quarta-feira, 16 de outubro de 2013

"Domingo Espetacular" exibe reportagem sobre o nu frontal de "Amor & Sexo" e expõe Record ao ridículo

Aconteceu de novo. Aproveitando-se da polêmica causada com o nu frontal exibido na estreia da última temporada de "Amor & Sexo", a Record mais uma vez usou o "Domingo Espetacular" para atacar sua concorrente através de uma matéria supostamente jornalística.


O programa exibiu, no último domingo (13/10), uma reportagem sobre a nudez mostrada na atração comandada por Fernanda Lima em forma de crítica à Globo. A emissora tentou implantar um tom sério e 'responsável' ao conteúdo e citou até termos da Lei da Classificação Indicativa para 'embasar' os ataques. Um representante do Ministério da Justiça também foi chamado para dar seu parecer sobre a situação. Ricardo de Moraes, Presidente da Comissão de Direitos Infantos Juvenis da OAB, deu uma rápida declaração alegando que o nu frontal fere a moral da família e mostra a busca de audiência a qualquer preço.

E como se esse triste espetáculo não fosse o bastante, a Record ainda exibiu um vídeo onde o Dr. Rey (cirurgião-celebridade da Rede TV!) reclama da imprensa, que criticou a baixaria de sua atração "Sexo a 3" ---- que não durou muito tempo na grade ---- e elogiou o "Amor & Sexo". Usando esse discurso do médico,
a reportagem cita a colunista Patrícia Kogut (sem citar seu nome), do jornal O Globo, e mostra seu texto criticando a apelação do já cancelado programa da Rede TV!, deixando subentendido que a jornalista não tem profissionalismo.

A reportagem ainda relembrou o show de baixaria do "Domingão do Faustão", exibido há 16 anos, em 1997, quando o apresentador apelou descaradamente em busca do ibope apresentando um 'sushi erótico' deplorável. Ainda entrevistaram o tal responsável pelo 'sushi', que fez questão de dizer o quanto que aquilo prejudicou sua vida. Além de ter sido constrangedora, a tentativa de ligar esse fato ao exibido em um programa cujo tema é sexo, e que vai ao ar quase à meia noite, foi patética. Mas esse triste espetáculo disfarçado de reportagem ainda fez questão de exibir o posicionamento do 'povo nas ruas' e, curiosamente, só exibiu entrevistados chocados com a 'falta de vergonha' ---- para piorar, alguns até disseram que era um mau exemplo para as crianças, ignorando o fato do conteúdo ser adulto. Porém, para não deixar o ataque tão explícito, a equipe do "DE" mostrou que entrou em contato com a Globo para 'esclarecer' a polêmica e exibiu trechos das notas da emissora.

Infelizmente, a Record parece que não evolui. Após enfrentar uma grave crise financeira e ver sua meta de alcançar a liderança ficar ainda mais distante, a emissora dos bispos prefere continuar atacando sua concorrente, através de seu principal jornalístico e se aproveitando de algumas situações, ao invés de se preocupar com melhorias em sua própria programação.

Além disso, é importante ressaltar que a Record não tem muita mortal para criticar 'cenas que constrangem a família brasileira', afinal, a última edição de "A Fazenda" foi marcada por um festival de cuspes, palavrões e baixarias explícitas. E os demais programas da casa exploraram bastante essas baixarias, inclusive exibindo alguns trechos do reality em horários nada apropriados: vide o "Hoje em Dia", exibido todas as manhãs. Também vale destacar que agora Carlos Lombardi faz parte do time de autores da empresa e tem exibido uma novela ("Pecado Mortal") que apresenta características que sempre estiveram presentes em suas obras: homens sem camisa, cenas quentes, enfim...

É lamentável que após tantos ataques e falta de ética ----- incluindo matérias criticando o diretor do "TV Xuxa", a novela de Glória Perez ("Salve Jorge"), a série "O Canto da Sereia" e uma entrevista com o assassino Guilherme de Pádua, apenas para citar alguns exemplos -----, o principal jornalístico da emissora dos bispos continue batendo na mesma tecla. O "Domingo Espetacular" mais uma vez foi usado como tanque de guerra para atirar na Globo. Com isso, um programa que deveria priorizar o bom jornalismo e levar para seu público importantes reportagens, acaba tendo sua credibilidade jogada no lixo e expondo a Record ao ridículo. Triste.

41 comentários:

Anônimo disse...

Tá bom, se fosse em algum programa da Record, ou na RedeTV, ou no sbt aquele monte de gente pelada você ia achar o que? Legal? Ousado? Inteligente? Acho que não. Como foi na globo você achou tudo isso. Cara, cachorro morto ninguém chuta. Você ataca tanto a Record e endeusa tanto a globo que fica ate feio. Imparcialidade no jornalismo é fundamental, se queres ser um. Sabia que a globo enfrenta a pior crise de ibope da sua historia? Até programas clássicos podem sair do ar, ou você não leu sobre isso? Fica ai fechado no mundinho da rede globo, uma emissora que é capaz até de ignorar as olimpiadas só porque são transmitidas por outro canal. Ou forjar um debate nas eleições pra favorecer um candidato(livro do Boni). A Record e a igreja Universal não são santas(longe disso) mas a globo também tem muita podridão por baixo dos tapetes do projac!

Pedro disse...

Não sei o que é mais absurdo. A Record insistir nesses ataques apelativos à Globo ou as pessoas que defendem tudo que essa emissora faz como esse rapaz que não se identifica que postou acima.

UM PROGRAMA SOBRE SEXO QUE PASSE QUASE DE MADRUGADA PODE MOSTRAR O QUE BEM QUISER E A BOSTA DA NUDEZ DUROU MENOS DO QUE 3 SEGUNDOS!!!!! Essa matéria jornalística foi absurda e eu nunca mais verei esse Domingo Espetacular.

E o cara acima ainda falou de imparcialidade HAHAHAHAHAHAHA Será que ele sabe o que é isso? Tá ficando feio é ver essa gente defendendo a Record como os fiéis fazem com os pastores como o Feliciano. Desculpa o desabafo mas não pude evitar. Abraço!

OX disse...

Sou telespectador da Record e me envergonho com essas atitudes. Não há necessidade de tacar pedras na concorrente desta forma tão apelativa e gratuita e fica parecendo inveja.O Domingo Espetacular tinha tudo pra ofuscar o Fantástico mas ao exibir matérias desse nível acaba se contentando em ficar por baixo.A sua crítica foi merecida e muito direta.

Anônimo disse...

Não gosto do Amor e Sexo e nem do Domingo Espetacular. Achei a nudez ridícula e achei mais ridícula ainda a reportagem difamatória da Record. 1- 1 = 0.

paulo disse...

A Globo é didática, gente. Se o programa é sobre sexo, mostra gente pelada. A novela das 9 a gordinha sonha com sexo a novela inteira só assistindo o outro casalzinho fazendo o tempo todo, nada mais normal que mostrar a lua-de-mel dela com todos os detalhes, gemidos, caras e poses. É didatismo! Baixaria é um simples desfile de lingerie na Gimenes, na globo tudo é "cool"(se é que entenderam o trocadilho).

Flávia disse...

Quem viu mesmo o Amor e Sexo não criticou a nudez porque viu que não teve nada de mais. Não durou muito tempo e foi uma brincadeira saudável.Mas os que não viram criticaram e é o tal pré-conceito do não vi não gostei e não quero saber.

E a matéria do DE eu nem vi, mas ao ler seu texto fiquei constrangida porque é muito oportunismo da Record explorar um assunto tão bobo. Beijos.

Rafinha disse...

O fã da Record veio noticiar grandes novidades exclusivas sobre a Globo! kkkkkk Só faltou citar o bordão: "- O povo não é bobo abaixo à Rede Globo!" Será que é um Black block? Mas a pergunta é: - O que isso tem haver com a nudez no tal programa? - O que isso tem haver com a matéria do DE?

Esta reportagem foi mais uma para encher o baú da Record de VERGONHA ALHEIA. Vai ver faltou conteúdo e precisaram improvisar.

Letícia disse...

Boa noite Sérgio, tudo bem?

Pois é meu caro vi o programa Amor e Sexo do último dia 3 e confesso que não vi nada de mais, primeiro porque a nudez foi filmada de longe, mal dava para ver qualquer coisa, e foi muito rápida, para ser honesta apenas notei quando já tinha passado. Aquele dia assisti ao lado de minha mãe e em nenhum momento me senti constrangida ou coisa parecida, na realidade achamos o programa bastante divertido de temos muitas risadas.

O problema da Record é que ela procura chifre em cabeça de cavalo. o sono da emissora do Bispo é ser a própria Globo, tenta a todo custo levar os profissionais da rival para cast, mas isso não significa ter a mesma qualidade e competência da emissora carioca.

É claro que a Globo tem seus problemas e nem sempre agrada a todos, mas nem Cristo conseguiu imagine um emissora de tv. Mas brincadeiras a parte, a verdade que a Record não se conforma em não tirar a liderança da Globo, queria ser ela, mas não consegue e para isso tenta a todo custo denegrir a imagem da concorrente.

A Record deveria perder seu tempo criando produtos que façam que o espectador se interesse mais pelo seu conteúdo em vez de tenta denegrir a imagem da outra. A Emissora do Bispo gasta energia à toa com um assunto ridículo.

Não faço questão de defender a Rede Globo, mas justiça seja feita, ela é incomparavelmente superior a rede Record, o nível dos programas, mesmo que tenha caído em alguns pontos, continuam superior a concorrente. É por estas e por outras que não tenho interesse em assistir aos programas da Record, os poucos que assisti, e isso é raro de acontecer, dificilmente tem algo a me acrescentar com espectadora ou pessoa, sempre vejo que exploram a tragédia humana de forma descarada e vergonhosa, lembre-se do caso do anão que o Gugu Liberato explorou até dizer chegar, foi ou não degradante? Isso sem citar outros casos.

Um abraço Sérgio.

eder ribeiro disse...

Não estou aqui para defender a Globo, mas atenta para o horário do programa e para o tema. O nu em sim só é deplorável qdo se faz mau uso dele, pois em outro contexto ele e belo e artístico. Abçs.

Anônimo disse...

A Record é a emissora mais alienadora que existe. Produz essas matérias com intuito de derrubar a Globo e conseguir a liderança. E existe uma certa parcela de cidadãos - como o dono do primeiro comentário da postagem - que acreditam nessa "preocupação com a moral e os bons costumes".

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia
Sérgio
Bela análise
Pode ate parecer "parcialismo", mas é verdade, a Record se perde quando faz uso de seu jornalismo e programas para promoção de sua própria imagem e sua "igreja", e acabou se esquecendo de fazer o principal, cuidar da própria vida, melhor qualidade de informação e esquecer que outras existem.
Agradecido
Bela quinta feira
Abraços

Anônimo disse...

Nunca vi tantos comentários a favor da nudez frontal nesse programa, só aqui mesmo. Isso causou revolta nas redes sociais, globo ladeira abaixo. Sem contar o ator lá que também ficou pelado. Sera mesmo necessário tudo isso só porque o programa fala de sexo? Não é falso moralismo mas quando esse tipo de coisa acontece em outros canais é classificado como apelação e baixaria. É o país de "dois pesos, duas medidas".

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Esse assunto do nu frontal de 'Amor & Sexo' deveria ser falado pelo Nélson Rubens,e não pelo Domingo Espetacular!
E vc escreveu o que eu penso também,pois a Record não tem moral pra falar da Globo,pois é igual ou até pior.A Fazenda assim como o BBB,exibem baixarias explícitas...
Bjs!

Paty Michele disse...

Sérgio
esse episódio de Amor e Sexo foi mesmo polêmico! Ouvi mil comentários a respeito, mas daí uma emissora se preocupar em fazer uma matéria criticando... faça-me o favor! Esse pessoal da Record deveria se preocupar em melhorar a qualidade do que apresenta, isso sim!

Um abraço, querido.

Rafael Barbosa disse...

Essa matéria da Record é tão patética que nem sei o que dizer pra criticar, nem precisa porque a emissora afunda cada vez mais e esse tipo de coisa não faz nem cócega na globo, só denigre a própria Record. Só fico me perguntando como os bons jornalistas que com certeza esse programa tem se prestam a esse papel. E aos fanáticos pela emissora e detratores da globo, não se trata de de torcer por uma emissora ou por outra, trata-se de bom senso. Engraçado que criticaram o nú, mas não falaram nada sobre o contexto do programa, sobre a importância da discussão do tema, sobre outras formas com que o assunto foi tratado enfim, um programa sobre sexo exibido tarde da noite, aff nem se tem o que explicar. E outra coisa, baixaria seria a nudez pela nudez, por apelação, outra coisa é explorar a nudez dentro de um contexto, dentro de um tema a ser discutido como foi no programa.

Thallys Bruno Almeida disse...

Eu tô rindo até agora do primeiro comentário anônimo, hahahahahaha... É o MESMO papinho, a MESMA coisa, sem tirar nem botar nada, rsrs.

Tem ainda um detalhe importante que poucos devem ter percebido: as pessoas que andaram sem roupa não eram caras saradões, mulheres gostosonas e tal, e nem insinuando nada. Eram gente como a gente! Gente que encontramos diariamente nas ruas, que não se enquadra nos padrões de beleza tão ditados pela mídia em si, e simplesmente andando. A essa altura a nudez do modelo da abertura de Brega & Chique nem deve ter chocado tanto assim...

E o engraçado é que eu tinha 8 anos quando passou o tal sushi do Faustão mas nem vi na época... só fui saber dessa história anos depois, quando a internet se popularizou. Ali sim foi apelação gratuida descarada. Mas, na boa, a Record querer "dramatizar" o caso do A&S comparando com isso... com direito até a chamar o cara, olha... se superaram. Opinião de João Kleber e Dr Rey foi só a ponta do iceberg da vergonha alheia.

A coisa toda não durou nem cinco segundos, foi exibida meia noite, e outra, olha O NOME do programa! Quem assiste um programa desses sabe muito bem o que vai encontrar! Se "criança vê isso", a culpa é dos pais que permitiram ou foram omissos. E além do mais, ninguém nasce vestido, ninguém toma banho vestido (não que eu saiba)...

A falta de moral da Record pra criticar a programação da concorrente se vê não apenas na guerra de cusparadas de A Fazenda (com direito até à Andressa Urach tirando a roupa na frente de todos em plena festa, pra ironizar o público que assiste ao reality) e nas cenas ousadas de Pecado Mortal (até porque descamisados sempre foi marca do Lombardi), mas pelo fato de que já vi nudez até mesmo numa cena de Rei Davi! Fazem isso e depois vêm querer usar série bíblica como "escudo moral".

Isso só transparece a incompetência da Record. A emissora que representa alguma ameaça à Globo, mas não divulga direito a própria programação, não investe nos seus próprios produtos e quando a audiência cai vem querer acusar a imprensa de querer ser "comprada pela Globo" (e atualmente nem isso eles podem dizer mais porque Pecado Mortal foi elogiadíssima na estreia). Esse tipo de comportamento só me afasta a assistir qualquer coisa da emissora, por melhor que seja. Abç!

Maria Lucia Gromann disse...

É sempre assim: essa record é realmente uma idiota. Péssima emissora, novelas todas horríveis, um lixo. Dps vem de recalque, batendo de frente com a Globo, achando q vai conseguir algum proveito. Ô emissorazinha de BOSTA! Por acaso alguem nasceu vestido? Eita emissorazinha brega, VIVE da sombra da Globo. RISOS!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, faltou vc falar que a Globo apoiou a Ditadura Militar. Só uma pergunta: em que esses fatos podem ser relacionados com críticas ou elogios a programas e novelas? Eu não vou perder meu tempo dizendo que já critiquei inúmeros programas e novelas da Globo e nem citar que já elogiei produtos da Record porque não adianta. Vc faz parte de um time que só enxerga o que quer. Nem se deu ao trabalho de ler que eu critiquei no texto o tal ridículo sushi erótico que o Faustão apresentou em 97.

E vc vem me falar de imparcialidade? Por favor. E só falta vc dizer que eu paguei para que alguns comentaristas do post terem criticado o DE e criticado a sua postura.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, Pedro. Sim, isso é vergonhoso. E o pior é que não é a primeira vez, já deve ter sido a décima, sei lá. Ética é uma coisa que qualquer empresa deveria zelar e parece que a Record não sabe o que é isso.

E a nudez do A&S foi tão boba que nem merece comentários. A Record tem defensores fiéis e o problema é que não se contentam em só defender, também precisar xingar a Globo e transformá-la em vilã do mundo. Mas seguem o que a Record faz, coerente. Abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, OX.

Sérgio Santos disse...

Ok, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Paulo, nem sei que cena foi essa da novela que mostram transas, gemidos e etc... Mas se vc vê a novela deve saber do que tá falando. Eu nem acho o desfile da Gimenes baixaria, acho desculpa mesmo pra atrair audiência nos intervalos do jogo. E não tenho nada contra. Já sobre a guerra de cuspe na Fazenda e sobre aquele programa deplorável do Dr Rey que mostrava até o ÚTERO das mulheres, eu tenho sim.

Sérgio Santos disse...

Flávia, assino embaixo do seu comentário. Bjs

Sérgio Santos disse...

Rafinha, eu fiz a mesma pergunta. É como se eu fosse comprar um CD nas Lojas Americanas e desistisse porque eu descobri que há 20 anos atrás a empresa foi acusada de ter apoiado a ditadura.

A Record era uma boa emissora mas infelizmente, por causa da crise da época, foi comprada por uma pessoa que sempre odiou a Globo e usa um veículo de comunicação para atacar seu alvo. Triste.

Sérgio Santos disse...

Pra variar, Letícia, eu concordo com tudo. E não teve nada demais mesmo. Ali[as, eu nem vi na hora, só vi quando o programa acabou porque voltei a gravação. Eu comento os programas no Twitter, então como foi mt rápido, eu devia estar digitando algo e nem vi. E o programa falava sobre a exposição do corpo e a polêmica que isso gera. Quer mais apropriado? E era depois de meia noite. Por favor, né...

A Globo tem um monte de defeitos mesmo e apresenta programa e novela ruim também, porém, como vc disse, é a melhor emissora do país. Desculpe, mas odiá-la não muda isso e nem prejudica a qualidade de suas produções. A própria concorrência admite isso ao moldar sua grade tendo como base a grade dela.

E é óbvio que a Record quer ser a Globo. Basta ver os nomes de alguns programas e o formato. Ela até tentou ter novela das seis, sete e oito também pra imitar mas não conseguiu pq faltou, claro, grana e estrutura.

Enfim... Bjão!

Sérgio Santos disse...

Isso, Eder. Ninguém está aqui defendendo a Globo e sim atestando contra uma hipocrisia e falta de ética. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, concordo. Embora discorde disso de alienação, até porque muita gente ama falar que quem vê novela é alienado, que a Globo manipula e blá blá blá. Mas isso que a Record tem feito ultrapassa todos os limites do bom senso.

Sérgio Santos disse...

Se perde totalmente, Felis. E vc fez uma boa lembrança, porque ainda teve mesmo uma (ou mais) matéria criticando uma igreja concorrente da Universal que eu nem sei o nome. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Causou revolta em que redes sociais? Eu não vi revolta nenhuma, desculpa. E ninguém a favor de nudez, é favor que um programa sobre sexo que passa quase meia noite tenha liberdade pra abordar os temas como bem quiser. Eu poderia mt bem criticar as bundas que o Legendários mostra o tempo todo no programa, imitando por sinal, o Pânico que faz o mesmo. Mas também não vejo nada demais nisso. A questão é uma emissora com telhado de vidro tacar pedra na outra.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Clau! Bjão!

Sérgio Santos disse...

Gerou repercussão mesmo, Paty. Mas o ponto é esse; uma emissora se aproveitar disso pra tentar passar uma imagem de 'justiceira'? Não dá. bjs

Sérgio Santos disse...

Claro, Rafael, não falaram porque não interessavam em falar. E eu fiquei muito constrangido quando vi uma senhorinha dando um depoimento dizendo que era um mau exemplo para as crianças. Meus Deus, o programa é ADULTO e cabe aos pais impedi-los de ver. Isso não é função da emissora, que bobagem.

O engraçado é que a tal Andressa Urach ficou pelada lá na Fazenda, mas aí tudo bem, a malvada é a Globo. Isso cansa. E não tem nada a ver com defender a Globo e sim ter senso crítico mesmo. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Sim, Thallys, eram pessoas comuns e só andaram. E por 5 segundos. Boa lembrança da abertura de Brega e Chique, aliás, hoje em dia iam querer censurar a bunda do cara, com certeza.

Nem sabia que teve nudez em Rei Davi, bom saber.

A Record só prejudica a si mesma fazendo isso. Joga a credibilidade do jornalismo no lixo e ainda fica passando a impressão que vive em função da Globo. Abçs

Sérgio Santos disse...

Maria, a Record acaba se queimando com isso. Aliás, depois da crise financeira e quando assumiu uma nova gestão, cheguei a pensar que parariam com esse tipo de atitude. Mas foi uma ilusão, afinal, o dono é o mesmo.

janna disse...

Oi Sérgio, está sendo muito bom ver diversidade de opiniões geradas a partir de seu post. Opinião é opinião cada qual com a sua. Porém tem algumas que chegam a um extremo exagero e beira ao ridículo. Eu assisti à estréia de Amor & Sexo, e Beira até agora estou esperando pra ver algo que ferisse a moral e os bons costumes. Pelo contrário foi um programa mega descontraído, onde eu ri muito.O strip Otaviano foi corajoso e hilario nada que não pudesse ser explorado a meia-noite. Qual a moral da Record quando em seu reality o público tinha que ver o casal Matheus e Bárbara se pegando e fazendo sexo, mesmo que sob os edredons, às baixaria gritadas pelos participantes, além de porres homericos a cada festa. E em toda sua grade, cada programa que se inicia vemos a repetição dessas cenas, em horários diversos... Isso sim deveria ser abordado no DE. O que falta mesmo na TV brasileira é ética, respeito ao trabalho alheio e preocupação com sua própria existência.
Te mando um big abraço e parabéns pelo teu trabalho!

Sérgio Santos disse...

Janna, há quanto tempo. Saudades de vc! Assino embaixo de absolutamente tudo o que vc bem colocou. É exatamente isso. Bjs!

Anônimo disse...

Esse programa da Record é um LIXO. Vergonha pro jornalismo.

Ulisses disse...

A Record se perdeu e não sabe mais para onde ir. Se vive em função da Globo ou se finge que ela não existe. A segunda opção não é muito levada em conta.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, anônimo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Ulisses.

Anônimo disse...

Creio que você não entendeu a matéria, ele não defende a Globo e ataca constantemente a Record ao contrário ele critica a Globo porém põe ( muito corretamente) o comportamento da Record em só atacar sua concorrente como deplorável ainda mais essa exibindo o conteúdo que exibe.