Diante de uma sucessão de retrocessos na atual teledramaturgia da Globo, onde o conservadorismo vem tirando o destaque e a presença de casais homoafetivos na ficção, é um alento ver o desenvolvimento do amor de Jânia e Otília em "Guerreiros do Sol", atual novela do Globoplay, escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, e dirigida por Rogério Gomes.
O casal não está no mote central do enredo, mas nem por isso a relação das personagens é tratada de forma superficial. Há uma preocupação dos autores em explorar o sentimento genuíno que surgiu entre as duas e que vem sendo trabalhado com muita delicadeza, em meio a um enredo repleto de assassinatos e cenas fortes. Quando as duas surgem em cena é quase um respiro para o telespectador, que não tem como deixar a tensão de lado enquanto acompanha o enredo impactante e arrebatador, protagonizado por personagens densos e defendidos por um elenco repleto de talentos.
Jânia iniciou a novela como uma típica mulher de 1920: submissa ao marido, Idálio (Daniel de Oliveira), e sem voz na fazenda do sogro, Elói (José de Abreu). Otília também teve um começo parecido: cresceu sendo reprimida pelo pai, Seu Neném (Cláudio Jaborandy), e dedicou sua vida à irmã, Rosa (Isadora Cruz), por quem tem imensa cumplicidade.
As duas se encontraram quando Rosa foi quase obrigada a se casar com o coronel e pediu para a irmã morar com ela na fazenda. A convivência implicou em uma identificação através da leitura, uma vez que Jânia sempre fez da biblioteca da falecida sogra um templo para o seu conhecimento e ensinou Otília a ler.O cuidado com o nascimento daquele amor logo despertou torcida do público diante da sensibilidade das cenas e da sintonia entre as atrizes. Por ser mais estudada e madura, partiu de Jânia o flerte e depois o primeiro beijo, que deixou Otília desnorteada. A irmã de Rosa nunca teve qualquer experiência amorosa e a interpretação irretocável de Alice Carvalho imprimiu bem aquele estranhamento misturado com satisfação. Tanto que a personagem preferiu se afastar inicialmente até entender o que estava acontecendo. Mas pouco tempo depois se reaproximou e resolveu retribuir o carinho, ainda que Jânia tenha prometido não repetir o gesto. Todo esse conjunto de sentimentos originou um arco de sequências lindas e repletas de química, com direito a vários beijos e cenas de sexo, como qualquer casal heterossexual tem em folhetins. Sem censura ou cortes abruptos, como deveria ser na televisão aberta em pleno 2025.
E que acerto a junção de duas atrizes tão talentosas. Alice foi uma grata revelação de "Cangaço Novo", série da Prime Video exibida em 2023, e gravou "Guerreiros do Sol" antes de seu trabalho brilhante no remake de "Renascer", onde emocionou na pele de Joaninha. Já Alinne é uma das melhores atrizes do país e sua presença engrandece qualquer elenco. Figura cada vez mais rara em novelas ---- porque tem se dedicado ao filho, Pedro, de 11 anos, fruto de seu casamento com o diretor Mauro Lima ----, o último folhetim que contou com sua presença foi "Um Lugar ao Sol", onde foi um dos grandes destaques na pele da complexa Bárbara. Agora a intérprete ganhou um papel de coadjuvante que honra o seu talento e dá gosto vê-la em cena. Após o assassinato do marido e do sogro, Jânia herdou os negócios da família milionária e passou a lutar pelo voto feminino, o que a fez sofrer um atentado. A personagem tem um arco dramático que vai além do romance, assim como Otília. É um casal que não pode se expor e cada uma se fortalece através trocas de carinho às escondidas, mas também crescem em suas individualidades.
"Guerreiros do Sol" vem demonstrando inúmeros predicados e entre eles está a relação de Jânia e Otília, duas personagens fortes e que protagonizam uma saga paralela, mas que também se complementa ao violento universo do cangaço e da política entre 1920 e 1930.
2 comentários:
Acho uma besteira querer ocultar as relações homossexuais, que é coisa corriqueira, nesse mundo 'véio', rsrs. Então, como já disse, creio que alcançaremos o tempo em que o assunto deixará de ser tabu.
Beijão
Elas são o melhor casal da novela.
Postar um comentário