terça-feira, 15 de outubro de 2013

"Joia Rara", "Sangue Bom" e "Amor à Vida": três novelas, três histórias e muitas qualidades

Nos últimos anos, não tem sido fácil a Globo ficar com três ótimas novelas no ar. Quando normalmente a novela das seis é impecável, a das nove é mediana e a das sete péssima, ou assim por diante. Por isso mesmo pode-se dizer que a emissora está vivendo um bom período com suas três tramas: "Joia Rara", "Sangue Bom" e "Amor à Vida".


A novela das seis, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, estreou recentemente. E a trama tem apresentado uma fotografia maravilhosa e um elenco praticamente impecável, apesar de abusar dos clichês em todos os núcleos. A história, cujo contexto político engrandece os conflitos, tem sido bem desenvolvida ---- ainda que não tenha apresentado muitos acontecimentos até então ----  e acabou de entrar em uma nova fase. Fase essa que contou com a entrada de novos atores, incluindo a carismática Mel Maia que entrou para interpretar Pérola mais crescida. Além de Mel, entraram também Suely Franco (Rosarinho), Tiago Abravanel (Odilon), Fabíula Nascimento (Matilde), Simone Gutierrez (Serena), João Fernandes (Peteleco), Miguel Rômulo (Décio), Marcelo Médici (Joel) e Mariana Ximenes (Aurora Lincoln). Nomes que, sem dúvida, engrandeceram o já bem escalado elenco. 

Mas enquanto "Joia Rara" começa a dar seus primeiros passos e ainda não apresenta nem metade dos seus dramas, "Sangue Bom" já vai se encaminhando para seu final. A trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari demorou um pouco para começar de fato --- seu prólogo foi muito longo ----, mas quando
teve seus conflitos desenvolvidos engrenou de vez e seguiu com um ótimo ritmo. Os personagens quase todos repletos de complexidades, os atores muito bem escolhidos (com raras exceções) e o texto afiado dos autores, recheado de metalinguagem e críticas ácidas, completam esse excelente conjunto da novela das sete. A história, aliás, está com uma reta final eletrizante e repleta de conflitos. Amora (Sophie Charlotte), a personagem que sempre moveu a obra, foi desmascarada e caiu em desgraça. Para culminar, há uma pessoa misteriosa que sabotou o parque de Wilson (Marco Ricca) e empurrou Malu (Fernanda Vasconcellos) da escada com o claro objetivo de incriminar a filha de Bárbara Ellen (Giulia Gam). O suspense passou a tomar conta dos capítulos finais e enriqueceu o enredo. 

Já a novela de Walcyr Carrasco está em uma nova fase. Após uma passagem de tempo, toda a novela das nove passou por uma espécie de reformulação, o que lembrou muito os seriados americanos quando mudam de temporada. Agora os conflitos do núcleo central passaram a se concentrar na separação de César (Antônio Fagundes) e Pilar (Susana Vieira), no novo rumo da vingança de Aline (Vanessa Giácomo), na relação de Bruno (Malvino Salvador) e Paloma (Paolla Oliveira) com Paulinha (Klara Castanho) e na volta por cima de Félix (Mateus Solano). 

Os núcleos paralelos também sofreram novas reviravoltas em "Amor à Vida": Linda (Bruna Linzmeyer) cresceu na história e começou a ter sua própria vida, encontrando até um amor (Rafael - Rainer Cadete); Perséfone (Fabiana Karla), após ser duramente discriminada, se casou e finalmente perdeu sua virgindade com o agora marido Daniel (Rodrigo Andrade); Carolina Kasting deixou a posição de figurante de lado e Gina passou a ter uma trama própria, passando a se relacionar com Herbert (José Wilker), antiga paixão de sua mãe (Ordália - Eliane Giardini). Lutero (Ary Fontoura) e Bernarda (Nathalia Timberg) engataram um namoro e estão encantando o público. O núcleo de Nicole (Marina Ruy Barbosa) também ganhou novos ares com a chegada de Natasha (Sophia Abraão), que está namorando Rogério (Daniel Rocha) e ajudará sua mãe Lídia (Angela Rebello) e se vingar de Leila (Fernanda Machado) e Thales (Ricardo Rozzi).

A trama protagonizada por Niko (Thiago Fragoso), Eron (Marcello Antony) e Amarilys (Danielle Winits) não ficou de fora dos novos rumos: a falsa amiga de Niko tem ficado a cada dia mais desprezível e o casal gay adotou um menino negro (Jayminho) para aumentar a família, levantando um bom debate a respeito da adoção de crianças mais crescidas. Ainda é preciso ressaltar os novos conflitos na trama de Valdirene (Tatá Werneck), que passou a morar com Márcia (Elizabeth Savalla) e Atílio (Luis Melo) no apartamento de luxo de Inácio (Carlos Machado). As brigas com Eudóxia (Ângela Rabelo), mãe do ricaço, têm sido bem divertidas. 

Quem acompanha as novelas consegue perceber claramente o quanto as três que estão bem escaladas, dirigidas e desenvolvidas. Duca Rachid, Thelma Guedes, Maria Adelaide Amaral, Vincent Villari e Walcyr Carrasco têm conseguido apresentar excelentes histórias e todos têm feito por merecer um justo reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Infelizmente só "Amor à Vida" tem alcançado bons índices na audiência ----- 35,16 pontos de média geral, já tendo conseguido alcançar os 40 pontos algumas vezes. "Joia Rara" por enquanto tem uma média de 19 pontos e "Sangue Bom", apesar de ter melhorado seus índices na reta final, até agora tem 24,6 pontos de média geral. Números que não condizem com a qualidade das produções. 

Entretanto, ainda que o ibope não seja satisfatório em dois casos, as três novelas atuais da Globo têm presenteado o telespectador com atraentes histórias, ótimos atores, boa direção e vários personagens bem construídos. "Joia Rara", "Sangue Bom" e "Amor à Vida" são novelas que fazem valer a pena ficar diante da televisão. Resta torcer para que continuem assim até seus respectivos desfechos, afinal, o telespectador merece.

78 comentários:

Unknown disse...

Realmente, três novelas emplacadas ao mesmo tempo. Não consigo assistir Sangue Bom, mas estou adorando Joia Rara e continuo gostando de Amor à Vida.
BjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

marcello disse...

olha eu aqui denovo sergio!!!

realmente tres novelas maravilhosas sò que ainda prefiro "sangue bom" pelo fato de q ja disse antes ela parecer muito gossip girl

entao vi sua resposta e vi q vc disse q nao ouvio falar nada sobre o remake de gossip na globo entao si vai o link da uma conferida com umss das noticias

http://lilapink.com.br/2013/01/gossip-girl-brasil-a-garota-fofoqueira-sera/

e quero te falar algo eu percebi q vc adora tramas q envolvem o telespctadores entao eu indico q espero q vc assista as temporadas de gossip girl uma serie envolvente e digna de um remake global adoraria ver um remake de G.G. na globo espero q vc de uma conferida em gossip girl...

e eu queria saber se vc gostaria q a globo fizesse esse remake??? e confira o site q ta si no link e veja a escalaçao dos atores caso fosse vdd ok bjss e amoooo o blog

eder ribeiro disse...

Sérgio, não acompanho as das 6, vez ou outra assisto as das 7 e as das nove me cansou, no entanto concordo contigo quanta a qualidade das obras. Abçs.

chica disse...

Dessas só posso falar de Amor à Vida. Estou gostando bastante! abração,chica, linda semana, tuuuuuuuuuudo de bom!

Elisabete disse...

Divirta-se a ver as novelas!
Uma feliz 3ª feira

A Viajante disse...

Atualemente me entusiasmo apenas com Sangue Bom. As demais não me prendem a atenção. Ótima análise, Sérgio. Beijo.

Patricia P. Galis disse...

Fazia tempo que não ficava grudada na tela como em Joia Rara estou gostando e muito, Sangue bom vejo as vezes mas tbm aprecio agora a das 9 detestei rs, salvo alguns temas que achei interessante.

Dani disse...

Das três, a que mais me prende à atenção é "Joia Rara", tanto pela estética, quanto pela trama bem elaborada e acabada, (apesar de não gostar do casal protagonista). A das sete, só assisto o que me interessa, e a das nove, não gosto.

Bjs!

Adriana Helena disse...

Bom dia Sérgio!
Você matou três coelhinhos espertos em uma cajadada só..rsrs
Falar de três novelas impactantes em um único post, além de ser bastante difícil, é também estimulante! E você conseguiu destacar bem as características de cada uma delas!

Infelizmente, só assisto Amor à Vida e gostei demais do rumo que ela tomou nos últimos dias... está mais rápida, as coisas realmente estão acontecendo e os núcleos que antes estavam mornos, esquentaram verdadeiramente! Gosto de ação e rapidez nas tramas!rsrs
Já as anteriores não tenho como assistir, mas acompanho nas chamadas e aqui em seu blog e parecem ótimas!

Um grande beijo amigão!
E feliz semana!!

BLOGZOOM disse...

Sergio,

Alguns anos que as melhores novelas tem passado às 18:00H, com temas, cenarios, atores e conteudos melhores. Avenida Brasil deu uma revitalizada no horario nobre.
Eu assisto, quando possível, a Amor à Vida, mas confesso que o "esticamento forçado" já cansou a minha beleza e parei de ver.

Bjs

Unknown disse...

Bom dia Serginho olha eu aqui de novo.....

Bom sabe que adoro novelas....

Amor a vida adoro

Sangue bom mais ou menos

Jóia Rara amo de paixão, sempre gostei de novelas de épocas, essa está linda....essa garotinha é uma ótima atriz , tão pequenina e já arrasando td .......Sangue Bom apesar de ter atores que adoro, não fui muito com a cara dessa novela....Amor a vida gosto sim...mas tem coisas que não consigo engolir acho que vc já tem ideia do que né.....enfim tomara que a outra que va começar seja atraente bjãoooo querido

_________Rita!!!!

Thallys Bruno Almeida disse...

Sobre Joia Rara: meu encanto inicial por ela foi se esvaindo aos poucos. O texto de Duca e Thelma segue excelente, a direção da Amora Mautner continua caprichada, é a primeira atuação da Bianca Bin que eu gosto de verdade, o resto do elenco segue excelente, a entrada da Mariana Ximenes foi sensacional... mas, por não ter apresentado ainda nem a metade dos conflitos anunciados, considero que fica a sensação de prólogo de antes da primeira fase. Gostei do núcleo dos monges ser integrado ao do cabaré, mas sinto que a busca deles pela reencarnação do mestre Ananda ainda não emplacou. A Sílvia, nos dois últimos capítulos, tem ficado mais dramática do que perversa. A cena da Pérola sendo abandonada não precisava ser tão igual à da Ritinha no lixão, apesar da mesma direção. Espero que os próximos caps desfaçam essa sensação.

Sobre Sangue Bom: não vi prólogo longo demais não. Acho a trama impecável desde seu início, com personagens e protagonistas bem claros, tramas bem definidas, todo mundo com sua complexidade (nunca existiu pra mim essa história de um ser mais complexo que outro). A reta final tá apenas sensacional, mostrando a queda da Amora e finalmente o Bento acordando pra vida. Afinal, se ele se tornou idiota, foi justamente por se deixar acreditar por tudo que a it-girl fazia e querer se meter no relacionamento dos outros. Valeu também pelo desdobramento até mesmo dos núcleos paralelos, como Érico e Natan: aos poucos, o outrora melhor personagem masculino vai voltando ao normal.

Só teria um pouco mais de cautela sobre a redenção da Amora e o final com o Bento. Sim, Fabinho aprontou pra caramba no começo da novela, era um calhorda. Mas houve tempo suficiente pra que, com sua regeneração, ele conseguisse conquistar o público e formar o par com a Giane. Com Amora eu não sei se daria tempo, a trama já tá na reta final, quase três semanas pra acabar... o público que detesta a personagem não vai se convencer assim tão facilmente. E isso eu tô falando do que ela realmente aprontou. Sobre a sabotagem pra incriminá-la, pode ser Lara Keller ou Socorro. A segunda, mesmo sendo óbvia demais, serviria pra mostrar até onde vai o fanatismo doentio.

Sobre Amor à Vida, das três tramas, é a que menos me atrai. Mas fico feliz pelo crescimento de núcleos que eu apostava muito. O namoro de Bernarda e Lutero mostra que Walcyr é um dos poucos que investem em casais da melhor idade, Sophia Abrahão chegou bem e tem feito uma boa dupla com Daniel Rocha... A Linda, então, era uma das personagens que eu mais lamentava o pouco espaço na fase anterior e, felizmente, cresceu, ganhou uma belíssima relação com o Rafael e ainda é mostrado o quanto ela sofre com o sufocamento da mãe, que a vê como uma incapaz inútil. No núcleo principal, ainda amo a Paloma mesmo ela defendendo em certas atitudes o pai, um hipócrita safado; Pilar se mostra cada vez mais manipulada por Félix... Sobre o Bruno, acho que ele vai vacilar em se deixar seduzir pela Aline. Vai dar pano pra manga de quem o acha fraco. E felizmente Patrícia e Michel não aparecem mais tanto assim.

Mas Valdirene tem me cansado. Apesar dos bons desempenhos de Savalla e Tatá Werneck, achava a personagem mais divertida na fase anterior. As cenas têm sido cada vez mais longas, mas essa duração tem me cansado justamente por ter me desinteressado dela, uma vez que a trama ainda faz sucesso. Agora o curioso: não vejo a Paolla Oliveira ser ofuscada por nenhuma outra atriz dessa trama. Nem mesmo pela Tatá Werneck como se tem propagandeado. Ela tava merecendo demais essa personagem depois da tonta da Marina.

Das três, depois de um tempo empatada com Joia Rara, Sangue Bom reassume a liderança no meu top 3. Mas fico feliz que haja bons elementos sendo explorados. Abç!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Bom dia
Sérgio
Fazer telenovela não é fácil, é um , se não for o maior, produto audiovisual mais assistido pelos brasileiros. E, sobretudo, o mais criticado e comentado, assim sendo é muito difícil que todas tenham um repercussão positiva, e em sua análise, destacando as particularidades de cada novela, não tenho dúvidas ,pelo que li, que os personagens densos, a direção segura e a escalação de bons atores/atrizes é o denominador comum para o bom momento de todas ao mesmo tempo, mesmo não refletindo tudo isso no ibope.
Agradecido
Bela semana
Abraços

Unknown disse...

Olá Sérgio! Joia Rara, não há nem o que falar, ao meu ver a produção está impecável em todos os sentidos, e essa nova fase da novela com a entrada de novos personagens só serviu para abrilhantar ainda mais a obra, estou adorando a novela, não perco um capítulo.

Sangue Bom tb não tem deixado a desejar em sua reta final, finalmente essa trama começou a se mexer, pena que os autores tenham demorado tanto para mostrar a que veio. Ver a decaída da Amora não tem preço, rsrs, só espero que os autores não façam o mesmo que fizeram com o Fabinho, senão vai ficar sem graça, o justo é que a Amora arque com as consequências.

Quanto a Amor à Vida, eu adoro a novela, mas tenho achado um tanto estagnada, tirando o núcleo da Perséfone, da Linda, de resto nada tem atraído muito, acho que o Walcyr está dando muita ênfase ao núcleo da Valdirene, não que eu não goste, mas tudo demais cansa! Podemos prever tb mais uma cansativa e prolongada briga pela Paulinha, mais uma vez o chato e cansativo Ninho na história, não simpatizo nem um pouco com esse personagem!
De resto as obras estão impecáveis e dignas de elogios!
Beijos.

Unknown disse...

Boa análise, Sérgio. Joia Rara é uma novela para poucos, na linha de Lado a Lado. Tem cuidados de produção, uma trama que une História, amores e humor na medida certa.
Sangue Bom começou morna, mas está empolgante nesta reta final, em que tantos segredos têm sido revelados.
Amor à Vida, das três, me parece ser a mais fraca, porque se sustenta mais nas cenas do Félix e família e apela muitas vezes para o pastelão, lembrando até o Zorra Total.
Em comum, como sempre, vários ótimos desempenhos.

Vane M. disse...

Tem razão, Sérgio, parece que finalmente a Globo conseguiu acertar nas três, há tempo isso não acontece. E olha que nem sou noveleira, hahaha. Talvez a questão do Ibope tenha a influência da grande oferta de tvs pagas que há hoje em dia. Um abraço!

Anônimo disse...

três novelas boas????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só porque você quer, né? Amor ao Lixo é patética, Sangue Ruim não fede nem cheira, e essa das 6 nunca vi nem um pedaço mas parece ser zzzzzzz.
Ah, eu adoro mostrar seus posts na comunidade que participo no Orkut, o pessoal morre de rir.

Anônimo disse...

Detalhe, NÃO sou fã da Record, mania que esse povo tem de achar que só porque fala mal da globo tem que gostar da record, ou sbt... apenas a atual fase da globo é muito ruim, só isso.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Você fez uma ótima análise envolvendo estas três novelas. Das três, somente assisto Amor à Vida. As demais costumo pegar um lance ou outro, que não me gabaritam a comentá-las.
Continuo gostando de Amor à Vida, embora no momento nada de interessante tem acontecido para criar expectativa de espera pelos próximos capítulos.

Você é muito minucioso e atento em suas considerações. Parabéns!

Abraço.

Uma Interessante Vida disse...

De fato são boas, Sérgio, não vejo todas, mas assisti Amor a Vida e está perfeita. beijinhos

MARILENE disse...

Joia Rara não vejo sempre, mas me parece interessante o enredo. Já Sangue Bom é uma novela muito boa de se ver. Agora, na reta final, ficou ainda mais interessante.
Amor à Vida , por vezes, me incomoda (rss). O núcleo de Valdirene tem estado chato. Mas vale a pena acompanhá-la. Bjs.

Carlos disse...

Olhe eu aqui de novo após dias...

Não consigo assistir nenhuma. A das 6 repete várias situações de novelas recentes. Ok, nada será inédito na TV, mas poderiam evitar certas histórias ou cenas de novelas recentes, como a garotinha correndo atrás do carro como sua antiga personagem. Ou evitar repetir atores da mesma novela anterior a essa (mesmos atores de Cordel em um mesmo núcleo). Até a abertura de Cordel copiaram.

Por falar em cópia, essa novela das 7 conseguiu ser horrorosa, mesmo tendo tudo pra bombar. Parece que esses autores acham que pra citar alguma outra obra, você têm que copiar tudo dela e se bobear até mencionar os personagens. Pior que as séries globais as vezes fazem isso e nem mencionam (com exceção do Falabella, que vive dessa infeliz mania). Acho que o único autor de novelas que faz isso de uma forma mais discreta e correta é JEC (como quando ele discretamente começou a dar pistas com os vários livros do Tufão. O problema dele foi só esse, precisava de fazer isso tantas vezes?) Já que falei de Avenida, falarei de Revenge que em um episódio mostrou o livro do Conde, e mesmo assim em um take. Paródia muito amadora, fora que copiar quase que a obra toda de terceiros não é parodiar.

E essa novela das 9 é de um tremendo mau gosto. Um texto repetitivo e sem graça, com situações sem propósito e meio bizarras, como na briga da Pilar com o marido, ou no casal que vive se esfregando. Ok, que é novela e não precisa ser igual a vida real, mas poxa, os autores conseguem fugir completamente do que os seus personagens são. Uma hora são isso, na outra são aquilo. O Ninho sempre foi um cara sem limites com a vida, anos passam e ele não muda, aí agora em meses o autor quer mudá-lo? Filosofia rasa desse jovem, hein? Rasa de anos na verdade kkkkkkk.

Tenho tentado dar chance pras novelas, tanto que estou comentando ainda sobre elas e com alguns detalhes, mas não consigo ter mais paciência. Estão todas fracas e isso já têm uns 5 anos no mínimo. A Globo pode ganhar os prêmios que quiser com elas, como foi com Caminho das índias, mas isso não diminui a queda na qualidade delas. Uma queda que se bobear está inclusive em quem premiou.

Abraços

paulo disse...

As das 6 e 7 nunca assisti nem um pedacinho sequer, a tal de amor a vida é ruim demais, ou melhor, péssima. Acompanhando Agua Viva no viva percebo o abismo imenso das novelas do passado e as de hoje.

Rafael Barbosa disse...

Joia Rara me encanta pela beleza, pelo capricho na realização das cenas, direção, trilha, interpretação dos atores, bons personagens e um texto eficiente, mas a trama não me empolga, não é imperdível. Por enquanto acho uma novela comum com uma embalagem perfeita.
Sangue Bom eu amo demais e já sofro desde já com seu término. Eu sempre gostei da novela mas no inicio deu uma enroladinha mesmo na apresentação da historia e personagens, faltava uma pegada que se apresentou depois quando as coisas finalmente começaram a acontecer e aí a novela mostrou todo seu potencial. Acho a novela perfeita em todos os sentidos, tem um dos melhores textos que já vi, personagens incríveis construídos nos mínimos detalhes, com um humor gostoso não apelativo, deixando programas de humor no chinelo, e a novela ainda se propõe a discutir várias questões e fazer críticas, adoro novelas que nos fazem pensar, acho que por isso Maneco sempre foi meu autor predileto e agora me tornei ainda mais fã de MMA e VV que além de emocionar e nos fazer refletir, ainda divertem. Não consigo entender os motivos de quem não gosta rs. E para o Carlos, não entendi o seu conceito sobre metalinguagem, cópia, paródia? Qual o problema de mencionar os personagens, outras obras ou até mesmo repetir cenas de outras novelas se a referencia estiver clara? Acho isso uma brincadeira com o gênero, uma homenagem e mesmo que isso fosse algo negativo, por mais metalinguagem que a novela tenha, ela não se resume a parodiar e reverenciar outras novelas, ela tem sua própria história, foram três ou quatro homenagens e uma dúzia de citações, a novela não se manteve as custas da metalinguagem, isso foi só um elemento a mais. No caso dos livros do Tufão, acho que aquilo não foi metalinguagem, e sim um elemento da construção do personagem Tufão, bem diferente das brincadeiras e homenagens propostas por Sangue Bom que é brincar com a própria telenovela.
Sobre Amor á Vida, me desanimei totalmente com a novela, achei a passagem de tempo positiva mas ainda assim, acho que só uma virada bombástica pra me agradar de novo, só tenho gostado desses momentos decisivos e o último foi o flagra da Pilar. A novela tem defeitos que não me descem.

Abraços

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, legal saber sua opinião sobre esse momento que vive a emissora com essas novelas, eu gosto das 3 e assisto as 3 cada uma tem suas particularidades, seu núcleo ruim desinteressante e os personagens que roubam a cena, estou gostando muito de Joia Rara, acho que promete! Abraçosss

Anônimo disse...

Excelente texto, mas discordo sobre Joia Rara que prometeu muito e não cumpriu nada. Sobre Sangue Bom e Amor a Vida eu concordo.

Anônimo disse...

Sergio, leia isso:
http://coisasdenovela.pop.com.br/qual-a-pior-novela-amor-a-vida-ou-salve-jorge/

Fernanda disse...

Oi Sérgio.

Olha, Joia Rara não tem me empolgado, mas a novela tem qualidades e boas perspectivas de melhora.

Sangue Bom me desanimou porque demoraram muito pra regenerar a Amora, a personagem mais atraente da novela. Deixei de acompanhar a novela mas voltei agora só pra ver essa aguardada redenção que será linda.

Já Amor à Vida eu concordo com você. Não entendo a razão de tantas críticas de parte da imprensa. Pelo menos o ibope tá bom pra calar essa gente. Só me cansei de Eron e Amarilis. Beijinho.

Observação: esse anônimo é tão fã da Rede Record que tem até vergonha de se identificar. kkkk

Letícia disse...

boa noite meu caro Sérgio,

Tudo bem? Fiquei longe um tempinho, mas voltei. Das três novelas prefiro Joia Rara e Amor à Vida. Gosto de Sangue Bom, mas confesso que perdi um pouco do interesse. Mas como está em sua reta final tenho assistido.

A novela das seis, na minha humilde opinião é muito bonita, não chega a listar entre minhas favoritas, mas tem sua beleza, uma fotografia impecável, figurino caprichado, com um bom elenco e ótima direção. Espero que tenha mais sorte que suas antecessoras.

Já Sangue Bom, apesar de um pouco distante da drama ultimamente, mas com seu término se aproximando, provavelmente, darei um pouco mais de atenção a história de Maria Adelaide Amaral. Os personagens são ricos, a começar por sua querida Amora, a personagem não me conquistou, mas reconheço sua personalidade dúbia e cheia de nuances. Mas, agora, que a verdade de suas ações foi revelada, provavelmente começa a redenção da personagem, na minha opinião, um final interessante para a personagem seria ela terminar sozinha, cuidando dos sobrinhos, tentando se levantar, mas de forma honesta, tentando redescobrir a si mesma. Torço para Malu e Bento, Érico e Verônica terminarem juntos.

Já sobre Amor à Vida, achei interessante a passagem de tempo. Finalmente o Walcyr Carrasco está dando mais oportunidades a outros personagens. Gostei muito do casamento da Perséfone, finalmente, acabou aquele lenga-lenga de perder a virgindade, no início era até engraçadinho, mas depois ficou grotesco e de mal gosto. Ainda bem que o autor resolveu dá um tempo para Michel e Patrícia, também já estava cansativo, mesmo o casal transbordando química, mas tudo que é demais enjoa. Mas gostei que aumentou a participação do núcleo do Eron e Niko, é uma boa sacada do autor falar sobre adoção, principalmente em uma faixa etária, onde normalmente há maior rejeição que é das crianças maiores, normalmente os casais preferem bebês, ou crianças com no máximo dois anos de idade. Mas acredito que o grande destaque será quando Niko descobrir a verdadeira intenção de Amarilys, que é tirar sua família. Outro elemento que também chamará atenção será a volta de Félix ao hospital e a derrocada de César, mas o mais interessante mesmo será quando o médico perceber a verdadeira intenção de Aline.

Enfim, com a passagem do tempo que teve a algumas semanas a novela ganhou um novo fôlego continua a chamar atenção de quem assiste. A história continua bem amarrada e Walcyr consegue imprimir mais uma vez sua marca.

Um abraço Sérgio.

Anônimo disse...



1. Essa reta final vai chover pi pi pi metralhando a redenção de Amora. Muitos não aceitam, acham que ela não merece. Acho que não é algo de merecimento e sim de aprendizado. Alguem pode sim mudar sua visão de vida quando se percebe que tudo que fez não valeu a pena. Vejo muitos dizendo que a redenção da Amora com a morte da Simone é apelativa, forçada, incoerente e bla bla bla. Mas, acho que na vida alguem pode sim perder um ente querido de dessa forma, porque isso não pode acontecer com a Amora? Só porque ela foi uma vilã? Ué, isso não pode acontecer na vida de uma pessoas distorcida?

Carlos disse...

Joia Rara nao da pra ver, Sangue Bom amo e Amor a Vida, nao gosto, vc gosta da Drica Moraes como atriz?

Anônimo disse...

Gente, que a Amora merece cair e sofrer tudo bem. Mas cadê os 1 milhão de reais que ele tem investidos, ela não pode usar esse dinheiro pra não precisar viver na pindaiba que ela tanto tem trauma? E o carro dela? Ontem ela foi embora de taxi, mas ela tem o carro. Foi guinchado e não vi essa cena?

Maria Lucia Gromann disse...

Olá Sérgio. Excelente crítica.

- Sobre Joia Rara, eu acho ela bem elegante, direção ótima e atuações divinas, ex: Mel Maia. Porém, a história não tem me empolgado. Deve ser porque nao sou chegada em telenovelas de época; as únicas que gostei foram Lado a Lado, Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea. Espero que Joia engrene.

- Sobre Sangue Bom, eu amo a novela, pode até não acreditar, mas eu não perdi nenhum cap dela até agora. Acho linda, com texto divino, críticas ácidas e maravilhosas, personagens ótimos, Elenco bom, é uma novela ótima q consegue revezar drama e humor. Pena que vai acabar com míseros 160 capítulos :(

- Sobre Amor A Vida, é a única que eu acho insuportável. No começo eu amava, tinha tudo para ser uma bomba como AV Brasil. Mas vários acontecimentos bizarros e sem sentido e sequências patéticas, me fizeram me entediar, e desisti da novela. Acho ela simplesmente horrorosa. Principalmente aquele nucleo do fantasma e da Valdirene, cujas cenas duram quase 1 bloco. Talvez Walcyr ainda me conquiste, mas acho impossível, rsrs.
~
Abraços querido!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Celina. bj

Sérgio Santos disse...

Oi Marcello, obrigado. Vou dar uma conferida no link, mas como não sei nada dessa série não sei se quero um remake ou não, porém, a Globo precisaria pedir permissão pra isso e ainda pagaria um alto preço. Tendo tantos autores empregados escrevendo tramas próprias ou adaptando obras nacionais, não acho que ela faria. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Eder. abç

Sérgio Santos disse...

Também gosto mt, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Boa sexta, Elisabete. bj

Sérgio Santos disse...

Ju, essa reta final de Sangue Bom a deixou em primeiro lugar na lista de melhores novelas atuais. bj

Sérgio Santos disse...

Tem acompanhado, Joia Rara, Patrícia? Bacana, eu tenho visto as três. Bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, Dani, obrigado pelo comentário. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Adriana, resolvi falar das três porque vejo ótimas tramas sendo exibidas ao mesmo tempo e isso é raro. Também gosto do ritmo ágil de AAV. Bjs e obrigado pelo carinho.

Sérgio Santos disse...

Oi Sissym, mas o esticamento não fez efeito porque a novela ainda estaria no ar de qualquer forma. Vamos ver se prejudicará o andamento da novela no futuro, pq por enquanto não afetou.

Entre as recentes tramas das nove, amei Passione e Avenida Brasil. Agora amo Amor à Vida. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Rita. Realmente Sangue Bom não agradou o público mais adulto. Sim, eu imagino o que não te agrada em AAV. E Mel Maia é uma linda mesmo. bjssss

Sérgio Santos disse...

Joia Rara não anda mt empolgante, Thallys. Mas como tá mt no começo ainda vou esperar pra falar mais. Porém, a cena do abandono foi uma cópia descarada. Amora e Ricardo deveriam ter tido um pouquinho de 'semancol' quando dirigiram a cena.

A reta final de SB está espetacular e todos os capítulos estão incríveis. E quem odeia a Amora não ia gostar dela msm se a redenção tivesse sido antes, isso é um fato. E seu processo de redenção está claro. Fabinho tentou matar uma pessoa, embora muita gente tenha feito questão de apagar da memória. E, curiosamente, ele nem preso foi pelas coisas que fez, já Amora será.

AAV continua ótima e eu nada tenho a reclamar. Sobre o destaque de Valdirene e Márcia, é óbvio que só aumentou pq está fazendo sucesso, mas respeito que tenha se cansado. E agora o núcleo do Niko tá crescendo ainda mais, ou seja, todo mundo aparecendo e valorizado. abçs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Felis. ;) Abração

Sérgio Santos disse...

Oi Thairys! Joia Rara tem muitas qualidades mesmo, embora ainda não tenha, digamos, engrenado de fato. Sangue Bom está com uma reta final eletrizante. Amora e Fabinho sempre foram mt parecidos e o que aconteceu com eles reflete isso. Ela vai arcar com o que fez mas se redimirá. Aliás, o Fabinho nem arcou com nada do que fez, né? Nem preso foi.

Não acho que AAV esteja estagnada, mt pelo contrário, agora o autor está justamente desenvolvendo mais os núcleos que estavam com menos importância. Com isso, é normal que os outros cedam a vez. O núcleo da Valdirene faz mt sucesso e por isso continua sendo um dos destaques. Bjão!!

Sérgio Santos disse...

Oi Elvira, obrigado! Joia Rara está ótima, mas o ritmo deu uma caída. Porém, ainda tá cedo demais pra falar algo.

Sangue Bom começou morno mesmo e o prólogo se estendeu além da conta, mas quando engrenou não parou mais. E a reta final tá incrível.

Gosto mt de AAV e discordo sobre sua comparação com Zorra Total, até pq núcleo cômico não pode ser levado a sério e o de toda novela é mais 'bobo'. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Bia, pois é, acertou. Ainda que daqui há pouco isso mude pq a das sete vai acabar e estrear outra que é uma incógnita. Sim, a tv paga tem a ver com isso msm, mas não é só ela. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Jura que meus posts, divertem seus amiguinhos de Orkut, anônimo? Que bom, continue divulgando, eu agradeço. Vc, fã da Record? Que isso...

Sérgio Santos disse...

Vera, obrigado pelo seu carinho de sempre. Bjão! =)

Sérgio Santos disse...

Tb gosto, Barbie. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Oi Marilene. Sangue Bom é muito gostosa de se ver mesmo. Joia Rara tem muitas qualidades. AAV eu amo também. rs Bjssss

Sérgio Santos disse...

Pelo menos dessa vez foi após dias e não meses como no outro post, Carlos.

Concordo com vc sobre a repetição do elenco no núcleo, sobre a semelhança da abertura e sobre a cena que ficou absolutamente igual. Mas a novela é boa, ainda que não tenha engrenado até agora.

Acho Sangue Bom uma novela maravilhosa em todos os aspectos. E essa metalinguagem da novela criticada por vc é um dos pontos altos. Mas não fez sucesso mesmo, o que foi uma pena. Não mereceu.

Acho Amor à Vida igualmente ótima e repleta de qualidades. Aliás, já deve ter percebido pelos textos que escrevo. Sobre a mudança do Ninho, não vi nada demais. Pelo contrário, mostrou muito bem essa hipocrisia dessa gente que "é contra o capitalismo, a burguesia e mimimi", mas quando ganha uma grana gosta e muito. Quer mais vida real que isso? Posso citar alguns políticos...

Enfim, tenho gostado das três novelas atuais. Já sobre o futuro, não posso dizer, embora não esteja animado. A próxima das seis será mais um remake do Benedito (cujas novelas me cansam), a das sete tem um elenco bem fraco e a do Maneco é uma incógnita. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Paulo, lembro de vc elogiando Amor à Vida. Vou guardar isso na memória pq sei que nunca mais se repetirá.

Sérgio Santos disse...

Realmente, Rafael, Joia Rara por enquanto não está imperdível. Ainda está caminhando, sem grandes atrativos, embora o contexto geral seja ótimo.

Sangue Bom teve um prólogo longo demais, o que deu a impressão de enrolação nas primeiras semanas, mas quando começou de fato não parou mais. E a reta final tá excelente. Também já estou saudoso e não queria que acabasse.

Bem, continuo amando AAV e nada tenho a reclamar. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Kellen. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, acho essa comparação completamente descabida. Salve Jorge teve inúmeros defeitos, história fraca, direção péssima, atores desvalorizados, foi um fracasso, enfim, nem se compara com Amor à Vida.

Sérgio Santos disse...

Oi Fernanda.

Olha, acho que se tivessem regenerado a Amora antes, a reta final de Sangue Bom seria um marasmo e tão chata quanto a de Flor do Caribe. Veja que a trama só tá movimentando por causa dela. Mas a redenção será linda mesmo.

Também acho essas críticas à AAV muito forçadas, até porque o Walcyr virou uma espécie de bode expiatório. Mas pelo menos o ibope tá bom e isso realmente não pode ser usado para criticar a trama. Mas a Patrícia Kogut até escreveu uma crítica elogiosa sobre a trama da obesidade. Bjs

Sérgio Santos disse...

Oi minha cara Letícia, senti sua falta. Bom de ver de volta.

Concordo que Joia Rara é muito bonita mas também ainda não está na minha lista de novelas favoritas. Entendo sua posição sobre Sangue Bom, embora eu esteja amando a novela. Amora foi uma personagem fantástica e bacana que mesmo vc não tendo sido conquistada por ela, reconhece sua riqueza. Olha, acho quase impossível Malu ficar com Bento levando em consideração toda a novela e os últimos acontecimentos. Dá pra ver que há um afeto de irmãos mesmo e Malu sempre amou Maurício. Sobre Amora só há duas possibilidades; sozinha com os sobrinhos e com Bentos e os sobrinhos. Vamos ver.

Amor á Vida está ótima mesmo e a passagem de tempo (a terceira) foi mt positiva e todos os núcleos secundários cresceram. Está sendo mt bacana ver o desenvolvimentos das tramas. Niko já está vendo quem é Amarilys e a trama da adoção tá mt bacana. A volta por cima do Félix dará outra reviravolta, enfim tá mt legal. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Anônimo, concordo com vc, mas só quem vai chiar é parte dos fãs da Malu e da Fernanda Vasconcellos. Mas não tem nada de incoerente nisso, nada.

Sérgio Santos disse...

Carlos, eu acho a Drica espetacular. Eu amo.

Sérgio Santos disse...

Anõnimo, sempre questionei esse um milhão dela no Twitter, mas hj ficou claro que ela tá usando o dinheiro no tratamento da Simone, que é caro mesmo. Sobre o carro, aí concordo, foi uma falha do roteiro mesmo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado,Maria. Também gostei de todas essas novelas de época que vc citou.

Sangue Bom é maravilhosa mesmo. Respeito que não gostei mais de AAV, eu continuo adorando. Bjsssss

Kelvin disse...

Olá, Sérgio!
Sobre "Amor á Vida", Até para mim que sou fã do autor e da novela, tenho que admitir que ela tem andado muito parada recentemente, essas duas ultimas semanas foram as mais chatas e não aconteceu quase nada de muito relevante para a trama. Mas eu sei o porquê, a novela tomou fermento, terá duas semanas a mais do quê estava previsto desde a sua estréia. Por esse motivo, Carrasco foi obrigado á encher linguiça e dar uma enrolada nessas ultimas semanas para atrasar um pouco mais os acontecimentos. Não duvido nada que ele consiga voltar á manter o ritmo ágil na novela. Ele sabe conduzir uma trama como ninguém. Já escreveu novelas maiores, conseguiu manter o fôlego e todas foram sucesso de audiência. Vide "Caras & Bocas" que teve 231 capítulos e 31 pontos de media, uma audiência acima da meta. Ainda acredito que ele dê a volta por cima e traga novamente aquele prazer em assistir uma novela que sentíamos no primeiro mês de estréia, aposto todas as minhas fichas nele. Pelo o quê eu li no resumo, a próxima semana será melhor. Acredito que a novela voltará a correr aceleradamente á partir do capítulo 160 de acordo com as reviravoltas que estão previstas. Ainda tem a vingança da Aline, o castigo de César, o desmascaramento de Félix (Acredito que ele possa ser preso), os conflitos á serem resolvidos e os segredos e mistérios á serem desvendados e esclarecidos. Uma coisa que aprendi assistindo novelas é que TODA novela precisa criar barriga para sobreviver. A não ser que tenha menos que 150 capítulos. Até a tão elogiada "Avenida Brasil" criou barriga durante um mês. Barriga sútil, mas não deixou de ter. Teve seus erros, furos e cenas incoerentes assim como toda novela tem, mas os acertos foram maiores que os erros, por isso teve poucas críticas. Acho que não chega á tanto para comparar AAV com SG, Salve Jorge foi uma novela repleta de erros, muito mal escrita e muito mal conduzida. Foram os seu pouquíssimos acertos que salvaram a novela. Três acertos para ser mais exato: O núcleo do morro do alemão, o núcleo tráfico de pessoas (apesar das falhas, serviu como alerta para quem desconhecia sobre o assunto) e a Dona Helô e Dr. Stênio. Fora isso, não tinha mais nada de interessante. Enquanto ás outras novelas, Sangue Bom está excelente nessa reta final, Joia Rara é uma novela sensível e delicada, gostosa de se assistir.
Abraços!

Sérgio Santos disse...

Kelvin, ótimo o seu comentário. Realmente esses últimos capítulos da novela têm andado mais parados. Mas duas semanas acho exagero pq semana passada foi o casamento da Perséfone e isso movimentou toda a novela. E agora Félix virou presidente e uma nova reviravolta aconteceu.

Quase toda novela acaba tendo uma barriguinha mesmo, só tem que disfarçar isso da melhor forma possível. Av. Br. disfarçava mt bem com os ganchos finais e o Walcyr disfarçou bem nessa semana com a audiência de divórcio que durou dois capítulos. Mas enfim, ele tem experiência mesmo em alongar novelas por causa do sucesso. E li que Félix vai descobrir sobre Jonathan já nos próximos capítulos.


Sim, essa comparação com Salve Jorge não tem cabimento e é coisa dos haters de Amor á Vida. Não há embasamento algum. Abraços!

Carlos disse...

Nossa, surgiu outro Carlos aqui? Rs

Bom, falando de Amor à Vida, comparar com Salve Jorge é exagero mesmo, aquela novela era péssima e totalmente sem sentido. Mas essa atual das 9 também não é essas mil maravilhas graças ao roteiro.

Barriga quase todas as novelas têm, e não vejo isso como um grave problema desde que não seja por um período muito longo. O problema pra mim é quando demora muito pra desenvolver as situações, como tem acontecido em alguns núcleos que só servem pra encher capítulo, como vem ocorrendo com frequência, não só nessa novela mas nas últimas.

Quanto ao Ninho, acho a crítica muito válida, mas acharia interessante se tivesse ocorrido na primeira passagem de tempo, que foi de longos anos. Nessa a mudança foi muito brusca pra uma passagem tão curta. Era um personagem e virou outro, um amadurecimento muito rápido. O personagem nem ostenta mostrando uma certa fraqueza na personalidade, ele apenas enriqueceu rápido e amadureceu na mesma proporção.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Pois é, Carlos, agora tenho que diferenciar através da diferença na escrita dos dois. rs

O Walcyr está conseguindo disfarçar a barriga muito bem, evidenciando personagens que estavam apagados na primeira fase e desenvolvendo outras tramas. Isso evita que o núcleo principal fique girando sem sair do lugar. Eu vejo inúmeras qualidades nessa trama.

Sobre o Ninho, o amadurecimento dele foi um conjunto de fatores. Primeiro o desfecho do sequestro que não deu certo e depois a morte da sua 'mehlhor amiga' de uma forma trágica. A partir dali ele resolveu ganhar dinheiro com suas obras, o que sempre renegava por causa da burguesia e mimimi... Os meses se passaram e ele ficou rico, o que não é absurdo, já que sabemos que o mercado das artes enriquece um 'artista' (que mtas vzes nem artista é, diga-se) em pouco tempo. E ele viu que grana é bom, né... Mas continua um babaca, como antes. Abraços!

Filha do Rei disse...

Sérgio, todas as três têm suas particularidades, erros e acertos, mas a que tem me encantado e feito eu assisti-la do começo ao fim é a Joia Rara. É uma obra bem cuidada, com ótimo elenco, a Bianca Bin tem me surpreendido com a maturidade,os mocinhos não são chatos, fracos e as autoras não ficam enrolando sempre na mesma história:existe movimento.A menina é encantadora,natural.Parabéns, parabéns às autoras. Bjs

Sérgio Santos disse...

Bianca Bin tem me surpreendido também, Cléu. E a novela é mt bem produzida mesmo. Bjssss

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lulu on the sky disse...

Sérgio,
Não vejo joia rara. Achei muito chato e muito escuro. Adoro Sangue Bom e tô triste pq vai acabar, por falar nisso.. fofoca fresquinha que li no MSN, Humberto Carrão e Isabelle Drummond estão juntos na vida real.
Qto a novela das 9, gosto de alguns pedaços e muita coisa me irrita, haja pique até janeiro.
Big Beijos

Sérgio Santos disse...

Tem certeza, Lulu? Li uma notícia do Humberto indignado porque estavam dizendo que ele e a Sophie estariam juntos. Enfim, vamos esperar e ver se isso com a Isabelle procede. Se sim, felicidades a eles que cobminam muito. Bjsssss

leandro disse...

Joia Rara eu gosto, é ótima para o que se (ser uma novela das 18hs). Sangue bom é ótima, minha preferida. Amor à vida não gosto, acho o Felix muito afetado, tem situações estranhas, e núcleos que são repetitivos, mas isso é apenas a minha opinião de telespectador leigo no assunto.
O que sinto falta mesmo é das novela do Manoel Carlos, as do tempo de História de Amor e Por Amor, espero que a próxima novela dele seja um sucesso, pois segundo o que li será a última.

Sérgio Santos disse...

Leandro, respeito sua opinião, sem problemas. Eu sou fã do Maneco mas me decepcionei com ele em Páginas da Vida e Viver a Vida. Espero que sua última novela seja tão boa quanto Por Amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas, mas que passe longe dessas duas últimas dele. Abçs.

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A mel maia é. antipática e falsa