quinta-feira, 12 de maio de 2016

Brilhando em "Velho Chico", Irandhir Santos é um ator que sempre se destaca

A nova fase de "Velho Chico" vem enfrentando sérias dificuldades. A passagem de tempo ficou confusa e algumas escalações foram bem equivocadas, o que prejudicou o conjunto da obra. A crise de identidade se faz presente o tempo todo e autoria e direção parecem não se comunicar. São vários os equívocos. Porém, apesar dos evidentes problemas (inclusive de audiência), a trama (que se passa em 2016, por mais que não pareça) vem se beneficiando com algumas ótimas atuações. Uma delas é a de Irandhir Santos, que vive o irmão de Santo (Domingos Montagner).


Bento foi um personagem relativamente apagado na primeira fase da trama de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Bruno Luperi (a filha Edmara Barbosa abandonou a produção). Entretanto, na segunda, o personagem ganhou uma grande importância e tem se mostrado um dos melhores perfis desta nova etapa do enredo da novela das nove. Vereador íntegro e apaixonado pela terra, o homem com aparência de sofrido nunca esqueceu a morte do pai Belmiro (Chico Diaz) e entra em conflito com seu irmão justamente em relação aos 'métodos' que ambos usam para tentar fazer justiça. Ele quer a morte de todos os responsáveis, já Santo não quer sujar as mãos de sangue.

Mas, ao mesmo tempo que parece um ser cego de ódio, o personagem também tem um lado doce que é mais exposto quando está perto de Beatriz (Dira Paes), professora que luta pelo direito das crianças e dos trabalhadores da região. Bento teve um encantamento imediato por aquela mulher que tem ideais bem parecidos com os dele.
Aliás, a situação é praticamente a mesma vivida pelo ator em "Meu Pedacinho de Chão", quando o inesquecível capataz Zelão se apaixonou pela professorinha Juliana (Bruna Linzmeyer) ---- remake escrito pelo mesmo autor. Apesar da falta de criatividade que permeia o novo perfil vivido por Irandhir, o intérprete tem feito bonito em cena, assim como já havia feito no folhetim anterior.

O ator se comunica principalmente com o olhar, o que fica perceptível em todas as suas cenas românticas, dramáticas ou tensas. A sua parceria com Domingos Montagner tem sido um dos pontos positivos da atual fase, evidenciando o talento dos intérpretes, que realmente parecem irmãos quando estão juntos. Há uma cumplicidade entre os personagens que é transmitida com maestria pelos atores. E Irandhir protagoniza as sequências mais fortes justamente com o colega, ao menos até agora. Bento é um homem muito passional e cego de amor pela família.

O personagem ainda tem uma relação bonita com a mãe, a batalhadora Piedade, interpretada pela ótima Zezita Matos (na primeira fase o papel coube a Cyria Coentro). Os dois ainda não tiveram muitos momentos juntos, mas já é perceptível a boa sintonia entre os intérpretes. Já as sequências mais sensíveis tem sido protagonizadas pelo ator ao lado de Dira Paes. Bento e Beatriz ocuparam com facilidade o posto de melhor casal da novela desde o primeira troca de olhares. A história de amor deles vem sendo construída com delicadeza e emociona, ao contrário dos demais casais que ainda não convenceram.

O destaque que Irandhir Santos vem tendo em "Velho Chico" não chega a ser surpresa. Com mais de 20 filmes no currículo e considerado um dos melhores atores do cinema brasileiro, ele tem vários prêmios oriundos de longas que contaram com sua luxuosa participação, incluindo o fenômeno "Tropa de Elite 2". São mais de 30 troféus. Uma coleção e tanto. Sua estreia na televisão foi em "A Pedra do Reino" (2007), minissérie de Luiz Fernando Carvalho, de quem se tornou um grande parceiro. O ator brilhou vivendo o Quaderna e despertou atenção na época. Mas, a preferência pela tela grande sempre foi mais forte. Tanto que só voltou para a tevê sete anos depois, em "Amores Roubados" (2014), onde deu show na pele do psicopata obsessivo João da Silva, braço direito do poderoso Jaime Favais (Murilo Benício).

E foi no mesmo ano que o intérprete viveu seu grande momento na televisão dando vida ao capataz Zelão, no já citado remake de "Meu Pedacinho de Chão". Ele simplesmente foi o responsável pelas cenas mais tocantes, sensíveis e emocionantes da novela, fazendo do seu personagem o grande trunfo daquela história transformada em conto de fadas por Luiz Fernando Carvalho. Sua química com Bruna Linzmeyer foi arrebatadora e aquele amor que fazia o ignorante homem chorar como criança conquistou o público. A atuação primou pela completa entrega do ator.

Agora, dois anos depois de seu último trabalho na televisão, Irandhir Santos novamente rouba a cena e repete a boa parceria com o diretor Luiz Fernando Carvalho em "Velho Chico". Bento é um personagem atrativo e bem construído, que vem sendo defendido com talento por esse grande ator, cuja maior caraterística é a facilidade de incorporar qualquer tipo com extrema precisão.

26 comentários:

Heitor disse...

Que baita ator ele é!

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
UM ATOR QUE APESAR DE MUITOS FILMES E PRÊMIOS COMO BEM O DISSESTE, NA TELEVISÃO, NÃO FORAM TANTOS ASSIM, EU O CONHECI EM "MEU PEDACINHO DE CHÃO" E AGORA EM "VELHO CHICO" E CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO, ELE SÓ TEM CRESCIDO DANDO MUITA VIDA E CREDIBILIDADE AO SEU "BENTO" QUE COM A PARCERIA DA DIRA PAES EM CENA SÓ PODERÁ FICAR MELHOR.
UM TEXO ÓTIMO COMO SEMPRE.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Pedro Bertoldi disse...

Oi Sérgio. Irandhir é realmente maravilhoso. Uma pequena correção: a mãe deles, vivida pela também excelente Zezita Matos, é a Piedade. Iolanda é o papel da Torloni, que também está bem no papel. Abraços!

Gabriella disse...

Merecido texto! A novela é ruim, mas ele não.

Pâmela disse...

Irandhir e Dira são atores com A maiúsculo. Merecido texto e destaque na novela.

Sérgio mudando um pouquinho o assunto, se você me permite, não sei se viu a novela prova de amor da Record na época que passou (foi muito boa! Record quando quer faz coisa boa, sim.) A gente tava falando do Léo Vieira e tem duas das muitas cenas EXCELENTES do Lopo que eu queria te mostrar, porque apesar dele ser o diabo nessas duas ele mostra fragilidade e o Leonardo dá um show a parte, assiste que vale a pena:
https://www.youtube.com/watch?v=rDJ9eeArxHM
https://www.youtube.com/watch?v=dDhA1yHbJno

Em tempo, Lopo foi um dos melhores papéis dele, senão o melhor, tenho boas recordações.

Chirleni Soares disse...

Irandhir Santos é um monstro atuando ,na minha opinião o melhor e o mais premiado ator do nosso cinema nacional , uma pessoa sensível e extremamente profissional , Bento mais um personagem contagiante .

ClauShaolin_KungFu disse...

Nosso amado Irandhir Santos! Um ator que se entrega aos personagens e tem mostrado tamanho talento em horário nobre global. Acessem o perfil oficial do ator no face - Irandhir Santos: um amor que contagia o insta @irandhirsantos_oficial e o twitter @irandhirfanpage e saibam mais sobre esse artista maravilhoso! <3

Anônimo disse...

Ele é um ator excepcional e lamento que esteja em uma novela tão equivocada como esta.

chica disse...

Bento está maravilhoso mesmo...Adoro as cenas com ele, todas de tanta paz, tanta tranquilidade com seu jeito de falar leve... abração, lindo fds! chica

Bell disse...

Adoro esse ator, além de lindo talentoso.

bjokas =)

Pedro disse...

Sou fã dele! Mais um texto ótimo pra sua lista, Sérgio!

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Zilani! =) bjssss

Sérgio Santos disse...

Devidamente corrigido, Pedro. abçs

Sérgio Santos disse...

Exato, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Pâmela, não acompanhei, mas vi alguns trechos na época sim. E o Leonardo estava ótimo mesmo. Vi asa cenas que vc postou e gostei mt. Tb havia gostado me dele em Senhora do Destino. bjssss

Sérgio Santos disse...

Ele é fantástico mesmo, Chirlene. Sou fã.

Sérgio Santos disse...

Ele é ótimo, Claushaolin.

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, anonimo!

Sérgio Santos disse...

As cenas do Bento são ótimas mesmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt talentoso, Bell.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Pedro!

Unknown disse...

Oi Zamenza, o pouco que tenho visto da novela posso dizer que gostei muito desse personagem Bento, eu já sabia que Irandhir iria arrasar assim como em Meu Pedacinho de Chao. Até arrisco em dizer que ele e a Dira Paes são os que mais me fazem lembrar o Santo e a Tereza da primeira fase. Só acho uma pena a novela ser apenas regular, a segunda fase perdeu o encanto depois da passagem de tempo. Pessoalmente eu não consegui me apegar ao Santo e a Tereza da segunda fase mesmo o Domingos e a Camila sendo talentosos, parecem outras pessoas, outros personagens. Tenho até achado as cenas do Bento e da Beatriz as mais atraentes dessa fase da novela, vale a pena ver as cenas desses dois personagens.

Sérgio Santos disse...

Eu acho a novela bem ruim mesmo, Livewere lu. Por enquanto, só esses dois tão salvando pelo bom casal que fazem. E Irandhir é sempre genial. Tb acho que eles poderiam ter feito Santo e Tereza.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tamara Melo disse...

Concordo plenamente com sua postagem! O vereador Bento dos Anjos rende as cenas mais poéticas da novela e tem as falas mais bem construídas também. Principalmente quando faz seus discursos, muitas vezes solitários e em forma de desabafo, acerca da política brasileira e da situação do nosso povo. Excelente ator!