terça-feira, 4 de setembro de 2012

Neusa Maria Faro: uma atriz que merece reconhecimento

Ela tem 67 anos e aos 19 resolveu ser atriz. Inicialmente dedicou-se apenas ao teatro, mas apareceu pela primeira vez em uma película ("Quase Tudo") em 1989. Somente em 1996 fez sua estreia na televisão, na novela "Irmã Catarina", exibida pela CNT. Foi para a Rede Record em 1997 e integrou o elenco de "Direito de Vencer". Ainda no mesmo ano, foi para o SBT e interpretou Valentina, do sucesso "Chiquititas", e a Leda de "Fascinação". Sua primeira aparição na Rede Globo foi vivendo uma presidiária nada amigável em "Torre de Babel", novela de Silvio de Abreu. Estes são alguns dos trabalhos de Neusa Maria Faro, a Dona Arminda da atual versão de "Gabriela".


É bem provável que ninguém se lembre destes trabalhos citados acima, porém, todos irão recordar da Dona Divina, do fenômeno de audiência "Alma Gêmea". Foi nesta novela, exibida às 18h em 2005, que a atriz se tornou conhecida pela grande público e sua personagem foi uma das mais divertidas da trama. Afinal, como esquecer do hilário bordão "Osvaldo, não fale assim com a mamãe", dito por ela quando seu marido (Fúlvio Stefanini) destratava a sogra (Nicette Bruno)!

Walcyr Carrasco é o único autor que a valoriza e sempre a escala para suas obras. A 'parceria' entre eles  surgiu em "Fascinação", quando ambos estavam no SBT. E após "Alma Gêmea", a atriz logo emendou em "O Profeta"(vivendo a governanta Teodora), remake escrito por Thelma Guedes e Duca Rachid, e supervisionado por Walcyr, que com certeza
colocou o seu 'dedo' nesta escalação. Neusa também integrou o elenco de "Caras & Bocas", "Morde & Assopra" e fez rápidas participações em "Cama de Gato" e "A Vida da Gente". Hoje ela vive a ótima Dona Arminda, melhor amiga de Gabriela, na nova versão da obra de Jorge Amado, adaptada por Walcyr. E é importante ressaltar que a personagem é o maior atrativo no núcleo principal, uma vez que Nacib (Humberto Martins) e Gabriela (Juliana Paes) mais parecem dois bocós e os atores não estão rendendo o quanto se imaginava.

Neusa Maria Faro é uma atriz que, apesar de não ter tido muitos papéis na televisão, merece ser reconhecida e lembrada não só por Walcyr Carrasco, como também por todos os novelistas. Capacidade e talento ela já mostrou que tem de sobra.

38 comentários:

Marcos Mariano disse...

Por um acaso ela tem algum parentesco com o Rodrigo Faro da Record?
Cara, infelizmente vejo casos como o da Neusa acontecer aos montes, Parece que a TV, brasileira sobrevive unica e exclusivamente de beleza, por que o talento tem sido deixado para segundo plano.

Abraços

Thallys Bruno Almeida disse...

Ótimo artigo, Sérgio. Divina era impagável e seu triângulo com Osvaldo e Ofélia é inesquecível, o bordão "Oswaldo, não fale assim com a mamãe!" era top 3 das melhores coisas de Alma Gêmea. O papel em Caras & Bocas também foi excelente. Espero que ela tenha a mesma sorte que teve, por exemplo, Ana Lucia Torre, que durante muito tempo só fez tramas do Walcyr e mais tarde foi lembrada por Gilberto Braga para a saudosa Tia Neném de Ins. Coração.

Sobre Gabriela, de fato Dona Arminda é quem rouba a cena, mas sinceramente? O Nacib me irrita MUITO MAIS do que a Gabriela, tô achando o Humberto Martins pior que a Juliana Paes (ela também não tá rendendo tanto, mas me parece estar melhor que ele, pelo menos pra mim).

Mery disse...

Eita!
Alguém acima concorda comigo quanto à Juliana Paes e o tal Nacib ´péssimos em Gabriela.
Essa Dona de quem falas eu gosto, vi em Almas Gêmeas é ótima atriz.
Beijo.

Clau disse...

Boa noite Sérgio :)
Olhando a foto dela,lembrei da interpretação em 'Torre de Babel'.
Mas não sabia o nome da atriz.
Realmente muito talentosa e merece ser lembrada por outros novelistas.
Bjs!

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, não, não tem nada a ver com o Rodrigo Faro! E é verdade, casos como esse são muito comuns. Pelo menos a atriz tem um autor que a valoriza sempre. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, era inesquecível mesmo! Esse trio era impagável. Sou fã declarado da Neusa. Ana Lucia Torre é outra que há tempos só era lembrada pelo Walcyr e acabou ganhando a Tia Neném.

Espero que tanto a Neusa quanto a Ana estejam na nova novela do Walcyr que substituirá Salve Jorge.

Olha, o Humberto não está bem mesmo, mas Gabriela me irrita mais que Nacib. E Dona Arminda rouba a cena! Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Mery, ela é ótima mesmo. E sim, também não gosto da Gabriela e nem do Nacib. Mas o Thallys gosta do desempenho da atriz. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, jura que lembra da personagem dela em Torre de Babel? Achei que só eu lembrasse porque foi uma participação tão pequena. A personagem dela ameaçava a vilã interpretada pela Cláudia Raia quando esta foi parar na prisão. Beijos.

chica disse...

Gosto muito dos trabalhos dela, mas aparece pouco!! abraços,lindo dia!chica

eder ribeiro disse...

Sérgio, qdo foi q o Humberto Martins deu vida a uma personagem, ele interpreta ele mesmo. A Juliana chegou onde chegou usando o seu corpo, tb é ela mesmo. Bons atores e atriz, se não for belos esteticamente, são desprezados pelas gdes redes. Abçs.

♥ Luciana de Mira ♥ disse...

Ahh, eu não lembro..

Valquíria Novaes disse...

Realmente eu acho uma pena isso. As personagens dela nas novelas têm um tom mt cômico e acho q ela sempre sai mt bem, msm em papéis de poucos destaques.
Será que o pouco reconhecimento é pela idade??
Bjos!

Valquíria Novaes disse...

Ah, se vc me permite quero só te dar uma dica.
Sempre vejo que vc gosta de responder os comentários de seus leitores. Para deixar as coisas mais organizadas, veja aqui como colocar o link para respondê-los: http://www.dicasparablogs.com.br/2012/01/opcao-responder-comentarios-blogger.html
Pq ai vc responde cada um abaixo do comentário.
Espero que vc não se importe :D
Bjos!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia!
Sérgio!
...todo o grande talento surge de uma propensão inerente e inata, mas o que faz com que este seja um talento de sucesso e real é a dedicação, o trabalho, fé e determinação, e com certeza, o reconhecimento pode demorar, mas chegará...e "palmas" para o Walcyr Carrasco que sempre a "escalou"...méritos para os dois!
Obrigado!
Boa quarta feira!
Abraços

Cla disse...

Olá Sérgio,

Ah essa da novela "Alma Gêmea " nem tem como esquecer.
Era um barato, realmente não a vi tão presente na televisão mais o pouco que fez foi marcante e sempre será lembrada pelos seus papéis gentis e agradáveis que mexiam com o público.

Um abraço Sérgio, tenha uma ótima tarde.

MARILENE disse...

Você homenageou, com seu post, uma grande atriz. Eu me lembro dela em ALMA GÊMEA, com excelente interpretação. E sua participação em Gabriela enriquece, de fato. Os atores principais não foram bem escolhidos. Bjs.

David disse...

Compartilhado. Concordo totalmente. Sou fã dela desde Chiquititas.

Adriana Helena disse...

Boa Noite meu querido amigo!!
Atrasadinha, mas vim..
Eu adoro a Neusa! Uma excelente atriz e interpreta tão naturalmente que é difícil a gente não morrer de rir com ela ou se emocionar.

Realmente ela está dando de 10 nos atores que interpretam a Gabriela e o turco.. concordo com você Sérgio... está faltando química ou alguma coisa naqueles dois aí... Ainda bem que tem a Dona Arminda para sacudir o coreto!

E ela ainda ajuda jovens indefesas que correm o risco de serem assassinadas pelo marido..rsrs

Sempre com uma excelente análise!
Um ótimo restinho de semana, afinal sexta é feriado ( nem acredito) rsrs
Beijos!!!

Unknown disse...

parabéns pela lembrança. esta excelente atriz faz parte dos atores que sempre ocupam papéis secundários, enquanto que muitas vezes tem um desempenho muito melhor que os mocinhos e as mocinhas.
beijos

Uma Interessante Vida disse...

Lembro dela de Fascinação, Sérgio... de fato, ela está atuando muito bem em Gabriela. beijos e tudo de bom.

Uma Interessante Vida disse...

Ah! e também dela em Alma Gêmea... ria muito com o bordão "Osvaaaaaldo, não fale assim com a mamãe"... heheee

Sérgio Santos disse...

É verdade, Chica, muito pouco! Beijos!

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, obrigado pelo comentário. Olha, no início eu não gostava do Humberto como ator, mas mudei de opinião porque ele amadureceu muito. Já teve ótimas interpretações como em Escrito nas Estrelas, América, O Astro, enfim... Sobre a Juliana n~´ao acho que ela esteja no patamar que está por causa do corpo, até porque sua primeira personagem (Rita em Laços de Familia) nem tinha esse objetivo. A acho uma boa atriz, porém, não gosto da sua atuação como Gabriela. Foi um erro de escalação na minha concepção.

A Neusa é ótima e eu sou fã dela. Abração!

Sérgio Santos disse...

Oi Luciana, provavelmente você não viu as novelas em que Neusa participou. Beijos! =)

Sérgio Santos disse...

Oi Valquíria, nem acho que seja pela idade, pra falar a verdade não tenha uma explicação. Pode até ser pela idade também porque atrizes que não estão há muito tempo na televisão emendando novelas acabam esquecidas mesmo. Acho uma pena porque a admiro muito.

CLARO QUE NÃO ME INCOMODA, gostei muito da sua dica. Vou tentar fazer isso, ficaria muito mais prático mesmo. Vamos ver se consigo porque não sou muito bom nisso! rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Felisberto, que bacana isso que você escreveu. É verdade mesmo. Walcyr a valoriza e isso é muito bacana. Espero que ele a escale em sua próxima novela das nove. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Cla, também não me esqueço de Alma Gêmea. Divina era hilária. Obrigado pelo comentário. Beijão! ;)

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene, obrigado pelo comentário. Estava devendo esse post para Neusa desde Morde & Assopra, mas agora veio! Divina foi o seu melhor papel mesmo. Beijos! =)

Sérgio Santos disse...

Oi David, que bom te ver por aqui! Ela é ótima, né? Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi amiga Adriana, tudo bem? Neusa é uma grande atriz e a admiro muito, estava devendo esse texto sobre ela.

É verdade, Arminda ainda ajudou Iracema a escapar de ser assassinada pelo Jesuíno. rsrs Gabriela e Nacib não agradaram mesmo, uma pena.

Pois é, bem-vindo feriado! Descanse bem! Beijos!!!!

Sérgio Santos disse...

Oi Jeanne, obrigado. Concordo plenamente com você! Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, muita gente acaba não se recordando quando a vê, mas é só falar na Divina que todos se recordam. Aquela novela foi um marco. Beijos.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Neusa Maria Faro merece todos os elogios. Gostei muito dos papeis dela em "Torre de Babel", "Alma Gêmea" e "Caras & Bocas". Sorte que Walcyr Carrasco a escale, ele tem a sua "panela" de bons atores.
Sérgio, concordo que Juliana Paes e Humberto Martins estão sendo ofuscados pelos demais atores de "Gabriela".

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, obrigado pelo comentário. Você sabe o quanto que eu gosto dela! Também adorei esses papéis dela e torço para que Walcyr novamente se lembre dela na sua novela das nove. Pois é, Juliana e Humberto não agradaram. Beijos e bom feriado!

Unknown disse...

Concordo plenamente Sérgio, Neusa Maria Faro é muito talentosa, não cheguei á assistir todas as novelas em que ela atuou, pois na época ainda era criança, comecei á acompanhar o trabalho dela desde Alma Gêmea, e sempre me chamou a atenção a sua desenvoltura em atuar diante das câmeras, realmente talentosa e merece ter seu talento reconhecido.
Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Thairys, sempre gostei muito da Neusa e sua presença na telinha é sempre um prazer. Obrigado pelo seu comentário. Beijos.

Joao Matvichuc disse...

Oi Neusa: Somos um casal de atores profissionais que reside em São Vicente, litoral paulista. Minha esposa Fátima Queiroz trabalhou na peça teatral infantil Um Certo Boi Bumbá" em São Paulo (mais de dez anos em cartaz), dirigida por João Prata e descobriu que você participou também dessa peça, no mesmo papel "Catirina". É verdade?
Confirme,por favor. Um abraço deIvan Matvichuc e Fátima Queiroz 08.10.2012
ivan.fatima@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Eu amo assistir a novela alma gemea. Estou assistindo pelo canal TV Viva Todos os atores são excelentes. Em especial a atriz Neusa Maria Faro.Adoro quando ela fala com o Osvaldo. NÃO FALE ASSIM COM A MAMÃE. Desejo tudo de melhor pra vc Neusa e espero vê-la em outros papéis na TV .MUITO OBRIGADA. ABRAÇOS.