terça-feira, 12 de novembro de 2013

Linda e a impressionante atuação de Bruna Linzmeyer em "Amor à Vida"

"Amor à Vida" tem um grande elenco e vários nomes de peso. Muitos atores têm se destacado na novela de Walcyr Carrasco, que costuma implementar um sistema de rodízio na trama, mesclando a importância dos núcleos. E entre os destaques da novela está Bruna Linzmeyer, que tem encantado o público com sua adorável Linda.


A personagem autista despertou muita curiosidade, afinal, essa doença raramente é tratada na teledramaturgia. E a extraordinária atuação de Bruna deixou o papel ainda mais em evidência, por mais que o mesmo não tivesse tantas cenas. A cada aparição da irmã de Daniel (Rodrigo Andrade) e Leila (Fernanda Machado), o público era presenteado com uma sensível e admirável composição da atriz. O olhar triste e profundo, o balançar das mãos, a postura corporal, enfim, todo o conjunto cênico impressionou quem assistia.

No entanto, enquanto alguns núcleos iam se destacando e prendendo a audiência através de intensos conflitos, Linda foi aparecendo cada vez menos. E essa diminuição de cenas acabou sendo causada por causa da ida de Leila para a mansão de Nicole (Marina Ruy Barbosa), fazendo com que a trama da menina
perdesse seu principal ponto de conflito, uma vez que Linda era constantemente destratada pela irmã. Mas, felizmente, após a ótima passagem de tempo ocorrida logo após o casamento de Paloma (Paolla Oliveira) e Bruno (Malvino Salvador), a encantadora autista começou a crescer de fato em "Amor à Vida".

A filha de Neide (Sandra Corveloni) e Amadeu (Genésio de Barros) já responde bem ao tratamento a que foi submetida e sua melhora é perceptível, embora o autismo não tenha cura. Na verdade, a personagem apresentava sérias limitações na fase anterior da história justamente por causa da superproteção da mãe, que sempre a achou uma incapaz e evitava ao máximo levá-la a um médico responsável. O retrato do preconceito e da ignorância que, infelizmente, está presente em algumas famílias.

Mas agora Linda está mais livre, graças ao seu irmão Daniel, que tem incentivado cada vez mais suas saídas e ao seu pai, que finalmente percebeu o quanto que Neide acabou prejudicando o desenvolvimento da filha. E essa 'liberdade' já resultou em um ponto positivo: a chance de conhecer Rafael (Rainer Cadete). O advogado se encantou com ela e o fato de ser autista não o assustou, muito pelo contrário, foi um fator que despertou ainda mais afeto.

E as cenas protagonizadas por Bruna Linzmeyer e Rainer Cadete são de uma delicadeza ímpar. O casal funcionou de imediato e a química presente está a cada dia mais intensa. Outro fator que desperta encantamento é a relação 'diferente' entre os dois. A prova do interesse de Linda em Rafael não se resume em um convite para sair, por exemplo, e sim no fato de conseguir decorar o nome dele e ainda querer tocar no seu rosto, além de gostar de tocar a palma da sua mão na palma da mão do advogado. Todo esse conjunto fica ainda mais tocante com a música-tema do casal: "The Perfect Life" (Moby ft. Wayne Coyne), trilha que foi uma escolha acertadíssima. Vale citar, também, as sequências em que ela brinca com tintas e compartilha esse seu momento tão particular com Rafael. E o olhar profundo, às vezes vazio, que a atriz faz é impressionante.

O autismo nunca havia sido explorado de uma forma tão bonita em uma novela. Walcyr Carrasco novamente tem conseguido explorar situações e dramas que ainda não haviam sido retratadas com tanta coragem em um folhetim. O autor ainda foi muito feliz na escalação de Bruna, que está protagonizando uma sucessão de cenas esplendorosas.

Bruna Linzmeyer ainda está começando na televisão. Sua estreia foi na série "Afinal, o que querem as mulheres?" (2010), vivendo Tatiana, e depois fez parte do elenco de "Insensato Coração" (2011), interpretando Leila. Participou também de um episódio de "As Brasileiras" (2012) e iniciou sua parceria com Walcyr no remake de "Gabriela" (2012), quando viveu uma sensual golpista (Anabela)  que arrancava o dinheiro dos fazendeiros com a ajuda de seu comparsa. Agora, em "Amor à Vida", não há dúvidas de que vive seu melhor momento na carreira.

Linda é uma personagem muito bem construída e que está sendo magnificamente interpretada por essa atriz, que tem feito por merecer vários prêmios por sua sensível e tocante atuação. Afinal, Bruna Linzmeyer tem encantado o país com seu impecável trabalho, que vem sendo realizado principalmente através da intensidade de seu olhar, tendo esses lindos e profundos olhos azuis como vitrine do seu talento.

44 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Linda é uma linda, com trocadilho. rs

Uma personagem cativante desde o primeiro momento que apareceu. Uma atuação perfeita de tão precisa da Bruna Linzmeyer. A chance de abordar o autismo foi uma ótima sacada, mas Linda acabou prejudicada quando a Leila acabou sendo deslocada para o núcleo da Nicole e ficou vários capítulos sem aparecer. Lamentei esse sumiço dela e considerava que o tempo desperdiçado com Michel e Patrícia poderia mto bem ser melhor distribuído pra ela.

Seu crescimento se deu especialmente na segunda fase. Linda cresceu, desabrochou, ganhou um namorado (Rafael - Rainer Cadete) e com ele, aos poucos, vai redescobrindo o mundo e a alegria de viver. A nova fase trouxe à tona a melhora no grau de autismo dela e o preconceito de Neide, um tipo de personagem bem intragável infelizmente muito existente, do tipo que acha que só porque ela tem uma necessidade especial a vê como uma inútil incapaz incurável e tenta prendê-la a uma espécie de bolha forte. É aí que entram Sandra Corveloni e Genésio de Barros, igualmente ótimos. Felizmente, Amadeu percebeu a tempo o mal que Neide fazia à filha.

Bruna Linzmeyer cresceu demais, demais mesmo. Emocionando com poucas ou mesmo nenhuma palavra, apenas pelo olhar doce que expressa perfeitamente a vontade da menina de ser feliz, redescobrir a alegria das pequenas coisas, alegria essa na qual Rafael tem colaborado muito. Um papel muito merecido a ela, um tipo totalmente diferente das outras personagens sensuais que viveu (e curioso que agora, mesmo vivendo uma personagem que é a antítese total de qualquer sex appeal, ela ainda assim fez um ensaio belíssimo pra VIP esse ano).

Ela tá de parabéns, merece todos os aplausos e possíveis prêmios. Walcyr acertou em cheio ao trazer Linda e seus lindos olhos azuis pra nos emocionar. Abç

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia, Sérgio!
Eu não conhecia a atriz Bruna Linzmeyer ,e, realmente, ela é linda... ela está muito bem no papel da personagem autista.Tenho um sobrinho autista e o relacionamento dela com a família é uma das melhores partes da novela...
Agradeço pelo carinho, obrigado, bela semana, abraços!

chica disse...

Incrível mesmo o desempenho dela nesse papel que em nada é fácil! Estou adorando ver, torcendo por ela! abração,chica

Filha do Rei disse...

Sérgio, é realmente incrível a vida que a Bruna está dando para a sua personagem.O olhar,a leitura que ela tem feito do mundo dos autistas.Está de parabéns.
Tenha uma linda terça.Bjs

Unknown disse...

Sérgio, também gosto das cenas da Linda e do desempenho da Bruna. O relacionamento da personagem com o Rafael tem proporcionado sequências românticas emocionantes, embora dificilmente isso aconteceria na vida real. As atuações de Sandra Corveloni, Genézio de Barros e Rainer Cadete também merecem elogios.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Arrasou nestas considerações. Um texto adorável de ler. Você disse tudo, nada deixando a acrescentar. O trabalho da atriz tem sido brilhante, pois não é fácil interpretar uma autista com naturalidade, sem exageros, e Bruna está na dosagem certa. As cenas entre Linda e Rafael são cheias de ternura e encantamento. A abordagem do autismo está sendo importante para orientar as famílias que convivem com autistas.

Ótimo dia.

Abraço.

Melina disse...

Não conhecia o trabalho dessa atriz, Sérgio. Ela está impecável. Linda é uma personagem bem escrita e bem construída pela atriz. A Bruna é linda e encantadora. Estou apaixonada por ela. Beijo.

Anônimo disse...

Excelente texto! Reconhecimento merecido ao trabalho dessa atriz que está fabulosa! Linda é uma grande personagem interpretada por uma promissora atriz. Parabéns pela postagem!


Gabriel

Unknown disse...

Poxa Serginho que lindo falar dela
acho maravilhoso mesmo quando eles aparece em cenas..concordo quando vc diz que a super proteção d amãe não deixava ela viver melhor, e e leila xingando ela tbém era horrivel
Acho suave as cenas e adoro, e será que vão ficar juntos^?..Não sei o que vai acontecer, mas seja la como for, vai ser bonito do mesmo jeito

Bjusss meu lindo até mais

________________Rita!!!!!

Flávia disse...

Sérgio, essa menina me emociona em todas as cenas. Que talento! Adorei seu texto! E euzinha estava prestes a pedir pra você escrever sobre ela. Ainda bem que não foi preciso. kkkk Beijos!

Alexandra Amaral disse...

No início da novela, fiquei sabendo que ela tinha estudado durante 1 ano para fazer o personagem. E confesso que me decepcionei nos primeiros meses, não me conformava com as mínimas cenas dela na novela. Essa passagem de 9 meses realmente engrandeceu vários núcleos na novela, como o da Gina, o dos velhinhos, enfim. A atuação dela é realmente impressionante, ela meche os braços, fala e age como autista. Incrível, que atriz magnífica. Merece até uma protagonista(se me permite opinar, hehe). Em Insensato Coraçapo eu nem acreditava na carreira dela já que o personagem era um porre. Mas graças à WALCYR CARRASCO, ela teve chance de fazer uma ótima personagens, que me lembrava a Kiki (O Cravo e A Rosa). Agora, novamente graças a Walcyr, ela faz com certeza o melhor papel da carreira. O romance dela com Rafael é tocante e a música mais ainda. Eu particularmente acho o melhor núcleo da novela.
ABRAÇO

Maria Lúcia Gromann disse...

apesar de não gostar da novela, abro uma exceção para esse núcleo e as atuações. Bruna Linsmeyer encanta mesmo, uma belíssima e ótima atriz. Sandra Coverloni, não é atoa q ganhou um prêmio, boa atriz. Ela transmite a frieza da patética e sem sentido Neide. Genezio DE Barros e Rainer Cadete também merecem ser elogiados, até porque suas atuações também são ótimas.
beijo

MARILENE disse...

Os encontros dela com o advogado são encantados. Pouco conheço sobre autismo mas sabe-se que os pais, diante e uma dificuldade dos filhos, costumam protegê-los em excesso, impedindo que desenvolvam as habilidades que possuem. A abordagem está sendo muito feliz e a atriz, com seus belos olhos, traduz emoção, sem falar. Bjs.

Liliane disse...

As cenas dela são de uma sensibilidade que impressiona! Só acho que essa relação não terá sexo porque ela não tem condições. Adorei o texto e o blog.

Uma Interessante Vida disse...

Não lembrava de Bruna Linzmeyer em outros trabalhos, Sérgio, mas esse papel, indubitavelmente, ficará marcado, ela está dando um show de interpretação. Walcyr acertou na escolha da atriz e história, a história de Linda é linda! Acho que esse tema deveria ser mais tratado em outras novelas. beijinhos e linda noite.

Carlos disse...

Apesar do texto horrendo do Walcyr, acho que essa atriz é uma das únicas que salva nessa novela.

Abraços

Unknown disse...

A Bruna está arrasando, o papel dela praticamente não tem falas, o que é mais difícil ainda a interpretação, o que ela tem feito com maestria. Seus gestos e olhares expressivos estão excelentes, a atuação dela é totalmente corporal, está de parabéns!
BjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

eder ribeiro disse...

Realmente, Sérgio a Bruna está tendo uma excelente atuação. A cena romântica do par foi de um lirismo espetacular. Abçs.

Bell disse...

Eu gosto muito da personagem da Linda e do Rafael (ele me parece ser um homem todo doce).
No meio de tanto egoísmo e maldade da novela eu prefiro essas cenas de amor e ternura (que são poucas.

bom diaaaaa =)

Karina disse...

Nunca gostei muito dessa atriz mas em Amor A Vida ela calou minha boca. A atuação dela é impressionante mesmo. Título apropriado o do seu texto.

Lulu on the sky disse...

A bruna é ótima atriz. Basta ver no olhar, na expressão corporal o quanto ela brilha.
Ótimo dia pra vc!
Big Beijos
http://luluonthesky.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Apesar de Bruna ainda estar no início da carreira, Thallys, é óbvio que Linda é sua melhor personagem até então. Será difícil alguma outra superá-la. O autismo está sendo brilhantemente tratado, o núcleo é ótimo, os atores também e a trama cresceu, como o autor havia prometido. Os elogios que ela tem recebido são merecidos e a relação da Linda com o Rafael é encantadora. Abçs

Sérgio Santos disse...

Ela é linda e está muito bem mesmo, Felis. Acho que me lembrava que vc tinha um autista na família. Deve estar sendo interessante ver o tema tratado na novela. Abçs!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Chica. bjssss

Sérgio Santos disse...

Cléu, o trabalho da Bruna está espetacular. A composição que ela fez impressiona. Bjs e boa quinta.

Sérgio Santos disse...

O núcleo nos proporciona grandes atuações, Elvira. Aliás, verdade seja dita, nessa novela o que mais tem é ator bom. E Linda tem emocionado, principalmente com está com Rafael. Todos os atores merecem elogios e Sandra tem conseguido fazer mt bem uma mãe ignorante e que prejudica a filha ao invés de ajudá-la. Bjs

Sérgio Santos disse...

Vera, muito obrigado pelo elogio. A trama é útil, incomum em novelas e ainda está sendo brilhantemente representada pelo núcleo e principalmente por Bruna. São cenas maravilhosas. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Melina. bjs

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Gabriel!

Sérgio Santos disse...

Olha, Rita, não sei se ficarão juntos como um casal "tradicional", mas acho que ao menos o carinho será eterno. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Que bom que previ seu pensamento antes, Flávia. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Alexandra, sinta-se à vontade pra opinar! Acho que a Linda será o trampolim para personagens maiores para a Bruna. Eu nunca reclamei das poucas cenas de alguns personagens porque desde o início foi falado que a novela teria uma espécie de rodízio de núcleos. Alguns até disseram que seria parecido com Insensato Coração, mas não teve nada a ver. Até porque na trama do Gilberto e do Ricardo entravam personagens e saíam sem nada a acrescentar.

E agora vejo que fiz bem em confiar. Todos os núcleos que apareciam pouco foram crescendo, principalmente depois da passagem de tempo. E isso sem ofuscar o núcleo principal, o que deixou tudo ainda melhor.

A personagem dela em IC era um porre mesmo. Aliás, aquela novela era um porre. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Maria, a Sandra está ótima mesmo e não é uma atriz premiada por acaso. Todos os atores do núcleo estão muito bem. Principalmente, claro, a Bruna. Bjss

Sérgio Santos disse...

É verdade, Marilene. E isso ficou bem claro na novela. Linda ficou anos sem um tratamento adequado simplesmente porque a mãe recusava levá-la a um especialista. E mantê-la trancafiada em casa só ajudou a prejudicar ainda mais a sua doença. Com o tempo, o tratamento foi fazendo efeito e a menina começou a melhorar, ainda que autismo não tenha cura. As cenas estão lindas. Bjs

Sérgio Santos disse...

Liliane, que bom que gostou. Bem vinda! O Fantástico apresentou uma ótima matéria sobre autismo e foi apresentada uma família onde o pai tinha autismo e os filhos tb. Ou seja, no caso dele com a esposa, era uma relação de homem e mulher normal. Só não sei se isso ocorrerá com Linda. bj

Sérgio Santos disse...

Barbie, pouca gente lembrava porque ela não fez trabalhos tão marcantes. Mas Linda é um divisor de águas. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

O elenco da novela é muito bom, Carlos. Abraços!

Sérgio Santos disse...

É verdade, Celina, a falta de texto faz com que a Bruna precise se dedicar mais ainda às expressões corporais. Ela está fantástica. Bjs

Sérgio Santos disse...

Isso, Eder! Perfeito. abç

Sérgio Santos disse...

Bell, esse núcleo é um dos mais sensíveis da novela. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Karina! bj

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Lulu. Boa quinta. Bjssss

Milene Lima disse...

É incrível a capacidade de comunicação dela com um simples olhar... Que na verdade não é simples, é intenso e lindo.

Um beijo, Sergio.

Sérgio Santos disse...

Perfeita colocação, Milene. Bjssss