quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"História de Amor": uma das marcantes novelas de Manoel Carlos

Exibida entre 3 de julho de 1995 e 2 de março de 1996, "História de Amor" foi uma novela das seis marcante e mais uma grande trabalho do autor Manoel Carlos, dirigido com maestria pelo competente Ricardo Waddington. Reprisada com êxito no "Vale a Pena Ver de Novo" entre 10 de dezembro de 2001 e 28 de junho de 2002, a novela vem fazendo novamente sucesso na reprise do Canal Viva, de segunda a sábado, às 15h30.


A trama, como não poderia deixar de ser, gira em torno de Helena (Regina Duarte), uma mulher batalhadora que enfrenta a gravidez prematura de sua filha Joyce (Carla Marins), uma garota mimada, prepotente e voluntariosa, que engravida de um playboy de caráter duvidoso (Caio - Angelo Paes Leme), que a abandona sem sentir remorso. Helena é separada do pai da garota, o machista Assunção (Nuno Leal Maia), que não consegue aceitar a situação da filha.

Em meio a todos estes problemas familiares, a protagonista muito bem escrita por Maneco acaba se apaixonando e sendo correspondida pelo endocrinologista Carlos Alberto (José Mayer), homem que está prestes a se casar com Paula (Carolina Feraz),
uma patricinha arrogante e possessiva que não admite o fim do relacionamento, e cujos pais (Zuleika - Eva Wilma e Rômulo - Cláudio Corrêa e Castro) depositavam todas as esperanças neste enlace para tirar a família da decadência financeira.

Mas além de ter que enfrentar este outro problema, Helena ainda arruma outro, pois o médico é alvo da obsessão de Sheyla (Lilia Cabral), ex-mulher que nunca se esqueceu dele e usa de todas as dissimulações possíveis para tê-lo de volta, incluindo uma falsa-amizade com a protagonista. A novela também abordou com competência a questão do câncer de mama, através de Marta, personagem muito bem interpretada por Bia Nunnes. A paraplegia de Assunção, que perdeu a vontade de viver, só conseguindo recuperar a autoestima através do esporte, também foi muito bem abordada pelo autor.

Como toda novela de Manoel Carlos, o cotidiano foi o foco central, assim como as relações amorosas, como o próprio título da novela descrevia tão bem. O autor, inclusive, precisou alterar seu plano inicial, por causa do Ministério da Justiça. Isso porque Helena e Joyce disputariam o mesmo homem, no caso Carlos. Mas a relação não foi construída, se baseando, então, exclusivamente nas brigas entre mãe e filha por causa do bebê que a garota esperava de Caio. Maneco, aliás, realizou seu desejo no ano 2000, com a ótima "Laços de Família", com a relação de Camila (Carolina Dieckmann) e Helena (Vera Fischer) com Edu (Reynaldo Gianecchini). Mais recentemente também houve esta questão, na fracassada "Em Família", com Helena (Júlia Lemmertz) e Luiza (Bruna Marquezine) com Laerte (Gabriel Braga Nunes).

Entre os bons nomes do elenco desta marcante novela das seis, estão: Regina Duarte impecável de Helena, Lilia Cabral perfeita na pele de uma mulher obsessiva, Carolina Ferraz ótima com sua patricinha Paula, José Mayer em mais um grande desempenho, Carla Marins muito bem no melhor papel de sua carreira, assim como Nuno Leal Maia, Bia Nunnes, Eva Wilma, Cláudio Corrêa e Castro, Angelo Paes Leme, José de Abreu, Umberto Magnani, Ana Rosa, Rosane Gofman, Cristina Prochaska e os saudosos e extremamente talentosos Sérgio Viotti, Sebastião Vasconcelos, Marly Bueno e Yara Cortes.

"História de Amor" foi uma das melhores e mais elogiadas novelas do Manoel Carlos e seu sucesso na reprise do Canal Viva não é nada surpreendente. Uma boa e bem escrita história sempre é muito prazerosa de ser acompanhada e o público comprova isso mais uma vez, assim como ocorre com a reprise da maravilhosa "A Viagem", no mesmo canal.

71 comentários:

Filha do Rei disse...

Sérgio, amo, amo esta novela. É o meu vício de todas as tardes :)

Bjs

Anônimo disse...

Historia de Amor e A Viagem são dois claros exemplos de como a globo sabia fazer novelas e hoje nem tanto. A dobradinha do canal viva é uma delicia de assistir, e o sucesso das novelas do passado no viva fez a globo mudar todo o horário da sua programação vespertina pra não concorrer com si mesma.
Mas falando de HDA e seus motivos pra ser de fato a novela mais redondinha do Maneco, já que dizer que é a melhor vai do gosto de cada um. Tudo ali funcionou, todos os personagens são interessantes, todos os núcleos se encaixam, coisa que nas novelas seguintes do Maneco isso não acontecia. Mulheres Apaixonadas tinha vários núcleos interessantes mas não tinham relação entre si e a Helena da Chris Torloni foi fraquinha, fraquinha. Por Amor tentou repetir a dose de HDA mas nem passou perto. A reprise dela no viva mostrou isso, era meio enfadonha e de novo os núcleos eram soltos. Laços de família era ótima também mas Vera Fisher não é uma unanimidade, sua postura robótica e sua voz rouca não passam a leveza e o carisma de uma Helena da Regina Duarte. Sem contar que nessa novela começaram os exageros do Manoel Carlos que se repetiriam em Paginas da Vida, Viver a Vida e na horrenda Em Familia.
Historia de Amor é crível, é leve e dinâmica ao mesmo tempo. Não tem polemicas desnecessárias, núcleos soltos e personagens vazios. Como já disse é redondinha. Um primor de novela. Tanto que a partir dela o Maneco tentou repetir a formula: Helena é uma mãe que se sacrifica pela filha chata e problemática.
As musicas de 1995 na novela são ótimas, internacionais principalmente. A abertura é simples e bonita. Enfim, todos os elementos que faziam a pena a gente sentar no sofá e assistir com prazer uma boa novela.

Trilhamarupiara disse...

Ola amigo... nossa esses diaz vi um capitulo no VIVA e percebi o qto minha memória é ruim nao lembrava de nada, sei q assisti e não conseguia lembrar das histórias affff rsrs Abraços

Trilhamarupiara disse...

Dias com s pelamor... to celular kkk

luna disse...

sérgio vc vai me perdoar mas ñ curti ''Por Amor'' nao.. pelo menos na reprise do VIVA. Laços, Mulheres e História são melhores. Falando de História, é uma novela enxutinha, com poucos personagens, tudo interligado, um elenco ótimo. Mas pra mim, o destaque claro foi de Lilia Cabral como a vilã Sheila, mulher recalcadíssima. Amo tb a Yara Cortes, Carla Marins (apesar da personagem ser detestável), Carolina Ferraz, Eva Wilma, Cláudio Correa... Um elenco muito bom.
bjs

Anônimo disse...

Zamenza, tô adorando saber que vc ta curtindo a fazenda 7, é um reality que melhora a cada edição, ao contrario daquele decadente da globo. Só deixa de recalque com comentários bobos e curte o programa.

MARILENE disse...

Um grande elenco, interpretações dignas de aplausos, uma novela cujo sucesso, nas reprises, é plenamente justificado. Gostei de poder relembrá-la, através de sua bem escrita postagem, Sergio. Bjs.

Anônimo disse...

Ainda bem que a historia da Joyce roubar o namorado da própria mãe não foi adiante, detesto essas baixarias que o autor colocou nas suas novelas seguintes. Esse é o segredo de Historia de Amor: sem polemicas desnecessárias.

Bell disse...

Eu prefiro essas novelas mais antigas do que as atuais.

Melina disse...

Sérgio, não estou revendo mas gostei muito dessa novela do Maneco. Era a fase de ouro dele, bem diferente da época que começou a se perder com novelas ruins. Acho Laços de Família a melhor novela dele. Mas essa foi uma das mais marcantes mesmo. Um beijo.

Unknown disse...

Sérgio eu assiste essa novela quando foi reprisada no vale a pena ver de novo, e era uma novela maravilhosa. Manoel carlos sabia prender o público com temas que faziam parte da vida de muita gente. As novelas que ele já fez estão entre as minhas favoritas como: Laços de Familia e Mulheres Apaixonas. Infelizmente na novela Em famlia ele não foi bem nem parecia novela do Maneco. A globo deveria reprisar novelas mais antigas. beijos

Anônimo disse...

Essa novela é elogiada pq ficou na memória afetiva. Quem vê diariamente no Viva percebe como tinha enrolação e cenas inúteis.

Anônimo disse...

Errado, anônimo, Historia de Amor consegue ser leve e dinâmica ao mesmo tempo. Assisto diariamente e posso garantir que não se tem a sensação de barriga ou enrolação como as demais novelas do Maneco ou mesmo de outros autores.

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Eu não lembrava muito bem da trama,
foi bom recordar.
'História de amor' foi uma novela que eu gostei.
Eu nunca tenho paciência pra acompanhar uma história que demora uns 8 meses pra acabar, mas quando a trama é boa, pelo menos de vez em quando, vale a pena assistir.
Bjs!

Paty Michele disse...

Sérgio, eu não vi essa novela, mas minha mãe está vendo de novo. ela ama a programação do Viva.
rsrs

Tô passando rapidinho pra dar um OI e dizer que meu blog não morreu. Ando sumida pq meu tempo agora é todo da minha menina.

beijo.

Sérgio Santos disse...

Não tenho visto, Cléu, mas achei ótima tb. bjs

Sérgio Santos disse...

História de Amor e A Viagem são duas excelentes novelas, anônimo. Concordo com vc. Mas vc se equivocou, a Globo não alterou a grade por causa do Viva, na verdade foi o contrário. Depois que ela inverteu o horário do Vale a Pena Ver de Novo com a Sessão da Tarde o próprio Viva resolveu mexer, colocando uma novela no horário onde era o antigo VAPVDN. Até pq o canal é da Globosat.

Eu achei essa novela excelente e está na lista das melhores das seis, mas quanto a melhor vai de gosto mesmo. Achei Laços de Família e Mulheres Apaixonadas as melhores empatadas. E não achei Por Amor enfadonha não, achei ótima. Mas a trilha de HdA é ótima mesmo, o elenco, personagens, enfim. A abertura tb era boa demais.

Sérgio Santos disse...

Eu não tenho acompanhado, Kellen, mas me lembro bastante da novela. rs Beijão.

Sérgio Santos disse...

Te perdoo, Luna. =) Mas eu tb achei Laços e Mulheres mt melhores. Nossa, que saudades eu tenho da Yara Cortes. E o elenco era mt bom e enxuto mesmo. A Lilia fez uma Sheila detestável mesmo e estava perfeita. Ali que ela caiu nas graças do Maneco, aliás. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu tenho comentado mesmo, mas para com isso de 'recalque' pq esse argumento é constrangedor. E o que vc achou da polícia invadindo a Fazenda pra prender o tal Roy? Vc fez parte do grupo que criticou a invasão da polícia no BBB? Se sim queimou a língua, hein.

Sérgio Santos disse...

Que bom que gostou, Marilene. bjssss

Sérgio Santos disse...

Eu não considero isso baixaria, anônimo, é só uma trama. A de Laços de Familia foi mt envolvente, mas a de Em Família foi absurda e ridícula.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Bell. bjs

Sérgio Santos disse...

Melina, ele estava numa fase de ouro mesmo. E tb gostei mt dessa novela, foi marcante. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Juliana, tb vi no Vale a Pena Ver de Novo e foi boa demais. Era mt boa de se acompanhar. Em Família realmente foi péssima e nem se compara com as boas tramas dele. bjssss

Sérgio Santos disse...

Eu não tenho visto, anônimo, mas discordo de vc pq já vi e achei a trama ótima.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Clau, e que bom que gostou de relembrar. bjssss

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Paty, dê um beijo especial pra Amora e pro Bento! Bjsssss

Alexandra disse...

obg pelo post sérgio! Adoro essa novela, aliás amo. É tanta atuação boa: Regina Duarte, Yara Cortes, José Mayer, Carolina Ferraz, Eva Wilma, Cláudio Correa e Castro, Bia Nunnes, Claúdia Mauro, Nuno Leal Maia, Carla Marins, Ana Rosa... Mas o grande destaque mesmo é da Lilia Cabral! foi ali que sua carreira deslanchou. E como disse o Anônimo, cenas inúteis? rs. Cenas cotidianas, e lindas. Esse deve ser fã de Geração Brasil... Risos. Beijos

yara disse...

Adoro essa novela, sérgio. Acompanho no VIVA diariamente. As cenas com a Helena me fascinam. Acho que a Regina nem ensaiar precisava. Eram cenas tão leves e cotidianas. Gosto mt da personagem da Lilia, mesmo a Sheila sendo recalcadérrima... Destaque tb para a Ana Rosa, Yara Cortes (saudosa), Eva Wilma, Carolina Ferraz... Beijos.

Lulu on the sky disse...

Adoro essa novela. Aliás o Claudio Lins que faz o Bruno e a Cristine Fernandes estrearam nessa novela.

Gosto dos ensinamentos da Yara Cortes como a sábia Olga que fica para a vida toda:
"Você pode se ajoelhar diante de uma mulher, porém jamais rasteje. "
big beijos

Gabriela disse...

legal o post! Gosto dessa novela e acho bem superior a ''Felicidade''. Mas ''Por Amor'' e ''Laços de Família'' continuam sendo minhas favoritas do autor. Pena ter encerrado a carreira de forma tão trágica.

Marcelo disse...

LILIA CABRAL pra mim foi o destaque absoluto da novela, a Sheyla foi um dos seus primeiros papeis de destaque. Em alguns momentos a personagem lembra a Marta de ''Páginas da Vida'', do mesmo autor e interpretada pela mesma atriz. É tanta amargura da Sheyla, rsrs. E a novela está prevista p/ acabar em 08/11, não me conformo que ela vai dar lugar aquelas chatices de ''Tropicaliente''! Se viesse ''Fera Radical'' ou ''Brega e Chique'', rs. Abraços

Anônimo disse...

Discordo de alguns comentários aqui que a carreira da Lilia Cabral deslanchou a partir de HDA. Sua Sheila é ótima mas sua carreira já vem de grandes personagens desde sua estreia como aquela perua fútil e engraçada em "Corpo a Corpo" do Gilberto Braga, a dona Amorzinho de Tieta, a Aldeide Candeias de Vale Tudo...

Anônimo disse...

Já que teve um comentário falando de Fazenda, a roça do Roy foi cancelada e voltaram com o cara pra dentro da casa. E quem perdeu tempo votando? Quem gastou grana com sms? Depois é o BBB que é manipulado e não tem credibilidade...

Douglas disse...

Não sei se foi de propósito mas vc escreveu Helena Duarte ao invés de Regina Duarte hehe...
Quanto a História de Amor, acompanho de madrugada, esperando A Viagem, e é uma trama gostosa de assistir, mas nesse tempo já dava pra perceber que as novelas do Maneco são lentas mesmo.
Mas ao contrário de Em Família essa é super bem amarrada. Ninguém sobra.
Vlw, Sérgio! Continue de olhos nos detalhes, no blog e no Twitter... E eu continuarei acompanhando sempre. Abraço.

Anônimo disse...

Ué, anônimo, mas o cancelamento da roça foi um imprevisto. Enquanto não se sabia o desfecho do caso a votação foi cancelada mas já se sabe que a eliminação sera na segunda. No caso do BBB a avacalhação é total e programada. É participante que sai da casa pra desfilar no carnaval, é participante eliminado e depois volta pro programa, é gente que entra no meio do jogo sem nenhum motivo só pra tentar aumentar o ibope...

Anônimo disse...

Sem contar que a escolha dos participantes do BBB é claramente uma grande mentira, de anônimos mesmo é um ou outro. Lembram do Alemão confessando sem querer pra um paparazzi a farsa? E o pior: não tem auditoria nos paredões, ao contrario da Fazenda. Mas pra uma emissora que já ate montou uma farsa pra favorecer um certo candidato num debate, que esta envolvida no escândalo da CBF, e outras coisas mais pode se esperar tudo.

Anônimo disse...

e só pra encerrar não sou da igreja Universal, odeio o Edir Macedo. Mas a Record é uma coisa e a igreja é outra. A Globo tem mais sujeira debaixo dos seus tapetes que ela, podem acreditar.

Gustavo Nogueira disse...

Não assisti a essa novela, Sérgio, mas vi uns vídeos da Joyce no youtube, em que ela maltratava a Helena(expulsando a mãe de seu apartamento e a trancando do lado de fora) e que garota era aquela?Muito cretina e ingrata com a mãe e além disso muito mimada.Considero ela pior filha da Helena, superando a Eduarda de Por Amor e a Camila de Laços de Família e acho até que supera a Luiza de Em Família no quesito chatice e insuportabilidade(apesar dela se envolver com o cara que matou seu pai, ela não fez essas crueldades com a Helena, como a Joyce fez).

Gustavo Nogueira disse...

Correção: com o cara que tentou matar seu pai

Anônimo disse...

Como é??????? A Record é uma coisa e a Universal é outra? HAHAHAHAHAHAHA A Record é sustentada pela grana do bandido do Edir e entopem a programação noturna com aquele constrangedor Fala que eu te escuto que é um engana trouxa que corrompe evangélicos idiotas. A Roça tem auditoria??? Não tô falando de votação, to falando das manipulações descaradas. Vai ter eliminação na segunda? E DAÍ? Cancelaram a roca e quem gastou dinheiro votando foi feito de burro. Mas a eliminação foi cancelada e o fazendeiro continuou. ONDE TÁ A LÓGICA? Continuou pq o cara é polêmico e arruma briga e o diretor não quer eliminá-lo tão cedo. Mas tem cego pra tudo. Quem gosta dessa fazenda não tem UM PINGO de moral pra falar de BBB. UM PINGO!

Anônimo disse...

Numa coisa eu concordo com você anônimo: eu não gasto meu dinheiro, centavos sequer, votando na fazenda. Sabe por que? Porque tem a opção de votar no site do R7, de graça! E SMS é praticamente gratuito também. Não tem ligaçõe$ telefônica$ como no BBB, ali sim é arrecadado muita, mas muita grana mesmo pros cofres da globo. E engraçado que o premio é menor que o da fazenda, pra onde vai esse dinheiro todo hein?????

Neyde disse...

Exclua esses comentários de A Fazenda e BBB, por favor..

Quanto a novela, adoro, simples e romântica como o horário pede. E as 18h não é necessariamente horário de novelas ágeis. A maioria é calminha mesmo. Amo a Regina na novela, acho que ela fez a melhor Helena. E a Joyce é uma garota insuportável mesmo, haha. Abraços

Anônimo disse...

Não vejo no VIVA, mas qd me vem a mente lembro de como a Joyce era horrível! Tenho ódio dessa atriz até hoje. Haha. Adoro a Sheila e Zu, melhores personagens da novela. E hoje A Vida da Gente completou 3 anos! sdds desse novelão lindo!

Anônimo disse...

Historia de Amor é a melhor novela do Manoel Carlos: melhor Helena de todas, trama mais bem amarrada, filha da Helena mais lembrada e odiada de todas, todos os personagens tem sua importância na historia, todos os núcleos se completam, trilha marcante, direção agil, texto excelente, nota final 10 com louvor. Todas as outras novelas dele tem falhas mas essa é perfeita.

Anônimo disse...

Nossa, alguém ai falou que o roy continuou na fazenda porque é polemico e arruma briga com todo mundo? Isso prova que tem gente que nem assiste e já critica baseado em suposições. O Roy ate agora se mostrou um dos mais quietos dentro da casa e não faz barracos, só foi provocado pelo Diego Cristo, esse sim é barraqueiro.

Anônimo disse...

Tem um jornalista do UOL dizendo que o ibope não subiu com a prisão do Roy porque a edição da fazenda não explorou o assunto no programa de ontem. Oras, se a record tivesse mostrado a prisão dele e toda a repercussão iam chover criticas, esse povo viu.

Anônimo disse...

Eu falei que o DIEGO continuou fazendeiro mesmo com a roça cancelada porque o diretor gosta desse cara que arruma briga com todo mundo. Difícil a interpretação de texto aqui. E tb tem a opção de votar de graça no BBB na globo.com. Seu argumento não serviu pra nada.

Anônimo disse...

Na fazenda NÃO tem votação por telefone, no bbb tem e eles arrecadam muito dinheiro com isso. O povo mais pobre e ignorante liga varias vezes pra lá. Lá em casa mesmo logo nos primeiros bbb a conta da minha casa veio astronômica, descobrimos depois que a empregada ligava direto qdo não tinha ninguém em casa.

Anônimo disse...

E outra, o Diego arruma confusão sendo fazendeiro ou não, nada a ver seu comentário. Ele não estava na roça e não corria o risco de sair, oras.

Anônimo disse...

Como ele não estava na roça? Ele só se salvou pq ganhou aquela prova armada justamente pra ele ganhar. Ele foi votado por um monte de gente. Eu que vejo pouco a fazenda e vc que diz bobagem.

Anônimo disse...

Você é bobo ou se faz. O fazendeiro se livra da roça através da prova, ele ganhou e saiu da roça, não corria mais o risco de ser eliminado. O cancelamento da roça não afetou em nada a presença dele na Fazenda. Você já ta mudando o rumo da conversa.

Sérgio Santos disse...

De nada, Alexandra. Foi uma ótima novela mesmo. Mas a Lilia já tinha feito outras ótimas participações antes. Ela caiu nas graças do Maneco nessa novela, mas a Amorzinho de Tieta foi genial. bj

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente com vc, Yara. bjs

Sérgio Santos disse...

Muitas saudades da Yara, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Gabriela, minhas preferidas são Laços de Familia e Mulheres Apaixonadas, logo seguidas de Por Amor e História de Amor. Pois é, ele fechou o ciclo de forma triste. bj

Sérgio Santos disse...

Marcelo, não vejo semelhanças entre a Sheyla e a Marta, não. A não ser o imenso talento da Lilia. E essa personagem cresceu graças ao talento dela, que entrou pra panelinha do Maneco nessa trama. Grande novela mesmo. Eu até que gostei de Tropicaliente, mas nada de incrível. abçs

Sérgio Santos disse...

Dessas destaco a Amorzinho, anônimo. Lilia e Rosane Gofman fizeram uma dupla memorável.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anônimo, quem perdeu tempo votando foi feito de palhaço. E a Record ainda pagou a fiança do infeliz pra enfiá-lo de volta. Se quiseram tirá-lo da cadeia, que mantivessem a votação. Tá uma chuva de reclamações no Twitter, mas não me surpreende.

Sérgio Santos disse...

Douglas, não foi de propósito não. Já corrigi, obrigado. rs

Foi uma novela bem gostosa mesmo e obrigado por acompanhar o blog e o twitter. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, há seleção por vídeo e por olheiros. Mas o perfil é sempre o msm, gostosa, malhado, nerd, etc. Só que já deu pra ver que vc odeia a Globo e ama a Record. Ok, gosto é gosto.

Sérgio Santos disse...

Gustavo, eu acho a Luiza a pior foi foi porcamente construída e a situação era mt absurda. Fora seu grau de insuportabilidade. Mas Joyce tb foi péssima, embora Carla tenha dado um show. As filhas das Helenas são sempre detestáveis. Foi uma boa novela. abçs

Sérgio Santos disse...

Neyde, eu adorei a novela. Foi mt bem escrita e marcou mesmo. Nossa, a Joyce era uma desgraça. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Anônimo, fiz uma homenagem a A Vida da Gente no Twitter e na página do blog no Facebook, espero que tenha visto. Foi uma novela impecável e deixou saudade. Que trama envolvente e bonita.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não acho a melhor, mas gostei mt e concordo com seus elogios. Abçsss

Sérgio Santos disse...

O ibope não subiu pq a audiência dessa temporada de A Fazenda está péssima, anônimo. E claro que a direção tratou essa prisão como normalidade, depois de ter criticado tanto a polícia no BBB, estaria queimando a própria língua se tratasse como algo polêmico. Mas no BBB ao menos ninguém foi pra cadeia, ao contrário de agora. O mundo dá voltas.

Anônimo disse...

Como poderia continuar a votação, galera, se o cara estava na delegacia e FORA da Fazenda? Isso foi um acontecimento imprevisto, não teria logica o povo continuar votando num participante que talvez nem voltasse pro jogo. Não entenderam ainda ou vou ter que desenhar? E não se preocupem porque como já disse ao contrario do bbb na fazenda não gasta $$$$ pra votar, portanto ninguém foi lesado. Agora eu gostaria de saber se no bbb deixar o participante sair da casa pra desfilar no CARNAVAL(!!!) e ter contato com milhares de pessoas e depois voltar pro confinamento é ético? E aquele bbb onde um participante que já tinha sido eliminado voltou pra dentro da casa? E pior, teve o caso daquele caubói louco que do nada a globo colocou na METADE do programa só pra levantar o ibope, sendo que um novo participante só deve entrar se outro pedir pra sair mas nesse caso passaram por cima de todas as regras só pra tentar levantar o ibope, RIDICULO! E só mais uma coisinha, o dinheiro arrecadado com as ligações telefônicas no bbb é uma fortuna, pra onde vai esse dinheiro? O premio do bbb é menor que o da fazenda que nem arrecada por telefone. Mas nem auditoria o bbb tem... Estranho, não?

Patricia P. Galis disse...

Estou vendo o reprise no canal viva e amando , novela linda. Com certeza como disse uma das melhores tramas do Manoel Carlos

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Patrícia. bjsssss

Anônimo disse...

Por onde vc assisti? Capítulos completos?