quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Laura Cardoso completa 85 anos presenteando o telespectador com seu talento

Hoje é um dia muito especial para uma das maiores atrizes deste país. Nesta quinta-feira (13/09), Laura Cardoso completa 85 de vida e recebeu merecidas homenagens da equipe da novela "Gabriela" --- atual produção que conta com o privilégio de ter esta dama do teatro e da televisão em seu elenco. A atriz também recebeu um emocionante presente, no sábado passado, do "TV Xuxa". A apresentadora fez uma linda homenagem remetendo ao teleteatro, tendo depoimentos tocantes, participações de colegas e a narração de Rodrigo Sant`anna, Thalita Carauta e Daniel Boaventura.


Laura Cardoso sempre foi uma figura muito querida por todos. Profissional dedicada, sempre foi apaixonada pela arte da interpretação e nunca reclamou do excesso de trabalho, nem mesmo agora, com 85 aninhos. Com mais de 50 novelas no currículo e mais de 20 filmes, Laura sempre se destacou e pode dizer tranquilamente "Eu sou atriz!" para qualquer um que vier a perguntar sua profissão.

Além de brilhar em todos os trabalhos que faz, Laura é uma simpatia e transborda humildade. Nunca teve atitudes grosseiras, sempre mostra um sorriso no rosto e alegria de viver. É uma pessoa realizada no que faz e isto fica claro a cada palavra dita, a cada frase proferida. A experiência está ali, dentro dela, e há
muita atriz novata que ficaria feliz se tivesse só um terço do seu talento.

São muitos personagens no currículo para lembrar, porém, só podendo citar alguns por questão de espaço, é impossível não mencionar: Isaura em "Mulheres de Areia", Dona Guiomar em "A Viagem", Sinhana em "Irmãos Coragem", Madalena em "Esperança", Carmem em "Chocolate com Pimenta", Dona Francisquinha em "Como uma Onda", Laksmi em "Caminho das Índias" e Dona Mariquita em "Araguaia". A sensível narração da atriz em "Hoje é Dia de Maria" também merece reconhecimento, além de sua gratificante participação em "A Grande Família" (vivendo a mãe do Lineu), protagonizando os episódios mais emocionantes do seriado até hoje. 

Atualmente, Laura Cardoso se destaca em "Gabriela" vivendo a demoníaca Dona Dorotéia, personagem criada por Walcyr Carrasco e que não estava presente na obra original de Jorge Amado. É uma senhora cruel, invejosa, amarga e que não pensa duas vezes ao praticar maiores atrocidades --- vide mandar espancar uma empregada, comemorar o assassinato de dois inocentes e aprovar o espancamento de uma quenga --- em busca da moral e dos bons costumes. Pode-se dizer que os atuais destaques da nova versão de "Gabriela" são Coronel Jesuino (José Wilker), Lindinalva (Giovanna Lancellotti), Mundinho Falcão (Mateus Solano) e Dorotéia. 

Com 60 anos de uma carreira dedicada à arte de interpretar, Laura Cardoso, uma das maiores atrizes do Brasil, sem qualquer exagero, completa 85 anos de vida presenteando o telespectador com seu talento e profissionalismo. Que esta dama da dramaturgia permaneça, pelo menos, mais uns 20 anos nos brindando com sua atuação. Parabéns, Laura! 

37 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Perfeito artigo, Sérgio. Sabe o tipo da atriz que a gente nunca se cansa de ver, cuja experiência é uma verdadeira aula para o público? Laura Cardoso é assim. Simpatia, experiência, carisma e talento provando que podem andar juntos.

Adoro as tiradas da Dona Dorotéia, que mesmo sendo uma vilã, é dona de um humor involuntário contagiante. As discussões com Jesuíno são impagáveis. Posso dizer que ela é a melhor coisa de Gabriela 2012.

Clau disse...

Boa noite Sérgio!
Homenagem linda e mais que merecida,pra ela que é sinônimo de talento.Laura Cardoso é realmente excepcional.
Bjs!

Hannah disse...

Laura Cardoso é uma das maiores atrizes brasileiras. Ela merece receber os parabéns tanto pelo aniversário quanto pela brilhante carreira!

Paty Michele disse...

Uma atriz impecável!
Os personagens que vc citou são realmente emblemáticos! Lembro da Sinhana e da carrancuda vovó Laksime.
É de impressionar que ainda tenha tanta disposição e memória pra trabalhar tão bem.

Um abraço, Sérgio.

Milene Lima disse...

Ela me lembra a minha avó, um rosto bem expressivo, miúda. Sempre que vejo a Laura Cardoso me remete a ela.

Como atriz, é covardia. A dona Mariquita de Araguaia, maravilhosa! Pra citar apenas um dos trabalhos, porque no que ela se propõe a meter seu talento, sai coisa boa.

Beijo, Sérgio.

Carlos disse...

Excelente, magnífica, ótima, completa, brilhante, ..., ..., atriz! Não tem como dizer abaixo disso. E não falo apenas por ser idosa e consagrada, mas vc vê uma diferença grande entre as suas personagens. Compare as suas 3 últimas personagens: Mariquita (Araguaia), Dona Glória (A Grande Família) e Dorotéia (Gabriela). Uma não tem nada a ver com a outra, inclusive na interpretação. Gestos, feições... Tudo bem diferente uma da outra.

Parabéns a essa artista completa.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, como podemos nos cansar de vê-la? Nunca. Concordo plenamente. Os embates de Dorotéia com Jesuíno são ótimos mesmo e Laura merece toda e qualquer homenagem. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, Laura merece sempre. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Hannah, são 60 anos de carreira e 85 muito bem vividos. Impossível não homenageá-la! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, um trabalho impecável de uma atriz impecável. Laksmi era muito bem defendida por ela e sua parceria com Lima Duarte foi perfeita. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, legal que você tenha essa lembrança da sua vó. Meu pai era amigo da Laura e ela é uma pessoa admirável mesmo. Como pessoa e como atriz. Mariquita era uma personagem cativante e cito também a Dona Francisquinha de "Como uma Onda"; naquela novela a senhorinha cega era tão bem interpretada pela atriz que realmente parecia que ela tinha problema na visão. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, exato, isso e muito mais! Essas três personagens citadas por você foram impecavelmente interpretadas pela atriz e que deu tons totalmente distintos para cada uma. Como não ser fã? Abração.

chica disse...

Merece aplausos mesmo!Puxa, 85? Trabalha bem demais!! abraços,chica e lindo fds!

Fernando Oliveira disse...

Laura Cardoso é simplesmente a atriz que faz a diferença em tudo, inclusive no post desse blog. Ela é uma atriz "detalhe", a que interpreta aquela personagem que está na cena certa, na novela certa. Vida longa a essa grande atriz que nos emociona e nos faz refletir sobre talento e maturidade. A personagem dela que eu mais gostei foi Isaura de Mulheres de Areia.
Muito bom o artigo, Sergio!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio!
ah sim...parabéns á Laura Cardoso, minha atriz favorita!Carismática, talentosa,simpática e tudo de bom!
Bela homenagem que tu prestou à ela, aqui!Muito bom!
Obrigado!
Bom final de semana!
Abraços

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Laura Cardoso está de parabéns pelo aniversário e por brindar o público com tantas atuações maravilhosas.
Concordo com tudo o que você escreveu, Sérgio.
A atriz também foi merecidamente homenageada pela Xuxa. Bom quando as honrarias acontecem em vida e em plena atuação.

Patricia P. Galis disse...

Não desmerecendo ninguém mas no meu ponto de vista Laura é a maior atriz de sua época muito mais que Fernanda Montenegro.
Parabéns muita paz e saúde.

Valquíria Novaes disse...

Que blz, tenho adorado revê-la na reprise de chocolate com pimenta kkkkk
Bjos e bom final de semana!
amonailart.blogspot.com

Cla disse...

EU adoro essa atriz, tem talento de sobra e sabe presentear seu talento em cada atuação, dos citados me lembro bem de Chocolate com Pimenta, no qual fazia uma senhora muito simples com tiradas de fazer o público gargalhar.

Será lembrada por muitos anos pelo tamanho talento que expõe.

Um abraço Sérgio, tenha um ótimo fim de semana.

MARILENE disse...

A expressão dela já passa essa sensação que percebemos em suas interpretação, a de sensibilidade e humildade. Merece grandes homenagens. A idade não reduziu seu talento. Bjs.

Marcos Mariano disse...

Eu sou muito fã do trabalho da Laura Cardoso, o personagem dela que mais me marcou foi em Mulheres de Areia, em que ela interpretava a mãe da Ruti e da Raquel. Eu ficava com muita raiva dela, pq ela sempre protegia a Raquel enquanto que desprezava a Ruti que era a boa filha. Eu gosto de ator assim, que me convence com aquele personagem ao ponto de despertar sentimentos em mim, seja ele bom ou ruim, com relação ao personagem que interpreta.

Abraços

Fabio Dias disse...

Nossa, a cada cena Laura Cardoso da um show! Jesus Maria José!

85 anos! Qto mais madura melhor!!

Karina Pink disse...

ja estou seguindo,segui de volta
http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

Lúcy Jorge disse...

A Paz de Cristo,

Visitar seu blog alegrou meu coração as suas palavras contagiam.
Te espero no meu cantinho, vc é especial para o Blog Fruto do Espírito.

Com todo afeto esperando sua visitinha... e também sua presença como seguidora, retribuirei o carinho!

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

***Lucy***


P.S. Visite também:

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, pois é, 85! Obrigado pelo comentário. Bom fim de semana pra vc também! bjs

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Fernando! Laura é um ícone e temos que ter muito orgulho dela mesmo! A entrega e seu profissionalismo são admiráveis. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, boa noite! Não poderia deixar passar o aniversário dela sem mencioná-la aqui neste humilde espaço. Obrigado pelo comentário. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, é verdade, temos que homenagear os grandes atores enquanto eles ainda estão vivos e nos brindando com seus respectivos talentos. Laura é maravilhosa e a homenagem no Tv Xuxa foi muito bonita. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Patrícia, sou suspeito para falar da Fernanda porque sou um fã absoluto. Acho que tanto ela quanto Laura são excepcionais! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, a personagem dela em Chocolate com Pimenta era ótima mesmo e havia uma bela parceria da atriz com Mariana Ximenes, Drica Moraes, Marcello Novaes, Carla Daniel e Osmar Prado. Beijos e bom fim de semana pra você também!

Sérgio Santos disse...

Oi Clarice, muito obrigado pelo comentário. Ela era uma vovó muito doce na novela do Walcyr. Gostava muito daquela personagem. Beijos e bom fim de semana!

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, a idade não reduziu em nada o talento, creio que até aumentou se é que isso era possível. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, também adorava essa personagem. Ainda tinha o ótimo Sebastião Vasconcellos e, claro, Glória Pires para completar o time. A proteção que a Raquel recebia da mãe irritava o telespectador mesmo! Abraços e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Jesus Maria José!!!! rsrs Verdade, Fábio, quanto mais madura melhor! Sou fã! Abração!

Sérgio Santos disse...

Karina e Lucy, obrigado pelas indicações. Abraços.

Samanta disse...

Olá querido amigo, como vai?

Eu vi um pedaço da homenagem para a Laura no programa da Xuxa e foi realmente muito emocionante! Gostei muito da forma como foi homenageada e parabenizo a iniciativa, pois às vezes vemos artistas recebendo reconhecimento somente após a sua morte, o que é muito triste... Além dos lindos depoimentos, fiquei emocionada vendo as reações dela, tão doce e grata por tudo! Me passou uma grande impressão de sabedoria e humildade que fez o quadro ficar ainda mais lindo!
Deixo aqui atrasadinho, mas de coração, meus parabéns também para esta mulher e atriz maravilhosa!

Grande abraço!! :)

Sérgio Santos disse...

Oi Samanta, tudo indo e espero que esteja tudo bem com você! Laura é uma dama da televisão e todas as homenagens feitas foram merecidas e sabedoria e experiência estão ali com ela desde sempre. Beijos!