sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

"Pé na Cova" representa uma última homenagem a Marília Pêra

A grande Marília Pêra se foi em dezembro de 2015. A sua morte ainda é difícil de ser encarada, afinal, era uma das mais versáteis e representativas atrizes brasileiras. O mundo das artes sentirá sempre a sua ausência, apesar do rico legado que deixou. Entretanto, o público tem conseguido matar um pouco da saudade desta respeitada profissional através de "Pé na Cova", série de Miguel Falabella, escrita juntamente com Artur Xexéo, Antonia Pellegrino, Flavio Marinho, Alessandra Poggi e Luis Carlos Góes, dirigida por Cininha de Paula.


A produção estreou em janeiro de 2013 e a última novela de Marília havia sido "Aquele Beijo", em 2011, justamente escrita pelo amigo e parceiro Miguel Falabella. Ela brilhou na pele da refinada Maruska, dando aquele show costumaz ao longo da trama. Embora o folhetim tenha sido fraco, o papel da atriz era um dos melhores e ele soube valorizá-la como merecia. E o autor, dois anos depois, deu para a colega um perfil completamente distinto de quase tudo o que ela fez na televisão nesta série de humor negro, tão bem escrita.

A Darlene é uma suburbana cafona que não tira o cigarro da boca e nem o copo de gim da mão. Sua profissão é bem peculiar: maquiadora de defuntos da funerária do ex ---- a F.U.I (Funerária Unidos do Irajá). Ignorante, ela costuma proferir inúmeras pérolas, fazendo uma ótima dupla com o ex-marido, o Ruço (Miguel Falabella).
Ou seja, é um perfil que em nada se 'encaixaria' com Marília, ainda mais após a mesma ter interpretado vários tipos refinados seguidamente (antes da Maruska, ela viveu a Gioconda em "Duas Caras" e a Catarina Faissol em "A Vida Alheia"). Mas ser bom ator é justamente isso: ter a capacidade de interpretar qualquer papel, evitando qualquer estigma.

E a perda de Marília tem sido 'atenuada' através da exibição da série, ainda com episódios inéditos. A atriz, mesmo já doente, fez questão de gravar todos os capítulos, o que resultou em uma temporada inteira, dividida em duas pela Globo ---- houve uma interrupção no fim de dezembro, voltando em janeiro deste ano. A quarta e a quinta temporadas, portanto, acabaram ficando mais 'especiais' por conta da homenagem involuntária feita à atriz. Aliás, o principal autor parecia prever o que aconteceria com sua grande amiga.

Miguel Falabella aumentou significativamente o destaque de Darlene na história, mesmo a personagem já sendo uma das principais do enredo. E o texto escrito especialmente para ela , muitas vezes, tem um clima de adeus, como vem sendo possível observar em vários episódios, principalmente nas cenas finais ---- esses momentos são quase sempre protagonizados por Darlene e Ruço, que conversam em clima de melancolia, falando sobre vários dilemas da vida.

A quinta e última temporada ficou mais voltada para o relacionamento do casal principal, que manteve uma relação de profunda amizade e cumplicidade, mesmo após a separação. Os demais personagens continuam em evidência, principalmente a hilária Luz Divina (Eliana Rocha), mas Ruço e Darlene passaram a ficar bem mais juntos, se sobressaindo no seriado. A ótima sintonia cênica deles é visível, dando ainda mais credibilidade para o companheirismo que move os personagens.

"Pé na Cova" é uma série que faz por merecer os elogios que recebe e a produção tem servido, ainda que indiretamente, como uma bela homenagem ao imenso talento de Marília Pêra. O encerramento do ciclo do seriado também funcionará como um 'fechar de cortinas' da trajetória dessa grande atriz na televisão. E a trama já está grande lista de boas lembranças deixadas por ela.

25 comentários:

Elisa disse...

É mesmo. A última lembrança.

Unknown disse...

Aquele Beijo foi entre os anos de 2011 e 2012.

Ótimo texto. Parabéns!

Kika disse...

Me emocionei lembrando dela e lendo. Pena que não gosto dessa série pq gostaria de vê-la.

jlgiam disse...

Nos últimos anos de vida da Marília Pêra, era só o Miguel Falabella que valorizava seu talento. Fato!

Clau disse...

Que legal né Sérgio,
Quem acompanha a série pode
ver o talento insubstituível
dessa querida e saudosa atriz...
Bjs!

Paula disse...

Um último adeus.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Sérgio, bom dia, justa homenagem à grande Marília Pera, uma grande atriz e mulher brasileira, perdeu a (tele) dramaturgia nacional , descanse em paz , que deixará saudades...(taí uma profissão, digna como todas as outras,mas que não gostaria,maquiadora de defunto...agradeço pelo carinho,bom domingo,abraços!

Unknown disse...

É uma pena que eu não posso acompanhar sempre por causa do horário tardio. Mas os poucos que vejo percebo o destaque maior que a Darlene teve, parece que o Miguel sabia o que ia acontecer.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Toda vez que vejo Marília Pêra em "Pé na Cova" sinto imenso pesar por sua partida. Uma atriz incomparável. Que bom que as temporadas finais chegaram a ser gravadas, pois assim podemos desfrutar do excelente trabalho desta grandiosa atriz, que praticamente contracenou até o final de sua vida.

Excelentes considerações.

Ótima tarde de domingo.

Abraço.

MARILENE disse...

Que bela postagem, Sérgio! Cada vez que vejo a Marília Pera nessa série, sinto-a viva. Agora que se foi, percebemos seu abatimento. De certa forma, foi bom que ficassem capítulos gravados, hoje uma linda homenagem à grande atriz. Bjs.

Lulu on the sky disse...

Acho tão sem graça esse seriado, nem vejo.
big beijos

Vane M. disse...

Oi, Sérgio! Gosto da série, mas a personagem de Marília a meu ver era uma das melhores, não faz sentido continuar a série sem ela. Acho a homenagem justa e o encerramento da série, justificável. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Ultima mesmo, Elisa!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Johnny!

Sérgio Santos disse...

Que bom, Kika.

Sérgio Santos disse...

Fato, Jlgiam!

Sérgio Santos disse...

Saudosa mesmo, Clau.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Paula.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Felis.

Sérgio Santos disse...

Pior que parecia, Ed.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vera.

Sérgio Santos disse...

Ela merece, Marilene. bjs

Sérgio Santos disse...

Entendo, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Não tem sentido mesmo, Bia. Tanto que ela vai acabar nessa temporada. Justo. bjs

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.