terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Reprise de "Laços de Família" foi uma escolha muito feliz do Canal Viva

O Canal Viva começou a reprisar no último dia 15, às 23h45, "Laços de Família". A novela foi um dos maiores sucessos do horário nobre da Globo e uma das tramas mais impecáveis de Manoel Carlos. O autor estava inspiradíssimo nesta obra e a quantidade de cenas que marcaram impressiona. Se havia alguma dúvida a respeito da qualidade da novela --- em virtude do clima de saudosismo que muitas vezes mascara os defeitos ----, a mesma foi dissipada logo durante a primeira semana de reexibição.


Exibida originalmente entre junho de 2000 e fevereiro de 2001, o folhetim honrou todas as características das histórias de Maneco, com direito a muitos dramas familiares, passeios no Leblon e embates com intensa carga emocional. A produção chegou a ser reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2005, obtendo uma ótima repercussão, comprovando que novela boa é atemporal. E agora, sendo transmitido pelo Viva, o enredo envolvendo um triângulo amoroso protagonizado por mãe e filha, cercado de situações paralelas tão atraentes quanto, vem provocando mais uma vez um bom retorno do público.

Desde que (re)estreou, a novela vem obtendo uma excelente audiência e o seu primeiro capítulo levou o Viva a liderar o ranking dos canais por assinatura entre o público feminino adulto, segundo a jornalista Patrícia Kogut. A trama ---- que já tem 16 anos, embora não pareça ---- teve o melhor Ibope dos folhetins exibidos na faixa do canal pago e faz por merecer todo esse feito.
Principalmente levando em consideração a reprise anterior da fraca e desinteressante "Fera Ferida", que não deveria ter sido reexibida.

A história de Manoel Carlos envolve justamente porque expõe o amor incondicional que a mãe tem pela sua filha. A Helena desta obra foi uma das mais complexas e ricas já escritas pelo autor, com todo respeito ao prestigioso currículo de Regina Duarte, que viveu três Helenas dele. Mas, a protagonista interpretada com extrema competência por Vera Fisher ---- que estava no auge da beleza e vivendo o seu melhor momento na carreira ---- era apaixonante e repleta de bons dramas pessoais. Todos os sacrifícios que aquela personagem fez durante a trama até hoje são lembrados, como abdicar de um grande amor e ainda engravidar para tentar salvar a vida da filha com câncer.

A produção ainda tem uma das melhores e mais marcantes trilhas sonoras, tanto nacional quanto internacional. E cada música ficou eternizada como de um núcleo, um casal ou um personagem. Afinal, como esquecer a emocionante "Love by grace", cantada por Lara Fabian, durante a cena em que Camila raspa a cabeça (por causa do tratamento contra a Leucemia) em uma das sequências mais antológicas da teledramaturgia? Impossível também ouvir "Man! I feel like a woman" (Shania Twain) e não associar a Cíntia, veterinária interpretada pela linda Helena Ranaldi.

"Perdendo Dentes", da banda Pato Fu, provoca a lembrança imediata da desbocada Ciça (talentosa Júlia Feldens), assim como "Próprias Mentiras" (Débora Blando) é diretamente relacionada aos passeios de cavalo da rebelde Íris (Deborah Secco em seu melhor papel). "Como vai você?" (Daniela Mercury) --- tema de Helena ---, "Samba de Verão" (Caetano Veloso) --- tema de Edu e Helena ---, "Save me" (Hanson) --- tema de Edu e Camila ---, "Devolva-me" (Adriana Calcanhoto) --- tema de Clara --- e "Spanish Guitar" (Toni Braxton) ---- tema de Capitu e Fred ---- são algumas outras ótimas músicas que merecem menção especial.

O elenco primoroso e a boa sintonia entre os atores foram outros acertos da novela. Vera Fisher teve uma ótima química com Reynaldo Gianecchini (Edu) e Tony Ramos (Miguel), assim como Giovanna Antonelli e Luigi Barricelli, que emocionaram com o conturbado relacionamento da prostituta Capitu com o certinho Fred. Marieta Severo brilhou com a elegante e debochada Alma, tendo um entrosamento muito bom com Alexandre Borges, intérprete do galinha Danilo. Regiane Alves se destacou com a insuportável Clara e Juliana Paes estreou bem com a empregada Ritinha. Já Carolina Dieckman interpretou a sua personagem mais difícil e deslanchou na carreira depois desse papel, que provocou uma imensa antipatia do público, honrando a 'tradição' do autor (as suas Helenas sempre têm filhas chatas e mimadas).

A química arrebatadora que Helena Ranaldi tinha com o machista Pedro (José Mayer) também merece menção, assim como o tocante entrosamento cênico que Lília Cabral teve com o saudoso Fernando Torres. Aliás, os dois atores não ficaram muito tempo na novela, mas suas participações marcaram. A morte de Aléssio, diante do pôr do sol, deixando sua bengala cair no chão, foi emocionante. E o trágico falecimento de Ingrid, sendo baleada durante um assalto, dilacerou o telespectador.

Além dos atores citados, vale elogiar ainda Walderez de Barros (Ema), Leonardo Villar (Pascoal), Henrique Pagnoncelli (Orlando), Denise Sartoni (Ofélia), Eliete Cigarini (Silvia), André Valle (Onofre), Flávio Silvino (Paulo), Marly Bueno (Olívia), Soraya Ravenle (Ivete), Thalma de Freitas (Zilda), Xuxa Lopes (Glória), Yara Lins (Nilda), Zé Victor Castiel (Viriato), Cláudio Gabriel (Severino), entre outros.

"Laços de Família" foi um típico novelão e sempre vale a pena ver e rever. O Canal Viva acertou em cheio com essa reprise e a escolha não poderia ter sido mais feliz. A comprovação é o clima de nostalgia que a reapresentação vem provocando e o ótimo retorno da audiência. É o Manoel Carlos na sua mais pura essência.

40 comentários:

William O. disse...

Essa novela foi a melhor do Maneco e pode ser reprisada mais 4 vezes!

Anônimo disse...

Tá um sucesso e aquela Fera Ferida era horrorosa.

Joana Limaverde disse...

Um novelão do Maneco. Nem ia rever, mas gostei tanto dessa novela que tenho acompanhado mesmo sendo tarde. Que trama envolvente. Amei o texto e a trilha é mesmo uma das mais marcantes já colocadas.

Gabriella disse...

Adorei a crítica e a novela é maravilhosa.O melhor trabalho do Maneco ao lado de Por Amor.

MARILENE disse...

Sérgio, a novela foi, de fato, muito boa. Não vejo reprises, mas amei ler sua postagem e recordar detalhes que já me haviam fugido da memória. Bjs.

Daniela disse...

Amei demais da conta essa novela.To revendo quando posso.

Tainá disse...

A Helena da Vera Fisher foi a melhor do Maneco que me perdoe a Regina Duarte.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio, boa tarde,...15 anos já e somente vc para nos recordar de alguns momentos -e músicas- memoráveis da teledramaturgia brasileira, também, acredito que por ser uma temática atemporal e pela química entre os personagens,merece todo destaque e merecimento de reprises e mais reprises. Bela "análise", Obrigado pelo carinho, belos dias, abraços!

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Como foi bom relembrar aqui esta linda e marcante novela.
Concordo que é uma novela que vale rever.
Não vejo o canal Viva, mas a reprise é louvável e merece sucesso de audiência.
Ótimo texto.

Abraço.

Clau disse...

Oi Sérgio, boa tarde \o/
Me lembro de 'Laços de Família'!
Mas o que eu mais gostava mesmo,
era da trilha musical!rs
Beijos!

Unknown disse...

Não concordo com essa reprise, pra passar novelas de 2000 em diante já tem o vale a pena ver de novo, onde inclusive essa novela já foi reprisada. Além do mais o horário da meia-noite(ok, agora 11:45) foi prometido que seria reservado as novelas mais antigas, anos 70 e 80, o canal Viva não esta cumprindo o que prometeu. Sei que o publico de televisão é cada vez mais jovem e pra esse publico novelas desse milênio é que tem valor, mas e o publico mais velho que acompanhou a época de ouro da rede Globo e suas novelas mais antigas? Vai continuar esperando? Cadê Baila Comigo, Sol de Verão, Chega Mais, Elas por Elas, Pai Herói, Corpo a Corpo, Selva de Pedra, Roda de Fogo, Mandala...????
Pelo andar da carruagem vão continuar estragando nos arquivos da Globo. Aliás o canal Viva tá uma merda, tirando a volta da TV Pirata nada mais salva, um monte de programas recentes e descartáveis, a proposta do canal inicialmente mudou por completo, uma pena.
Sei que alguns figurões da rede Globo leem esse blog pelo fato do autor ser telespectador assíduo então aproveitei pra fazer esse desabafo. Uma emissora que não respeita seu próprio passado não merece o meu respeito. Porque essa Globo de hoje eu passo bem longe.
Ah, Laços de Familia é a melhor novela do Maneco pra quem não assistiu as mais antigas, né? Aff...

mineiro disse...

É claro que novelas mais recentes terão sempre mais audiência, se o viva passar Cheias de Charme, Viver a Vida, Avenida Brasil e outras porcarias o publico jovem vai ao delírio. Laços é boazinha, mas nem de longe é a melhor desse autor e nem merecia essa reprise no viva, concordo com o comentário acima. As tramas mais antigas como ficam? Até No Limite resolveram desenterrar, visando esse publico que curte realities e novelas mais recentes. Lamentável! Tem que passar coisas antigas de verdade, não é pra isso que o canal foi criado? Eu pensei que só veria o Gianechinni na tela do viva daqui a uns 15 anos...

Cc disse...

SE PASSAR BBB NO VIVA ESSE BLOG VAI ADORAR.

Luciano disse...

Já que você escreveu sobre "Laços de Família", eu gostaria que você falasse sobre "Presença de Anita", já que marcou minha vida (assim como a de muitos homens).

Pâmela disse...

Novela da minha vida. Simplismente isso, a primeira que assisti completa na época que passou. Muito bom também ver o quanto o Giane evoluiu como ator.

Daiane Leal disse...

Ótima escolha sim do Viva, uma das melhores novelas de Maneco, só não supera Por Amor e História de amor, depois Laços é imbatível,porém gostaria sim de vê pela primeira vez Pai Herói o Casarão (nem sei se existe no arquivo), Selva de Pedra primeira versão, apesar de ter ficado decepcionada com Dacing Days, muito comentada porém ritmo muito decepcionante, talvez pelo costume com as obras dos anos 90,em 2000 já se notava outro e não concordo que de 2010 pra cá a TV caiu no ostracismo, acho que está se reinventou, como com A Vida da gente e Lado a lado, e Escrito nas Estrelas,vivendo entre 2015 e 2016 os melhores momentos com a excelente Sete Vidas, Verdades Secretas; Além do Tempo e Ligações Perigosas, e outras séries em parceria como Os Experientes.

paulo disse...

As melhores do Manoel Carlos pra mim são:

1-Sol de Verão
2-Baila Comigo
3-Historia de Amor

Nas duas primeiras Tony Ramos deu um show, em SDV ele fazia um surdo-mudo e em BC fez dois irmãos gêmeos, a cena do encontro deles no elevador bateu recordes de audiência, essa cena tem no youtube e vale a pena ver.
Historia de Amor tem a melhor Helena e uma historia que depois apenas se repetiu com a filha que apronta com a mãe.
Laços de Familia é bem enfadonha, e muito recente. Sendo que já foi ate reprisada. Queria muito ter a chance de rever Sol de Verão e Baila Comigo, aquele clima dos anos 80, as musicas e um ritmo muito diferente desse Manoel Carlos dos anos 2000.

Carlos disse...

Péssima escolha do canal, com tantas novelas antigas esperando uma reprise...

Unknown disse...

Eu gosto muito dessa novela e nem sabia que ela ia reprisar,quando soube fiquei até animado. Deixo gravando pra assistir quando posso por que realmente eu amo essa produção, é minha favorita do Maneco junto com Mulheres Apaixonadas. Mas achei muito "recente" para os padrões do Viva.

Unknown disse...

Laços de Família foi uma das melhores novelas de Manoel Carlos, mas já foi reprisada. Seria melhor a emissora ter escolhido outra obra, do mesmo ou de outro horário e sem as famosas cenas fortes que impedem a transmissão no horário da tarde.

Sérgio Santos disse...

Foi ótima mesmo, William.

Sérgio Santos disse...

Fera Ferida era horrível, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Joana.

Sérgio Santos disse...

Eu empato com Mulheres Apaixonadas, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Marilene.

Sérgio Santos disse...

Idem, Daniela.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Tainá.

Sérgio Santos disse...

Passa voando, Felis!

Sérgio Santos disse...

É uma grande novela, Vera.

Sérgio Santos disse...

A trilha foi uma das melhores já tocadas, Clau.

Sérgio Santos disse...

Luiz, vc não deve ter sabido do problema que o canal tem enfrentado. Vários atores da Globo processaram o canal pelas reprises antigas por causa dos direitos de imagem. Uma delas foi Sonia Braga na época de Dancin Days. Até a década de 90, os contratos da emissora não tinham a cláusula que permitia reprisar as novelas quando bem quisesse em outro canal. Isso começou a partir de 93, por aí. Assim, tá sendo mais 'fácil' reprisar novelas desde essa data. E Laços de Família merece reprise sim pq querendo ou não já tem 15 anos.

Sérgio Santos disse...

Mineiro, reitero o que escrevi pro Luiz.

Sérgio Santos disse...

Verei se escrevo, Luciano. Não sei.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Pâmela.

Sérgio Santos disse...

Unknown, seu comentário é excelente e eu assino embaixo. Claro que não decaiu, temos muitas novelas excelentes sim.

Sérgio Santos disse...

Acho que Sol de Verão nunca será reprisada, Paulo, por causa do falecimento do ator durante a trama. Maneco nem conseguiu continuar escrevendo.

Sérgio Santos disse...

Ok, Carlos.

Sérgio Santos disse...

Foi mt boa mesmo, Ed, e também empato com Mulheres Apaixonadas.

Sérgio Santos disse...

Tem os problemas do contrato que me referi, Elvira. Acho que por isso as dificuldades.

Sérgio Santos disse...

Ah, Elvira, mas eu amei a reprise.