quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Laura e Edgar: protagonistas que se completam e encantam os telespectadores de Lado a Lado

"Lado a Lado" estreou recentemente no horário das seis na Rede Globo. Há menos de um mês no ar, a novela tem se mostrado de grande qualidade, ótimo texto, boa produção, direção acertada, figurinos admiráveis e elenco bem escalado. Mesmo com tantos pontos positivos a audiência ainda não correspondeu e permanece abaixo dos 20 pontos. Provavelmente quando acabar o Horário Eleitoral Gratuito os números aumentem. Mas deixando o ibope de lado e citando todos os elementos da trama até então, pode-se dizer que um dos principais acertos foi a escolha do casal protagonista: Laura e Edgar.


Desde o primeiro momento em que os personagens se encontraram, a sintonia do casal ficou evidente. Marjorie Estiano e Thiago Fragoso têm química de sobra e o talento de ambos não é surpresa para ninguém. Após alguns desencontros --- Thiago seria o Rodrigo em "A Vida da Gente", mas não pôde aceitar e quando ia entrar na trama para fazer uma participação especial na reta final da história, acabou sofrendo um grave acidente no teatro e foi substituído por Eriberto Leão na novela de Lícia Manzo --- os atores finalmente estão trabalhando juntos em uma mesma obra.

Marjorie Estiano encanta ao interpretar uma mulher forte, sem preconceitos e nada submissa; características raríssimas nas mulheres daquela época (1904). A atriz enfrenta um desafio grande ao encarar uma personagem que também é uma mocinha, e possíveis comparações com a Manu ("A Vida da Gente") poderiam acontecer. Mas com um talento já conhecido desde
sua estreia na televisão vivendo a vilã Natasha em "Malhação", Marjorie comprova sua capacidade, tendo uma interpretação esplêndida e com tons totalmente diferentes. Laura não lembra em nada seu papel anterior.

Thiago Fragoso também convence ao viver um mocinho que não irrita o telespectador, fato tão raro em se tratando de teledramaturgia ultimamente. Edgar não é machista, permite que sua esposa trabalhe, se indigna com as injustiças sociais, assim como a sua esposa, e não teme a arrogante Constância, sua sogra controladora e lindamente vivida por Patrícia Pillar.

O interessante desta situação do casal é a forma 'inversa' como tudo aconteceu. Laura e Edgar eram amigos na infância e ainda crianças prometeram se casar quando adultos, no entanto, o tempo foi passando, os dois se afastaram e nunca mais se viram. Mas devido à imposição de suas famílias, principalmente por causa das dificuldades financeiras dos pais de Laura, o casamento acabou acontecendo, mesmo contra a vontade de ambos. A cerimônia parecia um velório e os noivos estavam desolados pela união indesejada. No início a convivência foi difícil e eles mal se falavam, mesmo morando na mesma casa. Porém, com o tempo, foram percebendo afinidades, ideais semelhantes, enfim, foi o bastante para se apaixonarem e não conseguirem resistir um ao outro, dando o primeiro beijo no corredor da mansão onde vivem. Nos próximos capítulos haverá a primeira transa e o público aguarda ansioso por este momento.

Quando Laura e Edgar aparecem juntos, "Lado a Lado" ganha um brilho especial. O bonito amor do casal agradou em cheio e os autores acertaram tanto na escalação dos atores certos, quanto na elaboração da história. Uma das maiores dificuldades de um novelista é conseguir criar protagonistas que agradem os telespectadores e que tenham uma boa sintonia em cena. A atual novela das 18h definitivamente escapou deste problema.


44 comentários:

Lih disse...

Eu gosto da novela, tem diversos pontos positivos, mas com certeza o melhor dela é Laura e Edgar! Pelo menos pra mim.
Adoro quando novelas têm personagens ótimos por si só e quando se juntam então... casais que tenham a química de Marjorie e Thiago!
Que bom que a parceria finalmente aconteceu pois já estou totalmente envolvida com os dois personagens. Aliás, não sou a única, e espero que envolvão muitos ainda pois são ótimos!
E o engraçado é que já torço para uma nova parceria deles no futuro, sendo que a novela apenas começou.
Os dois estão de parabéns pelos personagens.
Marjorie sempre tem química com seus pares pois sempre se entrega muito e divide bem, mas com Thiago, é a melhor parceria dela junto com a que fez com Dalton!

Lih disse...

*envolvam

Sérgio Santos disse...

Oi Lih, obrigado pelo comentário. Também gostei muito dessa parceria e não é á toa que o casal tenha agradado tanto. São bons personagens, bons atores e uma boa história. Difícil dar errado. Beijos! ;)

eder ribeiro disse...

Passando para lhe desejar um bom dia e elogiar pelos textos sempre explicativos, até quem não acompanha a novela, se intera devido a sua boa escrita. Achei interessante o casal se casar e amarem após a convivência, isso demonstra a involução de muitos q hj em dia casa se amando e convive se "odiando". Abçs.

Mery/Rio de Janeiro disse...

Eu gosto dos dois ...
Não posso ver a novela, infelizmente.
Eu assisti a outra em que ela interpretava a Manu e gostei muito, "torcia muito por ela, pois não gosto da Fernanda Vasconcelos 'não convence, "sorriso forçado.
Uma das melhores artistas, pra mim é a Débora Falabela, qualquer personagem q ela faz "arrasa; ver na mnissérie JK ...reprise no Canal Viva

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio!
Concordo com o comentário acima. Pelo seu belo texto, até para quem não acompanha muito telenovela fica sabendo das novidades. Penso que a novela tem excelente fotografia e enredo, mas com uma "trama" pouco popular,e somente, as atuações, em particular de alguns autores vem chamando a atenção, como é o caso da química entre Marjorie e Fragoso .
Obrigado pelo carinho da visita!
Boa quarta feira!
Abraços

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo texto, Sérgio. Pra ser bem sincero, apesar de muito superior à anterior, Lado a Lado ainda não me conquistou totalmente. É muito boa, bem-feita, mas talvez pelo ritmo mais lento não chega a me empolgar tanto, como as outras duas. Ainda assim, suas qualidades são incontestáveis.

Marjorie está linda e brilhante vivendo uma personagem de personalidade e tem feito duplas primorosas com Camila Pitanga e Patrícia Pillar. Thiago, por sua vez, mostra boa entrega ao papel, além do bom desenvolvimento do personagem pelos autores. O par formado é o maior acerto da novela e a entrada da Alessandra Negrini (Catarina, a mulher que Edgar namorou em Portugal) deixará tudo ainda melhor. Abçs!

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Concordo, Sérgio. Laura e Edgar se respeitam, se admiram e se amam. Essa gama de sentimentos surgiu nessa ordem. Marjorie e Thiago protagonizam lindas cenas.

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, ainda não entrei no clima da novela, acho que novela de época anda meio em baixa mesmo com sua ótima produção, no entanto gosto das duplas protagonistas, tanto da Marjorie qto da Camila, pode ser que engrene daki a pouco! abraçossss

Carlos disse...

Tenho nada a acrescentar ao seu texto Sérgio, essa novela até agora está dentro de minhas expectativas e está conseguindo adiar o meu desejo de deixar de ver novelas. E gostei do que o Eder Ribeiro disse de que o Edgar e a Laura estão fazendo o oposto de muitos casais atuais. É bem por aí mesmo kkkkkkk.

Abraço

Marcos disse...

No horário das seis eu nem sempre consigo assistir a novela, mas sempre que posso eu confiro! Essa novela tem uma leveza ímpar! Apesar de abordar a fase pós-abolicionista, ter um tramas com conflitos interessantes, não chega a ser nada denso demais, isto é, a novela tem um desenrolar perfeito para o horário!

Gostei de várias escalações para essa novela, assim como você, Sérgio. Patrícia Pillar dispensa comentários, uma atriz de primeira linha! Marjorie está também fazendo um excepcional trabalho, mesclando na mocinha aspectos de doçura, mas sem perder a fibra de uma típica heroína! Camila Pitanga, Lázaro, Thiago Fragoso e Caio Blat também estão desempenhando muito bem as suas funções!

Outra atriz que eu gostei de rever foi a Maria Padilha! Não me recordo exatamente qual foi a sua última novela como personagem titular, creio que foi Mulheres Apaixonadas. Acho que depois dessa ela só aparecia pra participações especiais, bastante curtas. Foi bom que ela tenha sido inserida em uma novela de novo!

Abraço, Sérgio!

Marcos disse...

...ter umas* tramas...

Felipe disse...

Estou gostando demais da novela e dos dois casais, tanto Laura e Edgar quando Isabel e Zé Maria, mas com certeza o destaque fica com o primeiro casal. Impossível não gostar dessa história deles, que foram praticamente obrigados a se casar mas acabam se apaixonando aos poucos, com a convivência.

Que bom que essa parceria dos dois, que não pode acontecer em A Vida da Gente (cuja estreia faz 1 ano hoje!), está finalmente acontecendo e de maneira tão bem sucedida! Marjorie e o Thiago estão mandando muito bem, tomara que continuem assim e que o texto da novela também continue tão bom.

Bruno Marques disse...

Laura e Edgar formam o mais perfeito casal da teledramaturgia atualmente!!!São perfeitos!Impossível não torcer por eles!

Danuza disse...

Bom texto, Sérgio. Laura e Edgar estão conquistando o público aos poucos, assim como à novela. Marjorie e Thiago tem muita sintonia. Apesar de gostar da atriz, sua atuação não me emociona tanto, como acontece com outras atrizes. Patrícia Pillar está ótima na pele de Constância. A novela ainda tem muito chão pela frente, e só tende a melhorar.

Milene Lima disse...

Eu não gostava da Marjorie Estiano, achei forçação de barra quando a colocaram como protagonista na novela da Portelinha (esqueci o nome). Mas agora é das atrizes mais novas que eu mais admiro. Gosto muito do casal também. Gosto da novela, mas quero gostar ainda mais... O que vai rolar entre a Isabel, Zé Maria e Albertinho? Era pra eles ficarem juntos (Isabel e Albertinho) e seria a desgraça da Constância.

Beijo!

Fabio Dias disse...

Esse é o grande ponto alto de Lado a Lado!
Algo inédito já citado por vc Sérgio bem antes desse texto no twitter, foi a construção dessa linda história de amor!!

Estou amando ver esse amor!

Abraço amigo

Simone disse...

Para mim a Marjorie é uma das melhores atrizes da sua geração. Tem uma capacidade rara de dar singularidade a cada personagem que faz. Além de ter uma beleza que ultrapassa aspectos físicos. Ela é diferente. O Thiago também é ótimo, lindo e talentoso. A direção acertou em cheio nessa parceria. Com certeza eles trarão muitas alegrias aos telespectadores.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, obrigado pelo comentário e elogio. Fico feliz mesmo. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Mery, também torci muito pela Manu e o final foi feliz pra gente, né? Gostei do desfecho.

Agora ela repete o bom desempenho e faz ótimas e tocantes cenas. Obrigado pelo comentário e também sou fã da Débora Falabella. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, obrigado. Isso é verdade, essa novela não é popular. Aliás, lamento a baixa audiência porque pode assustar a Globo e fazer a emissora recuar em tramas de época ou que fujam dos temas amplamente abordados em várias obras. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, olha, por enquanto não tenho nada a reclamar da novela. Mas concordo que o ritmo não é ágil e com a entrada da Alessandra tudo tende a melhorar muito. Camila e Patrícia também estão ótimas! Abraço e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, sem dúvida. A relação começou invertida e o resultado foi ótimo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, é fato que Lado a Lado ainda não engrenou, mas tem tantas qualidades que tenho esperanças que os resultados venham logo. Camila e Marjorie estão muito bem. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, obrigado. Também tô gostando muito da novela. E é verdade, normalmente no início é tudo maravilhoso e depois vira um inferno. Nesse caso foi exatamente o oposto. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, é verdade, a trama é a cara do horário das seis. História interessante, bem escrita e sem ser muito densa. O elenco está perfeito, mas discordo de você a respeito do Lázaro. O acho mais do mesmo.

Já Maria Padilha, Bia Seidl e Beatriz Segall voltaram após tempos afastadas das novelas e são muito bem-vindas. Creio que a última novela da Maria foi mesmo Mulheres Apaixonadas e sua última participação foi em Paraíso Tropical vivendo uma jornalista. Aliás, ela também fez Cinquentinha e a Beatriz Lara com Z. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Felipe, obrigado pelo comentário. Puxa, faz um ano que A Vida da Gente estreou? O tempo passou voando mesmo. Sinto falta dessa novela.

Sobre os casais, é inegável o bom entrosamento entre Thiago e Marjorie, finalmente juntos. Já sobre Isabel e Ze Maria eu discordo porque a prefiro com o Albertinho, isso, claro, se ele deixar de ser 'playboy'. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Bruno, também gosto muito deles. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Danuza, que surpresa te ver por aqui! Bem-vinda. Eu sou fã da Marjorie e a acho impecável. O casal é muito bonito. Realmente ainda tem muito chão pela frente, vamos ver como a história vai se encaminhar. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, o nome é "Duas Caras". Achei aquela novela muito ruim, embora tenha gostado da Marjorie, do Dalton e da grande interpretação da Alinne Moraes como a vilã Silvia.

Sempre gostei muito da atriz e vou gostando cada vez mais. Também acho que o romance entre Isabel e Albertinho seria a desgraçada da Constância e muito mais interessante para a história. Aliás, torço por isso porque não gostei do par com o Zé Maria. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Fabio, foi sem dúvida uma grande ideia e os autores acertaram em cheio. Não é por acaso que emplacou logo de cara! Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Simone, concordo com você! Marjorie é muito talentosa e sempre gostei dela. Thiago merecia um papel desses após o susto que ele levou com o acidente no teatro. Beijos e obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Não sei se estou mais encantada pela novela ou pelos seus textos. Parabéns! Lado a Lado tem tudo o que você colocou, mas começou devagar. Não empolgava. Na segunda semana eu já estava completamente envolvida. Como fã da Marjorie eu sinceramente não consigo imaginar com quem ela não teria química. Ela está brilhando mais uma vez. Um dos maiores talentos da nova geração. Ela e o Tiago forma um casal encantador. O outro casal protagonista, eu não achei que foi acertivo. Adoro Lázaro Ramos e Camila Pitanga, mas separados. Os personagens são lindos, porém muito parecidos, sei lá. Não rolou ainda. Com toda a malandragem do Albertinho, as cenas dele com a Camila empolgaram mais.Claro que essa opinião pode mudar. Esse triângulo ainda promete assim como a chegada da ex do Edgar. A novela tem tudo para ser a melhor das 18;00h depois de A Vida da Gente rs rs

A Viajante disse...

Dizem os maledicentes que os românticos estão se acabando, num mundo líquido, em que as relações são estabelecidas pelo imediatismo, urgência da realidade fast food que vivemos.
Há controvérsias. Vejo românticos aos 4 cantos por onde circulo, inclusive no mundo líquido. Aqui, por exemplo, em seu blog, percebo que a palavra romantismo não aparece sempre, mas todas as narrativas giram em torno de romances que aprovamos e nos identificamos.

Essa é uma clássica novela das seis, com apelo das nove. Acredito que poderia, inclusive ser estar ambientada para o público dos adultos, pois o casal Laura e Edgard sugerem cenas sensuais, mediados pela palavra, pelo olhar... cumplicidade de casais que se amam e se desejam intensamente.
Adorei o post, Sérgio! Vamos torcer por mais cenas românticas... risos... abraço.

Sérgio Santos disse...

GiPaula, obrigado de verdade pelo seu carinho! Olha, adorei A Vida da Gente e por enquanto tenho gostado muito de Lado a Lado. Marjorie e Edgar formam um belo par e não dá para não torcer por eles.

Ao contrário de você, acho Lázaro Ramos um ator que se repete sempre e não gosto dele atuando. Acho que Isabel combina muito mais com Albertinho, isso, claro, se ele mudar de comportamento. E também seria bem mais interessante para a história se o romance proibido vingasse. Beijos! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Ju, obrigado. Também acho que há mais românticos do que se imagina e o sucesso dos casais em novelas é a prova disso. E, ao contrário do que se pensa, muitos homens são românticos e gostam tanto de novelas quanto mulheres.

Lado a Lado é uma linda obra e tem tudo para apresentar uma ótima história para o público. Aliás, já está apresentando. Beijos! =)

Vanessa disse...

Sérgio,
Que bonita história a de Laura com Edgar, não? Primeiros eles se casam, depois descobrem as afinidades e, com elas, o amor. Uma história já contada tantas vezes, em especial no cinema, mas que sempre cativa. Ainda mais quando temos personagens tão ricos, textos de tanta qualidade e atores que cativam.

A meu ver, as relações de Laura/Edgar e Laura/Constância têm sido o grande ponto alto de "Lado a Lado". São elas que me fazem chegar em casa e correr para o site oficial para ver as cenas do dia.

E, como vc mesmo comentou, os autores deram a sorte de criar um casal que já caiu no gosto popular. Prova disso é que, na lista dos 20 vídeos mais vistos na página oficial da novela, 17 ou 18 deles são de Laura e Edgar.

Bons esse números? Claro que são. Mas também mostram que os outros núcleos precisam ganhar mais a massa. O do teatro, por ex, tem tido até aqui grande destaque, mas muitas vezes é cansativo. O da Isabel idem.

Enfim, o caminho é longo. E novela é bacana por isso: entre o início e o fim, os autores ajustam a história de modo que agrade a todos.

E o núcleo da Laura, Edgar e Constância tem tudo para se sobressair ainda mais assim que Alessandra Negrini chegar. Agora pense como vai ser um prazer daqueles ver Marjorie Estiano x Alessandra Negrini x Patrícia Pillar. Só temos que agradecer aos diretores que escalaram três feras juntas. E bota fera nisso. Quando estão em cena, as três crescem de uma forma que hipnotiza.

Antes de dar meu "tchau" (rs), quero registrar o qto é bom ver a Patrícia em cena. Atrizes como ela deveriam emendar novela e mais novela. rs. Não me cansaria nunca de ver a Patrícia na TV! Ainda mais em personagens como Constância.

É uma delícia também assistir aos shows diários da Marjorie. Mesmo contracenando com a grandeza de uma Patrícia, ela não se inibe e bate um bolão. Marjorie é dessas atrizes que conseguem dar diferentes capas a perfis tão parecidos. Não vemos em Laura resquícios de Manu, Maria Paula, Tônia, Marina... Bravo! Pra mim, já é a grande atriz de sua geração.

Agora meu "tchau". rs.
Beijos, querido.

Vanessa disse...

Nossa, Sérgio, sorry..
Só agora tive noção do quanto escrevi! rs.

Acho que me empolguei. Hehe.. Também com Patrícia e Marjorie no mesmo núcleo, fica difícil ser sucinta, não? rs

Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, e desde quando você acha que eu não gosto quando escrevem demais? Muito pelo contrário, eu amo!

Concordo com tudo o que você escreveu. Marjorie, Thiago e Patrícia tem sido o trio de ouro dessa novela, embora o elenco seja primoroso.

Gosto do núcleo do teatro, mas acredito que o público vá se cansar em breve, no entanto, tenho achado muito bom. Sobre a Isabel acho que o Zé Maria estraga o núcleo e a saída da ótima Beatriz Segall, creio que fará piorar a situação. Mas vamos ver!

Adorei seu comentário, Vanessa! Beijão!!!

Roberta Ribeiro disse...

Estou achando lindo, indumentaria , cenografia, a trama do casal é linda, alias o casal é lindo. destaque para Isabel tb, LIBERDADE para ela pq nao esta facil.
A Falsa moral do imperio decadente,com o retorno de Patricia Pillar.
Pequenos erros isolados feito o hip hop, atrapalham um pouco a magia de lado a lado,1930 nao tinha isso, hehe...mAs sigo amando!

Sérgio Santos disse...

Oi Roberta, pois é, o Marcelo D2 na trilha sonora é um mistério e um equívoco, mas a novela é maravilhosa. Beijos e obrigado pelo comentário.

Ivi disse...

Sergio, assim como muitos que comentaram, eu estou amando as cenas dos atores Thiago e Marjorie. Com essa novela, descobri que existe uma sobra de romantismo dentro de mim. Nao sei se esse romantismo estava latente e precisou ser estimulado ou se a boa atuacao dos atores me fez ficar fascinada pelas cenas romanticas que envolvem laura e edgar. Sempre procuro na net algo sobre os dois e foi desta forma que descobri seu blog. Abracos e vamos torcer para a novela ficar ainda mais interessante e, eh claro, com mais cenas romanticas do Casalzinho 20 Laura e Edgar!!

Wander Veroni Maia disse...

Acho "Lado a Lado" uma novela excelente, principalmente pelo pano de fundo histórico que a trama retrata. Marjorie e Thiago Fragoso passam tanta sintonia juntos que transborda amor, os olhos dos dois brilham em cada cena. Eu não estava gostando muito do núcleo do Teatro, mas de uns capítulos para cá já comecei a me entrosar. "Lado a Lado" está resgatando um período muito bacana de novelas de época da qual a Globo passou um tempo sem fazer. Eu adoro! Vibro com o texto bem feito e com a boa interpretação do elenco. Adorei a sua resenha, de verdade.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Filha do Rei disse...

Amo este casal, realmente eles passam uma sintonia, completam-se. Os atores estão fantásticos, qnd estão juntos em cena a gente percebe esta sintonia.É tão perceptível este acerto que fica mais claro ainda o erro do casal da novela das 21h.
É um prazer assistir ao trabalho de Marjorie e Tiago.