quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cláudia Raia se destaca merecidamente em "Alto Astral"

Logo na estreia de "Alto Astral", foi possível prever que Cláudia Raia roubaria a cena. Com a novela entrando em sua reta final, pode-se confirmar com tranquilidade o acerto desta previsão. Samantha Paranormal foi escrita sob medida para a atriz e virou o principal alívio cômico do folhetim, escrito por Daniel Ortiz e dirigido por Jorge Fernando.


A personagem é uma vidente que usa seus dons mediúnicos para ganhar dinheiro. Assim como Caíque (Sérgio Guizé), ela também tem o dom de falar com espíritos; entretanto, ao contrário dele, não os vê, apenas escuta. Passou um bom tempo sem contato com o 'outro lado da vida' justamente por ter usado esta capacidade para obter lucro. Mas a chegada de Morgana (Simone Gutierrez), mais conhecida como A Voz, fez com que este dom da picareta retornasse.

Samantha é um perfil caricato e Cláudia está completamente à vontade na pele desta ambiciosa mulher, que mescla vilania e comicidade. A atriz imprimiu um tom exagerado, perfeitamente cabível neste tipo de papel, e, com o tempo, aperfeiçoou o jeito de falar da personagem com competência. Um dos acertos colocados no perfil foi a entonação do verbo saber, que quase sempre é inserido por ela a cada fim de frase ("Saaaaaabe").
Este bordão, inclusive, nem aparecia no começo da trama. Surgiu de forma inusitada algumas vezes e ficou mais frequente com o passar dos capítulos, até virar uma das principais marcas da vidente.

O tipo é muito bem escrito por Daniel Ortiz, que conta com a supervisão do Silvio de Abreu, um autor que já trabalhou com Cláudia inúmeras vezes. É difícil imaginar outra atriz interpretando esta maluca e o destaque de Samantha se deve muito ao talento da intérprete, que sempre dominou a comédia com maestria ----- vide "Sassaricando" (onde viveu a inesquecível Tancinha), "TV Pirata" (Tonhão entre outros), "Deus nos Acuda" (Maria Escandalosa), "O Beijo do Vampiro" (Mina), "Belíssima" (Safira) e "Ti Ti Ti" (Jaqueline).

Além do bom desempenho de Cláudia Raia, é preciso elogiar ainda a boa parceria com seus colegas de cena. A dupla formada com o estreante Conrado Caputo, que interpreta o atrapalhado Pepito, deu muito certo e funcionou logo na primeira cena. O mesmo vale para a dupla formada com Simone Gutierrez, que vive Morgana, um espírito que funciona como uma espécie de capetinha. A atriz tem plena sintonia com os dois. Vale elogiar ainda as boas sequências feitas com Sérgio Guizé, Alejandro Claveaux (César, o irmão), Maitê Proença (Kitty, a irmã que a humilha) e Marilu Bueno (a mãe vigarista).

Vale destacar ainda os impagáveis momentos vividos pela paranormal, ao lado de seu fiel companheiro, no Reino Árabe do Sul, local onde ficou 'aprisionada' por algum tempo, chegando a se casar com um sultão (vivido por Igor Rickli). A inusitada situação permitiu uma sucessão de metalinguagens (principalmente a respeito das novelas de Glória Perez) e cenas muito engraçadas. Foi um dos vários grandes momentos da atriz na novela.

Cláudia Raia merecia mesmo uma boa personagem depois da forte rejeição que sofreu na problemática "Salve Jorge", onde interpretou a vilã Lívia Marine. Completando 30 anos de carreira em 2015, a atriz ganhou um ótimo papel de Silvio de Abreu e Daniel Ortiz em "Alto Astral" e o resultado desta acertada escalação é este grande destaque que a vidente atrapalhada tem na trama, sendo, inclusive, uma das explicações para o título da novela das sete.

47 comentários:

Felipe disse...

Samantha é uma ótima personagem cômica e nem considero ela vilã, é só picareta. Silvio de Abreu sempre a presenteia com bons papéis e li que ele fará o texto da peça dela que comemorará os seus 30 anos de carreira.

William O. disse...

Nem me lembrava mais daquela Livia que matava os outros com seringadas. Vilã que virou uma coisa ridícula e debochada por todos.Acho Samantha uma personagem muito exagerada e nem vejo graça pra ser bem sincero, mas é inegável o bom momento profissional que ela vive.

Fernanda disse...

Não tenho acompanhado muito essa novela mas é bem feitinha e tenho acompanhado que está dando mais audiência que Babilônia. Uma novela das sete dar mais que a das nove é raridade. E do que vejo eu concordo que a Cláudia está com um destaque merecido embora ache Samantha over.

Andressa Mattos M. disse...

Sérgio, tenho acompanhado assiduamente Sete Vidas e quando dá Malhação que estão ótimas. Essa eu vejo de vez em quando e é bem melhor que a anterior. Sobre a Cláudia Raia, sempre achei que a comicidade era o seu maior talento. Nunca me convenceu no drama nem em A Favorita na época da Donatela. Agora ela está com um perfil adequado a sua linguagem.

Kauê disse...

Em pensar que de inicio esse personagem era pra ser da Mônica Iozzi (embora esteja mt bem como Cidinha/Scarlett) não consigo vê-la nesse papel. Samantha tinha que ser da Claudia Raia que esta ótima e merecia um tipo como esse depois da rejeição da vilã Lívia naquela novela. Acredito que na TV seu maior trunfo é a comédia, ela domina com maestria. Conrado Caputo esta em ótima sintonia com Claudia, os dois são responsáveis por momentos hilários na trama. Simone Gutiérrez tbm merece menção pela parceria em cena com Cláudia Raia. Samantha veio em um bom momento!!!

Anônimo disse...

Acho essa novela tão boa mas acho essa personagem cansativa.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Acredita que de vez em quando me vejo detonando aquele saaaabe-rsrs.
Acho a Cláudia Raia perfeita para sua personagem. Nem considero Samantha uma vilã, mas uma 'sem noção' muito divertida. Sem dúvida, Cláudia Raia merece o destaque que está tendo na novela, que estou gostando muito de assistir.

Grande abraço.

Sabrina disse...

A única vez que Cláudia se saiu bem em um tipo dramático foi com a Donatela de A Favorita. O resto ela errou feio. Agora está na sua zona de conforto que é a comédia e não me surpreende seu destaque mas não vejo muito essa novela.

Anônimo disse...

As poucas vezes que assisti essa novela achei a personagem bem chata e a atriz bem over. Acho que esses veteranos fazem novelas hoje em dia pra pagar as contas, são todas tããão ruinzinhas...

Joana Figueiredo disse...

Cláudia é uma das melhores atrizes de sua geração pra mim e não concordo com as críticas ao seu desempenho no drama. E em Alto Astral ela tem recebido o valor que merece!

Anônimo disse...

Samantha não é vilã. Ela é uma ótima personagem e achei ótimo ela ter parado de ficar no pé do Caique. Aquilo já estava ficando cansativo. E a personagem merecia mais.

Karen disse...

Me divirto com Samantha e amo Cláudia Raia. A novela é muito melhor que a anterior.

Italo disse...

Não vejo outra atriz vivendo a Samantha, tinha que ser ela. Concordo com o seu texto em gênero, número e grau! Abraço.

Anônimo disse...

A CLAUDIA PRA MIM É ATRIZ DE UM PERSONAGEM SÓ!

Paty Michele disse...

Sérgio, querido, saudade daqui. Hj tirei um tempinho pra blogar.
Olha no começo achei a Samantha chaaaaata, mas não é que ela caiu no gosto do povo?

Que bom, sorte pra Cláudia, mais um personagem marcante.

bjs

Carlos disse...

Quantas novelas chatas, ainda bem que parei de acompanhar a globo faz séculos!

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,naquele comentário meu sobre a Larissa Manoela, o Selton Mello q atuou e dirigiu a Larissa no filme´´O Palhaço´´disse q ela é a atriz mirim mais completa do Brasil hoje.
OBS:o clipe da música ´´Fugir Agora´´ do Álbum´´Com Você´´q a Larissa lançou no ano passado já bateu 2.700.000 visuaizações,só 100.000 na semana do lançamento.
e aí,Sérgio,vc concorda com o q disse Selton Mello?

MARILENE disse...

Sergio, ela precisava, de fato, de um papel que apagasse a Lívia Marine.
Está muito bem na novela e faz comédia com naturalidade. Estou acompanhando Alto Astral e gosto. Bjs.

Karina disse...

Oi Sérgio!
Claudia estava merecendo um papel como esse ela ta sensacional! Você viu que ja começaram as chamadas de I Love Paraisópolis? #MEDO rs

Lulu on the sky disse...

Claudia Raia é muito divertida fazendo humor.
Tenha um bom final de semana.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Filha do Rei disse...

Ela me faz rir,está esplêndida neste papel :)

Gabriel Fonseca disse...

A Cláudia Raia está ótima de Samantha mesmo, mas como já disseram ela é atriz de um perfil só: comédia.O único perfil dramático em que ela se saiu bem foi em A Favorita, nos demais perfis dramáticos ela não convenceu.

Unknown disse...

Gosto da Samantha, não consigo imaginar a Mônica Iozzi como ela, esse papel é típico da Cláudia Raia. Achei bom a personagem ter ganhado ares próprios pois antes ela era muito presa ao Caíque. No início pensei que ela ficaria a trama toda tentando separar ele da Laura, mas ela ganhou rumos totalmente diferentes, ainda bem. A dupla com Pepito é ótima. Bom pra ela, pra apagar de vez a Lívia Flopini de Salve Jorge. Alto Astral é a melhor novela das 7 desde Sangue Bom.

Trilhamarupiara disse...

Eu gosto muito dela, e gostei mais depois que o autor mudou o foco da personagem dela, que no inicio ensaiou ser uma vilãzinha que atrapalharia o romance da Laura! Achei que a mudança de norte na trama e na personagem caiu melhor p ela!

Sérgio Santos disse...

É verdade, Felipe. Silvio adora ela! Ele até vai ser um dos responsáveis pelo espetáculo dela em comemoração aos 30 anos.

Sérgio Santos disse...

Aquela vilã virou piada mesmo, William. Mas que bom que a Samantha veio e no ano dos 30 anos de carreira dela.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Fernanda. E a novela é mt gostosa de se ver! =) bjs

Sérgio Santos disse...

Andressa, eu até gosto dela no drama tb. Ao contrário de mts, adorei a vilã dela em Torre de Babel e em A Favorita ela deu show. Mas a comédia é seu porto seguro mesmo. E Malhação e Sete Vidas estão excelentes mesmo. bj

Sérgio Santos disse...

Tb não consigo ver a Iozzi como Samantha, Kauê. A troca foi válida para as duas. E tb citei a ótima parceria que Claudia tem como a Simone e o Conrado.

Sérgio Santos disse...

Ela nem é vilã mesmo, Vera, é uma picareta ambiciosa. A Claudia tá mt bem. bj

Sérgio Santos disse...

Eu gostei em Torre de Babel, Sabrina, mas respeito sua opinião. Bjs

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Gosto da Claudia tb, Joana.

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Infinitamente melhor, Karen, nem se compara. bjs

Sérgio Santos disse...

Não vejo tb, Italo. Mt obrigado. Abçs!!!

Sérgio Santos disse...

Tem gente que acha isso msm, anonimo. Eu não.

Sérgio Santos disse...

Paty, há quanto tempo!!!!!! Que saudade de você! Bjão!!!!!!!

Sérgio Santos disse...

A das seis é um primor, Carlos.

Sérgio Santos disse...

Matheus, não sei se concordo pq temos boas atrizes mirins, mas ela é mt boa.

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, Marilene. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu vi, Karina. Que medo. Achei o clipe mt ruim. bjs

Sérgio Santos disse...

Boa semana, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Cléu.

Sérgio Santos disse...

Eu gostei dela em Torre de Babel, Gabriel, mas muita gente não curte a Claudia em tipo dramático mesmo. Na comédia ela se sai mt melhor, isso é fato. abç

Sérgio Santos disse...

Eu tb não consigo, Ed. E assino embaixo de todo o seu comentário. Mt bom.

Sérgio Santos disse...

Essa guinada foi mt positiva mesmo, Kellen. Ela cresceu mt. bjs