segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Em uma edição histórica e emocionante, "Troféu Mário Lago" reverencia o talento de Fernanda Montenegro

O ano de 2013 foi muito bom para Fernanda Montenegro. Após brilhar no especial "Doce de Mãe", exibido no fim de 2012, uma de nossas mais respeitadas atrizes ganhou o Emmy Internacional e encheu de orgulho todos os brasileiros, fãs do seu trabalho. E para fechar esse ano com chave de ouro, nada mais justo do que receber uma merecida homenagem. Pois foi o que aconteceu no já tradicional "Troféu Mário Lago", especial do "Domingão do Faustão", exibido nesse domingo (29/12).


Roberto Carlos (o homenageado de 2012) entregou o respeitado troféu ---- que já premiou Mário Lago, Laura Cardoso, Paulo José, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Tony Ramos, Lima Duarte, Glória Pires, Gilberto Gil, Antônio Fagundes, Hebe Camargo e Regina Duarte ---- a uma atriz que foi reverenciada por praticamente todo o elenco do alto escalão da Rede Globo.

Isso porque antes da 'cerimônia' de entrega, Fernanda foi paparicada por vários atores que também fazem parte da história da teledramaturgia. O programa comandado por Fausto Silva engrandeceu o palco com a presença de muita gente talentosa e respeitada. Lima Duarte, Glória Pires, Glória Menezes e
Tony Ramos iniciaram as justas homenagens, dando lindos depoimentos sobre o profissionalismo e a dedicação dessa atriz tão amada por todos.

Depois dessas grandiosas participações, foi a vez de Andrea Beltrão, Marcelo Antony, Edson Celulari, Mariana Ximenes, Nathalia Timberg, Aracy Balabanian, Maitê Proença, Vera Fisher, Júlia Lemmertz, Alexandre Borges, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Nathalia do Valle, Jacqueline Laurence e Renata Sorrah aplaudirem Fernanda Montenegro. Com um esquema de revezamento, todos foram entrando e falando sobre o admirável talento da homenageada e o quanto é prazeroso trabalhar ao lado dela.

Ainda foi exibido um depoimento da irmã de Fernandona e dos seus filhos (Fernanda Torres e Cláudio Torres). Já o momento mais emocionante da noite foi a hora que colocaram no ar uma antiga gravação com uma linda declaração de amor feita pelo falecido Fernando Torres, marido da atriz. Não teve como segurar o choro e todos os presentes se emocionaram, inclusive, claro, a homenageada, que chegou a dar 'soquinhos' no braço de Faustão por causa da surpresa. Para encerrar a premiação, Fernanda Montenegro recebeu o troféu das mãos de Roberto Carlos e fez questão de cantar com ele.

Sem dúvida, o telespectador foi presenteado com a melhor edição do "Troféu Mário Lago", que sempre costuma engrandecer o "Domingão do Faustão" quando é exibido em dezembro. Embora todas as homenagens anteriores tenham sido maravilhosas, não há como negar que a de 2013 foi especial. Uma premiação que consegue reunir praticamente todo o elenco do primeiro time da Globo, 'apenas' para reverenciar uma atriz, expõe a grandeza e o prestígio da homenageada.

Fernanda Montenegro é uma profissional que honra as artes dramáticas e merecedora de todos os prêmios possíveis. Com respeitados trabalhos na televisão, no cinema e no teatro, essa tão respeitada atriz guardará marcantes lembranças do ano que está perto do fim. Se a perda do Oscar foi o retrato da injustiça em 1999, pode-se dizer que em 2013 a justiça foi feita com a consagração da nossa dama, que ganhou um merecido Emmy Internacional e ainda foi consagrada com o respeitado "Troféu Mário Lago". Salve Fernandona!

30 comentários:

BETO disse...

Sérgio concordo com você em parte,porque está faltando aí neste time de grande atores já homenageados pelo troféu Mário Lago a prensa da extraordinária e talentosa atriz Eva Wilma,que já fez tantos personagens inesquecíveis nas novelas da globo e nunca foi homenageada,e olha que são 33 anos de emissora,realmente tem coisa que não da pra entender,eu mim lembro que ela ganhou duas vezes como melhor atriz do ano no Faustão,em 1996 pela novela O Rei do Gado e 1997 por sua interpretação em A Indomada.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai?
Assisti a entrega e gostei muito, muito da homenagem, foi de fato emocionante e merecida. O depoimento do falecido marido então, foi demais, de dizer que ela era de fato, como o ar que ele respirava... até a durona atriz se emocionou. Um abraço!

Pamela Sensato disse...

Eu tive o prazer de assistir o faustão nesse domingo e presenciar a talentosa FERNANDA que belezura e que classe essa mulher tem...e sem contar que para mim ela é a MELHOR ATRIZ que existe!
TALENTOSA

- Post novo no blog ;)

Beijosss!!!

==> Blog Resenhas da Pâm

Fabíola Oliveira disse...

Oi, Sérgio, eu acompanhei a homenagem e, para mim, o ponto alto mesmo foi a declaração do falecido esposo da atriz para ela.

Em um meio onde as relações parecem ser sempre descartáveis, Fernanda mostrou que, até nisso, foi bem sucedida. Ai, queria um amor daquele para mim...rsrsrsrs

E ano que vem tem mais de Fernanda na Globo na minissérie em três capítulos o Tempo e o Vento.

Nessa série, quero ver principalmente o desempenho do Ígor Rickli, que se esforçou bastante para segurar o personagem Alberto em Flor do Caribe e conseguiu evoluir bem dentro desse personagem.

Mavemcá, Sérgio, a gente sabe que nem todos os atores conseguiram desenvolver bem seus personagens em suas primeiras aparições na TV e nem, por isso, sofreram uma rejeição tão grande a ponto de não ser mais chamado para fazer trabalho algum na TV como o Ricardo Macchi, intérprete do cigano Ígor em uma antiga novela da Glória Perez.

Não consigo entender por que esse rapaz nunca conseguiu uma segunda chance ou pelo menos, o direito de tentar evoluir em outros trabalhos...

Até a Fiorela Matheis que era péeeeeeeeeeeessima atriz em Malhação, conseguiu espaço para trabalhar no Vídeo Show há uns anos, se bem que depois saiu e agora fora uma propaganda de calçados, não sei mais o que faz, mas o que quero dizer é que, mesmo assim, foi chamada para fazer outro trabalho na emissora, apesar de seu fraco desempenho em seu primeiro trabalho e fez uma ponta em Fina Estampa também... Essa menina é linda, mas como atriz é um fiasco....

Até a Adriana Esteves já foi massacrada e, anos mais tarde, deu a volta por cima com a Carminha, chegando até a dizer, segundo alguns, que a "Carminha foi meu desabafo" em alusão às duras críticas que sofrera lá no início da década de 90...

Mas o Ricardo Macchi parece que vai ficar eternamente marcado pelo seu pífio desempenho como o Cigano Ígor, inclusive ele fazia um comercial ao lado de um famoso ator americano que o anunciante fazia chacota com isso...

Abraços, Sérgio!

Anônimo disse...

Nossa, esses artistas da globo são obrigados a fazer uma verdadeira peregrinação pelos programas da casa. Nesse fim de ano então, coitados. É rodizio mesmo: Altas Horas, Faustão, Video Show, Encontro, Mais você, Caldeirão...em tudo que é programa estão eles lá batendo cartão, a maioria dessa novela chata das 9, falando sempre as mesmas coisas, etc e tal. Haja folego pra trabalhar na globo!

Unknown disse...

Sérgio, também gostei muito dessa justa homenagem a Fernanda Montenegro e da seleção dos atores. Emocionante o depoimento do Fernando Torres e gostei de vê-la cantando Emoções, ao lado do Roberto Carlos.
Quanto à primeira parte do Domingão, não gostei que apenas o elenco de Amor à Vida tenha sido privilegiado. As edições dos anos anteriores foram melhores, porque mesclaram mais os convidados.

Lulu on the sky disse...

Sérgio,
Chorei litros durante esse programa. Super justa a homenagem a ela, espero q tb possam coroar outras divas da tv como a Nathalia Thimberg, Eva Wilma e Eva Todor.
Feliz Ano Novo! Muitas bençãos e felicidades em 2014
Big Beijos
Lulu
http://luluonthesky.blogspot.com.br

Unknown disse...

Super merecida a homenagem a Fernanda Montenegro essa monstruosa atriz brasileira .. foi emocionante e confesso que fui as lagrimas com a declaração de AMOR do seu marido (in memorian)Fernando Torres.

Thallys Bruno Almeida disse...

A homenagem foi tão linda que me fez até esquecer a primeira parte do programa. Na boa, se fosse pra chamar alguém de Amor à Vida, que chamassem Mateus Solano, Suzana Vieira, Elizabeth Savalla, Paolla Oliveira, Antônio Fagundes, etc. Só a Tatá Werneck representou com dignidade. Qualquer um dos outros citados seria muito melhor que Caio Castro-Fabiana-M. Casadevall. E concordo com a Elvira que poderiam haver convidados mais mesclados. Vide a seleção de mulheres do ano passado (teve a Juliana por Gabriela, a Flávia por SJ, a Luana Piovani por GdS, a Ísis por AVBR).

De resto, foi uma homenagem tão linda que eu não tenho nem palavras pra descrever. Lima Duarte, Tony, Rosamaria, Mari Ximenes, Andréa Beltrão, Aracy... Tanta gente boa homenageando essa dama da nossa TV. O depoimento do Fernando Torres foi a cereja do bolo. De levar às lágrimas. E foi lindo o dueto com Roberto Carlos.

Foi maravilhoso ver tantos talentos homenageando Fernanda Montenegro. Uma premiação merecida demais em virtude de uma justiça que finalmente foi feita a nível mundial. Que venha a série Doce de Mãe! Abçs!

Verinha disse...

Olá Sergio, querido amigo.
Que linda homenagem, fiquei feliz porque gosto muita da Fernanda,acho ela uma atriz excelente e carismática.
Mas enfim vim agradecer o seu carinho e para lhe desejar um feliz ano novo, claro que com tudo que há de melhor e o mais principal é que a esperança de um ano bem melhor esteja por vir, acredito que no próximo ano estejamos aqui e que o tempo seja nosso amigo.
Obrigada por sua linda companhia.
Muito carinho, beijinhos.

Unknown disse...

Fernanda Montenegro é uma lenda viva e merecia mesmo, todos esses prêmios como reconhecimento do seu grande talento.

Porém... sobre esse prêmio... Algo a comentar...

Não sei qual o critério que a produção do Faustão utiliza para escolher os homenageados por esse troféu, pois Fernanda deveria ter sido uma das primeiras.

Eu sei que muita gente pode discordar, mas não sou muito fã do trabalho de Glória Pires. Não acho ela uma extraordinária atriz como é considerada. Pra mim Glória Pires é sempre Glória Pires. Ela atua corretamente, mas é só. Não vejo muita versatilidade como vejo em Cássia Kiss, Lília Cabral, Cláudia Raia, Giulia Gamm, Cristiane Torlone e Natália do Valle, por exemplo. E Glória Pires é considerada pela crítica melhor atriz do que elas.
Acho que outras Divas mereciam primeiro esse troféu, pelo legado que deixaram como a Eva Wilma e Marília Pêra, essa última a melhor atriz brasileira.

Todos os Aplausos Fernanda Montenegro!

julio disse...

Concordo em todas as letras o que disse F.Silva,Glória Pires e uma pessoa simpática não um atriz talentosa,pois talento é uma coisa simpatia e outra coisa completamente diferente.Acho também que a globo tem muitas atrizes que por contribuições a cultura já mereciam tecido homenageadas pelo programa Domingâo do Faustão com o Troféu "Mário Lago" muito antes que a Glória,exemplos Eva Todo,Nathalia Timberg,Marília Pera e a talentosa e melhor atriz deste pais Eva Wilma,exclusive como Beto cito no seu comentário a Eva já ganhou como melhor atriz por duas vez nos anos de 1996/97,vã tenta entende o critério usado pela produção desse programa do Faustão pra homenagear os artista brasileiro!Quero aproveita e oportunidade Sérgio,e ti deseja um Feliz Ano Novo com muita saúde,paz,amor,felicidade e cada vez mais sucesso!!

Unknown disse...

Thallys, obrigada pelo reforço. Feliz Ano Novo para você e os seus.

Melina disse...

Esse programa é muito ruim, mas o Troféu Mário Lago o engrandece. Vi a homenagem e me emocionei em todos os momentos. Senti falta de Lilia Cabral, Susana Vieira e Regina Duarte parabenizando a Fernanda. Mas foi um respeitado time abraçá-la. Feito para poucos mesmo, como bem disseste. Adorei a postagem, Sérgio! Beijo!

Sérgio Santos disse...

Beto, também acho que Eva Wilma merece ser homenageada, mas vamos ver se não será em breve. Até agora todos os escolhidos mereceram (com exceção do Gilberto Gil, na minha opinião). Aliás, a Eva não apareceu para homenagear a Fernanda. Fez falta.

Sérgio Santos disse...

Bia, a homenagem foi emocionante e merecida. Deu gosto de ver. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Ela é maravilhosa, Pamela. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Fabíola, essa declaração do Fernando Torres foi muito emocionante. A homenagem foi mt justa.

Olha, sobre o Ricardo, ele chegou a ter outra chance em Por Amor, vivendo um jardineiro. Lembra? Depois não o vi mais e acho que não foi chamado mais para nada, se não me engano. Ele era mt ruim mesmo e se continuou daquele jeito era melhor não ter voltado, mas não sei.

Sobre Fiorella, de pleno acordo. Ela é linda modelo mas péssima atriz. Não tem talento mesmo.

A Adriana soube dar a volta por cima, porém, eu vi algumas cenas dela em Renascer e não achei o horror que mts falaram não. Bjssssss

Sérgio Santos disse...

Eles foram porque quiseram, anônimo. Foram homenagear uma das maiores atrizes desse país.

Sérgio Santos disse...

Foi muito linda a homenagem, Elvira. Eu gostei do quadro da pizza, embora tenha odiado a presença de Caio Castro. bjsss

Sérgio Santos disse...

Lulu, foi mt bonito mesmo.Tomara que a Eva Todor seja a homenageada do ano que vem. Ela merece. Bjsss e bom 2014!

Sérgio Santos disse...

Quem não se emocionou que atire a primeira pedra, né Selma? Beijos.

Sérgio Santos disse...

A homenagem foi linda mesmo, Thallys. A melhor da edição do Troféu. Sobre a pizza, odiei Caio Castro como sempre, mas nada tenho contra a Fabiana. Tb acho que poderiam ter escolhido atores de maior importância, mas talvez estivessem ocupados gravando. abç

Sérgio Santos disse...

Verinha, andava sumida. Obrigado pelo carinho e tb desejo a você um lindo 2014. Tudo de melhor pra vc. bjssss

Sérgio Santos disse...

F Silva, eu não sei o critério também, mas como disse acima, vi todos merecedores, com exceção do Gil. E discordo de vc sobre a Glória. A acho maravilhosa e uma atriz esplêndida. Se for pra comparar, melhor que Cristiane Torloni e Nathalia do Valle, embora tb ache ambas excelentes.

Mas a homenagem a Fernanda foi linda e muito merecida! Abraços!!!

Sérgio Santos disse...

Julio, discordo de vc sobre a Glória, mas respeito sua opinião, assim como a da F Silva. Obrigado pelo carinho e desejo a você um ótimo ano novo também! Abraços.

Sérgio Santos disse...

Melina, tb senti falta dessas três, assim como sneti da Eva Wilma, Nicette Bruno, Paulo Goulart... Enfim, mas foi um time de respeito homenageá-la. O melhor de todas as homenagens, verdade seja dita. bjs

Thallys Bruno Almeida disse...

De repente me veio a ideia: será que alguma vez rolaria de o troféu Mário Lago homenagear o Sílvio Santos? Aparentemente seria improvável porque conflitaria com o horário, mas um encontro Faustão e Sílvio seria uma coisa bem curiosa.

Thallys Bruno Almeida disse...

Errata: horário do Programa SS

Sérgio Santos disse...

Seria ótimo, Thallys. Silvio Santos não é odiado pela Globo até pq vários apresentadores sempre falam dele lá. E nem teria problema pq o programa dele no SBT é gravado. Quem sabe um dia.