terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"Êta Mundo Bom!", "Totalmente Demais" e "A Regra do Jogo" elevam a audiência da Globo

Pode-se constatar que a Globo começou o ano de 2016 muito bem. Isso porque as suas três novelas vêm conseguindo ótimos índices de audiência, elevando a média da faixa noturna. As três produções estão em períodos completamente distintos ---- uma acabou de começar, a outra está praticamente na metade e a terceira entra em plena reta final ----, mas vêm conseguindo prender a atenção do telespectador com ótimas tramas.


A nova novela das seis estreou com o pé direito, contando uma história despretensiosa, leve e gostosa, em torno da saga do ingênuo Candinho (Sérgio Guizé), um caipira que acha que tudo que acontece de ruim na sua vida é para melhorar. A trama estreou com impressionantes 25 pontos, média que o horário não alcançava desde 2010. Os números continuam altos ao longo das semanas, ficando entre 22 e 24 pontos, surpreendendo até a Globo, que jamais esperava tamanho sucesso, ainda mais em pleno horário de verão.

"Êta Mundo Bom!" vem honrando essa boa aceitação popular e Walcyr Carrasco vem fazendo jus ao título de 'Rei das seis', após os fenômenos "O Cravo e a Rosa", "Chocolate com Pimenta" e "Alma Gêmea". O seu novo folhetim reúne absolutamente tudo o que ele sempre apresentou nesta faixa e era o que o público estava com saudades, após ter assistido histórias mais ousadas em "Amor à Vida" e "Verdades Secretas", por exemplo.
A trama completa um mês nesta semana e já teve quedas no chiqueiro e muitas cenas hilárias do núcleo caipira, que tenta vender a fazenda onde vivem de qualquer maneira ---- apesar do enredo principal ser baseado na obra de Voltaire ("Cândido ou o otimismo"), esse núcleo específico é inspirado em "O Comprador de Fazendas", conto de Monteiro Lobato.

Enquanto a novela das seis está começando, a das sete está praticamente na metade e obtendo resultados tão bons quanto. "Totalmente Demais" até agora está com um média de 24 pontos, índice não alcançado desde a ótima "Sangue Bom", exibida em 2013. Rosane Svartman e Paulo Halm ---- após duas temporadas muito bem-sucedidas de "Malhação" ("Intensa" em 2012 e "Sonhos" em 2015) ---- vêm desenvolvendo de forma competente um enredo clássico, que mescla vários elementos de inesquecíveis produções, como "O Diabo Veste Prada", "Bonequinha de Luxo", "Luzes na Cidade" e "Pigmalião", por exemplo.

A trama das sete vem marcando em torno dos 27 pontos, chegando a atingir várias vezes média de 28/29 em São Paulo ---- no Rio de Janeiro é comum ficar acima dos 30 diariamente ----, e o sucesso é mais do que merecido. A história é uma delícia e está repleta de bons personagens, tanto cômicos quanto dramáticos, onde a complexidade se faz presente em praticamente todos os perfis. Toda a trajetória de Eliza (Marina Ruy Barbosa) vem sendo apresentada com competência, onde o processo de mudança da personagem está começando a provocar mudanças na vida dela e das pessoas que a cercam. Todos os casais formados também são muito bons, com destaque especial para Jonatas (Felipe Simas) e Eliza, Carolina (Juliana Paes) e Arthur (Fábio Assunção), e Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter).

Já "A Regra do Jogo" entrou em ritmo de reta final e João Emanuel Carneiro deslanchou de vez a atrativa trama central, que sempre foi o maior acerto da novela das nove. Desde que Dante (Marco Pigossi) descobriu que seu pai fazia parte da facção, o enredo vem fluindo muito bem, apresentando uma sucessão de excelentes cenas. A grande reviravolta se deu quando Tóia (Vanessa Giácomo) finalmente enxergou a verdadeira face de Romero (Alexandre Nero), fazendo questão de desmascará-lo publicamente. A situação serviu para iniciar uma nova fase da mocinha, que deixou de ser uma tonta e adotou a postura de vingadora.

O autor não tem poupado recursos e exibiu vários capítulos maravilhosos em plena semana de carnaval, onde a audiência cai naturalmente. Ainda assim, o esforço foi recompensado e o capítulo em que Romero é humilhado perante todos por Tóia obteve 33 pontos de média, obtendo o melhor índice da novela em uma sexta-feira (cujo feito foi aumentado por ter sido início de feriadão). A novela em si, aliás, vem alcançando índices em torno dos 35 pontos --- chega aos 40 no RJ ---, que é um excelente número, principalmente levando em consideração o imenso fracasso de "Babilônia" e a dificuldade inicial de "A Regra do Jogo", em virte do sucesso de "Os Dez Mandamentos". O autor conseguiu reverter o jogo e reergueu a média da emissora no horário nobre. A substituta "Velho Chico" tem muito o que agradecer a ele, pois colherá os 'louros'.

"Êta Mundo Bom!", "Totalmente Demais" e "A Regra do Jogo" estão com um ótimo retorno da audiência e elevaram os índices da Globo, que está começando o ano de 2016 com o pé direito. As três novelas têm apresentado boas histórias, com destaque especial para a das seis e a das sete que apresentam bem mais qualidades em todo conjunto, ao contrário da trama das nove que peca com núcleos paralelos desinteressantes. Só que, deixando de lado as características de cada uma, em se tratando de números, o trio está sendo bastante benéfico para a emissora.

35 comentários:

Heitor disse...

Concordo. Há tempos que a Globo não ria de orelha a orelha.

Paula disse...

Eta Mundo Bom! e Totalmente Demais são maravilhosas e merecem. Já a das nove mereceu a subida por causa da trama central que deslanchou de vez mesmo. Mas a próxima que será um mais do mesmo vai colher os louros de fato.

Anônimo disse...

A novela das seis e das sete são estrondosos sucessos!

Yasmin disse...

O horário das seis não andava mt bom com Joia Rara e Boogie Oogie que foram horríveis, mas se recuperou bem com as maravilhosas Sete Vidas e Além do Tempo, que já foi substituída à altura com Eta Mundo bom.Já o horário das sete demorou demais pra ficar realmente atrativo.A última boa foi Sangue Bom, justamente a melhor média que a atual conseguiu alcançar. E Totalmente Demais tá honrando o título como vc costumar colocar.Já a do horário nobre vale pela trama central boa e aumentar em dez pontos a audiência comparando com o fiasco anterior não é pra qualquer um.Pelo que li vai fechar com 29 de média, 4 pontos a mais que Babilônia e olha que perdeu de Os Dez Mandamentos várias vezes. Imagine se não tivesse perdido. Gostei do post.

Sol disse...

Eu fiquei impressionada pq estamos no horário de verão e novela das seis e sete dar o que tao dando é surpreendente. Mas merecem porque são boas. A das nove é que se reergueu só pela trama central pq as outras são ruins de doer.Só que melhor que Babilônia é e melhor que a tal de Velho Chico com o teaser de um violeiro desafinado com certeza é também.

Caio disse...

Tá uma fase boa mesmo e ainda teve a Ligações Perigosas no início de janeiro que também teve uma ótima audiência. Até o BBB aumentou os índices.

Anônimo disse...

Quanta porcaria, essas novelas atuais são um porre(a das 9 é TERRIVEL), dão ibope porque hoje em dia tudo que não presta faz sucesso. Tai o boom da musica sertaneja e funk, cadê o Rock? Se dar ibope fosse sinônimo de qualidade...

Anônimo disse...

ah, antes que algum fanático diga "você deve gostar de jose do egito" eu respondo: não assisto nada na TV, em canal algum, tenho mais o que fazer. A Globo antigamente prestava mas hoje é um LIXO.

Joana Limaverde disse...

Elevaram mesmo e eu estou adorando a das seis e a das sete. Que novelas gostosas e SEM FAVELA. A das nove demorou demais pra engrenar, mas mereceu a subida no Ibope porque é mt melhor que Babilônia.

Unknown disse...

Kkkkkkkk, não assisto a Globo há séculos, só sei que a imagem dessa novela das 9 é horrorosa, e a novela idem.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
CONCORDO QUE A "REGRA DO JOGO" DEU UMA MELHORADA, O QUE DEVE ELEVAR O IBOPE, QUANTO AS OUTRAS DUAS, VEJO UMA VEZ OU OUTRA, ENTÃO SE DIZES QUE ESTÃO BOAS, ACREDITO.
ABRÇS

http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

Unknown disse...

Qual é o problema com favela?? Vcs são muito preconceituosos uma novela passar em um bairro nobre pode agora em favela não pq? A regra é uma ótima novela e merece esses indicies! Talvez tenha vindo em uma hora errada por causa da situação do Brasil. Mas não é por isso que ela é ruim! Tenho nojo de vcs. Favela, funk e daí? Por que não pode ter isso em uma novela só bairros nobres? Vão se catar na Real. Devem ser um bando de riquinho chato e preconceituoso que comentam isso!

Bell disse...

Não acompanho diariamente nenhuma qdo dá somente Eta Mundo Bom ( até que gostei), Totalmente Demais vi alguns trechos mas não prendeu minha atenção.

bjokas =)

Lucas disse...

Bah, já vi em vários sites críticos detonando A regra do jogo. Mais favela, só que o problema não é mostrar a favela, é mostrar uma favela que não existe, onde as pessoas estão sempre se divertindo, sempre felizes, onde tudo dá certo, onde tudo é muito colorido, para onde os rico se mudam e encontram a felicidade, de onde é esse favela? Porque aqui do Brasil não é!!! E é claro que não poderiam faltar os esteriótipos de todas de favela gostam de funk, todos falam um português mal falado pra caralho e assim por diante...

Lulu on the sky disse...

Só acompanho a das 7 e acho bem divertida
Big Beijos
Lulu on the Sky

Unknown disse...

Das três novelas citadas, só gosto de A Regra do Jogo, mesmo assim, acho que algumas vezes o autor subestima a inteligência do público. O estilo de que mais gosto é o policial. Eta Mundo Bom! não conseguiu me interessar, e Totalmente Demais começou promissora e agora a trama anda em círculos.

MARILENE disse...

Sergio, não estou assistindo "Êta Mundo Bom!, mas já ouvi vários elogios à novela. As duas outras não têm deixado a desejar. Apresentaram momentos meio desanimadores (rss), mas foram crescendo. Bjs.

Vera Lúcia disse...


Sua conclusão final foi perfeita, Sérgio.
Embora "Êta Mundo Bom" seja, a meu ver, uma novela mais ou menos, gosto da novelinha. "Totalmente Demais" está muito agradável de se ver e "A Regra do Jogo" melhorou demais, a ponto de me reconduzir à sua audiência. Bom para a Globo, que está colhendo os frutos de uma boa audiência com as respectivas novelas.

Abraço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pra quem fala mal de a regra de uma favela que não existe se esquece que a novela iria se chamar Favela Chic! Por quê era uma favela diferente. Uma favela idealizada pelo autor não era pra ser igual outras favelas! Vão pesquisar antes de comentar aqui!

Sérgio Santos disse...

Há tempos, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Colherá os louros, Paula. Msma coisa que ocorreu com I Love Paraisópolis vindo depois do êxito de Alto Astral.

Sérgio Santos disse...

São sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E eu adorei seu comentário, Yasmin. Perfeito.

Sérgio Santos disse...

Impressiona mesmo, Sol.

Sérgio Santos disse...

Teve essa ainda também, Caio.

Sérgio Santos disse...

A das seis e sete são mt boas msm, Joana.

Sérgio Santos disse...

Ok, Luiz

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Zilani. bjs

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Bell. bjs

Sérgio Santos disse...

Lucas, a novela tem mts defeitos sim. Nunca neguei isso

Sérgio Santos disse...

É mesmo,m Lulu. bj

Sérgio Santos disse...

Entendo, Elvira. =)

Sérgio Santos disse...

Cresceram, sim, Marilene. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vera. =)