segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

"Hora Um" se torna uma ótima opção de telejornal para o início das manhãs

Com o intuito de aumentar a audiência da faixa, que andava em baixa com o "Globo Rural" ---- que agora passa a ir ao ar somente aos domingos ----, a Globo estreou o "Hora Um", no dia 1º de dezembro, das 5h da manhã às 6h. O novo telejornal da emissora tem uma hora de duração e seu principal objetivo, como o próprio slogan diz, é informar os brasileiros que estão acordando da vez mais cedo para trabalhar.


Apresentado por Monalisa Perrone, o telejornal faz um apanhado das notícias já exibidas nos jornais noturnos do dia anterior, mas apresenta também novas informações, além de cobrir o trânsito, muitas vezes ainda sem grandes engarrafamentos em virtude do horário. A âncora também lê as manchetes dos principais jornais do país, fazendo lembrar o que sempre costuma ocorrer nas rádios, com o locutor lendo para os ouvintes os assuntos do dia.

A repetição de notícias é uma das características do "Hora Um", até mesmo em virtude do tempo que fica no ar. A cada 15 ou 20 minutos, a jornalista noticia e faz um resumo rápido de tudo o que foi apresentado no jornal, sem esconder do público que aquilo já foi exibido.
Apesar de evidenciar uma falta de informações, esta situação é útil para o telespectador porque quem acompanha o jornalístico, provavelmente, está se arrumando para sair ou então preparando seu café. Além, claro, do fato de cada indivíduo ter um horário diferente para acordar.

Outro ponto positivo é a descontração de Monalisa Perrone que se mostrou completamente à vontade no comando do jornal. Sempre com um simpático sorriso no rosto, mas também sabendo ser séria quando preciso, a apresentadora não demonstrou um pingo de insegurança, mesmo o jornal sendo algo novo, tanto em sua vida profissional, quanto na programação da Globo. Ela, aliás, fez uma boa dupla com Maria Júlia Coutinho, que fala da previsão do tempo de forma informal.

E a estratégia da emissora deu certo. O jornal elevou a audiência da Globo em 85%. A estreia deu 4 pontos e os números seguiram neste mesmo patamar ao longo da semana, atingido até 5 pontos ----- antes a faixa obtinha no máximo 2 pontos e, nos últimos tempos, costumava perder para o SBT, que exibe a reprise do "Jornal do SBT". Vale ressaltar que além desta estreia, houve também uma alteração na grade matutina da líder: o "Bom Dia Local" e o "Bom Dia Brasil" tiveram seus respectivos tempos aumentados, deixando assim uma faixa com programas jornalísticos das 5 às 9h, quando começa o "Mais Você" (que antes iniciava às 8h40).

O "Hora Um da Notícia" foi uma útil e bem pensada ideia da Globo e a desenvoltura de Monalisa Perrone comprova que a emissora acertou quando a escolheu para ser a âncora do jornal. A audiência vem sendo bem satisfatória, mostrando que há, sim, público interessado em informações logo no amanhecer do dia.

28 comentários:

Gabriella disse...

Eu fui uma das que passaram a ver. Via o Notícias da Manhã do SBT pq detestava aquele Globo Rural mas agora vejo Hora Um. Amo a Monalisa.

Anônimo disse...

Não acordo a essa hora portanto não verei mas gravei uma edição pra dar uma conferida e concordo com o texto. É um jornal agradável. Bem produzido.

chica disse...

A essa hora estou com o rádio ligado, pois tenho que correr com a função do café pro netinho, escola, etc. mas acho uma boa ideia pra quem pode ver! abraços,linda semana,chica

Anônimo disse...

O que o SBT exibe no horário não é o Notícias da Manhã(começa às 06h), mas sim uma reprise do Jornal do SBT.

Rafael disse...

O jornal é mt bom e olha que não colocava fé. A Monalisa é bem carismática.

Ox disse...

Monalisa sempre foi uma das melhores jornalistas da globo e estava merecendo essa oportunidade. Ela só fazia bicos no Jornal Nacional e nos jornais locais. Até que enfim a Globo deu a ela a chance de brilhar. Está ótima no Hora Um e o jornal foi um acerto mesmo. Abraço.

Anônimo disse...

Grande jornalista em uma jornal que ficou mt interessante. Aquele Globo Rural já deu o que tinha que dar.

Uma Interessante Vida disse...

Pena que não dá para eu ver, mas imaginei que seria bom pelos anúncios... bjs

Letícia disse...

Boa noite meu caríssimo Sérgio,

Passei para te dá um oi... Serei bem realista, acordo as 6:20 e neste horário o "Hora Um" já acabou e não gosto de vê televisão pela manhã... E dificilmente assistirei, mas acho a iniciativa louvável, há muita gente que acorda bastante cedo e gosta de acompanhar as notícias matutinas... Definitivamente passei para te dizer oi...

Um abraço e uma ótima semana meu caríssimo Sérgio...

Anônimo disse...

"O Hora Um foi uma útil e bem pensada ideia da Globo..."
Corrija isso, foi uma útil CÓPIA da globo ao ver que o jornalismo matutino do sbt e record dinâmicos e descontraídos fazem sucesso resolveu tirar sua lasquinha do bolo. Aliás sempre notei isso mas a globo também resolveu aderir aos GCs permanentes nos seus programas depois de anos que todas as outras emissoras já fazem isso.

Sérgio Santos disse...

Tb gosto mt da Monalisa, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Eu tb não verei, anônimo, mas o jornal ficou mt bom.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pela correção, anônimo. Eu na verdade me baseei no que está escrito no próprio site do SBT pq eu não vejo.

Sérgio Santos disse...

Ela é carismática mesmo, Rafael.

Sérgio Santos disse...

Concordo com vc, OX. A Monalisa estava merecendo mesmo essa oportunidade e ela está mt segura no comando do telejornal. E simpática como sempre. abçs

Sérgio Santos disse...

O jornal ficou bem interessante mesmo.

Sérgio Santos disse...

Tb não vejo, Barbie, mas deixei gravando dois dias para poder dar uma conferida e é mt bom. bjs

Sérgio Santos disse...

Olá minha cara Letícia. Eu tb não verei esse jornal, mas ficou bem bacana. E obrigado pelo "oi" e pelo carinho! Fiz um texto da APCA, depois dê uma lida. Beijão e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, o Bom Dia Brasil sempre foi um jornal descontraído e mais dinâmico e está no ar há bem mais tempo.

MARILENE disse...

Tenho como procedente sua avaliação, Sergio, eis que analisa, competentemente, os programas sobres os quais faz suas postagens. Nesse horário, estou dormindo (rss), mas entendo que os que se deitam muito cedo passaram a ter um telejornal eficiente para acompanharem. E Monalisa foi uma ótima escolha. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Tb tô, Marilene. rs Mas foi uma ótima escolha mesmo. bjs e obrigado pelo carinho.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Sérgio, sou obrigada a acordar cedo e por isso tenho a oportunidade de curtir o Hora Um , um bom telejornal e bem apresentado pela Monalisa Perrone.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

O único inconveniente é começar o dia com más notícias-rsrs. Achei legal a iniciativa, que favorece aqueles que gostam e precisam de estar atualizados com as notícias. Monalisa foi uma ótima escolha, com certeza.

Beijo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Elvira. E é um ótimo telejornal mesmo. bjs

Sérgio Santos disse...

Isso lá é verdade, Vera. E sempre são péssimas notícias... Mas o jornal é mt bom e a Monalisa tá ótima. bjs

Anônimo disse...

Tem vários vídeos da Monalisa apresentando o SPTV e o mesmo estilo, só que a diferença e no telejornal, agora ela faz pra rede. não vi o Carnaval Paulista, mas tava lendo que ela se destacou na transmissão. esse jornal e até melhor que o Jornal da Globo, mesmo com notícias antigas. mas o jeito da Monalisa e o que se destaca.

Sérgio Santos disse...

Monalisa é ótima, anônimo.