quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Chegada de Aurora Lincoln e novos desdobramentos movimentam "Joia Rara"

A novela das seis estreou com lindas imagens e um grande elenco. O telespectador, com razão, ficou encantado com o que viu. Porém, ao longo dos capítulos, o ritmo da novela não empolgou muito. Não que estivesse lenta, longe disso, mas a sensação era de que a história estava em processo de 'aquecimento', esperando alguma situação que provocasse a início dos desdobramentos do enredo. E pode-se dizer que esse pontapé que faltava de fato ocorreu no capítulo do último sábado (19/10), com continuação na segunda-feira (21/10).


A festa de aniversário de 60 anos de Ernest (José de Abreu) iniciou vários conflitos no núcleo familiar. Hilda (Luiza Valdetaro) e Viktor (Rafael Cardoso) desafiaram o pai e finalmente mostraram no meio da comemoração o que queriam de suas vidas: ela ser uma cantora e ele um pintor, profissões vistas com preconceito na época. Para revidar, o vilão acaba noivando a filha com o desprezível Décio |(Miguel Rômulo) e finge perante os convidados que admira a vocação do filho. A festa também serviu para a 'oficialização' da guerra entre Gertrude (Ana Lucia Torre) e Iolanda (Carolina Dieckmann), já que a governanta se revoltou porque a patroa conseguiu evitar mais uma armação sua ---- dessa vez recuperando o colar que havia vendido horas antes para ajudar seu pai, Venceslau (Reginaldo Faria).

Já a explosão na Fundição Hauser, provocada graças a uma armação de Manfred (Carmo Dalla Vechia), causou uma reviravolta na vida de Franz (Bruno Gagliasso). Se achando responsável pelo acidente, porque trocou os fornecedores, o mocinho acaba sendo expulso da fábrica pelo pai (Ernest - José de Abreu).
Para tentar esquecer os problemas, ele aceita o convite dos monges para viajar com Pérola (Mel Maia) e Amélia (Bianca Bin) para os Himalaias, local onde a garota vai saber mais sobre o budismo, já que Sonan (Caio Blat), Tenpa (Ângelo Antônio) e Jampa (Fabio Yoshihara) descobriram que a filha do casal protagonista é a reencarnação de Ananda (Nelson Xavier).

Silvia (Nathalia Dill) também começou a ganhar novos contornos. A personagem, que antes se voltava exclusivamente para sua vingança contra Ernest, agora se vê cada vez mais envolvida com Viktor, desde que o rapaz a beijou após o clima esquentar durante o momento em que a desenhava em seu ateliê. A mulher, que até então tinha a frieza como única característica, começa a se apaixonar de verdade pelo irmão do seu marido.

E outro ponto que causou uma grande reviravolta em "Joia Rara" foi a chegada de Aurora Lincoln (Mariana Ximenes) na cidade, acompanhada de seu fiel escudeiro Joel (Marcelo Médici). Pode-se dizer que foi o principal acontecimento dessa 'nova fase'. A vedete veio para cobrar uma dívida de Décio, seu antigo 'caso' que lhe deu um golpe, e acabou sendo contratada para trabalhar no Cabaré Pacheco Leão, o que já despertou uma grande inveja das demais dançarinas, principalmente de Lola (Letícia Spiller), que perdeu seu posto de 'centro das atenções'.

Mariana Ximenes entrou na novela mostrando a que veio e sua personagem, como era de se esperar, é um acontecimento: arrogante, presunçosa, linda e cheia de tiradas sarcásticas, Aurora já conseguiu roubar a cena, se transformando em um dos pontos altos da história. E a 'diva' ainda se encantou com Davi (Leandro Lima), irmão de Dália (Tânia Khalill) que ficou paraplégico depois da guerra, sendo plenamente correspondida. Um casal que promete ótimas cenas.

Duca Rachid e Thelma Guedes estão começando a inserir novos desdobramentos na novela das seis, enriquecendo a história e aumentando o interesse pela trama. "Joia Rara", que já agradava pelo capricho de sua produção e pelo seu bom elenco, agora vem prendendo a atenção do público a partir da entrada de mais personagens e dessa guinada que é mais do que bem-vinda.

44 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Que chegada foi essa da Mariana Ximenes, hein?? Maravilhosa demais!!!! Aurora já dá provas de que vai ser a melhor personagem dessa trama: linda, ousada, sensual, irônica, debochada, divertida e ama ser o centro das atenções (vide o escândalo que ela deu no restaurante). E já deu pra perceber a sintonia ótima junto com o Leandro Lima, que inclusive tem começado bem no personagem. Se no ensaio ela já hipnotiza dançando tão maravilhosa assim, imagina quando chegarem os shows de fato, rs? É nisso que adoro a novela, mas ao mesmo tempo imagino que, com tanta ousadia, podia muito bem ser uma trama planejada pras 23h (teoria que vc mesmo lançou antes, lembra?), já que Saramandaia não estava ousando tanto assim. Pra completar, Marcelo Médici simplesmente sensacional vivendo Joel, "a bicha má" que ama Aurora e vive grudado nela. Uma dupla épica.

Nos outros núcleos: a Dieckmann tá muito bem mesmo. Tá ótima e ainda conseguiu fazer um ótimo par com o Montagner. Os duelos com Ana Lucia Torre, então, perfeitos, ainda mais que Iolanda sabe muito bem as intenções de Gertrude. Fico feliz ainda pelo Miguel Rômulo ter recebido um tipo adulto e vilanesco. Décio não é só um babaca desprezível, é um frouxo tbm.

A viagem para descobrir o passado de Pérola já rendeu problema porque Ernest já se dispôs a enfrentar Amélia para ter a guarda da menina e impedir isso. Os monges vão tentar ajudar a colocar o quadro a favor dos mocinhos e da menina. É incrível como não há nenhum casal sem química aqui: Franz-Amélia, Mundo-Iolanda, Lola-Manfred, Aurora-Davi, Sílvia-Viktor... Absolutamente todos os pares têm sintonia ótima.

Se Joia Rara estava precisando de uma virada urgentemente pra movimentar, ela veio numa ótima hora. Duca e Thelma sabem muito bem o que estão fazendo e merecem os aplausos por isso. Só lamento que a abertura esteja sendo cortada. Abç!

Luan Bruno disse...

Olá, Sérgio!

Seu texto tá perfeito, como sempre.

Gosto muito da novela, mas as vezes acho que falta um pouco mais, sabe? Poderia ser ainda melhor. Sei lá, mesmo acompanhando cada capítulo, não fico com a "consciência pesada" quando deixo de assistir um dia, entende? Acho que "Joia Rara" beira a perfeição,e caso consigam seguir avançando, podemos acompanhar uma novela perfeita.

->Amo as cenas com Pérola e os monges. Sempre me encantam.

->Estou gostando muito da Dieckmann, por incrível que pareça. Só não aguento mais aquele vestido que ela usa desde os primeiros capítulos. (rs)

-> Aurora e Davi formarão um dos mais lindos casais da novela. Aposto que ainda vamos acompanhar lindas cenas deles.

-> Acho que todo o elenco tá sendo bem "usado". Podemos assistir diversas cenas boas com vários personganes todos os dias.

-> Só acho uma pena a Cacau Protásio continuar sendo a Zezé de "Avenida Brasil", que embora seja uma personagem maravilhosa, não consigo ver nada novo nela com esse novo papel.

#Sucesso


Maíny disse...

Meu querido Sérgio, excelente texto como sempre. Joia Rara é uma novela linda, confesso que estava monótona, comparando ao o início cheio de acontecimentos, mas o ótimo ritmo voltou graças as novidades da trama. Minhas observações:
- O núcleo principal é um dos que menos me chama a atenção, apesar do Bruno Gagliasso (que não gosto), Bianca Bin e Mel Maia estarem excelentes, assim como Caio Blat e Angelo Antônio que estão muito bem como os monges Sonan e Tenpa.
-Carolina Dieckmann e Domingos Montagner formam um belo par e torço pela casal, já considero a Iolanda um dos melhores trabalhos da Carol nos últimos anos.
-Vilões: José de Abreu, Carmo Dalla Vecchia e Nathalia Dill formam um trio do barulho, todos estão brilhando e o romance da Silvia com o Viktor é muito interessante.
-Cabaré: nem preciso dizer que é meu núcleo favorito né? Antes mesmo da chegada da Aurora. Caruso está hilário, Rosi Campos e Nicette Bruno maravilhosas, assim como a Suely Franco que infelizmente sairá da trama. Letícia Spiller vem me surpreendendo, me divirto bastante com a Lola. A entrada da Mariana Ximenes e Marcelo Médici deu uma virada, ambos estão sensacionais e a Aurora já mostrou a que veio em poucas cenas, vai ser a melhor personagem não só do núcleo e sim da trama, Mariana mais uma vez está incrível, sou suspeita pra falar dela, mas é inevitável não elogiar. A surpresa da novela pra mim é o Leandro Lima, que vem fazendo um excelente trabalho e que formará com a Mariana um belíssimo par, estou torcendo por Davi e Aurora.

Ainda teremos muita história pela frente e torço para que Joia Rara seja um sucesso. Bjs.

Aninha disse...

Comecei a assistir Joia Rara semana passada e gostei de tudo que vi, apesar do assunto budismo não ser dos meus favoritos. Estou amando o cabaré e a Aurora, pois adoro personagens irreverentes. Beijão.

Patricia P. Galis disse...

Essa novela é linda não perco quase nenhum capitulo, o elenco é de primeira e todos estão tendo oportunidade, gosto disso pois todos os núcleos nos prende. Não gosto da Carolina mas tenho que confessar que nessa novela ela me agradou.

Claudio Chamun disse...

Olá Sergio,
Não sou muito chegado em novelas, mas não vou dizer que não vejo, vejo sim, principalmente para acompanhar a esposa, mas apenas a das 9. Porém, sempre que tem futebol eu me mando para outro canal.
Muito obrigado pelo comentário na minha entrevista no blogue Café entre amigos.
Abraço
Histórias, estórias e outras polêmicas

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde
Sérgio
...a Mariana está ,como sempre, roubando a cena, um start para uma "reviravolta" na trama da novela, além de apreciar muito o grande talento, J.Abreu , é impossível deixar de comentar sobre as qualidades cinematográficas, capricharam na beleza das imagens apresentadas, com uma fotografia esplêndida e primorosa recriação do Rio.
Agradeço
Belos dias
Abraços

MARILENE disse...

Não vejo todos os capítulos da novela, mas assisti à festa de aniversário e achei muito bom ver os filhos se mostrando, realmente.
Estou esperando mais movimento (rss), de forma a me estimular. Você já mostrou que isso vai acontecer. Os atores são ótimos, só a sentia meio parada. Bjs.

Unknown disse...

Sérgio, concordo com tudo. Essas reviravoltas na trama foram muito bem-vindas. A entrada de Mariana Ximenes tem sido o ponto alto. E ainda acrescento os casais Toni e Hilda, o triângulo amoroso Iolanda-Mundo-Dália, a parceria entre o malandro Mascarenhas e o pequeno Peteleco como pontos positivos.

Pérola disse...

A vida dá tantas novelas.

Beijinhos

Maria Lucia Gromann disse...

Mariana Ximenes: Que atriz fantástica. Tem talento pro sensualismo, pra doçura, pro vilanismo, pra bondade, nossa uma atriz completa. Fã dela desde 1999, qd vi Andando nas Nuvens. E sim, a chegada dela guinou a novela q tava meio moscando. Agora sim, os acontecimentos estão se desdobrando. Mari e Leandro vão fazer um belo par! Ja shippo os dois, hehe

Unknown disse...

Oiii Sérgio, estou adorando a novela, principalmente porque o assunto Budismo me interessa muito, já que sigo uma filosofia oriental muito semelhante. Perdi alguns capítulos e não percebi que Silvia está se apaixonando por Viktor.
Por incrível que pareça, o núcleo que me menos gosto é o do cabaré! que pelos comentários, é o que o pessoal está gostando mais, mas enfim, acho que a novela vai render muito ainda!
BjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Anônimo disse...

Mariana Ximenes é maravilhosa,quase pirei quando vi a primeira cena dela na novela de tanto que eu estava ansiosa por sua chegada..incrível que mesmo fazendo uma coadjuvante que nem é vilã ofuscou até a Nathalia Dill,apesar que sempre achei e ainda acho nathalia super estimada se fosse tão talentosa como falam ia roubar a cena logos nos primeiros capítulos já que é uma vilã e vingativa,mas não foi o que aconteçeu não conseguiu se superar e ainda não se superou pq não fez nenhuma cena bem fodástica que surpreende-se a todos tanto o público e a crítica..ao contrário ta bem normalzinha aquelas vilã bem michuruca,mequetrefe diga-se de passagem não ta ruim mas também não está nada espetacular no estilo de Carminha,Clara,Ruth,Flora,Constância,Frau Herta,Nazaré,Sílvia(Duas Caras)e outras tantas vilãs...aliás muito menos esta altura da Carminha que a dona Nathalia jurou que iria SUPERAR ia ser PIOR q a carminha cade??(coitada se ferro,Nathalia é a nova Claudia Raia)que não estou vendo nada,ao contrário perdeu espaço para maravilhosa da Ana Lúcia Torre com sua vilanzona Gertrude,isso pq é vilã coadjuvante e roubou a cena,por isso que sempre falo Nathalia é fraquinha se fosse outra atriz fazendo a Sílvia tipo Débora Falabella ou até mesmo a Mariana Ximenes iria roubar a cena,até a Carolina Dieckman que não é lá essas coisas tá bem melhor que a Nathalia ,e a Mariana então nem se fala mal chegou e ja ofuscou a Nathalia, alias ela(Nathalia) só chama mesmo a atenção pq seu figurino na novela é lindo e sua maquiagem também (tenho que admitir) por isso não fica apagada rsrs...Por enquanto é só isso Sérgio adoro seus posts desde Avenida Brasil,quando vc vivia elogiando minha Diva Débora Falabella :D bjs

Anônimo disse...

Sérgio, só acho que este envolvimento entre Sílvia e Viktor, foi mal elaborado. Ao contrário dos outros casais da trama, e dos possíveis também. Nathalia é tão boa atriz, quanto Mariana Ximenes, Carolina Dieckman e tantas outras. Engraçado que façam comparações, como com Débora Falabella. Sua Nina, foi apagada pela Carminha. Nathalia dando conta do recado. Aliás, todos na trama. Bjs!

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Muito boa a sua análise!
Para mim essa novela está perfeita, não se tornou monótona em momento algum e a única coisa que reclamo - pois tenho que fazer uma reclamaçãozinha (rs*) - é das cenas de Silvia com o cunhado, cenas impróprias para o horário, já que tem criança trabalhando na novela... é uma cena de infidelidade. Já qualquer cena do casal central vem recheada de afeto, sem a sofreguidão de amantes que não cabe a esse horário.
E a atriz mirim, que fofinha!! (não sei o nome dela)
Beijus,

Unknown disse...

Concordo com tudo que você disse Sérgio.A Mariana Ximenes está roubando a cena, mesmo sem ser a protagonista e para mim a personagem dela, a Aurora, é uma das melhores personagens da novela.

Danuza disse...

Sérgio, boa crítica. Concordo em parte, já que pelo menos para mim, o casal protagonista, apesar da boa atuação, não surpreende. Acho a trama principal, insossa, muito cansativa às vezes. À novela é linda, sem dúvida. Mariana Ximenes entrou para dar gás ao núcleo do Cabaré Pacheco, que andava meio 'apagadinho'. Só espero que não vire 'exclusividade. Dentre os casais citados: Gosto de Mundo e Iolanda (aliás, pra mim, eles viraram as protagonistas. Por incrível que pareça, estou gostando da Carolina Dieckman nesta novela), os prováveis casais, Sílvia e Viktor, (apesar de ter achado um tanto precipitado o envolvimento deles) e Aurora e Davi (que também está acontecendo rápido demais. Meu único porém, é que com o envolvimento de Sílvia com Viktor, a personagem perca o foco, quando à vingança. À personagem, ao contrário do que muitos pensam, é uma vilã mais voltada para o cinismo, do que para a 'violência'. Percebo que às cenas de Viktor e Sílvia tem cortes abruptos, prejudicando um pouco o desenrolar da trama deles. Deixando uma ar de sem nexo, espero que se resolva. Gertrudes é outra, que tende a movimentar muito o núcleo do Ernest, assim como o próprio, e Manfred. Muitos conflitos ainda irão acontecer, e com isso fazer com que o público se interesse mais. Thelma Guedes e Duca Rachid são autoras de mãos cheias,com certeza farão desta outra novela brilhante.

Bjs!

Caio disse...

Sou louco pela Mariana Ximenes, além de gata convence em qualquer papel e a Aurora chegou pra ser a melhor personagem da novela. O elenco inteiro está ótimo, gostando de tudo até agora. Abraço.

BLOGZOOM disse...

Sergio,

Estou totalmente por fora desta novela, mas gostei de ler, assim, mesmo sem assistir, sei o que está rolando.

Bom final de semana.

Beijocas

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, eu perdi esse aniversário do vilão que vc mencionou, mas tenho assistido com frequência e adoro, ontem foi ótimo a Amelinha ganhar a guarda, qto a Mariana ainda não vi muita coisa sobre ela, mas adoro a novela! abraços

Sérgio Santos disse...

Foi uma chegada triunfal, Thallys. E Mariana tá maravilhosa como sempre. A sintonia com o Marcelo é ótima e a química com Leandro nítida.

Sim, eu disse que Joia Rara era uma novela escrita para as 23h e reafirmo. O cabaré poderia ser mais explorado e os diálogos intolerantes de Ernest poderia ser mais pesado. Pena que entrou no horário das seis e pegará todo horário de verão.

A Carolina está ótima e os embates dela com Gertrude prometem, mas confesso que tô ficando cansado da Iolanda. É submissa, chora o tempo todo, não faz nada, lamenta pelos cantos, é um perfil que eu odeio. E ela tem uma grande química com o Domingos mas o casal também não tem me atraído, talvez por causa da fragilidade da separação, já que o pai dela nem mais doente está. Enfim, mas essa virada foi importante. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Luan, muito obrigado. Sim, eu entendo o que vc quer dizer. Às vezes tenho essa sensação -- melhorada depois da virada --- também.

E concordo que Cacau está igual a Zezé. A personagem é diferente mas ela não mudou. Ao contrário da Cláudia Missura, por exemplo, que fez uma Dona de Pensão ótima e totalmente diferente da Janaína. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Maíny, adorei seu comentário. Mas só a Mariana Ximenes que te faz vir aqui, né? Tsc tsc...

Concordo, a novela tava ficando cansativa mesmo, embora não achasse lenta. Essa virada era necessária e espero que a trama não perca o ritmo novamente.

O Cabaré é o melhor núcleo de longe. Jura que a Suely vai sair? Pensei que ela ia ficar porque permaneceu nessa, digamos, outra fase. Não gostei.

Eu sempre achei o Gagliasso um ótimo ator, porém, depois daquele Ricardo de Sinhá Moça, ele adquiriu um cacoete irritante de falar pra dentro em todo papel. Ainda bem que como o Franz ele tirou isso (embora derrape algumas vezes) e está ótimo mesmo junto da Mel e da Bin.

Beijão!

Sérgio Santos disse...

Aninha, obrigado pelo comentário. Bjs

Sérgio Santos disse...

Patrícia, a Carolina está surpreendendo mesmo. Mostrou amadurecimento. Bjs

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Cláudio. Abraços e de nada!

Sérgio Santos disse...

Concordo com tudo, Felis! Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, essa parte da festa foi o ápice. Também gostei muito de ver Hilda e Viktor enfrentando o pai. Olha, eu não sei se essa virada garantirá excelentes capítulos todos os dias, mas torço por isso. Bjs

Sérgio Santos disse...

Elvira, obrigado. É verdade, a trama do Peteleco está mt boa também, assim como o casal Hilda-Toni. Mas confesso que esse triângulo do Mundo não tem me empolgado. Colocar a Tânia Khalill pra viver outra rejeitada ficou repetitivo. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Verdade, Pérola. bj

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, Maria. Mariana tem muito talento e o par formado com Leandro tem tudo pra dar certo. Bjs

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Celina? Interessante. E jura que o núcleo do cabaré é o que menos gosta? Eu acho o melhor. =) Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo. Sou fã da Débora Falabella mesmo. A entrada da Mariana foi excelente pra novela e enriqueceu a história. Ela tá ótima.

Sobre a Nathalia, discordo, porque não acho a Silvia "vilã". Ela tem um propósito que é vingar o pai e acredito que a paixão dela pelo Viktor acabe a humanizando mais. Acho que a personagem foi 'vendida' equivocadamente, na minha opinião. Tanto pela atriz quanto pelas autoras que enfatizaram a vilania. E eu tenho gostado da Nathalia, mas repeito sua opinião! E obrigado pelo carinho. Da próxima vez diga seu nome! Abçs!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, não acho que o envolvimento tenha sido mal elaborado, não. Até pq, por enquanto, é só sexo. Mas sobre a Nina, discordo, pq ela não foi apagada, não existiria Carminha sem ela. Bjs

Sérgio Santos disse...

Luma, muito obrigado! =) olha, não vejo problema nas cenas da Silvia, até pq novela tem que ter vilania, traições etc, senão não é novela, independente do horário. Beijos!!!!

Sérgio Santos disse...

Fábio, eu acho a Aurora a melhor personagem. E já achava isso quando vi as chamadas. É um tipo que tem luz própria. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Oi Danuza, obrigado! Eu tenho gostado muito da trama central e do casal protagonista. Nada tenho a reclamar. Mas a Aurora conseguiu mesmo reavivar o núcleo do Cabaré que estava precisando mesmo de um gás.

Olha, eu não achei o envolvimento da Silvia com o Viktor precipitado, até porque temos que levar em consideração que 10 anos se passaram com eles morando juntos e nada ocorria. Agora que tá começando e por enquanto é sexo.

E acho que o intuito é justamente esse; humanizar a personagem e fazê-la se apaixonar mesmo. Acho que será muito bom pra personagem ganhar mais contornos, até porque parte da vingança dela fica incoerente, como por exemplo, quando tenta separar Franz de Amélia. Ernest (o alvo de sua vingança) despreza a mulher e pela lógica ela nem deveria se importar com isso. Até pq ela já tá morando lá mesmo e o vilão não a expulsaria pra enfiar Amélia.

Espero ver Gertrude mais ativa nas suas maldades. E tb tenho adorado a Carolina como Iolanda, embora tenha me cansado um pouco da personagem. Beijos!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Caio! Abçs!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Sissym. bjs

Sérgio Santos disse...

Foi ótima a cena em que o juiz concede a guarda da Pérola para os pais, Kellen. Bjs

Maíny disse...

Sérgio, leio todos os seus textos, todos mesmo. Só que é uma coisa minha, não sou uma grande comentarista, mas quando é a Mariana a coisa muda de figura hahaha. Beijão, você sabe que te adoro.

Sérgio Santos disse...

Eu sei, Maíny, brinquei com vc. rs Bjs

Filha do Rei disse...

Sérgio, o que me encanta nesta novela é o movimento sincronizado dos fatos.Até agora tudo flui.
Tenha um lindo fim de semana.Bjs

Sérgio Santos disse...

É verdade, Cléu. Bjssss