quarta-feira, 8 de abril de 2015

"Big Brother Brasil 15" não foi o 'melhor BBB de todos os tempos'

As chamadas da décima quinta edição do reality mais popular do país prometia o 'melhor BBB de todos os tempos'. E a seleção dos participantes animou bastante justamente por ter fugido dos esteriótipos de todo ano. Claro que tinham os sarados e as belas, como ocorre sempre, mas desta vez havia um time bem mais heterogêneo. Entretanto, o "Big Brother Brasil" chegou ao fim com uma final que beirou o mais do mesmo e a temporada de 2015 deixou a desejar.


Logo nas primeiras semanas, a casa se dividiu em dois grupos e a rivalidade entre os participantes movimentou bem o jogo, que ficou bastante interessante. Vale destacar que esta situação ocorreu de forma espontânea, ou seja, não foi necessário a produção interferir com provas para provocar brigas ou algo do tipo. As inimizades e alianças surgiram rapidamente e deixaram a competição tensa, proporcionando bons momentos no reality.

Mas a direção de Rodrigo Dourado decepcionou. O diretor e sua equipe não conduziram bem o programa, que muitas vezes ficou tedioso ----- tanto que perto das semanas finais, Boninho voltou para assumir o comando. As alterações feitas não funcionaram, como por exemplo, colocar a tradicional festa dos sábados às sextas.
Uma troca que em nada interferiu na dinâmica da atração e apenas prejudicou o público que assiste 24 horas. O sábado virou um dia morto, principalmente para o telespectador que assina o Pay Per View, e a sexta deixou de ser o Dia do Big Fone.

Aliás, o temido telefone mal tocou nesta edição. Foram apenas duas vezes. Uma colocando quem atendeu no paredão (no caso Luan) e a outra para obrigar a pessoa a colocar outro participante no grupo Tá com Nada (uma bobagem). E a ausência de um dos principais protagonistas do BBB foi um dos maiores erros. Além de exterminar um ótimo foco de tensão e competitividade, ainda prejudicou o andamento do jogo, já que um paredão triplo impediria a final antecipada formada pelos favoritos Mariza e Cézar, que aniquilou a reta final.

A décima quinta edição foi classificada como a da 'volta às origens' e exemplificaria esta característica nas provas, pois reproduziriam as mais emblemáticas das edições passadas. Mas não foi o que foi visto. Muitas provas foram repetidas mesmo, entretanto, poucas escolhidas podem ser classificadas como marcantes. E ao voltar aos 'velhos tempos', a produção pecou quando eliminou o Jogo da Discórdia das segundas-feiras. Querendo ou não, era um bom foco de conflitos que movimentava o programa.

Pelo menos, como já foi mencionado, acertaram na seleção dos participantes, bem mais variados. É de se lamentar, apenas, que o público não tenha valorizado a atitude, uma vez que preferiu eliminar Mariza e Adrilles (a melhor dupla desta edição) ao invés de Cézar, um participante que copiou o estilo caubói puro e de coração bom, conseguindo conquistar parte dos telespectadores com este enredo nada criativo. Amanda, outra finalista, fez a linha 'mulher rejeitada e sofrida' (outro tipo já visto em várias edições), conseguindo também conquistar fãs.

Angélica, Tamires (que, infelizmente, desistiu do programa depois de uma noite de bebedeira nada agradável), Marco, Fran e Talita foram outros perfis que tiraram a atração do lugar-comum, enquanto Fernando, Aline, Douglas, Luan e Rafael ficaram no time das figuras já vistas em outros anos. E foi possível constatar as personalidades e características que fugiram da mesmice e as que mantiveram o padrão nos clipes apresentados na final ----- que contou com um show de Paula Fernandes, Michel Teló e Daniel, já deixando claro o favoritismo do caipira que ama música sertaneja.

A audiência desta edição, aliás, foi maior que a do ano passado, mostrando que o reality ainda tem fôlego para mais temporadas ----- até porque o faturamento comercial segue bastante vantajoso para a emissora. E no último programa, exibido nesta terça (07/04), Cézar Lima foi consagrado campeão com 65%, comprovando que a única pessoa que poderia vencê-lo era mesmo a Mariza, uma das gratas surpresas desta seleção de participantes.

O "Big Brother Brasil" 15 pode ser considerado melhor que o de 2014, que foi uma imensa decepção; entretanto, passou longe de ser classificado como o 'melhor BBB de todos os tempos'. O time mais variado foi válido, porém, algumas mudanças no desenvolvimento do programa deixaram a desejar e a sensação de que a edição poderia ter rendido muito mais foi claramente sentida. Resta torcer para que o próximo seja melhor. Afinal, ano que vem tem mais.

54 comentários:

Raíssa disse...

Premiaram um jeca dissimulado que ficou na final com uma mulher sem um pingo de orgulho. Concordo que essa edição tinha tudo pra ser ótima mas a produção não colaborou e o público novamente votou mal. Mariza e Adrilles mereciam estar na final e até o Bial torcer por eles. Decepção.

Anônimo disse...

MARIZA CAMPEÃ MORAL!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tamires Peloso a PROTAGONISTA DO BBB15.

César disse...

Vergonha de ter esse campeão como meu xará. Ganhou mais um caubói ignorante. O povo não cansa das mesmas coisas??? Vou me inscrever na próxima edição, levar um chapéu e falar caipirês porque sei que assim ganho. O povo é burro. Não que essa Amanda merecesse, mas ao menos Mariza, Adrilles, Angélica ou Tamires...

Anônimo disse...

Mariza merecia ganhar mas o povo preferiu o Cezar pq ama ser feito de idiota. Basta ver nossos políticos.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,na minha opinião,o Cezar não ganhou o BBB ontem não.ele ganhou no paredão contra a Mariza,que foi uma´´Final Antecipada´´.

Lorena disse...

Torci por Mariza e Adrilles mas a final foi com Amanda e Cesar, dois sujeitos nojentos. Decepção.

Gabriel disse...

A edição no geral foi legal de assistir mas o final foi desastroso o povo que votou para o César ficar na casa ao invés de Mariza (que até Bial confessou no vídeo show simpatizar mt com ela s2) mereciam ouvir um discurso de 24hs de vencedor da edição de uma das piores finais que já vi.
Mas deixo meus parabéns a edição do programa que deixa até as piores edições boas nesses clubes que passam nas finais é impressionante.

Anônimo disse...

Vc falou mt bem sobre o Big Fone, só tocou duas vezes e isso destruiu o jogo. Principalmente antecipando a final Mariza X Cezar.

Anônimo disse...

Não foi mesmo!

Karina disse...

Oi Sérgio
Até o Bial se decepcionou com o BBB15 isso tava nítido.

Anônimo disse...

Se não fosse A MESMA PESSOA comentando varias vezes esse post tinha uns dois ou três comentários ate agora, ou seja, nem aqui no blog do maior puxa saco da globo da historia esse tal de bbb tem publico. Cafona, ultrapassado, fake... esse "reality" já deu o que tinha que dar e há muito tempo!

Quércia N. disse...

Eu torci pro Cezar então adorei a final. Só que o melhor de todos os tempos será sempre o BBB5 e nem tem como outro superar.

Olívia Barcelos disse...

UM BBB QUE TINHA TUDO PRA SER O MELHOR MESMO PORQUE A SELEÇÃO FOI ÓTIMA. MAS O PÚBLICO NÃO SOUBE VOTAR E A PRODUÇÃO NÃO SOUBE CONDUZIR O JOGO.FALTOU FALAR DAS PROVAS DO ANJO QUE FORAM HORRÍVEIS!

Yasmin disse...

Ao contrário de você, Sérgio, não achei a seleção deste ano boa não. Porque tirando Mariza e Adrilles, tínhamos o que? Eu vi um bando de gente baixa e sem um pingo de educação, principalmente aquela Talita e o namoradinho mimado dela. E prometeram repetir provas marcantes mas de marcante eu não vi nenhuma. O Big Fone eu também não sei porque teve já que nem tocou. Aquelas duas vezes foram tão tolas que nem considero como toque. O Bial mesmo disse na final que O BBB15 foi o melhor BBB15 de todos os tempos, fazendo uma ironia a essa tal promessa das chamadas. Nem ele achou o melhor.

Anônimo disse...

vamos lá, essa edição, foi podre, a maioria das pessoas dentro dessa cara foram nojentas, tinhamos a burra da franciele, que faz um video chamada revelando o proprio jogo e acha q vai ganhar um milhão e meio com isso, depois bota a culpa do marco, ou seja, ela faz a merda, e a culpa é do outro, tivemos o douglas que dispensa comentarios, tivemos o marco, que formou umm grupo e coordenou o grupo pra votar em quem ele queria, foi com o fernando numa epoca em q o fernando era bem visto um pouco, depois saiu a aline, que só servia pra ser a putinha do fernando, só transava com ele, falava "aham" e mais nada, por mais que a amanda merecesse sair, deu pra entender a saida dela, ela nao fazia nada, depois teve a angelica, que mandava na tamires e na amanda, manipuladora, depois q saiu se fez de santa q só joga as coisas na cara, a "autentica", depois teve a saida da talita, que por mais vc gosta dela, ela é uma idiota, perseguiu a mariza o bbb todo, sem nenhum motivo(segundo ela só pq a mariza é chata, como se isso fosse motivo pra fazer oq ela fez), fez drama o tempo todo, agiu como uma criança imatura e inconsequente, alem de destruir a amizade do namorado com a mariza e mandar nele como um cachorrinho, depois q saiu, falou mal da mariza no chat, se fez de vitima, todo mundo ficou falando que ela saiu pq transou sem camisinha, mais nós sabemos o pq ne? depois saiu o luan que só roubou e fez merda o bbb todo, alem de falar tanta asneiras, uma vez eu vi eele falando online com o adrilles e o fernando sobre o bullying q ele praticava na escola, ELE É NOJENTO, acha graça no sofrimento do outro, depois saiu o rafael q nao passa de um mauricinho mimado que não assume os proprios erros, falou mal de todos os amigos da casa pelas costas, nao falou nada na cara, chingou a andressa de vaca quando ela passou por lá(tanto é que ela deu uma entrevista chamando ele de falso), nao assumiu q errou com a tamires, foi sim uma das causas da saida dela, um covarde, um rato, ficou se encostando em todo mundo pra nao ir no paredão, mais no final foi, falava q queria fugir do paredão sempre, nao era homem nem pra enfrentar paredão,alem de ser um bichinho da talita, ou seja, um bosta, dai teve tbm a desistencia da tamires, q na boa? era muito idiota, ela era uma planta, nao fazia nada na casa, nao participava de nada, falava mal do fernando com a amanda e angelica, falava mal do adrilles(depois aqui fora veio pagar de amiga dele, mais la dentro disse q tinha nojo dele), nunca falou nada na cara, enfim, igual as amigas,depois teve a saida da mariza q foi armação do fernando, mais tbm por burrice do adrilles q poderia ter votado no fernando e a mariza ia com ele, depois teve a saida do proprio adrilles q se excluiu do jogo votando no cezar, depois teve o fernando, que conseguiu o terceiro lugar sendo o maior filho da puta desse bbb, quando a aline saiu, ele era forte no programa, ele achava q amanda e tamires eram fortes, ja q elas ali, alem de angelica e luan eram as unicas q votariam nele, ele deixou a mariza de lado e chamou as duas pro cinema, quis conquista-las, ele sabia q a angelica sairia no proximo paredão, oq sobraria o luan pra votar nele, com isso ele ficou intocavel, depois ele foi excluindo adrilles e mariza e se aproximando de amanda e rafael, querendo chegar os tres na final, o rafael saiu, dai ele começou a manipular a amanda para botar os dois ex aliados dele, ele fez tudo isso pra chegar no terceiro lugar, e conseguiu, foi um nojo esse cara, ele ainda se aproveitou da amanda pra brincar com ela, e a idiota caiu na dele, engraçado q agora q ela está rica, ela nao ta querendo muito saber dele, assim como ele nao quer saber dela, enfim ne?? esse bbb pra mim foi um nojo, nunca vi tanta nojeira, o bbb me mostra oq existe pior no ser humano, que é a falsidade, a mentira, desonestidade, a manipulação, foi um nojo esse bbb, alem de algumas coisas que poderiam ser diferente(cont)

Anônimo disse...

algumas coisas poderiam ser diferente, como esse negocio de ta com tudo ou ta com nada, pra mim, todos ali deveriam ter o direito de comer tudo que pudesse, nao gostei muito dessa divisão, teve esse lider sem imunidade, gostava mais quando tinha imunidade, big fone foi inutil nessa edição e no final musica sertaneja, nao gosto de musica sertaneja, enfim, teve varias coisas q eu nao gostei, falando agora dos participantes de novo, a amanda, ela ficou o programa todo chorando e falando do fernando, falou mal varias vezes da aline depois mentiu q nao falou, combinou votos entre outras coisas, agora o cezar, oq ele fez? nada demais, ficou na dele, nao combinou voto, contou uma historia triste, pois um chapeu de caubói, conversou com a estatua, só isso, na vdd nao, ele tbm falou mal da mariza pelas costas, do marco pelas costas(quando o marco tava na casa), falou mal do fernando pelas costas, do rafael pelas costas, ate do luan ele falou, enfim, nunca falou nada na cara, e o publico elegeu ele como campeão, agora mariza e adrilles? que fizeram a gente ri o programa todo? que trouxeram conteudos pro bbb? que sofreram na mão desse bando de nojentos q passou por ali? esses ai o publico tira, enfim, ano que vem virá um monte de cezar, pode esperar, mais saiba de uma coisa, eu nao assistirei ano que vem, tinha parado em 2010, voltei a ver no final do ano passado, q chegaram na final aquelas tres deprimentes, e depois desse final? só me mostra que no brasil, só ganha quem mente, engana e manipula, boa sorte pra vc assistindo ano q vem

Anônimo disse...

mais um adendo, a globo fez uma grande besteira tirando a participação dos brothers no faustão, era lá que eles enfrentavam a verdade do publico, os programas no mais voce, ficaram muito ruim, todos foram bajulados, nenhum foi exposto as merdas que fizeram, alem do chat tbm poupar muitos deles, enfim, esse bbb foi muito longe de ser o melhor, muitos deles vao ficar como coitadinhos e a maioria até agora nao assumiu seus erros, inventam desculpas para sua saida

Pamela Sensato disse...

Eu não entendo porque tem esse programa ainda kkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos;)
* Blog da Pâm

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
De todos os BBBs, esse foi o que mais assisti, apesar de não ser telespectadora do programa. Do que eu gostava mais de ver eram as conversas e brincadeiras do Adrilles com a Mariza.
Venceu o mais chato, esquisito e chorão. Credo!
Beijus,

Anônimo disse...

Gostei foi da entrevista do Boni na Gazeta a um repórter que perguntou se ele sente vontade de voltar pra globo e ele foi curto "dou graças a Deus de não estar lá, a globo de hoje não é mais a mesma". A-D-O-R-E-I. E também voltou a tocar no assunto das manipulações que acontecem lá dentro, respondendo a uma pergunta do Ronnie Von no programa Todo Seu da Gazeta. E sem contar uma vez que ele perguntou ao Bial se ele assistia a porcaria do big brother já que ele(Bial) disse que a TV tá cheia de porcarias. Sou fã do Boni, depois que saiu da globo essa emissora virou uma lata de LIXO.

Clau disse...

Oi Sérgio \o/
Sério que ano que vem tem mais BBB?!?
Eu pensei que esta atração estivesse desgastada,
e a Globo fosse inventar algum programa mais criativo.
Mas se o faturamento comercial foi bom para a emissora,
não vão querer extinguir o reality...
Bom, se vai ter mais, é porque ainda tem público né?
Beijos :)

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Na verdade, achei esta edição do BBB a pior de todos os tempos. Não havia ninguém carismático por lá. Creio que a produção falhou até na seleção dos candidatos. Cheguei até a pensar que a audiência estava menor do que a do ano passado e que a Globo poderia estar tendo prejuízo com esta edição. Os resultados dos paredões eram muito previsíveis e sem emoção. Lamentei por Mariza e Adrilles, que mereciam ter chegado até a final. Não vi mérito na vitória do Cézar, que pouco atuou e se mostrou durante o reality.
Enfim, espero que o BBB-16 seja mais interessante.

Beijo.

Unknown disse...

Oi Sergio, saudades...

Primeiramente, gostei da ideia de voltar as origens, porem essa questão de o líder não ter imunidade, tornou o programa bastante insosso, mesmo ele ganhando os dez mil reais.

Por outro lado, a escolha dos participantes foi decepcionante. Nem mesmo Mariza me encantou. Já na reta final, fui tomando afeição pelo Cézar. Apesar de clichê, diferente dos outros caubois vencedores, Cézar era realmente inicente e autêntico. Mesmo fora das câmeras ao vivo, ele tinha um so comportamento e por isso mereceu de longe o prêmio, com meu voto, inclusive. Fiquei muito emocionado com a vitória dele na última prova do líder , depois de ele nao ter ganhado nenhuma. Foi mega emocionante.

Quanto ao melhor BBB de todos os tempos, fico entre o BBB5 E O BBB7. Qual deles foi melhor, em sua opinião, Sérgio?

Unknown disse...

O BBB 15 não foi o melhor de todos os tempos mesmo. Isso por culpa da produção, que deixou a desejar, tirando o joguinho da discórdia de segunda, deixando os participantes dormirem o dia todo sem ter nada pra fazer, as provas também não foram as melhores. E o pior de tudo foi quando eles não fizeram nada pra impedir o paredão entre Cezar e Mariza, pois todos sabiam que eles eram os preferidos do público. Deveriam ter tocado o big fone, e formado o paredão triplo, e teriam evitado a final antecipada. O big fone que era uma coisa super legal no jogo, ficou só enfeitando o jardim.
Nessa edição demorei gostar de alguém, mas depois me encantei com a Mariza, e fiquei impressionada com a leitura de jogo que ela fez. Também gostei do Adrilles e e da Tamires e só.
A final foi totalmente sem graça e sem emoção. Não sei o que o povo viu nesse Cezar, um cara que não se apegou a ninguém era ele com ele mesmo. Bjsss

Maxxi disse...

Obs. O K . Fer.a eh o mesmo Maxxi, sou eu, viu, Sergio. Abraçao.

Filha do Rei disse...

É, não foi mesmo o melhor. Muitos se perderam,outros esqueceram o jogo.

Anônimo disse...

Nada a comentar sobre esse lixo de programa. Sergio, você leu que em alguns estados o ibope de Os Dez Mandamentos já ganha de Babilonia, sei que os horários não competem mas digo em números. E por falar em competir quando os minutos finais da novela da Record bate com o primeiro bloco da novelinha da globo há quase um empate no RJ e em SP, ou seja, a coisa tá feia mesmo pra emissora do projac. Sem contar que a globo ficou em segundo neste domingo, único dia em que nunca perdia. E o vídeo show, como previ, já caiu de novo no ibope. Só mudar apresentador não adianta, quem quer ver bastidores de babilônia? NINGUEM!

Sérgio Santos disse...

Pena mesmo, Raíssa.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anônimo, Mariza foi minha campeã.

Sérgio Santos disse...

Gostei da Tamires, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É triste, César...

Sérgio Santos disse...

Fato, Matheus, a final foi Cézar X Mariza.

Sérgio Santos disse...

Eu tb torci por Madrilles, Lorena!

Sérgio Santos disse...

Gabriel, tb gostei de ver o Bial declarar sua torcida pela Mariza. Compreendo ele. rs abçs

Sérgio Santos disse...

O Big Fone só ter tocado duas vezes foi um absurdo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é.

Sérgio Santos disse...

Verdade, karina!

Sérgio Santos disse...

Quércia, pra mim os melhores foram o 5, o 7, o 9, o 10, o 11 e o 13.

Sérgio Santos disse...

Pena, Olívia.

Sérgio Santos disse...

Yasmin, eu achei a seleção boa pq fugiram dos esteriótipos, embora tenham mantida alguns, claro. Mas a edição deixou a desejar mesmo, pena. Talita foi uma decepção pq torci por ela e depois ela se mostrou outra pessoa.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, gostei do seu desabafo. Botou tudo pra fora e eu concordo com grande parte, até pqc torci por Mariza e Adrilles. Talita eu gostava, mas já tinha me decepcionado e depois daquela maratona, aí que morreu de vez. E tb nunca entenderei a eliminação de Mariza e Adrilles pra Cézar ganhar...

Sérgio Santos disse...

Ah, anonimo, isso eu acho que foi o próprio Faustão que pediu pq ele nunca via nada msm e sempre ficava boiando... Acho, não tenho certeza.

Sérgio Santos disse...

Pq dá lucro, Pamela. rs bjsssss

Sérgio Santos disse...

As conversas de Mariza e Adrilles eram maravilhosas, né Luma? Tb adorava. Ganhou a caricatura. bjs

Sérgio Santos disse...

A lata de lixo ainda tem a melhor programação entre os canais abertos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Terão mts ainda, Clau. Dá lucro, preenche espaço na grade para os demais programas entrarem de férias e ainda dá uma audiência considerável. bjs

Sérgio Santos disse...

Entendo perfeitamente, Vera, e tb lamento mt por Mariza e Adrilles.

Sérgio Santos disse...

Oi Maxxi! Tava sumido! Desculpe a demora em responder. Pra mim o melhor de todos foi o 5, seguido pelo 7. Mas tb adorei o 9, 10, 11 e 13. Eu achava o Cézar uma caricatura e achei assustador não ter tido um laço sequer com alguém. Mas depois que Mariza e Adrilles saíram, preferi que ele ganhasse pq os outros dois eram tristes...abraços!

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Juliana, assino embaixo. bjs

Sérgio Santos disse...

Verdade, Cleu.

Sérgio Santos disse...

Não li não, anônimo, mas se ganha de Babilônia tinha que ganhar do JN pq a novela concorre com ele.

Anônimo disse...

Sergio, vou aproveitar minha passada por aqui para comentar o BbB15 tambem.
Pra mim, foi.uma edicao detestavel, proxima do 6 e 8. Alias, achei bem proxima do nao menos fraco 12: comecou forte, com grupos se odiando, mas caiu de ritmo e virou uma colonia de ferias a partir da eliminacao dos polemicos.

Como fa de jogo e estrategia, achei o da edicao 15 dos mais pobres. Talvez, por terem caido Fran e Marco no inicio. Perdemos os perfis de jogadores, ficamos com gente pouco capaz de movimentar as pecas. E ai se apostou em um triangulo chatissimo, com gente pouco interessante.

Faltaram boas historias e bons participantes ao BBB15. Um elenco mais gente como a gente nao e garantia de sucesso. E a audiencia so nao foi um fracasso pq herdou os numeros de "Imperio". Tivesse substituido "Babilonia", a Globo estaria cortando duplamente os pulso. Rs. Neste sentido, o 15 teve mais sorte que o 14, exibido em sua maioria apos "Em Familia". No conteudo, porem, o 14 foi bem superior, com um jogo e historia muito mais interessantes.

Beijos, Vanessa.

Anônimo disse...

Das edicoes que menos gostei, o BBb15 se junta facil ao 6, 8 e 12.

E passa bem longe do 7, 9, 10, 11 e 14, as minhas preferidas. ;))

Seria um sonho o BBb All Stars no 16. ;)) Vc poderia fazer a selecao de quem merecia o All stars, ne? Rs.

Beijos, Vanessa.