quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"A Fazenda de Verão": uma Fazenda com toques de Big Brother Brasil

Com o crescimento do SBT, a Record já não almeja mais a liderança e, sim, se manter na vice-colocação. A emissora de Silvio Santos tem conseguido ocupar o segundo lugar em vários momentos e a estreia do remake de "Carrossel" ajudou muito. Como reação, a concorrente resolveu lançar mais uma versão de "A Fazenda", com o intuito de brecar o sucesso da novelinha infantil. Assim, estreou nessa quarta-feira (31/10) "A Fazenda de Verão".


O formato do reality show é praticamente o mesmo. As alterações ficam por conta dos animais presentes --- agora são apenas aves e coelhos, em pequeno número --- e na ausência da figura do Fazendeiro, que indicava alguém para a eliminação e dava ordens na casa. Os participantes também não farão mais trabalhos rurais e sim atividades domésticas. 

Já no aspecto geral, as mudanças são maiores: Rodrigo Faro é o apresentador e os candidatos ao prêmio não são subcelebridades. Logo na estreia ficou nítido o quanto que Rodrigo é melhor que Britto Júnior --- além de ter todo o carisma que o anterior não tem, o novo comandante do reality é bem mais desenvolto e simpático. Entretanto, é preciso dizer
que houve excesso no entusiasmo do apresentador. Menos às vezes é mais.

Ao optar pela presença de anônimos, o diretor Rodrigo Carelli acabou dando margem para que as comparações com o "Big Brother Brasil" ficassem ainda maiores. E essa semelhança ficou clara logo na primeira prova, que muito se parecia com as disputas do reality da concorrente --- ainda houve divisão de grupos, com direito a nomeações das equipes (fato rotineiro no BBB). Aliás, a Endemol, detentora do formato adquirido pela Globo, chegou a acusar a Record de plágio antes mesmo da atração estrear.

Polêmicas à parte, "A Fazenda de Verão" foi benéfica para a emissora dos Bispos: o programa chegou a ultrapassar a Globo por um momento e teve 14 pontos de média. No entanto, mais uma vez houve o desrespeito com o telespectador: a estreia foi ao ar às 21h45m, cancelando a exibição de "´Ídolos Kids --- e esse não será seu horário, uma vez que o reality concorrerá com "Carrossel", portanto, começará às 20h30m. Independente do dia e da hora, esse derivado de "A Fazenda" acabou sendo uma medida emergencial da Record para angariar uns pontos a mais no ibope. 

Fazendo uma análise geral da estreia, é possível dizer que o reality fica bem mais interessante sem a presença daquele bando de 'quase-famosos', mais caracterizado pela bizarrice, e que Rodrigo Faro é um apresentador infinitamente superior a Britto Jr.  Porém, por mais que a Record tente, em se tratando de reality show, nada irá superar o "Big Brother Brasil" e a direção mais do que acertada de Boninho. 

45 comentários:

Anônimo disse...

Será que a record nunca irá perder essa mania de desrespeitar o telespectador com relação a sua grade? Organização sempre cai bem.
Não vi a estréia, tenho sentido preguiça da tv ultimamente. Mas sempre visito o seu blog, que por sinal é ótimo.

paulo disse...

Sérgio, vou poder opinar com um pouco mais de vontade no seu blog já que as novelas de hoje em dia realmente não me empolgam nem um pouco(ainda bem que a chatissima AB terminou, ainda que outra bomba entrou no lugar), vamos lá: eu adoro a fazenda com sub-celebridades e com apresentação do brito jr. Adoro ver aquela gente se virando alí dentro pra ganhar 2 milhões, adoro aquela mistura de ex-jogadores de futebol com modelos, atores e atrizes do segundo escalão, apresentadores saídos de outras emissoras(MTV e outras), etc. Essa fazenda de verão eu não gostei porque ficou muito parecido com o famigerado BBB, que eu ODEIO. Bom, pelo menos a Record não enganou ninguem com aquela balela de "inscrições" para o programa ou mandar o povo enviar vídeos. Todo mundo já tá careca de saber que aqueles "anônimos" de reality são gente escolhida por olheiros ou que já tem um certo histórico na mídia. Vou tentar assistir(como vc diz qdo não gosta de uma novela) mas acho que realmente não vou gostar e aí não verei mais pois não sou escravo dessa ou daquela emissora. Vou esperar A fazenda 6 com brito e as sub-celebridades. Ah, devo dizer que DETESTO o bial e tambem o Rodrigo Faro. Desde aquela desastrosa apresentação do Pedro Bial no Rock in Rio 2(1991) que eu não o engulo e depois do tal BBB só piorou minha antipatia. E o Rodrigo Faro e aquele programa brega dele eu prefiro nem comentar. Um grande abraço!

Sérgio Santos disse...

Oi "Anônimo", obrigado pelo elogio. Nem o SBT, na época em que mudava a grade a todo instante, tinham tantas mudanças assim. Organização é o mínimo que se espera de uma emissora. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Paulo! Eu admito, sem pudor, que adoro o BBB. É um reality que eu me envolvo mesmo e até assino o PPV. Os demais eu não consigo me interessar.

Gostava muito da Casa dos Artistas, do SBT e acompanhei até a terceira edição (se não me engano), quando levaram os artistas e seus 'fãs'. Mas A Fazenda eu não consigo gostar. O programa é cansativo, Britto Jr é péssimo apresentador e enrolar o telespectador repetindo a mesma coisa 500 vezes, enfim...

Acho o Rodrigo Faro um ótimo apresentador, mas também detesto aquele programa dele. De 'melhor do Brasil' não tem nada. Obrigado pelo comentário. Abração.

Milene Lima disse...

Só o fato de não ouvir o Brito dizendo a cada meio minuto: "daqui a pouco, você não pode perder", já é uma coisa positiva. Rodrigo Faro, pelo que vi hoje e não foi o programa todo, parece dar conta do recado, embora ser melhor que o Brito acho que até eu seria.

Mesmo eu gostando do besteirol dos programas do gênero, está me cansando ver exatamente o mesmo tipo de pessoas em todos eles. É sempre um negro, várias gostosudas do tipo mulher fruta, os malhadões e outras espécies de bobos. Não tem gente normal, que se vê no dia a dia, exceto o Fael no último BBB e talvez por isso ele tenha ganho, mesmo sem tanto esforço pra isso.

Bora ver no que vai dar essa edição.

Beijo, Sérgio.

eder ribeiro disse...

Sérgio, vou meter o bico em sua área e posso sair queimado...rsss, mas vamos lá.
Carrossel, apesar da má direção das crianças, é uma novela assistível. Deixei a minha série preferida, a CSI, para fazer companhia a minha filha e assisti-la. Agora vou mais longe, a novela é má dirigida, os atores não convence em seus respectivoa papeis, exceto a professora Helena. Gostaria de ler aqui uma crônica sua sobre a novela.
Adorei "a emissora dos bispos", senti uma cutucada aí. tenho ojeriza a qq reality show. A maioria é apelativo, com contexto sexualizado. Não sei se o programa aqui analisado é assim. Não vejo empatia no Rodrigo Faro, melhor dizendo, antipatizo por achar todos os quadros do seu programa fraco e inútil. O besteirol do besteirol. Abçs e um bom feriado.

paulo disse...

Sérgio, o que mais me irrita no BBB são duas coisas: uma que tudo parece(e É)falso, armado, ensaiado, até aqueles "u-húúú" que os participantes gritam o tempo todo, sem falar que a reação deles todos qdo aparece a familia no telão é idêntica, FAKE total. E outra é o fato do Pedro Bial achar que o programa tem algo de bom a passar ou tratá-lo como "um estudo do comportamento humano" como ele mesmo já disse e o pior: chamar aquele bando de "heróis". Me poupe! Pelo menos na fazenda com sub-celebridades a coisa é assumidamente tosca, e o brito não fica tentando se passar por intelectual ou defendendo alguma "cultura" que esses realities possam ter, tipo, lendo poemas nas eliminações(como aquilo no BBB é ridiculo). Por isso, sérgio, eu gosto da fazenda de sub-celebridades: é bagaceiro, é tosco, é bizarro, mas é essa mesmo a intenção do programa e aí a graça. Se pelo menos no BBB fossem pessoas realmente comuns e o Bial não tivesse aquela pose de (falso)intelectual... bem, acho que nem assim eu assistiria, gosto de ver o povo trabalhando como na fazenda, e NÃO malhando, tomando sol, etc. Mas respeito seus gostos, lógico, apesar de discordar da maioria. Um grande abraço!

meualfeurgomes disse...

Olá Sérgio. Tudo Bem?
Parabéns pelo blog e pelo artigo.
O velho guerreiro O Chacrinha sempre dizia:"Na televisão, nada se cria, tudo se copia".

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde!
Sérgio.
...não assisto quase nada na TV aberta, mas leio muita coisa sobre... principalmente seu blog, e eu gosto quando vejo opiniões diversas sobre esse tipo de programa, apresentadores, canais , grades...
Continuarei acompanhando, por aqui!
Obrigado!
Ótima quinta feira!Bom feriadão!
Abraços

Thallys Bruno Almeida disse...

Bom artigo, Sérgio. Não que eu seja fã da Fazenda (nem do BBB), mas deu pra perceber que a troca de Britto Jr por Rodrigo Faro foi um acerto. Sobre o tal Melhor do Brasil, eu gostava mesmo quando era com o Márcio Garcia, em 2006-07.

Sobre a reclamação da Endemol, acho que não dará em nada, uma vez que a produtora holandesa também fez a mesma acusação quando a Casa dos Artistas estreou, mas o SBT conseguiu recorrer e manter o programa no ar, garantido índices épicos de audiência (com picos de quase 50, se não me engano) e quebrando a liderança global durante a primeira edição.

No mais, a nova Fazenda será benéfica para a Record, assim como foi Rei Davi (no começo do ano) e as transmissões das Olimpíadas de Londres. Até porque as edições de A Fazenda tradicional (com exceção da segunda, em 2009-10) sempre tiveram repercussão, principalmente por causa do elenco de sub-famosos. Abraços!

Unknown disse...

Bom esse tipo de programa na Record não assisto, as vezes vejo uns lances
por isso não faço critica nem elogios
Mas vale a pena vc postar para ler os comentários
Parabéns por tudo
Abraços de bom feriado
Bjuss
Rita!!!

Carlos disse...

Sinceramente? Nem sei se essa troca de Brito por Rodrigo foi uma boa. Pode ser que o último dê uma animada no programa, mas eu o acho super fraco como apresentador. Tudo o que ele faz parece falso, sei lá. Nunca o achei um ótimo ator, mas pelo menos lá ele não era forçado, claro quando não fazia humor, porque o humor dele sempre foi do nível "dança gatinho". Aliás, ainda tem essa palhaçada?

Quanto ao programa. Mal assisti o 1 e todo o resto que nem fiz questão de assistir. Mal tenho assistido o BBB e vou assistir a essa cópia? Sim, porque o perfil dos participantes é o mesmo. Não muda nada. Tem a gostosona, tem o fortão, tem o gay, tem o negro, tem a barraqueira, etc. Fora os modelos, personal trainer de famosos, dançarina de algum programa ou de algum grupo musical, etc. Cadê os pobres, comuns que estão afim de ganhar dinheiro? Parece que esses programas (Fazenda, BBB e outros realitys de mesmo nível) não conseguem descobrir participantes carismáticos sem um padrão pronto. Parece que eles acham que só tem gente bonita se for assim, de perfil comprado. Sim, porque na televisão eles só querem os bonitos ou apresentáveis. Bom, com essa seleção aí, só consigo enchergar os apresentáveis.

De qualquer forma, boa sorte pra record e bom divertimento pra quem gosta.

Abraço Sérgio. Bom feriado.

Rike disse...

Olá, Sérgio!
Sem tirar nem pôr, concordo com você.
Abçs!
Rike.

Roberta Ribeiro disse...

Sergio eu nao vi a abertura, mas estou assistindo neste momento.
Eu ate prefiro os tais anonimos é mais divertido.
Percebi a roupagem da cozinha que mudou total, com a logo da Kapesberg e a falta dos animais , como os mamiferos,triste..rs;) bj!

Trilhamarupiara disse...

Oii amigo, ixiii esse eu não assisto, mas adoro o Rodrigo Faro! Abraçoss

Clau disse...

Oi Sérgio!
Não assisti A Fazenda de Verão,pois não aprecio esse estilo de programa.
Não há dúvidas que Rodrigo Faro é um apresentador bem melhor que Brito Jr,porém,o que mais me irrita é ver o Rodrigo Faro tentando parecer engraçado.
Bjs!

Anônimo disse...

Olá Sérgio, tudo bem?
Eu fui indicada ao prêmio Dardos e em sequência indiquei também o seu blog para recebê-lo.
Quando puder dá uma passadinha no meu blog para pegar o selo do prêmio.
Indiquei você pela dedicação e carinho que você tem com o seu trabalho e seus seguidores.
Um grande abraço e espero você lá.

Paty Michele disse...

Talvez valha a pena ver, sem o chatonildo do Brito Jr. (mala). Mas prefiro as subcelibridades à esses aspirantes a celebridades.
kkkkkkkkkkk

E que imitou, imitou meeeeesmo!!!

um bjo, Sérgio.

Carlos disse...

Agora que cheguei em casa do trabalho e voltei a ler o que escrevi que uma palavra sangrou meus olhos: enCHergar. Dá onde surgiu esse "ch"? Escrever errado faz parte, mas tem palavras que não tem desculpa, e essa é uma kkkkkk. Tive que voltar pra me corrigir.

Agora sim, abraço e bom feriado. Espero não enfrentar engarrafamento amanhã. Só espero.

Elvira Silva disse...

Acho que as concorrentes da Globo não devem nunca deixar de oferecer opções aos telespectadores, mas nunca devem desprezar a qualidade, pois é neste item que a Globo deixa para trás suas co-irmãs.
Sergio querido, deixei um selinho para você no meu blog. Espero que goste e curta. É apenas um carinho!!!!
Uma boa noite e bom final de semana.
http://buymazonbloger.blogspot.com.br/2012/11/selinho-que-ganhei-valeu-juh.html#more

Sérgio Santos disse...

Oi Milene, esse padrões cansam mesmo. E essa versão da Fazenda é mesmo um plágio descarado do BBB. Beijão e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Oi Eder, obrigado pelo comentário. Olha, eu escrevi um texto sobre a estreia de Carrossel, mas não escrevi outros textos pq não tenho acompanhado. E sim, eu já havia reparado que os atores mirins são péssimos e a direção da novela não é boa.

Dei uma cutucada, sim. Não gosto do que a Record faz copiando programas da concorrência e nem esse desrespeito que ela tem com as 'rivais' e o próprio público. Abraços!!!

Sérgio Santos disse...

Paulo, não acho que o BBB seja armado, mas também me irritam muito os gritinhos de 'uhuu' e afins. Isso é fato. Acho o Bial um ótimo apresentador do reality e acho que sem ele perderia a graça. Mas também respeito seus gostos. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Oi Alfeu, obrigado pelo comentário. É verdade, mas a Record abusa. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Felisberto, agradeço o prestígio. Abração e bom feriado.

Sérgio Santos disse...

Oi Thallys, é verdade, ainda houve problema com a Casa dos Artistas, mas lembro que o programa chegou a ficar fora do ar por alguns dias. Mas foi um sucesso mesmo.

Não acho que essa versão de Verão fará sucesso e hj mesmo já houve um queda grande no ibope.

Faro é infinitamente melhor que o Britto, na minha concepção. Britto tem menos carisma e desenvoltura que um nabo. Abração.

Sérgio Santos disse...

Oi Rita, sim, sei que você não vê e, olha, não perde nada. rs Beijos, bom feriado.

Sérgio Santos disse...

Oi Carlos, eu gosto do Faro como apresentador e gostava como ator. Mas também DETESTO aquelas dancinhas que ele faz, assim como o programa dele, insuportável. Mas até uma tábua seria melhor que o Britto. Por isso gostei da troca.

Tb não irei acompanhar a cópia, não. Mas o BBB ano que vem, com certeza. rsrs Abração e bom feriado. PS: não tem problema errar, vira e mexe eu escorrego tb.

Sérgio Santos disse...

Oi Rike, obrigado. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Roberta, obrigado pelo comentário. Pois é, reduziram mesmo o número de animais. Eu até havia lido que não teria animal nenhum, mas devem ter desistido quando perceberam que ficaria muito na cara o plágio do BBB. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Kellen, faz bem em não ver. rs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Clau, eu gosto do Faro como apresentador, mas detesto as dancinhas, o programa dele e essas tentativas de ser piadista também não colam. rsrs Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Claudia, obrigado pela indicação e pelo carinho. Beijos.

Sérgio Santos disse...

Oi Paty, pois é, MALA é a palavra certa para descrever Britto. Ô cara chato! rsrs Beijão!

Sérgio Santos disse...

Oi Ana, obrigado pelo comentário e pelo carinho! Sim, plagiar a concorrente é ridículo e a Record abusa. A Globo se preocupa só com ela mesma e por isso acaba acertando bem mais.

Curtirei sim! Beijos!

Uma Interessante Vida disse...

Nunca vi, mas acho que vou parar para ver, todo mundo fala desse reality... rs rs rs beijos e tudo de bom.

Uma Interessante Vida disse...

Ps.: Mas só porque gosto do Rodrigo Faro... hehee

Anônimo disse...

A globo é uma F.D.P, isso sim, uma emissora arrogante, e se ela não preocupa com a record por que tirou a Ana maria braga de lá com louro josé e tudo igualzinho? Por que trouxe o jô do sbt com um programa idêntico ao que ele fazia lá? Xuxa nos anos 80 veio pra globo fazer a mesma coisa que fazia na manchete, e por aí vai. A diferença é que a globo, pra não dizer que tá com inveja, contrata os artistas das outras emissoras pra fazer a MESMISSIMA coisa lá. Se informe direito, Sérgio, pra falar de televisão. E quem disse que a fazenda é copia daquela idiotice de BBB? Ambos são formatos comprados de fora, a Record tem os direitos do original "The Farm", além do mais no BBB os participantes ficam a toa o dia inteiro, na fazenda eles pegam no pesado, trabalham, cuidam de animais. VOCE TÁ ACHANDO QUE A GLOBO É O CENTRO DO UNIVERSO? A globo a muito tempo não é a poderosa que já foi um dia, sua programação atualmente é um LIXO, salvo uma ou outra coisinha. Tenha um bom dia, sérgio.

Marcos Mariano disse...

Cara, Sinceramente esses rialitys nunca fizeram minha cabeça, pra mim são todos iguais, fúteis e nada relevantes.

Abraços

Sérgio Santos disse...

Oi Barbie, olha, não te aconselho a ver, não, hein? rsrs Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

"Anônimo", ou seja lá qual for o seu nome, pela sua agressividade você deve ser um fã número 1 da Record. Percebe-se pelo seu fanatismo.

Olha, se você tivesse lido direito, saberia que eu não disse que A Fazenda é uma cópia do BBB, eu disse que A FAZENDA DE VERÃO é. E se você me disser que não vê nada de parecido nessa nova versão...

Desculpe, mas contratar profissionais de outras emissoras não tem nada a ver com plagiar. O que uma coisa tem a ver com a outra? A Record está perdendo a vice-liderança para o SBT e foi até constrangedor saber que os responsáveis por essa nova versão da Fazenda não estavam querendo dar coletiva de imprensa só para que não tocassem no assunto.

E não se preocupe, não acho a Globo o centro do universo, mas pelo visto você acha a Record a melhor do mundo. Mas respeito seu gosto, divirta-se com a programação dos Bispos.

Sérgio Santos disse...

Oi Marcos, obrigado pelo comentário. Abraço.

Vane M. disse...

Sérgio, eu não sabia que estava rolando essa nova versão...tem razão, nesse formato chega bem próximo do Big Brother. O Rodrigo é mais alegre e espontâneo, acredito que a emissora ganhará pontos com isso...vou conferir, um abraço!

JANUÁRIO CICERO DA SILVA disse...

NESSA FAZENDA DE VERÃO PASSADA SÓ NÃO TEVE NENHUM FAMOSO CONHECIDO

JANUÁRIO CICERO DA SILVA disse...

NINGUÊM DESSA EDIÇÃO FOI PRO CELEIRO