi sensacional demais, no brilho do olhar, nos movimentos dos lábios, na expressão corporal, a revolta de Nieta era de um realismo arrepiante! E, quem diria, Bianca, que sempre critiquei, mostrou um desempenho perfeito e correspondeu à altura, e isso que ela já vinha apresentando uma certa melhora na última semana antes da cena.

E só depois que eu fui perceber a menção a Glória Perez e o tráfico humano de SJ. Valeu muito pelas atuações brilhantes e pela homenagem de Sílvio a "Vale Tudo", aos autores e também a Regina e Glória Pires. Valeu demais.

E esse brilho e versatilidade da Drica me faz desejar vê-la novamente como vilã no futuro, já que ela só interpretou uma em sua carreira (a Violante Cabral de Xica da Silva). Abçs!

Montez Oliveira disse...

Ola Sergio! Nossa tempao q nao me venho aqui.. Kkk
Eu amo vale tudo q nem tenho palavras pra descrever! É a minha novela favorita. ~~ pareo duro com avenida brasil ~~ Quando eu fiquei sabendo da homenagem quase entrei em deliro pq seria uma cena que eu amo, com a drica e sua nieta, que é minha lindinha da novela.
E nao poderia ter sido melhor! Drica arrasou e Bianca Bin idem. Sem duvidas entra no hall das melhores cenas.
É muito bom ver o silvio homenageando seus colegas. Um cara que mereceu meu respeito por fazer otimas novelas e ser tao generoso.
Enfim, amei guerra dos sexos, mas é uma pena que tenha tido tao baixa repercussao. Uma novela lindinha!
Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Natália. Foi uma grande cena, né? Também gostei muito! Silvio acertou em cheio e Drica deu um show. Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Pois é, Andressa! É ótimo ver Drica totalmente recuperada e dando show na telinha. Que bom que ela voltou justamente numa obra do Silvio de Abreu. A cena foi excelente. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Pena, Val! bjssss

Sérgio Santos disse...

Paulo, Vale Tudo merece sempre ser lembrada porque foi um marco. Silvio costuma sempre homenagear Gilberto Braga em suas obras, agora fez de uma forma mais, digamos, explícita.

Se vc colocou esse "entende" em letras garrafais para dar uma indireta pra mim, não tem problema. Não me considero um entendedor de novelas, sou apenas um telespectador que expõe aqui críticas ou elogios sobre o que acha e o que vê. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, que bom que vc viu! Foi muito bom! Silvio acertou na mosca e Drica e Bianca se entregarem na cena. Valeu a pena.

Concordo com vc e não me julgo entendedor de nada, apenas criei esse blog para escrever sobre televisão que é o que sempre gostei. E vou criticar sempre o que eu achar uma porcaria ou então o que eu não gostar por inúmeros motivos. Assim como elogiarei o produto que fizer por merecer, na minha opinião, claro.

Aliás, todo crítico de tv formado emite, sim, sua opinião. É impossível não fazer isso ainda mais em se tratando de tevê. Se um profissional do ramo pode emitir sua opinião, porque eu, que acompanho novela e tevê há tanto, tempo não posso? Acho que não escrevo tão mal, então continuo insistindo nisso. rs Abraços!

Sérgio Santos disse...

Pois é, Kellen, sua filha não acompanhou, né? Aliás, muita gente não viu a novela afinal o público também contém muitos jovens. A cena foi muito bacana. Uma grande homenagem. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Ju. Tente ver, eu postei até o link da cena. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Cléu, ela é ótima mesmo. Bom vê-la em cena brilhando. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Lulu! Foi uma merecida homenagem e ainda pudemos ver o show de Drica. Gosto dela desde sempre! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Zilani. Claro que pode. Mas a Drica é quase uma unanimidade mesmo. Difícil não gostar dela. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys! Foi um show mesmo e a cena já pode ser considerada a melhor do remake. Bianca também foi muito segura e convenceu.

Pois é, o Silvio ainda arrumou uma brecha para homenagear a Glória quando Nieta fala em comprar uma criança. Muito legal essa generosidade dele.

Além dessa vilã em Xica da Silva, a Drica também viveu uma peste em O Cravo e a Rosa, protagonizando ótimas cenas com o Carlos Vereza, e deu um banho. Mas também quero mais vilãs pra ela. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Montez! Faz tempo mesmo, hein? Interagimos mais no Twitter mesmo. Mas que bom que voltou! rs

Vale Tudo foi um marco na teledramaturgia a homenagem foi uma ótima ideia do Silvio. Também fiquei muito feliz quando soube da homenagem. Aliás, Regina e Glória aprovaram! Deram declarações no site da novela comentando.

Sou fã desse autor e acho o fracasso do remake muito injusto. Tão injusto quando o baixo ibope de Lado a Lado. Uma pena mesmo. Abraços!

Rafael Barbosa dos Santos disse...

É isso aí Sérgio =)

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Sérgio
bem...não assisto o remake, mas eu "vi" e gostei da cena...gargalhei muito quando da Maria de Fátima. Foi uma merecida homenagem. Achei demais a cena E gosto da Drica!
Obrigado!
Boa quinta feira
Abraços

Verinha disse...

Olá Sergio.
Nossa ficou muito boa esta cena. Drica Moraes deu um show de humor e interpretação. Gosto muito desta atriz em tudo que faz, tem muito talento e conquistou seu espaço.
Legal as homenagens a Vale Tudo que foi uma novela marcante.
Obrigada por sempre estar em meu cantinho. Um abraço e um belo dia.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, as cenas realmente foram bem escritas, dirigidas e interpretadas pela Drica Moraes. Bianca Bin esteve melhor do que nas sequências anteriores. Bonita a homenagem do Sílvio de Abreu aos colegas autores.
Mas "Guerra dos Sexos" não me empolgou. Salvo algumas atuações e cenas, o saldo ficou aquém do esperado, em se tratando do consagrado Silvio de Abreu. Achei o humor um tanto infantil, bobinho até, mas respeito opiniões contrárias.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Como não vejo a novela, fui lá no link indicado para ver a cena. Emocionante e muito bem trabalhada.
Admiro muito o trabalho da Drica e também a admiro como pessoa, devido à sua força e coragem no enfrentamento do câncer que a acometeu.
A homenagem foi bem válida e muito bacana.

Beijo.

Luma Rosa disse...

Não assisti! Vou procurar no tvg. Adoro o trabalho da Drica Morais. Beijus,

Aleatoriamente disse...

Estava estudando, mas a TV estava ligada, e quando vi a moça tão bonita de noiva, depois a "mãe" entrou deu uma guinada naquela cena. Interessante!

Beijinho Sèrgio

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Felis. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Verinha. Eu que agradeço! E, sim, a cena foi muito boa e a homenagem merecida. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira. As cenas ficaram muito bacanas. O Silvio sempre homenageou seus colegas em suas novelas e agora fez isso de uma forma mais explícita. Ficou muito legal.

Eu gostei muito da novela e considerei a baixa audiência injusta. O início foi conturbado, mas depois ficou ótima. Normalmente novelas das sete tem esse humor meio bobinho, nenhuma escapou disso, é do horário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Vera! Que bom que o link foi útil pra vc conseguir ver. Ótima cena, né? E melhor ainda ver a Drica 100% recuperada e dando show! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Luma, eu postei o link no final do texto. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Fernanda, obrigado pelo comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Abraços, Rafael! =)

Patricia P. Galis disse...

Eu aplaudi de pé a cena, foi formidável....esta novela vai deixar saudades, tantos talentos e melhor todos tiveram a chance de aparecer.

Sérgio Santos disse...

Foi formidável mesmo, Patrícia! Também acho que Guerra dos Sexos deixará saudades. bjssss