terça-feira, 17 de maio de 2016

"Haja Coração": o que esperar da próxima novela das sete?

A missão da próxima produção do horário das sete é complicadíssima: manter a boa audiência de "Totalmente Demais" e prender o público que ficará de luto com o fim de um dos maiores fenômenos da faixa. Alcançar os mesmos números impressionantes da trama de Rosane Svartman e Paulo Halm será quase impossível, porém, há chances de ao menos manter um bom resultado. Substituir um imenso sucesso é tão difícil quanto entrar no lugar de um imenso fracasso. Mas, deixando todas essas questões de números de lado, Daniel Ortiz tem tudo para contar uma boa história com a sua "Haja Coração" ---- cujo clipe pode ser visto aqui.


A nova novela é uma espécie de releitura de "Sassaricando", uma das tramas de sucesso de Silvio de Abreu, exibida entre 1987 e 1988 no mesmo horário das sete. Porém, segundo o próprio autor, o folhetim não é considerado um remake, tanto que o título foi mudado. Embora siga a premissa da obra original, a história terá vários novos personagens e situações distintas. Haverá até perfis de outras novelas, como a Shirley, inesquecível personagem manca de "Torre de Babel" (também de Silvio de Abreu), vivida por Karina Barum na época (1997). Agora a menina será interpretada por Sabrina Petraglia.

Só que, embora a classificação de remake seja rejeitada, o grande chamariz da nova produção é a Tancinha, um dos tipos mais icônicos da carreira de Cláudia Raia. Até hoje a personagem ingênua, burra, e com um sotaque paulista carregadíssimo, é lembrada pelo público e virou um dos clássicos da teledramaturgia. A cena marcante da mulher xucra na feira anunciando 'seus melão' é inesquecível. Agora, o perfil está nas mãos da linda e talentosa Mariana Ximenes.
As comparações serão inevitáveis, mas a atriz tem competência de sobra para se livrar de qualquer tipo de 'julgamento saudosista'. Afinal, somente pelas chamadas já dá para perceber que a composição dela é completamente diferente da colega. Há menos caricatura na sua interpretação.

Em "Sassaricando", inclusive, a Tancinha não era protagonista. Fazia parte de um dos núcleos cômicos e foi crescendo na história aos poucos. Agora não. A personagem é a principal da nova novela e o perfil foi transformado em mocinha, embora continue com todas as características cômicas. Malvino Salvador viverá Apolo, o mocinho. A protagonista namora o vizinho desde os 15 anos e sonha em subir ao altar com ele. Mas o romance se transformará em quarteto amoroso, pois a sonhadora mulher será alvo do galanteador Beto (João Baldasserini) --- que iniciará o galanteio por conta de uma aposta --- e Apolo será objeto de cobiça da irmã de Beto, a moderna e sedutora Tamara (Cleo Pires).

Marisa Orth viverá a feirante Francesca, mãe de Tancinha e de outros três filhos: Shirley (Sabrina Petraglia), Giovanni (Jayme Matarazzo) e Carmela (Chandelly Braz). Humilde e trabalhadora, a personagem nunca se conformou com o sumiço do marido (Guido - Werner Schunemann) e desconfia que Aparício (Alexandre Borges) ---- vice-presidente da Grand Bazzar ---- seja o responsável pelo desaparecimento. Por isso as famílias de ambos serão rivais. Aparício, aliás, é casado com a rica Teodora Abdalla (Grace Gianoukas) e casou-se por puro interesse financeiro, pois era um mero funcionário da empresa antes do casório. Vive à sombra da esposa, mas, apesar do golpe do baú, mostrou talento para os negócios e prosperou o império da perua. Teodora é uma típica megera e trata a filha ---- Fedora (Tatá Werneck) ---- como uma verdadeiro tesouro.

Esse núcleo (de origem libanesa, inclusive) era o que movia "Sassaricando" e novamente tem tudo para render. A dupla Grace e Tatá parece muito promissora. Na obra original, Teodora morre logo no início da história. Agora, ao que tudo indica (e tomara que sim), seu destino será diferente. Já o perfil de Fedora foi adaptado aos novos tempos. Mimada e patricinha, a personagem sonha em ser uma it-girl famosa e com o maior números de seguidores do Brasil. Faz questão de ostentar nas redes sociais e só olha para o próprio umbigo. Tatá deve se destacar como de costume e fará par com Gabriel Godoy, que viverá o golpista Leonardo Raposo (o Leozinho). O ator, que brilhou como o Afeganistão em "Alto Astral", do mesmo autor, também promete ser um bom destaque.

Ainda na família Abdalla, a irmã de Teodora, Lucrécia, será vivida pela sempre ótima Cláudia Jimenez, que retorna às novelas após um hiato de três anos (seu último folhetim havia sido "Além do Horizonte", em 2013 ---- na época, inclusive, precisou ser afastada durante a trama para operar novamente o coração). Lucrécia é casada com Agilson (Marcelo Médici), irmão de Aparício, e os dois vivem uma situação financeira complicada. Entretanto, ambos moram na mansão de Teodora e fazem de tudo para manter a pose, aproveitando as mordomias. Agatha Moreira, aliás, será Camila Varela, a filha de Lucrécia e confidente do tio Aparício. Essa é uma das personagens mais promissoras da novela, pois terá um caráter duvidoso, mas perderá a memória em um acidente e se envolverá com Giovanni (que foi preso por sua culpa), esquecendo de todas as suas atitudes nada corretas, se apaixonando por ele e sendo correspondida.

Já Ellen Roche, Malu Mader e Carolina Ferraz viverão três mulheres de estilos completamente diferentes que se unirão em busca de um marido rico: Leonora, Rebeca e Penélope. O trio se conhecerá em um SPA e firmará uma amizade inseparável. Rebeca será o grande amor de Aparício que foi abandonada por ele quando o mesmo resolveu dar o golpe do baú em Teodora. Porém, Aparício acabará se envolvendo também com Penélope, provocando, obviamente, uma crise na relação das amigas. E, por sinal, é necessário lamentar a falta de criatividade da escalação de Alexandre Borges para viver novamente um trígamo, após o Cadinho de "Avenida Brasil", onde uma das mulheres será justamente a Carolina Ferraz.

Além dos personagens citados, vale mencionar a Bruna Ferraz, uma advogada de caráter duvidoso vivida pela Fernanda Vasconcellos. Após uma sucessão de mocinhas politicamente corretas, é um alívio vê-la vivendo um tipo como esse. O elenco conta ainda com Nando Rodrigues, Conrado Caputto, Marcella Valente, Leopoldo Pacheco, Karen Junqueira, Ana Carbati, Betty Gofman, Hilda Rebello, Marcos Pitombo, Isabel Wilker, Bruna Griphao, José Loreto, Duda Mamberti, entre outros.

"Haja Coração" tem boas chances de emplacar e ser uma gostosa novela das sete. Daniel Ortiz estreou como novelista solo em "Alto Astral" no ano passado e se saiu muito bem. Tem tudo para repetir o êxito neste seu segundo trabalho, dirigido por Fred Mayrink. Resta apenas aguardar a estreia, no dia 31 de maio, excepcionalmente uma terça-feira.

46 comentários:

Anônimo disse...

Tá cheirando a fracasso...

Camila disse...

Repetir o fenômeno não vai mesmo até porque isso só acontece de vezem quando e Totalmente Demais já tá na história.Não sabia muitos detalhes da novela e até gostei do que li no seu texto. Não vi o clipe, mas verei. Agora Alexandre Borges de novo se envolvendo com várias mulheres? Malvino Salvador mocinho???? Mariana Ximenes me parece forçada nas chamadas e Tatá parece ser a Valdirene de novo. Sei não...

Bruna disse...

Achei Alto Astral legalzinha e acho que essa manterá a média, ou seja, será legalzinha também.

Caio disse...

Você fez um bom resumão da novela, hem! Dá pra ter uma boa noção de tudo agora com mais clareza. Acho que gostarei do núcleo da Fedora pelo que li. Já o da Tancinha tenho minhas dúvidas. E sobre o conjunto todo acho que tem chance de ser uma novela agradável, mas não tem cara de sucesso.

Anônimo disse...

As pessoas julgam muito, é isso mesmo Sérgio, a novela não é remake de Sassaricando, será diferente. Gostei de Alto Astral e tenho certeza que vou gostar dessa. Mariana está ótima nas chamadas, de onde tiraram que está forçada? Ela esbanja competência sempre, a comparação com Raia será inevitável, mas já vimos que a Tancinha dela tem a cara da mesma. Torço que seja um grande sucesso!

Bia disse...

Não estava tão animada, mas depois do clipe vem coisa boa por aí. Gostei da Tancinha da Ximenes, ela tava fazendo falta na tv né? Vai dar química com o Malvino, apesar de achá-lo limitado. Só não curti Tatá no elenco, de resto está ótimo!

Mainy disse...

Oba, estava aguardando esse post. Sou suspeita, mas depois da ótima Alto Astral, coloco fé em Haja Coração. Tô super feliz que a Mariana está de volta, pra viver um tipo inédito em sua carreira na tv, vai ter comparações? Vai, mas o próprio Ortiz disse que reescreveu a Tancinha para a Mariana, para o seu biotipo e interpretação. O mais legal dessa novela também é a volta de muitos atores que estavam longe da TV como Fernanda Vasconcellos, Malu Mader, Claudia Gimenes, Marisa Orth entre outros. Quero muito que seja sucesso e ainda que não se mantenha acima dos 30, ficando na meta, já está ótimo. Adorei o texto. Bjs

Ademário; disse...

Mariana está sensacional nas chamadas! Ela está totalmente entregue ao papel. Mulher de competência, grande atriz. Espero muito dela nesse novo personagem, e sei que ela vai dar show assim como em todos já feito. O elenco está incrível, só feras!! Grandes voltas!! Tô ansioso.

Anônimo disse...

Eu gostei de Alto Astral, mas tenho um pé atrás com essa, mesmo assim tô torcendo pra ser boa, amo Mariana Ximenes!

Anônimo disse...

Eu gostei de Alto Astral, mas essa tem hora que acho que vai flopar, mesmo assim tô torcendo pra ser boa e Mariana Ximenes arrasar!!!!

Vivi disse...

Sergio, obrigada pelo resumo, me tirou algumas dúvidas. A Mariana tem uma mega responsabilidade nas mãos, aliás, a maior da novela, mas ela tem talento para conseguir tirar de letra essa pressão de fazer um tipo inesquecível como Tancinha. Estou gostando das chamadas, gostei do clipe. Creio que o par de Agatha Moreira e Jayme irá se destacar e me empolguei com o elenco, apesar de achar que seria bem melhor a Dani Calabresa vivendo Fedora. Tomara que a novela seja boa.

Vivi disse...

Eita povo chato. Deve ser fã da Recopia.

Meireane disse...

O elenco está incrível, as chamadas sensacional, e tava com saudades da Mariana nas novelas ela vai arrasar, dar show com sua tancinha, que venha Haja Coração!!! Amei o resumo..

Pâmela disse...

To com um aperto no coração. Não to afim de me despedir de 'Totalmente Demais'haha. Acho que o jeito é receber a próxima de coração aberto. Muito bom ver Mariana de volta, ainda mais sendo filha da Marisa �� Bom vê-la de volta também! Gostei de saber que o Marcos Pitombo ta na novela e ainda mais de ver a Fernanda em um papel diferente, aleluia!
Agora.... Alexandre de novo com três mulheres? Tenso.
Tag á vai se destacar na pele de Fedora com toda certeza,porém , confesso que também preferia Calabresa ou até a Mônica Iozzi.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio... a diferença entre uma que "deu certo" e outra que virá por aí, é que esperamos muito que essa, a nova, seja pontuada como um novo sucesso, ainda mais sendo uma releitura ,..., cabe a nós esperar para ver como será!Belos dias,abraços!

Bell disse...

Eu achei mesmo que tivesse algo haver com Sassaricando, pelo nome da personagem principal.
As vezes acho que falta criatividade para os autores, mas vamos ver o que vai dar.

bjokas =)

Unknown disse...

Olá Zamenza, tenho gostado bastante das chamadas de Haja Coração, acho que ela tem tudo para agradar da mesma forma que Alto Astral. Eu percebi que Mariana Ximenes será a mais exigida da novela, ela tem uma responsabilidade muito grande nas mãos, não por causa do papel da Claudia Raia que eu sequer cheguei a ver, é mais pelo fato da personagem correr o risco de cair na caricatura. Mas Ximenes é muito competente no que faz. O Sergio Guizé também teve essa responsabilidade com Candinho e se deu muito bem, tenho certeza que com Ximenes será o mesmo. Também gostei da Malu Mader, Carolina Ferraz, Ellen Rocche, esse trio dará o que falar. Fernanda Vasconcellos enfim recebeu uma personagem com perfil diferente das anteriores. Agatha Moreira e Jayme Matarazzo também prometem. Só não curti mesmo o Alexandre Borges outra vez fazendo o trigamo e a Tata Werneck fazendo a Valdirene 3, mas pode ser que no caso dela a personagem divirta, e seu sotaque parece ter melhorado um pouco.
Só não sei ao certo quem serão os protagonistas, a Tancinha vai se envolver com Apolo e Beto parece, teremos um triangulo aí pelo visto, tem a personagem da Cleo Pires aí, mas pode ser que Haja Coração tenha só uma protagonista mesmo, no caso a Tancinha, assim como acontece também com Eta Mundo Bom e Liberdade, Liberdade.
Tchau.

Chaconerrilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo disse...

Sinceramente, eu não sei se consigo lidar com a Tatá Werneck interpretando a Tatá Werneck pela terceira vez consecutiva.

Unknown disse...

Pra falar a verdade eu estava com os dois pés atrás com essa novela e ainda estou, apesar se ter gostado de algumas chamadas e do clipe.
Ver Mariana Ximenes protagonizando uma novela novamente é um presente pra mim que sou fã dela, ainda mais depois daquela palhaçada que fizeram com ela em Joia Rara. Não assisti a Tancinha original então graças a Deus não vou sofrer de saudosismo. Óbvio que eu odiei a escalação do Malvino por que eu acho ele canastríssimo e só de pensar nele interpretando o mesmo papel de bronco de sempre me dá preguiça. E ainda contracenando com o igualmente péssimo José Loreto, aff. Agora, posso ser sincero? Já cansei da Tatá Werneck interpretando a mesma personagem. Espero que pelo menos seja divertida de verdade.
Quanto ao trio Malu, Carolina e Ellen eu adoro as duas primeiras e torço muito por elas, principalmente pra Malu que teve um papel tão mais ou menos em Sangue Bom. E concordo com você sobre o Alexandre, ele fazendo trígamo de novo e ainda com a Carolina não dá. Até o cabelo parece com o do Cadinho.
Fico feliz pela Fernanda Vasconcellos ter pego um tipo diferente da mocinha e quando vi na tv até pensei que era mais uma. Ainda melhor o trio que formará com o Jayme e a ótima Agatha Moreira.
Outros atores que eu torço para que se deem bem são a Marisa Orth, a Claudia Jimenez, e a ótima Chandelly Braz que coitada, só trabalha em flop, espero que dê sorte dessa vez.
O fio condutor da história não me parece atraente e o humor que eu vi achei bem sem graça (na verdade nem achei graça) mas eu vou dar uma chance pra essa novela por que ela tem chances de ser boa sim.
Abraços

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
MARIANA XIMENES, EMBORA TALENTOSA, TERÁ QUE SE ESMERAR POIS A IMAGEM DA CLAUDIA RAIA FALANDO DOS "MELÃO" NA FEIRA, ESTÁ GRAVADA EM NOSSAS MENTES.
NÃO ESTOU LEVANDO MUITA FÉ, MAS, VAMOS VER NO QUE DÁ.
BONS SÃO TEU TEXTOS COMO SEMPRE.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Chaconerrilla disse...

Oi Sérgio, amei saber que Jayme e Agatha farão par romântico. Pela chamada rápida que vi na TV pensei que a Fernanda ia pegar mais uma mocinha. Mas pelo visto, estava enganada, ainda bem! Ela merece um papel diferente. Espero que seja tão boa quanto alto astral foi. Laurique segue sendo um dos meus casais preferidos dos últimos tempos. Só não me agradou ver a Tatá reprisando pela terceira vez o mesmo perfil de personagem. Mas pode ser que surpreenda, não é mesmo?

Ricardo disse...

Tenho certeza que a Mariana Ximenes vai se destacar. Agora duro memso vai ser aguentar a péssima Tatá Werneck canastrando novamente. Ela nao se destacou na ultima novela que fez, justamente por ser ruim.

Sérgio Santos disse...

É cedo pra isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Camila...

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Bruna.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Caio!

Sérgio Santos disse...

Tb gostei da Mariana, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A Mari tava fazendo mta falta msm, Bia.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha curtido, Maíny! Só a Mari de volta pra te fazer aparecer por aqui... rs bjs

Sérgio Santos disse...

Tb curti a Mariana nas chamadas, Ademário!

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Vivi. =)

Sérgio Santos disse...

Valeu, Meireane.

Sérgio Santos disse...

Eu tb to, Pamela. A despedida tá dolorosa e o vazio será imenso.... :(

Sérgio Santos disse...

Exato, Felis.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Bell... bj

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Livewere Lu. É verdade, a novela tem tudo pra ter só a Tancinha de protagonista msm, mas creio que Apolo tb será. E Mari ficará com uma responsabilidade grande mesmo. Só que tem talento de sobra. E concordo com todos os deus outros po ntos. bjs

Sérgio Santos disse...

Dessa vez a personagem ser´[a diferente, Murilo. Vamos ver como ela vai se sair.

Sérgio Santos disse...

Ed, mais uma vez um excelente comentário! Assino embaixo!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Zilani.

Sérgio Santos disse...

porlapazyporlavida lc, concordo. Tb acho promissor o casal formado por Jayme e Agatha e a novela parece gostosa. Veremos. bjs

Sérgio Santos disse...

Mari sempre brilha, Ricardo.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letícia disse...

Gostei do resumão. Por enquanto aposto no casal Camila e Giovani como o mais promissor. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo!