segunda-feira, 24 de setembro de 2012

The Voice Brasil: entretenimento de qualidade aos domingos

O que importa é a voz. Partindo desta premissa, estreou na tarde de domingo o "The Voice Brasil", versão nacional do reality que já faz muito sucesso nos Estados Unidos --- onde programa está em sua terceira temporada --- e Austrália. A competição musical tem basicamente a mesma função do famigerado "Ídolos" (Record), "Astros" (SBT) ou dos finados "Fama" (Globo) e "Popstars" (SBT): lançar um talento. Porém, este formato é um pouco mais atraente: quatro cantores ficam de costas para o palco, apenas escutam a voz do candidato em questão, e caso gostem, apertam um botão, a cadeira gira e pronto; a pessoa é selecionada para a próxima fase e será 'treinada' pelo jurado que a selecionou --- caso mais de um queira o eleito em seu time, cabe ao candidato escolher seu destino.


Daniel, Carlinhos Brown, Cláudia Leitte e Lulu Santos foram escolhidos para compor o juri da atração. Os quatro gostaram da maioria dos cantores e isso se deve ao alto nível dos selecionados. Não é um reality de calouros, uma vez que vários candidatos já têm até CD gravado. No entanto, os poucos que foram rejeitados não receberam críticas, o que acabou deixando o programa politicamente correto demais. A escolha do quarteto para formar o time de jurados é polêmica, pois vai do gosto pessoal de cada um --- e este que vos escreve manteria Lulu Santos e substituiria os outros três por Paula Toller, Rita Lee, e Ana Carolina ou Herbert Vianna. Mas com o tempo todos acabam se acostumando e nas futuras edições é provável que se tenham outros cantores no juri.

Thiago Leifert é um apresentador que pouco falou na estreia e fica difícil saber se sua participação será mesmo ínfima, no entanto, não comprometeu nas vezes que foi exigido e nem tentou fazer gracinhas como o Marcos Mion no "Ídolos". O formato do programa é criativo e Boninho comprova que é mestre na arte da produção de
reality show. O diretor --- que já mostrou competência em formatos como "Big Brother Brasil", "No Limite" e "Hipertensão" --- evitou que a atração ficasse sonolenta e cansativa, apresentando apenas perfis de candidatos que valiam a pena e o telespectador viu um reality bem editado e sem enrolação.

Sobre o objetivo em questão, é claro que será muito difícil conseguir lançar um cantor (a) de sucesso, quase nenhum reality musical conseguiu isso no Brasil, porém, seria interessante ver alguma revelação de rock ou pop ganhar o contrato com a gravadora Universal, quinhentos mil reais e um carro --- prêmios do primeiro colocado. O país já está com muitos cantores de samba, sertanejo e MPB, enquanto que o rock e o pop estão diminuindo gradativamente por aqui. Mas independente de quem ganhe, se cantar bem será merecido.

"The Voice Brasil" teve uma estreia promissora e virou uma boa opção para o telespectador. A programação televisiva aos domingos é calamitosa desde sempre e o horário (14h15) acabou sendo bem escolhido pela emissora. O primeiro programa correspondeu às expectativas e atingiu 15,5 pontos de audiência, um índice excelente, deixando Record (6,5), SBT (6,0) e Band (3,5) para trás. A Globo mostrou que aprendeu com os erros do péssimo "Fama", exibindo um reality musical com um nível infinitamente superior ao dos concorrentes.

52 comentários:

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, pelo menos nessa estreia até que o Carlinhos Brown foi bem, não chegou a incomodar pelo menos a mim. mas talvez eu forme uma opinião melhor sobre ele com os próximos. Lulu Santos, de fato, foi o melhor e mais conciso da estreia. Os outros dois podiam ser trocados sem o menor problema (e pode reparar que as atitudes da Cláudia Leitte SEMPRE dão margem pra zoação na internet).

O Leifert pouco pôde fazer, mas pelo menos não tentou dar uma de engraçadão como ele próprio já fez no Globo Esporte e o Mion e seus trejeitos MTVísticos. A seleção dos candidatos me pareceu bem feita.

Espero que a nova empreitada da Globo tenha sucesso e supere o programa anterior, o Fama - que revelou candidatos, mas "indiretamente": eles não foram vencedores e só ganharam destaque bem depois do fim do programa (casos de Roberta Sá, Thiaguinho, Marina Elali, etc). Só o Popstars do SBT que conseguiu nanter por certo tempo o sucesso dos vencedores, embora o Rouge tenha durado mais que o Broz. A impressão no saldo geral foi positiva e deu um certo alívio depois do constrangimento que vimos nessa nova temporada do Ídolos, p. ex..

Milene Lima disse...

Eu não vi, fiquei frustradíssima porque adoro esse estilo de programa. Amo música. Até do Ídolos eu gosto e mesmo sem ir com a cara do Mion, acho até que ele não tá metidão a engraçado demais.

Nem posso comentar o programa, né? Minha amiga falou que é bacanaço. Quero muito ver. E dos quatro o que eu manteria certamente é o Brown. O cara é dos melhores músicos do Brasil, está a anos luz do famigerado axé, que é apenas um momento de distração pra ele. Lulu, deve ser interessante por ter personalidade. Daniel, é necessário um cara como ele, talvez, por ser do sertanejo. A galêga, nem comento... Opção pro lugar dela teria um monte, mas a gRobo tem que agradar o povo do twitter, né?

Beijo, Sérgio.

Fagner Bernardo disse...

Adorei os candidatos, adorei os coachs, apesar de estarem visivelmente "tensos" com a estreia, afinal eles são cantores e não apresentadores, então é absolutamente normal, acredito que no programa the semana que vem ja vão estar bem mais desenvoltos!
Só achei que o Brown podia selecionar mais as pessoas, ele estava virando pra quase todo mundo que cantava, mas o time dele tá bem forte!
É uma besteira essa perseguição com a Claudia, sim, isso é perseguição porque sempre vejo falarem mal dela aqui, achei ela super bem, estava divertida e consistente nos seus comentários

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, obrigado pelo comentário. O programa foi bem bacana e confesso que estava bastante desanimado. Me surpreendi. Uma boa opção para os telespectadores, sem dúvida. Lulu foi o melhor jurado mesmo.

Achei o Fama um péssimo programa e nada interessante, acabou sem deixar saudades. Pelo visto a Globo aprendeu. Vamos ver se essa boa impressão se mantém. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, obrigado pelo comentário. Tente ver no domingo que vem, ou ao menos deixe gravando. É interessante mesmo. Olha, reconheço que Carlinhos é um grande músico, mas não gosto dele. Lulu não é um poço de simpatia, mas sou fã das suas músicas desde sempre. Beijos e boa semana!

Sérgio Santos disse...

Oi Angel, obrigado pelo comentário. Os jurados estavam nervosos mesmo, mas é natural, com o tempo melhoram. O Carlinhos queria todo mundo mesmo, percebi isso.

Pegam muito no pé da Cláudia Leitte mesmo, mas eu admito que não gosto dela. No entanto, a acho muito parecida com a Ivete Sangalo em tudo. Ou seja, as duas pra mim são indiferentes. Mas respeito quem gosta. O meu juri ideal foi citado no texto, mas como disse, isso é muito pessoal. Abraços!

Bia Jubiart disse...

Oi Sérgio!

Comecei assistir já na metade, concordo com vc, deixaria o Lulu Santos e o resto trocaria, não necessariamente pelos seus indicados rsrsrsr. Enfim, gostei!

Tenha uma semana iluminada!

Bjooooooooo

chica disse...

Não posso falar nada, não assisti.Minha filha, no entanto, viu.Gostou.Ela acha que vais ser legal! abração,linda semana,chica

Valquíria Novaes disse...

Eles podiam tirar d vez o Faustao kkkkkkkk
Bjos!

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, eu não assisti mas a proposta é interessante embora não entenda muito por que a escolha desses cantores, qual teria sido o critério, não sei mas acho que é um quarteto que não curto muito rsrsr eu teria feito outras escolhas kkkkk, bom mas como vc disse nunca conseguiram lançar alguém que vingasse de verdade nesses programas musicais, será que desta vez vai??? rsr abraçossss

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Oi Sergio,

Nunca gostei de Fama, Astros e nem de ìdolos, por isso não esperava muito de The Voice, mas me surpreendi, gostei muito, e pretendo acompanhar sempre. O programa foi muito bem feito, bem estruturado, os candidatos são demais, desde já minha torcida é para Ellen Oléria do time do Brown. Interessante também é ver uma certa competição entre os jurados, pelos bons candidatos, e o fato deles ja estarem até pensando em estrategia rs. Olha não curto muito o estilo de nenhum dos jurados, mas acho que foram boas escolhas, e que estão capacitados para estarem ali. Meu jurado preferido até agora é o Brown e torço para o time dele. Daniel eu achei meio perdido. Lulu é o que mais tem critérios, e o que melhor sabe avaliar. Já Cláudia, não tenho nada contra e não partilho dessa implicância contra ela rs, acho que Ivete seria mais interessante, mas Claudinha não decepcionou. Confesso que achei engraçado ver ela sendo esnobada pelos candidatos srsrsrs. Enfim torço muito para que seja um grande sucesso.

Abraço.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio...
estou com a maioria , não assisti...
apesar que gosto desse tipo de programa.
Concordo com você! Não seriam esses meus jurados, e o formato parece que é um pouquinho diferente e se o T.Leifert não querer aparecer mais que os "calouros/candidatos"...ótimo!
Vou aguardar!
Boa semana!
ah...obrigado pela sua presença sempre gentil em meu blog.
Abraços

eder ribeiro disse...

Sérgio, assisti pedaços do programa e achei o formato interessante, vamos ver na segunda fase mantém o pico de audiência. Abçs.

Milene Lima disse...

Voltei pra dizer que ontem minha amiga me mostrou uma candidata, a Ellen Oléria. Que mulher maravilhosa! Então vi os outros candidatos, bons, mas ela está além. Fui pro you tube fuçar tudo dessa moça que só num país como o Brasil, caminha à margem.

Temos opiniões distintas, mas que convivem bem, né? Você não gosta do Brown e eu NUNCA gostei da Cláudia Leite e nem é perseguição, é só uma questão de gosto, assim como também não gosto de quiabo.

Domingo verei sim, é que ontem eu não tava em casa e não sei deixar gravando, pronto, falei. Haha.

Beijo de novo.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Gostei de tudo no programa, Sérgio: da produção, dos cantores-técnicos, do nível dos participantes. Também achei Lulu Santos o jurado mais gabaritado e a participação de Thiago Leifert, ínfima. "The Voice" passa a ser uma boa opção para a fraca programação televisiva nos domingos à tarde.
Deu vontade de acompanhar os outros programas.

Clau disse...

Oi Sérgio :)
Eu gostei muito do 'The Voice Brasil'.
Me surpreendi com o formato do programa.
Com exceção do Lulu Santos,o restante do juri,pra mim é dispensável.
Adoraria ver Djavan,Guilherme Arantes e Maria Rita,no lugar dos outros três.Achei sua seleção de jurados,bem interessante.
Adorei o post.
Bjs \o/

Adriana Helena disse...

Sérgio! Oi, tudo bem nesta tarde?
Olha eu estava torcendo para você fazer um artigo sobre a estreia deste programa!! Mas torcendo muito mesmo! E você fez, que maravilha e mais ainda, exatamente como eu queria..rsrs
Sabe,passei a tarde de domingo em casa: tempo nublado e friozinho: calhou de assistir o programa!! EU ADOREI!! Todos os cantores que se apresentaram foram muito bons e já são profissionais! Apenas fiquei com pena do indiozinho, que cantou tão bem no gênero sertanejo e o Daniel nem o escolheu.Que lástima!! E depois ficaram os quatro jurados lá, enchendo a bola dele no final. Mas nada adiantou, pois nenhum deles havia escolhido.. que peninha...

Mas tirando essa minha opinião pessoal, em geral, o programa agradou! Tanto o cenário( incluindo aquelas "cadeironas" legais dos jurados..rsrs) quanto o formato que é muito interessante!

Enfim, deu uma levantada nas mornas tardes de domingo!
Abração amigo e muito obrigada!!!
Boa semana!!!

Carlos disse...

No geral adorei o programa, só não me conformo com esse horário. Imagine na fase onde terá apenas show? Vou me sentir vendo o "Raul Gil" kkkkk Show a tarde é meio estranho. O nível dos candidatos não tenha nada areclamar, são mto bons. O apresentador não exagerou e acho que manterá isso até a parte dos shows, que talvez ele começe a fazer algumas piadas, até pra animar um pouco o programa. Dos jurados só gosto do Lulu e do Daniel, embora tenha achado o último exigente até demais, quase não apertou o botão. O Carlinhos é um bom músico, soube escolher, mas não tem aquela "senhora carreira" que muitos outros tem, parece que embarcaram no quase-oscar dele e o chamaram. Dona Milk só está ali pq Ivete está em Gabriela kkkkkkk. Sério, se ela ficou arrepiada com um participante lá, pq não o aceitou, se a mesma disse nas propagandas que queria uma voz que a arrepiasse? Ela é mto contraditória, faz mta média é por isso, e outras coisas, que não gostam dela. Pra ser sincero, ela não me sobe e nem me desce, mas no programa está assistível (não tem o que fazer mesmo kkkkk).

Abraço.

Mary Miranda disse...

Querido Sérgio, pois você arrancou as palavras de minha boca! rs

Deixa eu começar pela pequena discordância contigo? Assim eu continuo minha retórica só em acordo com suas ideias! hehe Bem, trocar qualquer um do quarteto por Paula Toller seria bem trágico: Paula é ótima artista, mas acho que não funciona nem um pouco em TV... E achei bem sacado colocar 4 representantes de gêneros distintos, apesar de eu não curtir a maioria que ali estava...
Do mais, meu amigo, é só alegria!!!! Meu amado Lulu Santos estava estupendo, não fugiu do seu foco de modo algum! Louco o suficiente para dizer que um candidato X (não lembro o nome!) era ótimo e igualmente doido de não aprovar o índio, que para o qual rasgou elogios quando terminou o programa... hehe
Lulu, com a mencionada Rita Lee que você gostaria que estivesse no programa, são meus maiores ídolos depois de Scorpions! Acompanho suas carreiras, sei do potencial e a compleição que é a arte de ambos!!!!
Simplesmente ADOREI o programa! REzemos para que façam algum nesse estilo para os novos compositores também! (E você sabe por que tenho esse interesse, né? rsrs)
Rasguei foi elogio para Lulu na sua página do Face. Sinceramente fiquei muito emocionada com a seriedade do primeiro reality show que eu de fato gostei! Vão tropeçar no caminho? Claro que vão! Mas só em se estar colocando cultura e qualidade no domingo, que costuma ser um lixo, já me anima e muito!!!!

Post seu show de bola, Sérgio!!!!

Receba o meu abraço por mais uma vez escrever uma crônica televisiva com a imparcialidade que lhe é peculiar!...

Mary:)

MARILENE disse...

Não assisti, Sergio, mas você fez uma análise tão interessante que despertou minha curiosidade. Procurarei ver a próxima apresentação. Espero que o programa realmente fuja da mesmice dos anteriores, de gênero análogo. Bjs.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Não pude assistir, mas confesso que gosto do tipo de programa. Procurarei assistir ao próximo para conferir.
Embora o quarteto pudesse merecer composição mais interessante, gosto da figura da Cláudia Leite.

Beijo.

Unknown disse...

Assisti uma parte não o programa todo
Gostei achei bem legal, só não gosto
do Lulu Santos, nunca fui com a cara dele, mas enfim já que está que fique,desculpa mas sou sincera
Tomara que apareça bons interprete
Daniel, Claudia e Carlinhos gosto
bastante, boa musica,bom programa
Que saia alguém que faça mesmo suce$$$$$$$ooooooo
Abraços de boa noite
Bjuss
Rita!!!

ELAINE disse...

Ôi meu amigo! Como está? Ótimo post! Como sempre, muito bem escrito! Só resta esperar pra ver se "The Voice..." realmente revelar algum talento.... Obrigada pelo carinho e pelo comentário! Um início de semana iluminado!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, obrigado pelo comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Chica, obrigado. Tenha uma ótima senama você também.

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, você e esse seu desejo! rsrs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, obrigado pelo comentário. Também não entendi o critério, mas enfim... Olha, acho difícil que lancem um sucesso, mas a Globo lançar as músicas do vencedor nas novelas já ajuda e muito. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Rafael, obrigado pelo comentário. Também detestei o "Fama" e só gostava do "ídolos" quando era do sbt. O Astros deixa a desejar mesmo, mas gostava do "Qual é o seu talento?".

O The Voice me surpreendeu e, assim como você, também não estava muito animado com a estreia. Gosto das músicas do Lulu, mas os demais nunca fizeram o meu estilo musical. A Ellen é uma forte candidata mesmo. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, eu que agradeço. Abração e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, pois é, vamos ver. Creio que tem tudo pra isso! Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, a Ellen é uma grande candidata mesmo e como canta bem! Claro que nossas opiniões convivem bem. Porém, eu também não gosto da Cláudia, não. Aliás, nem dela e nem da Ivete. Pra mim são gêmeas idênticas. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, também achei uma boa surpresa. E virou uma opção para a grade vespertina de domingo que é tão horrível. A produção está caprichada mesmo. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, pois eu também achei sua seleção de jurados MUITO interessante. Seria bacana! Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi amiga Adriana, tudo bem e você? Que bom que correspondi às expectativas! Fico feliz que tenha gostado.

Olha, achei o índio fraco e a voz é idêntica ao do Xororó, ou seja, é mais do mesmo. E confesso que me assusta saber que a Globo estuda a possibilidade de dar uma nova chance ao rapaz. O reality é sobre a voz dos candidatos e não se é índio, negro, pardo, enfim... Vamos ver como isso se encaminhará. Beijão e obrigado pelo carinho de sempre.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, olha, na minha opinião pessoal, eu gostaria que o programa fosse ao ar depois do Fantástico, mas reconheço que a Globo acertou ao exibir à tarde, pois as opções nesse horário são catastróficas.

Achei que o Carlinhos apertou o botão pra todo mundo e me pereceu sem critério. A Cláudia é uma boa cantora, assim como a Ivete, mas eu sinceramente não gosto de nenhuma das duas e muito menos do estilo musical.

Acho que com o tempo vamos nos acostumar com o horário. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Mary, muito obrigado pelo seu comentário sempre tão gentil. Olha, claro que pode discordar, mas eu acho que a Paula ficaria ótima no programa. Sou fã dela, do Kid Abelha e a acho uma simpatia. O Lulu foi muito bem mesmo e eu percebi que as escolhas dos jurados tinha a ver com os estilos de cada um.

Vamos ver como serão as próximas rodadas e esperemos que o alto nível se mantenha. Beijos!!! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, que bom que te despertou curiosidade. Beijos e obrigado pelo elogio!

Sérgio Santos disse...

Oi Vera, muita gente acabou perdendo a estreia e ainda assim a audiência foi muito satisfatória. Acredito que você vá gostar da atração. A Cláudia sempre gera ódio, paixão, enfim, não me encaixo em nenhuma categoria. rs Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, tem que ser sincera mesmo. Sempre. Sou fã das músicas do Lulu, mas reconheço que ele não é um poço de simpatia. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Elaine, obrigado pelo comentário e elogio. Vamos ver se teremos uma voz incrível e um talento revelado. Não acredito muito nos campeões desse tipo de reality, mas não custa esperar! Beijos.

Patricia P. Galis disse...

Que pena eu perdi vi algumas reportagens no vídeo show, espero que seja um sucesso vejo a versão americana e lá eles arrasam.

A Viajante disse...

Oi Sérgio... vi as chamadas apenas, mas não consegui assistir por uma única razão: não gosto da combinação dos jurados. Cláudia Leite não entende de música, é insuportável. Lulu é um músico maravilhoso, mas nada simpático. Daniel, nem sequer pensei em valorizar o hit regional, pois não considero música de verdade... agora o Carlinhos Brown, bem, penso que deveria estar sim, mas com Arnaldo Antunes e Marisa Monte.... seria uma boa oportunidade de nos deliciarmos com os tribalistas, cada um com seu estilo, cada um com seu talento... enfim, não curti o formato do programa... mas vou tentar ver o próximo e tentar gostar dessa mistura esdrúxula. Beijo!

Marcos Mariano disse...

Confesso que fiquei bastante empolgado com esse novo programa, principalmente por vir com uma proposta totalmente diferente de tudo que já existe por ai, ainda não tive a oportunidade de assistir, mas quero muito ver esse programa.

Abraços

http://rebobinandomemoria.blogspot.com

Sérgio Santos disse...

A versão americana é muito boa mesmo, Patrícia. Obrigado pelo comentário. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Ju, obrigado pelo comentário. Olha, também não morri de amores pelas escolhas dos jurados, não. Mas o formato é bem interessante e o reality tem qualidade. Beijos. :)

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, obrigado pelo comentário. Abraços! =)

Bruno J disse...

Eu adoro programas de talentos gostei muito do The Voice http://central-pop.blogspot.com.br

Vanessa disse...

Sérgio,

Também gostei bastante do primeiro programa do "The Voice". Claro que, com o tempo, o reality tende a ficar ainda mais interessante. Senti falta, por exemplo, de uma disputa maior dos coaches pelos participantes, assim como uma participação melhor do Daniel, que se mostrou bastante tímido nas observações.

Como muitos já comentaram aqui, Lulu Santos e Carlinhos Brown foram os destaques do episódio inicial. Trouxeram observações importantes, em especial o primeiro.

Claudia Leitte, como era de se esperar, acrescentou pouquíssimo ao programa. Espero que com o tempo ela também evolua. E que nos surpreenda na preparação de seu grupo.

Bom, o saldo inicial foi altamente positivo, com candidatos de nível excelente. O mais bacana é que eles foram escolhidos exclusivamente pela voz, não por outros quesitos, como comportamento no palco, aparência, etc, já que os coaches ficam de costas para o palco.

Só temo que os candidatos sejam escolhidos via votação popular. Certamente, vamos assistir a uma série de injustiças. Vai ganhar o mais bonito, o mais pobrezinho, algo como vimos no excelente "FAMA".

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Bruno!

Sérgio Santos disse...

Oi Vanessa, obrigado pelo comentário. Olha, concordo com você. Com m tempo talvez fique mais interessante ou até mais chato, mas vamos esperar.

Sobre a votação popular também tenho medo. Aliás, já li que os fãs da Cláudia irão votar em peso no candidato dela e isso já era de se supor. Também temo que a Globo dê uma segunda chance para aquele índio e isso já faça dele um vencedor do reality. Beijos!

Vanessa disse...

Sérgio,
Espero que haja sensatez nessa votação popular.
Não sabia desse movimento dos fãs da Cláudia Leitte. Pena isso!
Apesar de que, na maioria das vezes, nem sempre quem vence emplaca na carreira.
Prova disso são Roberta Sá e Thiaguinho, que não se saíram bem no "FAMA" e hoje são os dois principais nomes do antigo reality.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Vanessa, li sobre isso no Extra e não gostei também, embora já imaginasse que poderia ocorrer! Mas você tem razão, o vencedor até agora não tem tido sorte nesse realities musicais! Beijossss!