quarta-feira, 31 de julho de 2013

"3 Teresas": uma grata surpresa do GNT

Para cumprir a lei de audiovisual que obriga os canais a cabo a oferecerem conteúdo nacional no horário nobre, o GNT estreou um pacote de séries próprias há quase dois meses. Começou com "Copa Hotel" e depois, quase que simultaneamente, iniciou "As Canalhas", "Surtadas na Yoga" e "3 Teresas". A primeira ficou devendo, a segunda alterou altos e baixos, e a terceira conseguiu divertir; porém, não há dúvidas que a quarta foi a melhor estreia do canal.


A série sobre a convivência de três gerações de mulheres da mesma família em uma casa --- que funcionou como uma quarta protagonista --- conquistou pela simplicidade da história. Teresa (Denise Fraga), Teresinha (Cláudia Mello) e Tetê (Manoela Aliperti) se amam e enfrentam inúmeros problemas do cotidiano, que quase sempre causam desentendimentos entre elas. Porém, os desentendimentos acabam as unindo cada vez mais. As três têm visões bem diferentes a respeito da solução dos percalços mas, apesar de sempre baterem de frente, se apoiam apesar de tudo.

Todos os episódios misturaram humor e drama, mas ambos foram inseridos de uma forma leve, evitando situações muito carregadas. Apesar de não ter apresentado ganchos que motivassem o telespectador, a série conseguiu conquistar justamente pelo carisma das três personagens e pela despretensiosa
trama, que refletia o universo de várias famílias de classe média.

Denise Fraga soube perfeitamente mostrar a personalidade forte da Teresa (vitrinista que se separou do marido e foi morar com a mãe levando a filha), enquanto Cláudia Mello deu um show de interpretação na pele da apaixonante Teresinha (senhora independente e sarcástica, que se uniu à neta para contestar o modo de viver da filha). Já Manoela Aliperti (filha de Teresa e neta de Teresinha) foi uma grata revelação: convenceu e brilhou com a sua irônica Tetê, uma adolescente questionadora e complexa. O trio de atrizes combinou tão bem quanto o trio de personagens. Parecia que aquela avó, mãe e filha de fato existiam.

A série ganhou uma segunda temporada e muito merecidamente. Embora "Copa Hotel" e "Surtadas na Yoga" também tenham ganhado uma continuação (que irá ao ar em setembro), não há dúvida que a história protagonizada pelas três Teresas foi a mais merecedora desse reconhecimento. Todos os treze episódios (principalmente o último, com a cena final do trio-ternura deitado em cima da cama se abraçando) conseguiram divertir e emocionar do início ao fim.

Produzida pela Bossa Nova Filmes e criada por Luiz Villaça, Rafael Gomes, Sérgio Roveri, Leonardo Moreira e Carô Ziskind, "3 Teresas" foi uma grata surpresa do canal. Mesmo apresentando claros sinais de baixo investimento, a produção conseguiu atrair pelo bom conjunto apresentado: elenco afiado, personagens bem construídos, ótima trilha sonora e trama envolvente. A série saiu do ar deixando saudades e criando expectativas para sua segunda temporada. Foi muito bom ter acompanhado a história vivida por Teresinha, Teresa e Tetê, que conquistou o público e elevou o nível da programação do GNT.

20 comentários:

Unknown disse...

Oiiii querido, eu não tenho GNT, que peninha!
BjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

chica disse...

Eu gostei muito dessa série, aliás, ontem pedi, mas deve ter como rever! Muito legal, curtinha e com lances da vida! abração,chica

eder ribeiro disse...

Sérgio, como não assiti a série, não posso tecer um comentário sobre a mesma. Apenas sinto falta da Denise Fraga no canal aberto. Abçs.

BIA disse...

Oi Sérgio!!!

Parece muito legal está série, algo diferente para assistir!!!
Bjs :)

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia
Sérgio
sim...bela análise...assisti alguns episódios,não me chamou muito a atenção, tanto que só agora que soube o nome da terceira Teresa ,Manoela Aliperti.
Gosto muito de Denise Fraga e Cláudia Mello que são talentosas e carismáticas.
...recebi sua imagem, obrigado!
Pela visita!
Boa quinta feira
Abração

Uma Interessante Vida disse...

A união de drama com humor é inusitada, Sérgio, fiquei curiosa para ver a serie, ainda mais por que tem Denise Fraga no elenco, ela é uma ótima atriz. beijinhos

Unknown disse...

não estou assistindo, mas o GNT tem uma programação fora de série, adoro! bjs

Filha do Rei disse...

Ah, agora fiquei sentida por não poder assistir a GNT :)

Marcos disse...

Assisti ao primeiro episodio no Now e quando vi ja tinha assistido os 10 episodios que estavam disponivies ate entao. A serie me surpreendeu por abordar os dramas de uma forma leve. Nao vejo a hora de começar a nova temporada.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Celina. bj

Sérgio Santos disse...

Eles reprisam, Chica. Só não lembro os horários alternativos. bjão

Sérgio Santos disse...

Também sinto, Eder. Mas, confesso, achava aquele Retrato Falado muito cansativo. abraços.

Sérgio Santos disse...

Eu achei impecável, Bia. bj

Sérgio Santos disse...

Pena que não se interessou muito, Felis, é uma ótima série.

Ah, sim. Que bom. ;) Abraços!

Sérgio Santos disse...

Barbie, eu tenho certeza absoluta que vc vai gostar! bjsss

Sérgio Santos disse...

Jeanne, tenho acompanhado as novas séries do canal, embora nunca tenha sido um telespectador assíduo do GNT. bj

Sérgio Santos disse...

Olha, Cléu, é um formato que faz o seu estilo. Acho que ia gostar. bj

Sérgio Santos disse...

Né, Marcos? A série é tão gostosa de assistir e abordar os temas de uma forma tão despretensiosa que nem dá pra sentir o tempo passar. Também aguardo a estreia da segunda temporada. Abraços.

Lulu on the sky disse...

Sérgio, não assisti essa série, embora muita gente tenha falado super bem sobre a atuação das atrizes.
Gosto muito de peças de renda como a sua saia, são super femininas e charmosas.
Big Beijos
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

Lulu, obrigado pelo comentário. bjsss