segunda-feira, 20 de abril de 2015

Apesar da final decepcionante, "Iluminados" foi uma boa surpresa do "Domingão do Faustão"

Após várias chamadas terem ido ao ar no começo do ano, evidenciando uma preocupação da Globo em relação ao êxito do formato, estreou, no último domingo de fevereiro (dia 22), "Iluminados", uma nova competição musical do "Domingão do Faustão". Adaptação do quadro alemão "Keep your light shining", a disputa, que chegou ao fim neste domingo (19/04), trouxe sete participantes que se enfrentaram a cada semana no palco do programa.


Todo domingo, sete cantores disputaram uma vaga na final do "Iluminados". O classificado ganhava a disputa do dia e faturava R$ 50 mil. Mas para conseguir esta vitória, o participante enfrentava seus seis adversários cantando por 30 segundos o trecho de uma música, que também tinha partes cantadas pelos demais. Ou seja, todos cantavam a mesma canção em cada rodada. E eram seis músicas por semana. Os sete faziam performances em cima de um círculo, cantando apenas trechos, precisando dar continuidade de onde o colega parava, assim que era iluminado por uma forte luz branca. A ordem de apresentação era definida por sorteio.

Enquanto se apresentavam, o público votava nos melhores. Além desta interatividade, dois jurados participavam a cada domingo. A dupla da estreia foi formada por Ana Carolina e Sorocaba. Os dois esbanjaram conhecimento e foram escolhas acertadas. Aliás, o "The Voice Brasil", principalmente depois da fraca terceira temporada, precisa de um juri assim.
Os cantores eram responsáveis pela eliminação dos piores (ou salvação dos melhores) entre os que não foram selecionados pelos telespectadores ------ identificados por uma luz vermelha. A cada rodada (eram seis), um era eliminado.

Quando o vencedor do dia era escolhido, os seis 'perdedores' voltavam ao palco e o juri salvava quatro e eliminava dois. Portanto, os que eram salvos poderiam voltar no domingo seguinte para tentar novamente. É um formato muito interessante e bastante competitivo. Ao mesmo tempo que rápido, pois tudo é resolvido em um só dia, incluindo a escolha do melhor, que vai direto para a final. Há também uma rotatividade nos jurados, pois a cada domingo é uma dupla. A melhor, de longe, foi mesmo a primeira (Ana Carolina e Sorocaba), mas também passaram pelo juri Paula Fernandes, Alexandre Pires, Alcione, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Paula Toller (outra ótima jurada), Zezé di Camargo, entre outros.

Faustão precisava mesmo de uma boa novidade para seu programa. O "Domingão do Faustão" é totalmente dependente da "Dança dos Famosos", única competição que ainda faz sucesso na atração, e todas as tentativas de algo novo fracassaram. Vide "Ding Dong" e "Truque Vip", novos quadros exibidos no início do ano e que não despertaram interesse. O primeiro era praticamente uma cópia da clássica disputa do extinto "Qual é a música?", exibido pelo SBT, e o segundo apenas constrangeu, colocando famosos atuando como mágicos e realizando truques conhecidos e nada atrativos.

Só é de se lamentar a final, repleta de injustiças, tanto do público, quanto dos jurados. Ivete Sangalo e Luan Santana erraram grosseiramente quando eliminaram da disputa Naíma e Bárbara Dias, as duas melhores candidatas. Para culminar, Ester Freitas foi a última com real potencial para vencer que foi tirada da competição. O vencedor acabou sendo Jefferson Moraes, que enfrentou Kiell Cavalcanti no decepcionante duelo final. Matheus Max e Felipe Duran foram os outros finalistas eliminados. Mas, apesar da final ter sido repleta de injustiças, não há como negar o valor da competição.

Com o "Iluminados", Fausto Silva conseguiu despertar a atenção da audiência (já que os índices se elevaram significativamente na hora do quadro) e tirou um pouco seu programa da mesmice. Apesar de ser mais uma competição musical ---- entre tantas exibidas na televisão ----, a disputa fugiu do padrão das demais atrações (como "The Voice", "SuperStar" e "Ídolos") e revelou bons talentos, vide Naíma e Bárbara Dias. Sem dúvida, uma boa surpresa do "Domingão do Faustão".

34 comentários:

Douglas disse...

O que esperar de reality com votação popular? E eu achei o quadro bom mas teve muita gente que gritou demais, só salvou a Naíma que perdeu pq o povão é uma anta. E Ivete e Luan péssimos jurados.

Anônimo disse...

Vi pouco do quadro, mas do que vi achei interessante.

Olívia Barcelos disse...

Torci para Naíma e até agora ainda não assimilei a eliminação dela. Deve ser porque ela canta mais que Ivete Sangalo e Luan Santana juntos.

Elaine disse...

Naíma, Ester e Bárbara as melhores da final. E as 3 eliminadas. Nem diria final decepcionante, diria frustrante mesmo.

chica disse...

Não consegui ver a final, mas gostei do quadro! abraços, de volta, chica

Pamela Sensato disse...

Eu não vi a final mas vi no Twitter algumas pessoas reclamando rsrsrs

Beijos;)
* Blog da Pâm

Anônimo disse...

Todo mundo ficou indignado com essa final ridícula. O que passou na cabeça do público votante e daqueles dois jurados? E falam mal da Claudia Leitte no The Voice...

Tiago disse...

Pensando por esse lado, foi um bom quadro mesmo, mas só a Naíma salvava pra mim. E Luan Santana a eliminou. Babaca!

Anônimo disse...

Eu até gostei do Jefferson ter ganhado, ele era bom.

Unknown disse...

Eu não sou muito chegado em programas musicais, mas assisti esse quadro do Faustão e gostei muito. Mas a final foi decepcionante mesmo. Tava torcendo para as mulheres e no fim ganhou o que eu menos gostei. Enfim... O Luan e a Ivete são péssimos jurados mesmo, os dois primeiros foram os melhores. Foi uma surpresa agradável esse quadro, mas o resto do programa eu acho muito chato. Ah, e aquele Truque Vip era muito tosco mesmo.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,bom dia,Sérgio
realmente, gosto de atrações assim, repleto de competitividade , de talentos e com decisão rápida.Faustão precisava mesmo de um novo atrativo em seu programa que estava estagnado.Sim, a Ana Carolina me surpreendeu positivamente, Sorocaba não,pelo fato de ser um produtor musical.Também,não gostei do resultado final,mas é aquilo,vai saber a preferência das pessoas, né?...agradecido,feliz semana,belos dias, abraços!

Unknown disse...

Também vi pouco do programa, mas gostei do que vi. A final foi mesmo decepcionante, Sérgio. Em certos momentos, a atração me fazia lembrar do The Voice.

MARILENE disse...

Sergio, não consigo ver o programa do Faustão. Aos domingos, é tudo desastroso na televisão (rss). Lendo sua postagem, me lembrei da "Dança dos Famosos", que já vi e gostei. Bjs.

Vera Lúcia disse...


Cheguei a assistir uns dois programas. Achei o formato bem interessante. É bom ver novos talentos se projetando na esfera musical. Sempre ocorre injustiças nesse tipo de competição, mas acaba sendo uma oportunidade para os participantes.

Abraço.

Sérgio Santos disse...

Ivete e Luan foram jurados mt ruins msm, Douglas.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu tb achei um absurdo a Naíma ter sido eliminada, Olivia....

Sérgio Santos disse...

Frustrante mesmo, Elaine.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica!

Sérgio Santos disse...

Mta gente reclamou, Pamela. bj

Sérgio Santos disse...

O quadro foi bom, mas a final decepcionou mt, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Naíma e Barbara Dias foram minhas preferidas, Tiago.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Truque Vip era horrível, Ed. Mas esse quadro foi bom mesmo, pena que o resultado da final tenha sido tão decepcionante. abçs

Sérgio Santos disse...

O Faustão tava precisando mesmo, Felis. E a Ana Carolina foi a melhor jurada mesmo. abçs

Sérgio Santos disse...

Isso é, Elvira, lembra um pouco mesmo. Mas é um formato mais diferente.

Sérgio Santos disse...

Dança dos Famosos é o quadro que mais faz sucesso no Domingão, Marilene. bjs

Sérgio Santos disse...

Isso é, Vera, foi uma boa oportunidade. bjs

Unknown disse...

Nós telespectadores ainda nos iludimos com este tipo de showzinho da globo. Não é que a Ivete e Luan são péssimos jurados, simplesmente já se tinha o ganhador do quadro "carta marcada", se elimina os grandes potenciais para facilitar no último duelo. Como explicar a vitória do Felipe Duran quando foi votado para ser eliminado pelo voto em todas as canções, mas o Faustão nos fez o favor de explicar na final do quadro "o Felipe Duran é compositor das musicas de Zezé de Camargo...", pelo voto popular ele teria sido eliminado na primeira música. o que falar da Bárbara que mostrou ser o grande potencia para ganhar este quadro e a Ester aplaudida de pé pelo público e foi votada para ser eliminada...tudo manipulado: se elimina a Ester para não ficar tão descarado a "carta marcada Jefferson" contra a Ester ficaria muito evidente. COMO SEMPRE UMA VERGONHA, TEMOS ROUBO EM TUDO...NÃO SÓ NA NOSSA POLÍTICA. GLOBO SEM VERGONHA, CORRUPTA.

Sérgio Santos disse...

Micarla, Naíma e Barbara mereciam mt mais mesmo.

Unknown disse...

Cara, ali era a final e os melhores escolhidos por quem vota estavam ali.Agora vocês falam de algum candidato por que gostam dele; assim como uma pessoa gosta de um artista e a outra... não consegue ouvir uma musica se quer. Tecnicamente falando todos os jurados que estiveram ali são ruins, pois todos eles ressaltaram a afinação e a mobilidade é outra história. A Naíma canta muito, no entanto se cantasse as notas da musica ao invés de inventa nota aguda (gritando) onde não tem teria ficado. A Barbara me pareceu um clone da personagem do filme, o problema foi que a banda mudou o arranjo musical até mesmo cortando estrofes da musica e ela lá imaginando a sena do filme enquanto o arranjo pedia outra coisa. Luan Santana e a Ivete prestaram atenção na parte técnica e não em quem grita mais.

Unknown disse...

Isso ai já questão de gosto, eu não achava que a Naíma era a melhor, inclusive preferia o Jeferson do que ela, a voz dela é bonita mas as vezes é um pouco irritante, todos os finalistas cantavam bem, já uma questão de gosto quem cada um queria que ganhasse, eu estava torcendo para o Kiell Cavalcanti, pq pra mim ele tinha a voz mais bonita, me agradou mais que os outros...

Unknown disse...

É como disseram, uma questão de gosto. Sinceramente não gostei dessa final, Kiell estava infinitamente melhor (o que era aquelas voz de cabrita do Jefferson?? Pelo amor!!). Pra mim, o Kiell era o melhor dali, sem dúvidas.A Esther era a única que possuia nível pra enfrenta-lo na final. A Naima tinha uma voz bonita, mas irritante, ela gritava muito. A Bárbara tbm cantava, mas n o suficiente. Da parte do Jefferson sim, mas sinceramente n posso ver como n gostaram do Kiell! Pelo amor, era só ter ouvidos pra perceber q ele era o que tinha mais técnica, e o segundo timbre, só perdendo pra Esther!
E nego, Ivete e Luan n foram más jurados, as duas n cantaram bem na final msm n! A única injustiça msm foi Kiell ter perdido - canta demais o homi, putz! -, e a Esther n ter estado na final!

Unknown disse...

É como disseram, uma questão de gosto. Sinceramente não gostei dessa final, Kiell estava infinitamente melhor (o que era aquelas voz de cabrita do Jefferson?? Pelo amor!!). Pra mim, o Kiell era o melhor dali, sem dúvidas.A Esther era a única que possuia nível pra enfrenta-lo na final. A Naima tinha uma voz bonita, mas irritante, ela gritava muito. A Bárbara tbm cantava, mas n o suficiente. Da parte do Jefferson sim, mas sinceramente n posso ver como n gostaram do Kiell! Pelo amor, era só ter ouvidos pra perceber q ele era o que tinha mais técnica, e o segundo timbre, só perdendo pra Esther!
E nego, Ivete e Luan n foram más jurados, as duas n cantaram bem na final msm n! A única injustiça msm foi Kiell ter perdido - canta demais o homi, putz! -, e a Esther n ter estado na final!