sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Marco Nanini e Marieta Severo: uma dupla de talento

Eles têm uma amizade de 41 anos, são grandes atores, têm diversas peças de teatro, filmes e novelas no currículo, e ambos terminam em 2014 uma parceria iniciada em 2001 na série "A Grande Família". Marco Nanini e Marieta Severo são duas figuras queridas pelo público e amplamente elogiadas pela crítica. É sempre um prazer vê-los em cena, juntos ou separados. Portanto, não há dúvidas de que eles formam uma dupla que transborda talento.


Marco Nanini é um dos grandes atores do país e Marieta Severo uma das mais respeitadas atrizes brasileiras. Os dois, além de terem esta qualidade em comum, também são apaixonados pelo mundo das artes dramáticas. Os dois são multifacetados e investem muito no teatro. Ele é diretor teatral, dramaturgo, produtor teatral e fundou o Galpão Gamboa (junto com Fernando Libonati) ---- instituição que trabalha com inserção social através de distribuição de ingressos para espetáculos e contratação de jovens para área de figurino, cenografia e afins ----, enquanto que ela criou o Teatro Poeira, em parceria com sua grande amiga Andreia Beltrão.

Nanini atuou em mais de 35 peças teatrais e tem mais de 20 filmes no currículo. Marieta tem mais de 25 peças e mais de 30 filmes. Na televisão, ambos também têm uma carreira extensa. São muitas novelas e vários personagens bem interpretados.
O ator estreou em "O Cafona" (1971) e a atriz em "O Sheik de Agadir" (1966). A partir de então, foram várias participações em diversos folhetins. Toda produção que contava com a presença de qualquer um deles já ganhava um atrativo a mais, afinal, contar com um grande nome ajuda qualquer obra.

Coincidentemente, antes de iniciarem a parceria em "A Grande Família", se destacaram nas últimas novelas que participaram. Ele interpretou o desmemoriado Otávio Montana, em "Andando nas Nuvens", ótima novela das sete escrita por Antônio Calmon. Já ela brilhou absoluta na pele da esnobe Alma, em "Laços de Família", grande produção de Manoel Carlos, em estado de graça. Após estes dois excelentes trabalhos, os amigos se fixaram na série de humor que começou em 2001 e acabou permanecendo no ar até 2014.

E claro que colocar estes dois juntos em cena não teria como dar errado. Lineu e Nenê conquistaram os telespectadores desde o início e o casal, que se ama apesar dos problemas da família muito unida e muito ouriçada, é um dos pontos altos desta série tão longeva. Os personagens são muito bem escritos e os atores os interpretam com maestria. Nanini e Marieta dominam o drama e a comédia com competência e conseguem emocionar e divertir com a mesma facilidade. Talento não falta.

Com o fim de "A Grande Família", os atores poderão voltar às novelas e minisséries, o que será outro grande presente para o público. Afinal, foram 13 anos (tempo de duração do seriado) afastados e, embora tenham brilhado durante todo este período, fazem muita falta nos folhetins e precisam também de novos papéis, com novas personalidades e características. O ciclo na série já foi cumprido com louvor e o fechamento deste longo trabalho ocasionará imediatamente a abertura de outros.

Marco Nanini e Marieta Severo são excelentes profissionais e grandes pessoas. Esta dupla de talento construiu uma respeitada carreira na televisão, no teatro e no cinema, e conquistou o reconhecimento do público e da crítica ao longo de tantos anos de trabalho. Em 2014, um longevo ciclo vivido pelos amigos será encerrado. Mas nada de tristeza. Que venham mais desafios e novos personagens! Eles e os fãs merecem.

40 comentários:

Fernanda disse...

Merecida homenagem a esses dois grandes atores. Não sabia que o Nanini tinha um galpão, só sabia do teatro da Marieta. Legal! E também quero eles em novelas com outros personagens. Já chega de A Grande Família.

Thallys Bruno Almeida disse...

Faz uns 5 anos que Nanini e Severo tão merecendo pra já voltar numa novela. E mesmo assim eles encarnaram outros personagens tão bem em outros projetos que provam que mesmo interpretando um tipo forte por mais de dez anos eles mantêm o talento e a versatilidade de uma forma maravilhosa. Dela, eu destaco, no cinema, a Carolina de A Dona da História e a mãe de Cazuza no filme biográfico dele. Do Nanini, destaco o cangaceiro Severino de O Auto da Compadecida, o Odorico de O Bem Amado 2010 e principalmente o Frederico Evandro de Lisbela e o Prisioneiro - meu personagem de cinema preferido dele. Hilário, dono de tiradas divertidíssimas mesmo sendo um vilão e dono de uma sensacional parceria com o Selton.

O lado bom de AGF acabar é permitir a volta deles às novelas, mas acredito que isso ainda vai demorar um pouco, provavelmente a Globo vai querer descansar a imagem deles.

Anônimo disse...

Eles são ótimos atores e grandes figuras públicas!

Arthur Silva disse...

Dois grandes atores! E chega de A Grande Família! Agora que venham novos personagens! Saudade da Alma de Laços de Família!

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, são dois grandes talentos e a sua postagem foi muito merecida e apropriada já que A Grande Família acaba de vez mês que vem. Marieta e Marco são dois atores completos e eu os admiro muito. Já enjoei de A Grande Família há muito tempo mas eles são os grandes destaques da série. Lembro muito bem dos últimos papéis deles ante de migrarem pra série. Em Andando nas Nuvens uma falha nossa dele com Debora Bloch virou um clássico do Vídeo Show. E Marieta como Alma foi maravilhosa. Aquela mulher rica e pedante foi muito bem interpretada. Que venham outros papéis desafiadores para eles com o fim desse seriado de 14 anos! Bom final de semana pra você!

cantinhovirtualdarita disse...

Bom dia Serginho querido
Esses dois formam mesmo o casal
do século, combinação perfeita e
que bom saber sempre boas coias por aqui

Bom final de semana!!

└──●► *Rita!!

chica disse...

Essa dupla é maravilhosa e tomara mais e mais trabalhos juntos possamos ver! abração,chica e lindo fds!

Bell disse...

Adoro eles.

Um lindo fds pra vc =)

Bell disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Merecida homenagem a esses dois valetes das belas artes.

Me surpreendo com a versatilidade e os desdobramentos de Nanini e Severo, mesmo após treze anos num mesmo papel. E torço para vê-los logo em outras produções. A Grande Família teve seus anos de brilho, mas agora já está com a imagem cansada. O humorístico há muito se perdeu. E a reta final da série descambou para o lado emocional, desviando-se da proposta original.

Mas com o final que está por vir, não só esses dois grandes atores, mas todos os outros que participaram da produção podem se libertar desses personagens e partir para outros.

Um recomeço.

TITO

Anônimo disse...

é honesto reconhecer que na mesma "Império" já se verificam interpretações precisas. Atores que dominaram completamente os seus personagens.

Drica Moraes, Lilia Cabral, Leandra Leal e Alexandre Nero, entre outros, na fase atual, como foram Adriana Birolli, Vanessa Giácomo, Marjorie Estiano e Chay Suede no começo.

Flavio Ricco, critico de peso, respeitado, vota em premios importantes!
Os haters se cortam, Adriana Birolli destaca e vindo antes da Apagada Estiano!
Vcs vão ter que me engolir by Zagallo

Anônimo disse...

Está caricata e exagerada demais a composição do jornalista Téo, interpretado pelo Paulo Betti em "Império". Nem no teatro de revista de antigamente se chegaria a tanto.

E até para o "Zorra Total" passaria como alguém que não existe. Já disse e repito: está carregando demais na tinta. É um descuido também ou principalmente da equipe do diretor Rogério Gomes.

Em compensação, é honesto reconhecer que na mesma "Império" já se verificam interpretações precisas. Atores que dominaram completamente os seus personagens.

Drica Moraes, Lilia Cabral, Leandra Leal e Alexandre Nero, entre outros, na fase atual, como foram Adriana Birolli, Vanessa Giácomo, Marjorie Estiano e Chay Suede no começo.

http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2014/08/08/erro-no-personagem-do-paulo-betti-tambem-e-da-direcao-de-imperio.htm

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Capaz da Birolli sair de Império premiada e a Marjorie não! Quero só ver, Amanda vem aí...

Anônimo disse...

Agora além do talifã panaca da Fernanda Vasconcellos esse blog é infestado por um talifã da Adriana Birolli. O fim do mundo se aproxima!

Vinícius disse...

São dois grandes atores mas que ficaram tempo demais longe das novelas por causa da grande família. Ainda bem que esse ano acaba. Mas seria bom eles descansarem a imagem antes de uma volta.

Flávia disse...

Adoro eles, Sérgio. Ótima postagem! E são gênios no drama ou na comédia! Bjk

OX disse...

São atores extraordinários, Sérgio. Os admiro muito e com o fim de A Grande Família abrirá um novo ciclo para eles. Com certeza não faltarão convites para eles atuarem em novelas. Mas eu acho difícil que ocorra o mesmo com Lucio Mauro Filho, Pedro Cardoso e Guta Stresser que penarão pra se livrarem dos personagens. Abraço e bom domingo!

Pérola disse...

Recordo-me dela das novelas.

Dele não estou a ver.

Gosto de bons actores.

Beijinhos

Filha do Rei disse...

Sérgio, eles merecem aplausos,aplausos.Tenha uma abençoada semana!Bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda. Eles merecem mesmo.

Sérgio Santos disse...

Os dois têm uma galeria de grandes personagens, Thallys, e merecem voltar às novelas o quanto antes. Mas honraram o protagonista de A Grande Família com maestria.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anônimo.

Sérgio Santos disse...

A Alma foi uma grande personagem e Marieta deu show, Arthur. Saudades msm.

Sérgio Santos disse...

Andressa, eu tb me lembro bem dos últimos personagens deles em novelas antes da Grande Família. E eu tb lembro desse Falha Nossa dele com a Bloch. Hilário msm. E Alma foi inesquecível. Os dois são ótimos! Boa semana. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Rita, tenha uma ótima semana.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Chica. E são mt amigos tb.

Sérgio Santos disse...

Idem, Bell. boa semana.

Sérgio Santos disse...

De pleno acordo, Tito! São dois mestres e que têm uma respeitada carreira dedicada às artes. abçssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, vc é talifã mesmo da Adriana Birolli. Mas sinto lhe informar que numa novela que tem Lilia Cabral e Drica Moraes, a chance dela ganhar algum prêmio é zero. E vc acha que ela ganharia da Marjorie? Jura mesmo? Não ganharia mesmo. Mas não se preocupe, pq dificilmente a Marjorie ganhará, assim como todos os atores da primeira fase. Os premiados estão na segunda, mas a Birolli não está entre eles.

E nem me importo com opinião de ninguém pq não sou maria-vai-com-as-outras. Tenho minhas próprias opiniões. E eu gosto mt do Flávio Ricco, mas não concordo com tudo o que ele diz.

Sérgio Santos disse...

Veja, anônimo, que minha paciência precisa ser sempre testada. Não é fácil não.

Sérgio Santos disse...

Vinícius, acredito que irão descansar a imagem sim. abç

Sérgio Santos disse...

Fato, Flávia. bjssss

Sérgio Santos disse...

Olha, OX, talvez vc tenha razão. Acho que o Pedro Cardoso ficará mais em séries mesmo, embora será difícil não vê-lo como Agostinho. Ele tá num quadro no Fantástico agora e parece o Agostinho, não tem jeito. Já Lucio e Guta não sei, mas pode ser. abçs e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Pérola, obrigado pelo comentário. bjs

Sérgio Santos disse...

Merecem mesmo, Cléu. bjs

Gustavo Nogueira disse...

Oi Sérgio.Gostava bastante de A Grande Família, mas agora eu não acompanho mais.De fato o Marco Nani e a Marieta Severo são ótimos profissionais.Infelizmente não acompanhei nenhuma novela com o Marco e a Marieta brilhou como Alma em Laços de Família.Ah, Sérgio, mudando de assunto, concordo com o leitor que disse que o Paulo Betti está exagerado no papel de Téo.O que é aquilo?Uma caricatura ambulante.O personagem do Ailton Graça também é um tipo caricato, mas está sabendo dosar muito bem, diferente do Paulo.Espero que ele abaixe o tom, porque está demais.

Sérgio Santos disse...

Gustavo, a Marieta deu show como Alma. E tb acho o Paulo Betti mt forçado. Não pela caricatura porque o personagem é caricato, mas pelo excesso de caras e bocas que não convence. E Ailton está mesmo ótimo como a Xana Summer.

Anônimo disse...

AMO ESSES DOIS!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Grandes atores desperdiçados numa série que já foi boa um dia.

Sérgio Santos disse...

São incríveis mesmo, anônimo.

Sérgio Santos disse...

É uma pena isso, anônimo.