sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Nova fase de Tóia evidencia talento de Vanessa Giácomo e proporciona ótimas cenas em "A Regra do Jogo"

Ao contrário do que muito se imaginava, a maior reviravolta de "A Regra do Jogo" não se deu com a aguardada revelação da identidade do Pai (Gibson - José de Abreu), o todo poderoso da facção que move a trama. Após o ótimo momento em que Dante (Marco Pigossi) descobriu que seu pai era um canalha, a grande virada do folhetim de João Emanuel Carneiro ocorreu com o 'despertar' de Tóia (Vanessa Giácomo), que finalmente soube que Romero Rômulo (Alexandre Nero) sempre a enganou.


O capítulo 135 (cujo título foi "Dormindo com o inimigo") pode ser considerado um dos melhores (senão o melhor) da novela até agora. As cenas foram de tirar o fôlego, destacando grande parte do elenco e movimentando o atrativo enredo central, que sempre foi o maior acerto da produção. A aguardada cena em que Tóia descobre que o homem com quem ela se casou é um canalha da pior espécie foi brilhantemente interpretada por uma entregue Vanessa Giácomo. Ela foi visceral e honrou a importância daquele momento.

Todo o desespero da mocinha foi aumentado em virtude da sua gravidez, uma vez que ela está esperando um filho do homem que arruinou sua vida, direta ou indiretamente. O ódio que a personagem passou a sentir por Romero pôde ser constatado através do olhar da atriz, que também mostrar a dor da decepção.
E Vanessa merecia essa oportunidade de mostrar seu talento, após o autor ter 'emburrecido' Tóia, que começou sagaz e sendo capaz de roubar para salvar a vida da mãe, até virar uma palerma, enganada por todos e politicamente correta ao extremo.

O aguardado momento do 'despertar' da mocinha demorou demais e o autor poderia ter explorado todas as ótimas situações resultantes bem antes. Faltando pouco mais de um mês para o final, não deixa de ser uma decepção essa guinada na trajetória da protagonista só ter ocorrido agora. Entretanto, ainda assim, é preciso elogiar todas as cenas oriundas do esperado desmascaramento de Romero. Vanessa ainda brilhou no mesmo capítulo, quando Tóia invadiu a cobertura do marido para humilhar Atena (Giovanna Antonelli) e Ascânio (Tonico Pereira). O trio se destacou e o embate foi ótimo, tendo até um tapa da mocinha na 171.

Outra sequência merecedora de elogios foi o encontro de Tóia com Romero, logo depois que ela descobre seus podres. A filha de Djanira (Cássia Kiss) tentou segurar o seu ódio, mas não conseguiu evitar o olhar de desprezo. A cena foi claramente mergulhada em um terror psicológico, principalmente quando o ex-vereador dorme e ela pega uma tesoura para matá-lo. Mas a mocinha consegue se conter, vai para o banheiro, promete se vingar diante do espelho e corta os cabelos, adotando um novo visual, que marca a nova fase da personagem.

Além de todas as boas cenas mencionadas, oriunda da maior reviravolta da novela, é necessário também mencionar o momento tocante que marcou a despedida de Romero e Ascânio. O pai de Dante demonstra um evidente afeto pelo homem que cuidou dele a vida toda e lhe dá um abraço, que desarma o trambiqueiro. Pela primeira vez o público viu Ascânio chorando e chamando o 'discípulo' de filho. Atena também ficou sentida e logo depois apareceu para consolar seu parceiro de golpes, demonstrando um ligeiro arrependimento de ter entregado Romero para ser desmascarado perante todos. Alexandre Nero, Tonico Pereira e Giovanna Antonelli protagonizaram uma cena emocionante.

Vanessa Giácomo ainda brilhou quando Tóia, envergonhada, pediu desculpas a Juliano (Cauã Reymond), após ter duvidado de tudo o que ele havia lhe dito sobre Romero. A atriz, vale ressaltar, tem sido muito exigida nos últimos capítulos e finalmente está ganhando grandes sequências do autor. Já a aguardada cena em que Romero é desmascarado por Tóia, perante todos durante a inauguração de um hospital infantil ---- e ainda vê Atena viva ----, foi espetacular. A mocinha destruiu o lobo em pele de cordeiro, que foi preso pelo próprio filho, diante de várias pessoas chocadas, incluindo o todo poderoso Gibson.

"A Regra do Jogo" deslanchou de vez a trama central e o resultado tem sido uma sucessão de grandes cenas, que têm sido recompensadas com uma ótima audiência ---- a trama vem alcançando 35 pontos de média com os excelentes capítulos exibidos. E a maior reviravolta da novela, até então, foi essa mudança de rumo na trajetória da mocinha, que passou a ser a responsável pela grande parte da movimentação da história, saindo da posição de passiva, enquanto incorpora o clássico perfil de 'vingadora', tão conhecido nos folhetins.

33 comentários:

Larissa disse...

Só cenão mesmo no núcleo central. Tô adorando e endosso cada parágrafo.

Gabriella disse...

A Vanessa tá SHOW DE BOLA!

William O. disse...

A novela teve uma boa guinada mesmo e tem chegado aos 40 pontos de pico. Pena que as paralelas ocupem tanto espaço.

alguém disse...

O Romero sendo desmascarado na frente de todo mundo foi impagável. Finalmente ele teve o que mereceu!!!

Júnior Moreira disse...

Sempre achei que esse papel deveria ter sido da Marjorie Estiano

Anônimo disse...

A novela melhorou muito, não podemos negar.

chica disse...

Vamos esperar pra ver!Tomara melhore e faça algo!! abraços, tudo de bom,lindo Carnaval! chica

Yasmin disse...

Tem tido ótimas cenas e a Giácomo está maravilhosa. A queda do Romero ontem foi muito boa.

OX disse...

Vanessa é um talento, mas a Aline de Amor à Vida foi seu melhor momento na carreira. A Tóia começou mt bem, mas se perdeu pelos tropeços do autor. Agora com essa guinada ela conseguiu se destacar novamente e está ótima. Concordo com toda a crítica e a cena do Ascânio chorando com Romero me emocionou. Já o desmascaramento dele foi ótimo.Abraço

ONG ALERTA disse...

Um grande papel, abraço Lisettw.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
REALMENTE A NOVELA MELHOROU MUITO, E TEU TEXTO DIZ TUDO.
ABRÇS
-
http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai? Eu estava comentando esses dias com minha filha o quanto a Vanessa estava com um papel chatinho quando é uma excelente atriz, ainda bem que teve a oportunidade de mostrar seu talento! Abraços!

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Perfeita as suas considerações.
Eu, que havia parado de ver esta novela, voltei a assisti-la por perceber que ela melhorava a cada dia. Vi todas as cenas que você mencionou. No início, não achei graça na Vanessa Giácomo, cujo papel na trama estava meio esquisito. Contudo, seu personagem cresceu e ela o interpretou com entrega, emoção e competência,demonstrando que é talentosa e capaz de interpretar grandes papéis.

Ótimo feriadão carnavalesco.

Abraço.

Unknown disse...

Concordo, Sérgio. Vanessa Giácomo deu um show de atuação quando Toia descobre a verdade, precisa fingir para o Romero que nada sabe, e o humilha em público, na inauguração da creche, chegando a esbofeteá-lo. O novo visual ajudou a compor uma nova Toia, mais vingativa, mas ainda ingênua, a ponto de confiar no monstruoso psicopata Gibson. Aliás, não vejo a hora de Gibson pagar pelas atrocidades cometidas: a prisão seria o ideal, para ele sofrer. Porque a internação nunca clínica psiquiátrica ou o assassinato seriam penas leves demais.

BLOGZOOM disse...



Sergio, agora sim começa um momento da virada na novela e esta atriz mostra o melhor de seu talento.

Bjs

MARILENE disse...

Sergio, os últimos capítulos foram muito bons. Interpretações primorosas, tanto de Dante quanto de Tóia. Aguardemos o que o autor ainda não mostrou (rss). Bjs.

Trilhamarupiara disse...

Eu gosto dela, mas particularmente não gosto muito da personagem, fiquei com raiva dela nunca ter acreditado no Juliano, na minha opinião o autor não deveria manter o casal no fim da trama! Abraçoss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Larissa.

Sérgio Santos disse...

É sim, Gabriela.

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, Wiliam.

Sérgio Santos disse...

Foi mt bom, alguem.

Sérgio Santos disse...

Ela daria show tb, Junior.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica!

Sérgio Santos disse...

Foi mt, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Concordo, OX. Aline foi a sua grande personagem.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lisete!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Zilani.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Bia!

Sérgio Santos disse...

A personagem, na verdade, foi mal desenvolvida, Vera. bjs

Sérgio Santos disse...

Tb não vejo a hora, Elvira!

Sérgio Santos disse...

Começou msm, Sissym.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Marilene.

Sérgio Santos disse...

A burrice extrema da personagem abusou da paciência do público mesmo, Kellen. bjs