segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Viviane Araújo vence a 12ª edição da "Dança dos Famosos" e quadro segue sendo o maior sucesso do "Domingão do Faustão"

Neste primeiro domingo de dezembro (06/12), foi ao ar a grande final da "Dança dos Famosos", o quadro que se firmou como o maior sucesso do "Domingão do Faustão", desde a sua estreia, em novembro de 2005. A décima segunda temporada começou a ser exibida no dia 9 de agosto e chegou ao fim com a justa vitória de Viviane Araújo, que era uma das favoritas desde a primeira rodada. Aliás, tanto ela quanto Arthur Aguiar despontaram como grandes favoritos assim que se apresentaram pela primeira vez. Ou seja, ambos eram merecedores do troféu.


A grande zebra da final foi Mariana Santos, que foi para a repescagem, voltou, melhorou a olhos vistos, e conseguiu um bravo terceiro lugar. Além dos três mencionados, a competição deste ano contou com Bruno Boncini, Maurren Maggi, Igor Rickli, Agatha Moreira, Érico Brás, Negra Li, Françoise Forton, Flávio Canto e Fernando Rocha. O nível da edição de 2015 foi ligeiramente superior, se comparado ao de 2014, mas no geral houve uma certa permanência do 'padrão': dois favoritos, algumas ótimas evoluções e candidatos ruins do início ao fim.

A que mais evoluiu ao longo das semanas, por exemplo, foi Agatha Moreira. A atriz --- que viveu seu melhor momento na carreira na pele da Giovanna, em "Verdades Secretas" --- começou dura e desengonçada. Parecia que não passaria da segunda rodada, sendo até otimista. Entretanto, ela foi se dedicando mais e melhorando gradativamente.
Acabou indo para a repescagem, mas conseguiu retornar com uma belíssima valsa e chegou até a liderar a competição por uma rodada. Terminou com um honroso quinto lugar, após um início nada promissor.

Françoise Forton também merece menção como uma candidata que teve um início desanimador, mas foi se aperfeiçoando a cada rodada. Ela, Mariana e Agatha, inclusive, protagonizaram o momento mais emocionante desta edição, que foi justamente o retorno para a disputa. As três dançaram valsa lindamente na repescagem e voltaram juntas, quebrando até a regra, pois estava previsto a volta de apenas dois casais. Mas elas se destacaram tanto, recebendo vários elogios dos jurados (e consequentemente notas altas), que 'fizeram' o Faustão quebrar o 'protocolo'.

Já o participante mais divertido foi, sem dúvida, o Fernando Rocha. O carismático apresentador do "Bem Estar" não tem um pingo de ritmo ---- e quem acompanha o programa matinal sabe ----, mas dava para ver a sua alegria dançando e fazendo de tudo para empolgar a plateia. Suas apresentações eram garantias de boas risadas e, apesar de tudo, o bastante desajeitado dançarino foi ficando 'menos pior' ao longo das semanas.

Mas ninguém tirou de Flávio Canto o posto do candidato mais fraco desta temporada. O ex-atleta, e apresentador do "Corujão do Esporte", era completamente duro e não evoluiu em absolutamente nada. Dançar não era para ele e o próprio reconhece isso, brincando consigo mesmo quando fala da sua performance. Bruno Boncini e Érico Brás, entretanto, podem ser considerados como regulares. Os dois não chegaram a ser ótimos, porém tinham molejo e conseguiram fazer algumas boas apresentações.

E Negra Li, por sua vez, começou muito bem, prometendo ser uma das favoritas, mas foi se atrapalhando ao longo da competição, sentindo a dificuldade dos novos ritmos. Igor Rickli já foi o oposto dela. Iniciou inseguro, só que soube administrar bem as dificuldades e chegou ao quarto lugar recebendo merecidos elogios dos jurados. A grande injustiçada desta edição foi a Maurren Maggi. A atleta, e hoje comentarista esportiva da Globo, surpreendeu com uma facilidade imensa para a dança e prometia incomodar muito os favoritos Arthur e Viviane. Entretanto, foi eliminada injustamente na rodada do forró (justamente uma de suas melhores apresentações) e não havia mais repescagem. Pena.

A final ---- que teve Samba e Tango como os últimos ritmos ---- contou com um juri artístico formado por Marina Ruy Barbosa, Arthur Xexéo, Isabelli Fontana, Galvão Bueno e Marcello Melo Jr. (merecido campeão da edição de 2014), e um juri técnico composto por Fernanda Chamma, Paulo Goulart Filho e Carlota Portella. Mariana Santos não foi bem no samba e foi regular no tango. Arthur Aguiar levou um escorregão no samba que o prejudicou nas notas, mas conseguiu dar a volta por cima e ainda deu show no tango. Já Viviane Araújo mostrou toda a sua desenvoltura no samba e dançou lindamente o tango, se consagrando a grande vencedora da temporada ---- alcançando 78,9 pontos, contra 77 de Arthur e 76,5 de Mariana.

A "Dança dos Famosos" mais uma vez se mostrou um atrativo entretenimento, comprovando seu fôlego para muitas outras temporadas. Segue sendo o maior sucesso do "Domingão do Faustão". E, vale ressaltar, a nova dinâmica deste ano ---- acabando com as eliminações nas primeiras rodadas, estabelecendo um esquema de pontos acumulados ---- deixou a disputa ainda melhor e mais proveitosa para os participantes. Esse esquema merece ser continuado sempre a partir de agora. A final foi emocionante e a vitória de Viviane Araújo foi muito merecida, assim como o honroso segundo lugar de Arthur Aguiar, terminando a competição em alto nível. Que venha a décima terceira edição em 2016!

30 comentários:

Marília disse...

A Agatha evoluiu muito e fiquei triste com a sua eliminação. Achei que o Arthur foi muito injustiçado em algumas notas e achei ridículo ter samba na final com a Viviane Araújo.Levou uma vantagem descarada.

Anônimo disse...

Marmelada! Era pro Arthur ou a Maurren ganhar!

Anônimo disse...

Programa horrível, credo! Deve ser dose ser obrigado a assistir a globo o dia inteiro, a semana inteira como esse sergio, kkk.

Unknown disse...

Algo a comentar...

Sérgio, vamos recordar o último post sobre o The Voice Brasil em
que você faz sérias críticas sobre desgaste do formato do programa, crítica da qual discordei parcialmente, pois não é o programa que se desgastou e sim o corpo dos jurados, que com uma mudança, e aí eu incluo o apresentador também, resultará num novo frescor ao reality.

E agora, em relação ao Dança dos Famosos, também vou discordar parcialmente.

Concordo que Viviane Araújo foi, de fato, a melhor e mereceu vencer o reality, que continua sim, sendo o maior sucesso do programa do Fausto.

Entretanto, o formato do programa é um tanto quanto equivocado. É inevitável, que num programa de competição de dança, haja a comparação entre os competidores, entre quem teve a melhor e a pior performance. Só que como podemos comparar um Miele com um Marcelo Melo Júnior? Como comparar uma Roberta Miranda com Miguel Roncato? Como comparar um Rodrigo Minotauro com o Rodrigo Simas? Como comparar um Stênio Garcia com a Fernanda Souza? Como comparar um Fernando Rocha com uma Viviane Araújo? Não dá, simplesmente não dá, mesmo com aquela manjada história de superação e blá... blá... blá...

Dá uma olhada na lista dos vencedores, com exceção do Robson Caetano e da Cristiane Torloni, que ganhou em 2008, só tem gente jovem como vencedores. São eles Paolla Oliveira, Fernanda Souza, Miguel Roncato, Rodrigo Simas, Carol Castro, Marcello Melo Jr. E nesse domingo venceu a Viviane Araújo, e vamos ser bastante francos, já sabíamos que ia ser ela. Eu não tive nenhuma dúvida.

Se você já teve uma curiosidade de ver a versão americana, o "Dancing with the stars", e o britânico, "Strictly Come Dancing", vai notar a enooooorme diferença. Existe um critério na seleção dos competidores, os participantes tem que ter um certo molejo e uma certa musicalidade para tornar a competição interessante desde o seu início. Além disso, os ensaios para cada ritmo duram 15 dias, o que torna a performance um milhão de vezes melhor que a dos brasileiros.

Portanto eu não tenho nenhuma dúvida que um melhor nivelamento da capacidade dos competidores ia tornar a competição bem mais atrativa de se acompanhar. Geraria uma certa dúvida no telespectador.

Um outro ponto a observar é em relação ao formato do cenário. Nos formatos internacionais a cenografia é em forma de arena, onde a dança ocorre na parte central tendo o público e as câmeras em volta. Isso é muito importante para a coreografia da dança de salão. No formato brasileiro, não há dança de salão, mas sim a dança de cenário, como muitos jurados técnicos já observaram, onde a coreografia é criada muito voltada para o auditório, jurados e câmeras que estão posicionados em frente, dançarinos dançam olhando muito para a plateia e muitos ritmos saem prejudicados.

Uma mudança já foi anunciada para próxima edição, os ensaios durarão 15 dias. Não sei como se dará isso, pois a competição será muito mais longa com 12 competidores, lembrando que diferente dos formatos americano e britânico, o "Dança dos Famosos" é um quadro do Domingão do Faustão.

Sérgio, desculpa pelo comentário longo... nos próximos tentarei ser mais sucinta.

Beijos...

Anônimo disse...

Concordo que o programa ainda tem fôlego, apesar de tantas edições o formato não se desgatou, sobre a vitória de Viviane Araújo foi merecida nesta final ela mostrou grandes espetaculos e mostrou q seu nivel estava acima dos outros e que a vitória tinha q ser dela. Parabéns vivi #TeamViviAraujo #ViviAraujoCampea

Vinícius disse...

O quadro é muito bom mesmo mas achei injusto colocarem a Viviane que sempre teve experiência com dança na competição que ficou desleal com os demais.Todos já sabiam que ela iria ganhar.

Vanessa disse...

Viviane e Arthur sempre foram os melhores mesmo mas ele foi bem mais injustiçado ao longo da competição.A Agatha surpreendeu depois do começo ruim.Maurren Maggi realmente foi injustiçada no forró, não merecia sair. Já os outros foram dispensáveis.

Jô Turquezza disse...

Não vejo Faustão, nem Fantástico.
Mas quando tem a Dança dos Famosos, não perco um domingo, gravo e vejo depois.
Achei justo a Viviane em 1º lugar.
Fez tudo perfeito e ela é dançarina de Escola de Samba,
mas se saiu muito bem em todos os ritmos.
Gosto de ler seus comentários.
blogjourquezzamundial
Beijos.

Uma Interessante Vida disse...

Ela está indo muito bem mesmo, pena eu ter perdido ontem. bjs

Unknown disse...

Sérgio, obrigada por atender ao meu pedido e escrever sobre a Dança dos Famosos, que, concordo, é o melhor quadro do Domingão. Assino embaixo de tudo o que você comentou, especialmente quanto à injusta eliminação de Maurren Maggi. Aliás, naquela noite, Negra Li fez um justo desabafo de que ganham aqueles que têm maiores fãs-clubes, pela Internet. Agatha Moreira teve o melhor momento na valsa, Arthur Aguiar sempre esteve bem, mas infelizmente mostrou visível nervosismo na final. Igor Rickli foi se superando cada vez mais, assim como Mariana Santos. Fernando Rocha divertiu mesmo, Flávio Canto foi o mais fraco.Merecida mesmo a vitória de Viviane Araújo, que dançou bem todos os ritmos. Menção especial merecem os belos figurinos.

Unknown disse...

Esqueci de falar da bela participação da Françoise Forton, que disse ontem, com lágrimas nos olhos, que Marília Pêra não perdia uma só dança desse quadro e que torcia pela vitória da Françoise.

Ramon Siqueira disse...

Hater tá igual o zika vírus, epidemia... só falta noticiar hahaha (tem o Adnet com o personagem lá no Tá no Ar, estão bem representados kkk). Foi boa mesmo a final.

Vera Lúcia disse...


Não vi nada desta edição, Sérgio, embora aprecie muito este quadro do Domingão do Faustão. Adoro dança, por isso é um entretenimento prazeroso para mim.

Gostei muito de ler e de me inteirar da classificação e da atuação dos participantes.

Excelente postagem.

Feliz semana.

Abraço.

Unknown disse...

Achei justa a vitória da Viviane e ela sempre foi minha favorita, apesar de gostar muito também do Arthur, da Mariana e da Agatha. Não esperava que o Igor fosse chegar tão longe. O Flávio era duro mesmo e ele, o Bruno e o Érico eram os que eu menos ligava. Ah, e eu nunca gostei das apresentações da Maurren na competição.
Abraços

MARILENE disse...

Sergio, esse é o único quadro que me atrai no programa do Faustão. Não vi todas as etapas, mas a última, sim. E considerei merecido o resultado. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Mts tiveram essa mesma impressão, Marília.

Sérgio Santos disse...

Torcia pro Arthur e Agatha, anonimo, mas achei a vitória dela merecida.

Sérgio Santos disse...

Não precisa ser mais curta não, F Silva. Eu gosto de comentários longos, não me incomodo em nada. E eu concordo que realmente é injusto colocar participantes de idades discrepantes, assim como o prazo para ensaio é curto demais. Porém, o intuito é chamar os artistas conhecidos do grande público e nem é todo mundo que topa, portanto nem dá pra escolher muito. E o formato daqui é mais um 'espetáculo' por domingo mesmo do que uma competição em si, apesar de ter juri e etcs. Faz parte do show. E gostei da mudança desse ano de não ter eliminação nas primeiras rodadas, isso já deixou o conjunto mais justo. Se ano que vem tiver ensaio mais longo, a duração do programa será maior tb e isso é bom.

Sérgio Santos disse...

Tem fÔlego sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Teve mta reclamação nesse sentido msm, Vinicius.

Sérgio Santos disse...

Viviane e Arthur mostraram a superioridade logo na primeira rodada, Vanessa. bjs

Sérgio Santos disse...

Que bom que vc gosta, Jô. Fico feliz. =) bjão!

Sérgio Santos disse...

Pena, Barbie. bj

Sérgio Santos disse...

De nada, Elvira. Que bom que gostou do post. Arthur e Viviane sempre foram os melhores, seguidos pela Maurren. Fernando divertiu e Agatha evoluiu muito. Arthur tava bem nervoso na final msm, pena. bjs

Sérgio Santos disse...

Ah, sim, Elvira, essa parte foi mt emocionante. Ela e a Marina se emocionaram.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Ramon. rsrs abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Vera. =) bjão

Sérgio Santos disse...

Eu achei a Maurren muito bem, Ed. Jurava que era dura por causa dos esportes, mas me surpreendi. A vitória da Viviane foi justa mesmo, mas se o Arthur ganhasse tb seria merecido. Agatha evoluiu mt. abçs

Sérgio Santos disse...

É o único grande sucesso do Domingão, Marilene. bjsss

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.