quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ana Paula, machismo, feminismo, julgamentos e a primeira polêmica do "BBB 16"

A décima sexta edição do "Big Brother Brasil" mal começou e já está rendendo polêmica por causa do primeiro grande barraco da temporada, protagonizado por Ana Paula e Laércio. Mas não foi nem a briga em questão o alvo das discussões do público e, sim, os motivos que levaram a tal. A participante mais sincera do "BBB 16" levantou uma questão muito pertinente em relação ao assédio contra as mulheres e o reality acabou servindo de palco para um importante debate, mesmo que involuntariamente.


E o mais assustador é observar a opinião de parte dos telespectadores, extremamente machistas, que desqualificam todas as motivações da briga, procurando apenas julgar o descontrole de Ana Paula. É necessário uma observação mais ampla, envolvendo tudo o que o forte desentendimento representou, sendo, inclusive, nada mais do que um reflexo da sociedade. A participante já havia demonstrado incômodo com os olhares que Laércio lançava para ela e as outras meninas durante as festas. E as colegas de confinamento já haviam compartilhado da mesma reclamação.

Só que Ana é explosiva e 'sincericida', deixando essas características bem evidentes desde que entrou no programa. E, para culminar, já havia brigado com o colega quando observou que o mesmo não limpava o banheiro após usá-lo. Ou seja, tudo foi se acumulando.
E a explosão se deu no final de uma festa, onde ela estava completamente bêbada e alterada. Isso porque, depois de ter novamente se incomodado com os olhares de Laércio, a participante foi dormir e se deparou com ele deitado de cueca no quarto. Ela simplesmente surtou, o xingando de 'velho nojento' e até de pedófilo.

A sua atitude foi completamente reprovável, até porque quando se grita se perde a razão, e a forma como agiu não foi proporcional ao que foi visto. Até porque não há nada demais em Laércio dormir de cueca, já que na casa todos podem ficar como bem quiser. Porém, o ataque de Ana não foi por causa da situação em si. Foi apenas um acúmulo de incômodos e indignações, após ter reclamado várias vezes das atitudes dele. Ela simplesmente cansou do assédio e resolveu dar um basta ---- de uma forma nada recomendável, ressalte-se (até porque é inadmissível chamar alguém de pedófilo sem provas e 'velho' jamais pode ser usado como xingamento).

Laércio, de 53 anos, já havia dito no programa que gosta de novinhas e se relacionou com jovens de '17 e 19 anos'. Ana nunca digeriu essa informação muito bem e ficou ainda mais indignada quando, durante uma festa, ele fez um gesto simulando sexo oral para ela. Ou seja, são atitudes nada respeitosas, além de um tanto intimidadoras. E, sim, ela tem todo o direito de se indignar com isso, mesmo estando em um "BBB", local que é observado por milhões. Usar alguma justificativa desse tipo ---- 'está no reality, então não pode reclamar' ---- equivale ao deprimente argumento de que 'mulher com roupa provocativa merece ser estuprada'.

Aliás, é necessário ainda ressaltar que, apesar de todo esse incômodo e da forte briga, ela nem imagina que o participante está envolvido em várias polêmicas fora da casa. Algumas supostas meninas já declararam que foram embebedadas por ele, com segundas intenções, obviamente, e a sua página no Facebook está repleta de 'polêmicas'. Há várias curtidas em fotos de adolescentes seminuas, em páginas de armas, comunidades sobre o nazismo, perfis 'contra os anti-brancos', entre outras --- até mesmo a página da Valentina, participante do "Masterchef Júnior" que sofreu ataques pedófilos na internet ano passado, é curtida por ele. E uma foto chama atenção pelo diálogo dele com um suposto amigo ---- chamado de pedófilo, ele responde se dizendo Efebófilo, que nada mais é do que sentir atração por adolescentes de 12 a 17 anos (a famigerada página, inclusive, já foi deletada misteriosamente).

Ele praticou algum crime? Teoricamente não e qualquer acusação seria leviana sem provas. Portanto, Ana Paula realmente perdeu a mão na discussão e exagerou mesmo.  Até porque para isso cabe a polícia e se houvesse alguma situação 'grave', o mesmo não teria sido selecionado para o programa. Entretanto, é preciso levar em consideração o seu comportamento na casa e a reação de Ana, que nem sequer imagina sobre todas essas 'informações' do participante, descobertas pelo público. Mas, deixando todas as evidências de lado, focando apenas nas atitudes dele na casa, é de se assustar a quantidade de comentários em defesa ao comportamento de Laércio, como se os olhares (e o gesto obsceno) não fossem nada demais.

Mesmo que sem qualquer intenção, o "BBB" levantou uma importante discussão sobre o feminismo X machismo. Até porque, incrementando a 'polêmica', Ana Paula se declarou machista no início do programa, onde disse que não luta por direitos iguais. Porém, ironicamente, ela foi a pessoa que mais se mostrou feminista na casa, mesmo sem saber. Foi a única que teve coragem de expor uma reclamação feita por todas as mulheres da casa, em relação aos nada confortáveis olhares de Laércio durante as festas. Ou seja, ela apenas comprovou que não sabia do que estava falando quando afirmou que era machista.

O paredão formado por Ana e Laércio acabou sendo uma espécie de 'julgamento', onde o juiz foi o público. Porém, a votação foi muito acirrada e todas as enquetes davam como certa a eliminação dela com mais de 60%. Só que essa disputa fez justamente toda a polêmica em torno dele ficar ainda mais exposta, tendo uma imensa repercussão dos veículos da imprensa. Vários grupos feministas se uniram em defesa da participante e grande parte do público do Twitter fez maratonas de votação para salvá-la. O esforço acabou tendo resultado e Laércio foi eliminado com 54%, em uma votação que ultrapassou os 21 milhões de votos.

Esse resultado foi muito importante porque não foi 'só um paredão'. Esse duelo representava muitas questões que ainda estão longe (e talvez nunca se revertam totalmente) de serem solucionadas na sociedade brasileira. Tudo o que envolve a situação do assédio gera embates e várias proliferações de ódio, onde muitas vezes a luta das mulheres é menosprezada. Claro que muitas vezes há exageros de todas as partes, inclusive de alguns movimentos feministas mais radicais, o que prejudica o debate. Mas é irônico que um programa considerado fútil como o "BBB" tenha provocado uma discussão tão pertinente.

A vitória de Ana Paula não deixou de ser o triunfo do bom senso, independente da torcida de cada um. O paredão não foi entre duas pessoas, foi entre duas posições completamente contrárias do público, onde opiniões machistas entraram diretamente em conflito com posicionamentos feministas. Cabe a Laércio, agora, explicar toda a 'nebulosidade' que cercou a sua participação, enquanto Ana segue abusando do 'sincericídio' no "Big Brother Brasil", despertando ódios e paixões.

18 comentários:

Kika disse...

De dar nojo a maioria dos comentários de reprovação a essa mulher. Ok, ela foi grossa mesmo e perdeu a razão, mas não foi gratuito. Ela tem todo o direito de achar um absurdo aqueles olhares. E seu texto ficou exemplar.

Anônimo disse...

Parabéns! É bom ver que ainda existem pessoas sensatas nesse país...

Juliana disse...

EU, como mulher, parabenizo a sua sensatez e inteligência.

Anônimo disse...

Concordo com Kika.
E acredito que quando ela falou sobre machismo foi justamente por algumas dessas radicais, sobre cavalheirismo e etc, como bem disse a maioria após perceberem as atitudes dela que iam contra a própria declaração.
E sinceramente, sinto nojo igual de quem defendeu o cara apenas pela forma de falar dela ou por torcida, quando aquilo lá ia mesmo além do programa.
Votei e fiquei feliz que ela ficou, ela merecia mesmo que não tivesse acontecido tudo aquilo.
É uma dos poucos que gosto da edição e quem torço até agora. Espero que ela vá longe, apesar de ser demasiadamente sincera.
Pra mim, ela que está fazendo essa edição fugir do mesmo das últimas e é das poucas que não estão naqueles discursos de sempre dos personagens batidos que já entram programados pra aparecer de certa forma, agradar ou chegar na final sem se comprometer ou paredão, além de ser aquela participante completa e que contribui em tudo para o programa, se fazendo presente por si só. Se nota também por ela estar em todos os vts até então.
Fazia falta participantes verdadeiros, que fique claro a transparência e que sustenta o que é e fala, sem pensar tanto a todo momento em como vai sair no vídeo para o público.
Protagonista, até então, e ainda se deu com um pessoal bacana que junto com ela podem render muito caso não saiam logo. <3

Nina disse...

Eu odeio os dois, mas é lógico que ela tava com a razão quando reclamou dos assédios e ele é um porco na casa. Já foi tarde.

Sol disse...

Todas as mulheres e os homens também deveriam ler esse texto.

Anônimo disse...

Que texto sensato!

Anônimo disse...

O Sergio Santos faz uma analise desse programeco lixoso como se fosse um doutorado para levar para a vida, kkkkk, além de se prestar a assistir essa porcaria ainda leva a serio, só esse Serginho mesmo. E cá pra nós, você acredita mesmo que um grupo de feministas ligando conseguiu vencer o brasil inteiro que queria eliminar a moça como TODAS as enquetes mostravam? Se fosse em outro reality seria manipulação descarada da emissora não é Serginho? Kkkkkk, esse cara é uma figura mesmo...
Ah, ontem mais uma vez o Boni detonou esse "reality" dizendo que não passa de um produto COMERCIAL que rende um bom dinheiro pros cofres da Globo, e que se ele ainda estivesse lá não colocaria jamais uma coisa dessas no ar. A globo dos tempos do Boni era outra coisa, bem diferente desse LIXO de emissora que esta ai hoje.

Heitor disse...

Eu acho que os dois erraram, mas ele merecia ter saído mesmo. Já ao anonimo fanático acima, ele deve achar a Globo um lixo, mas deve amar A Fazenda e o programa do Gugu que estreia abrindo o túmulo da Dercy em uma apelação de quinta. Esse é o nível de coerência desse merda.

Anônimo disse...

Queridão, deixe de fanatismo e pare de pensar que qualquer pessoa que critique esses lixos da globo são crentes e/ou fanáticos da Record. Eu pelo menos não sou, nem assisto TV aberta quase, apenas tenho bom gosto e inteligência. Se voces gostam de dar audiência pra um LIXÃO como esse programa caça-níqueis disfarçado de "reality" da globo é problema seu. Gosto não se discute, só lamenta.

Heitor disse...

Não é fanático da Record mas defendeu A Fazenda da acusação de manipulação? QUE PIADA. Gosto só se lamenta MESMO.

Raquel disse...

Sérgio,

Não vejo e nem acompanho o Big Brother fazem muitos anos, mas me interesso quando casos como esses ultrapassam o confinamento do programa e geram um debate mais amplo na sociedade (apesar de achar que o saldo positivo é mínimo, mesmo com todo mundo falando da mesma coisa). A questão do assédio é algo verdadeiramente muito sério e precisa ser discutido e analisado pelos dois lados, já que muita vezes parece que é difícil se colocar no lugar da outra pessoa. Nada justifica um comportamento que traz incômodo, desconforto e até mesmo intimidação a outra pessoa.

Eu sou contra barraco de qualquer forma e realmente acho desagradável qualquer pessoa que resolve seu problemas aos gritos e/ou xingamentos. Mas acho extremamente reprovável defender Laerte simplesmente por conta do destempero da moça. E isso pra mim é machismo sim. Quando uma mulher se mostra de personalidade forte e disposta a se defender com agressividade, muita gente torce o nariz e taxa a mulher de louca e desequilibrada. Quando os marmanjos ficam trocando impropérios, todo mundo acha super-normal.

Um exemplo dos dois pesos e duas medidas pra mim pode ser claramente observado na novela Totalmente Demais. Enquanto a personagem Carolina é criticada por ser agressiva profissionalmente (às vezes até desleal) e pela relação moderna com Arthur, o mesmo é louvado pelo seu charme e senso de humor mesmo sendo capaz de mentir e manipular para conseguir atingir seus interesses. Os defeitos em Carolina são ressaltados enquanto os de Arthur são minimizados. Carolina é criticada pelo caso que manteve com o agente de modelos enquanto ele era casado, mas Arthur jamais é criticado pelo mesmo motivo. Ainda temos um longo caminho a percorrer.

Anônimo disse...

As enquetes apontavam a saída DELA por larga vantagem, ai um grupo de feministas votou e conseguiu reverter o resultado que o resto do país inteiro queria, entendi...
Lamentável esse tipo de atração de baixíssimo nível, e pra piorar esse big brother é um meio fácil de arrecadar dinheiro, milhões e milhões que vão pra conta da Globo com as ligações de incautos. Ai os fanáticos cegos vão defender que ninguém é obrigado a ligar mas não é a mesmissima desculpa que os crentes dão de que não são obrigados a dar o dizimo? Pois é, cada fanático defende a própria BURRICE!

Gabriel disse...

Tem paredões q viram verdadeiros clássicos e ficam na memórias de todos, e esse foi com certeza foi um deles.
Sobre toda a polêmica acho q a maioria q estava a favor do Laércio focou mt na briga final dela reclamando dele dormir de cueca e todas as acusações q ela esbravejou contra ele, mas como vc bem disse ela ja estava de saco cheio dele pelos olhares, os gestos obscenos, q a incomodaram e ela tem TOTAL direito de se sentir assim, afinal é uma forma de assédio, os olhares dele davam medo, nojo, dava para perceber q não era algo normal. Mas os piores comentários eram os q justificavam os olhares deles dizendo q ela não poderia reclamar pois estava no big brother , o tiago lifer na sua conta no twitter disse algo bem parecido, q achava errado assedio na rua mas como ela estava no big brother não podia reclamar pois estava la para ser vista, eu só queria entender esse discurso de q uma coisa é errada na rua mas permissível dentro do big brother, quer dizer q la vale td so pq tem câmeras na casa.
Acho principalmente para quem não acompanha o programa ficou a imagem de uma louca bêbada gritando com o velhinho zem(alias o excesso de calma dele me dava uma raiva.) e isso prejudicou mt ela. Mas claro não tira o erro dela de ter se excedido ao chama-lo de pedófilo, afinal mesmo q ele tenha relações com essa garota de 17 anos(o q na minha visão e algo estranho, e aqui é uma opnião minha e q pode ate ser um certo preconceito da minha parte) para a lei se for consensual não é crime, só menor de 14 é considerado pedofilia( oq eu tbm não sabia, achava q era menor de 18), e claro ela tbm não deveria te-lo ofendido de velho fedido.
Mas ele ainda vai ter q se explicar sobre essas paginas q ele curte q são no minimo duvidosas e essas acusações de q ele usa bebida para facilitar com as meninas. Odiei a forma como ele foi defendido em entrevista ao mais vc pelo Andre e a Cissa q estão substituindo as férias da Ana Maria. Andre dizia q ele ter relações com meninas de 18 e 19 era normal mas sempre ocultava a de 17 q ele claramente disse no video em conversa com a Ana Paula e Cissa chegou a dizer q tbm tinha amigos de 17 anos, mas quando ele confessou ter relações sexuais com essa garota ela tratou rapidamente tratou de se explicar dizendo q não tinha relações com esses seus amigos(não sou só eu q acha estranho então).
Mt raramente voto em paredões mas nesse achei importante votar, queria mt q ela ficasse, entre td q foi mostrado prefiro ficar com uma pessoa autentica verdadeira do q um cara de hábitos bem estranhos, fora q ele só ficava meditando pela casa, então ate para o jogo era melhor a permanência dela, acho q eu brocharia mt com o programa se ela saísse agora. Mas ela vai ter q se policiar mais talvez não sobreviva a outra dessa.

mineiro disse...

Só lamento que um programa tão degradante, fútil e sem conteúdo ainda dê ibope, que horror! Será que a Globo não tem nada melhor pra oferecer?

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Seu texto está fabuloso. Muito bem analisado o conflito que deu azo ao paredão entre Ana Paula e Laércio. Confesso que Laércio não me despertou simpatia desde o início, mas o tom agressivo da Ana Paula também me incomoda. 'Sincericídio' não pode ser confundido com grosseria. Há maneiras menos chocantes de demonstrar franqueza e sinceridade. Penso que a Ana Paula poderá se queimar no jogo pela forma como extravasa a sua sinceridade exacerbada. Ainda que Laércio tenha tendências reprováveis, Ana Paula não poderia taxá-lo de pedófilo em rede nacional sem nenhuma prova. Ela poderia facilmente, se fosse o caso, ser alvo de uma ação por calúnia e difamação.
Por outro lado, penso que a Globo pode manipular facilmente os resultados da votação, direcionando-os para um resultado que favoreça a audiência, pois polêmica é perfeito para elevar índices de audiência, principalmente em realily show.
De qualquer forma, entre Ana Paula e Laércio, eu ficaria mesmo com a Ana Paula, apesar dos pesares.

Abraço.

MARILENE disse...

Sobre essa postagem, meu amigo, nada posso dizer (kkk). Não suporto o programa. Bjs.

Anônima disse...

Eu não gosto da Anã Paula, Não achei certo o que ela fez com o Laércio, csbe a ele processar ela e ver na Verdade quem está Certo, E ela Patricinha acha que Porq tem dinheiro, pode fazer o que Quiser, de maneira alguma NINGUÉM É MELHOR QUE NINGUÉM...... NÃO GOSTO DELA E O POVO AINDA DEIXOU ELA.