quarta-feira, 25 de maio de 2016

"Tempero Secreto" é uma série atual e com bons toques de humor

Estreou no início de abril, "Tempero Secreto", a nova produção do GNT. O canal a cabo tem se firmado como um dos que mais produz séries e já tem ótimas tramas no 'currículo', como "Sessão de Terapia", "3 Teresas", "Vizinhos", "Odeio Segundas", "Surtadas na Yoga", entre outros. O atual seriado tem grandes chances de entrar para o bom time citado, pois até o momento vem exibindo episódios bem roteirizados, conseguindo despertar atenção através de uma historinha agradável de ser acompanhada e com toques de sarcasmo que, com o perdão do trocadilho, temperam o contexto.


O enredo é sobre a saga de uma ex-publicitária que vê sua vida virar um inferno depois que uma entrevista sua 'viraliza' na internet. Ela era executiva de marketing de um parque de diversões, mas viu sua carreira ser arruinada quando surtou durante uma coletiva de imprensa, brigando ao vivo com um rapaz que havia se acidentado na montanha-russa. É justamente esse momento, devidamente gravado, que se espalha no mundo virtual, virando 'meme' (quando algo se transforma em chacota através de imitações) aumentando seu desespero.

A personagem em questão é a egocêntrica Cecília, interpretada muito bem pela talentosa Alessandra Maestrini. E a descompensada mulher acaba tendo uma ideia de recomeçar do zero graças aos dotes culinários de sua avó. Dona Maroca (Walderez de Barros em uma luxuosa participação) prepara um frango caseiro delicioso e a neta resolve criar um restaurante cujo prato principal é justamente esse. Porém, a receita do molho é um segredo guardado a sete chaves e jamais relevado pela carismática Maroca.
Até então não era um problema, pois a protagonista contava que a sua avó cozinhasse para ela. Só que a responsável pelo único prato do novo empreendimento é atropelada e entra em coma.

É a partir dessa tragédia que Cecília se coloca em uma verdadeira enrascada: sem saber os ingredientes do delicioso molho caseiro, a ex-publicitária resolve usar o tempero pronto dos pacotes de macarrão instantâneo para preparar o acompanhamento do frango. E funciona, agradando todos os clientes, transformando o restaurante em um grande sucesso. Entretanto, essa ideia corre o risco de ser descoberta o tempo todo, principalmente por conta da imensa quantidade de macarrão que se acumula na cozinha, uma vez que ela se recusa a usá-los em algum outro prato.

Todo o contexto é na verdade um escárnio sobre a moda do mundo culinário nos programas de televisão, assim como a pose de alguns chefs de cozinha que se consideram verdeiros mestres dos sabores. Transformar algo que está tão em voga em série de humor funcionou perfeitamente e a história, embora não apresente grandes conflitos, entretém durante os quase 30 minutos semanais. A comicidade da série está mais no texto do que nas situações apresentadas, ainda que algumas trapalhadas dos personagens ---- todos com bons toques cômicos ---- divirtam.

O elenco é enxuto e foi muito bem escalado. Alessandra Maestrini faz jus ao protagonismo e ela sabe como imprimir todo o sarcasmo do texto com competência ----- a atriz é ótima no humor, vide o seu papel de maior sucesso: a empregada Bozena, de "Toma Lá Dá Cá", na Globo. Natália Lage é outro bom nome, vivendo a Tita, uma chef em início de carreira que está sempre em conflito com Cecília. Leandro Soares também convence como Ítalo, um chef desastrado e um tanto quanto inexperiente. Paulo Chun também merece menção, pois diverte com o seu enigmático Tae Hun.

A participação de Walderez de Barros engrandece a série, assim como a presença do sempre ótimo Arthur Kohl, que interpreta o intrometido Arthur, grande amigo de Maroca que chantageia Cecília para fazer parte de sua equipe e acaba prejudicando o restaurante com suas trapalhadas. Já o maior destaque é Fábio Marcoff, intérprete do maître argentino Conrado, um sujeito arrogante e grosseiro. É a grata surpresa da série, responsável pelas melhores cenas. Um ator que merece mais oportunidades na televisão.

"Tempero Secreto" ---- criado por Jasmin Tenucci, Gustavo Suzuki e Matias Mariani, com redação final de André Ryoki ---- é um seriado com bons toques de comicidade, cuja história atrai pela simplicidade e atualidade do enredo. O GNT conseguiu produzir mais uma boa série, onde a saga de uma mulher que consegue ter sucesso com um restaurante, mesmo sem ter noção alguma de culinária, diverte e entretém.

10 comentários:

Gabriella disse...

Eu cheguei a ver o primeiro, mas não gostei.

Flávia disse...

Que bom que vc escreveu sobre essa série. Não li crítica nenhuma sobre daqueles que se dizem os profissionais de tv. Parabéns.

Anônimo disse...

Adorei o texto e amo a Alessandra.

Vivian disse...

Eu achei a série mt boboca e a Alessandra afetada demais.Quase caricata. Já sobre esse maitre argentino eu concordo, o ator é ótimo.

Heitor disse...

É boazinha, mas queria mesmo é a quarta temporada de Sessão de Terapia e a segunda de 3 Teresas.

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Flávia.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Vivian!

Sérgio Santos disse...

Ah, isso eu tb queria, Heitor...