quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

"A Fazenda" termina sua sétima temporada com um vencedor inesperado e sem motivos para comemorar

Após ter ficado praticamente quatro meses no ar, chegou ao fim, nesta quarta-feira (10/12), a sétima edição de "A Fazenda". O reality da Record, que sempre conta com a presença de inúmeras subcelebridades, apresentou desta vez vários participantes que eram ainda menos 'conhecidos'. O intuito era justamente colocar gente que não tinha uma imagem a zelar para aumentar as chances dos barracos. E a estratégia deu certo, havendo uma divisão entre 'vilões' e 'mocinhos'.


A guerra entre os participantes movimentou a edição e serviu para entreter quem gosta deste tipo de programa. Lorena Bueri e Diego Cristo foram, sem dúvida, os responsáveis pelas maiores brigas e discussões. Os dois, inclusive, muitas vezes tentavam imitar alguns participantes polêmicos das edições passadas, vide Andressa Urach e Theo Becker. Mas o casal ---- eles chegaram até a se envolver ---- serviu para tirar o reality do marasmo.

Bruna Tang e Felipeh Campos foram outros 'polêmicos' que provocaram muitos barracos. Considerados 'vilões', eles formaram uma dupla que destilava veneno sobre tudo e todos. Felipeh, aliás, provocou um grande mal-estar ao demonstrar um claro preconceito contra Pepê e Neném, tanto social quanto envolvendo a sexualidade delas ---- sendo que ele é gay.
Já Oscar Maroni, conhecido empresário que tem uma casa de prostituição, durou pouco no programa, embora também tenha marcado presença com suas declarações controversas.

O reality teve até participante preso. O cantor Roy (ex-Menudo) precisou sair do confinamento após receber ordem de prisão pelo não pagamento de pensão alimentícia. A Record, que tanto criticou o "Big Brother Brasil", na época que a polícia apareceu na atração da Globo para investigar uma suspeita de estupro, acabou pagando a língua. Mas o cantor não ficou muito tempo na cadeia porque a emissora pagou a fiança, o trazendo de volta para a fazenda.

Heloísa Faissol foi a protagonista de muitas brigas nesta edição e também de momentos engraçados. Uma participante que fez a diferença no reality, independente de amá-la ou odiá-la. Marlos, Debora Lyra, Leo, Cristina Mortágua, Robson Caetano, DH e MC Bruninha compuseram o restante do time. Com exceção de DH, que protagonizou muitas discussões, até mesmo na reta final, quando brigou com suas aliadas, os demais não fizeram tanta diferença no quesito 'polêmica'.

E Babi divertia devido a sua ingenuidade e não por acaso foi uma das participantes mais queridas pelos demais e também pelo público. Tanto que era a franca favorita para vencer. Porém, o resultado surpreendeu: DH foi eleito o campeão, com Babi em segundo lugar e Helo em terceiro, o que foi decepcionante para muitos. A final foi arrastada e ficou 90 minutos sem intervalo comercial. Já entre o anúncio do terceiro lugar e do vencedor, foram colocados dois intervalos em menos de 20 minutos, quebrando completamente o 'clima' do encerramento.

A boa novidade desta edição foi a interatividade com o público. Ao sempre pedir para o telespectador decidir no Twitter através da 'tag' #AFazendaAbre e #AFazendaNãoAbre, Britto Jr. deixava nas mãos de quem assistia o poder de permitir ou não que determinado participante abrisse um envelope vermelho, cujo conteúdo também era explicado. O grande acerto deste ano.

Porém, os problemas continuaram. Britto segue sendo um apático apresentador e não possui carisma algum. A edição lenta deixa o reality monótono e o único dia realmente 'atrativo' é o da votação, já que as provas são longas demais e os vídeos da rotina dos participantes são entediantes. Outro problema que persistiu foi a suspeita de manipulação do diretor. Ao não contar previamente para o público o que havia na 'arca', Rodrigo Carelli abriu, novamente, brecha para dúvidas a respeito da idoneidade do reality. Isso aconteceu principalmente quando todos os 'polêmicos' foram subitamente imunizados ao mesmo tempo.

"A Fazenda" encerrou sua sétima edição sem motivos para comemorar na questão de audiência e nem na parte comercial. Os índices não foram bons (marcou 11 pontos na final, o menor índice de todas as edições) e o número de anunciantes caiu. Porém, apesar deste fatores bem negativos, o reality ainda atrai os fãs do formato e, segundo Britto Jr., haverá mais uma temporada em 2015. Só resta saber se ainda há subcelebridade para mais uma edição.

34 comentários:

Anônimo disse...

A vitória desse DH encerrou essa edição lixo da pior forma possível. Fora a manipulação descarada desse Carelli que tentou proteger de todas as formas os canalhas da edição só pq brigavam. E nem audiência deu. Bem feito.

Denner disse...

Esse reality já tá em decadência há mt tempo. Tenta ser A Casa dos Artistas mas nunca será. E Britto é o pior apresentador que eu já vi.

leitor disse...

É ate covardia esperar qualquer comentário não tendencioso contra a Record no site mais global da face da terra, onde o autor é tão conhecido por seu fanatismo que ate presentes da emissora carioca ganha. E os comentários em sua maioria idem. Bem, se depender de vcs podem fechar todas as emissoras e deixar só a globo. Quanta ignorância... Mas vamos lá: você sempre bate na tecla que a Fazenda só tem sub-celebridades, mas e dai? Nunca negaram isso. Você queria que chamassem a Fernanda Montenegro, ou quem sabe o Chico Buarque, ou ainda o Roberto Carlos? E os anônimos de mentira do bbb? E sobre o Brito eu não vejo nada de errado nele, a não ser ,claro, pra quem acha que o Pedro Bossal, ops, Bial é um Deus, um gênio, "O" apresentador de reality show, com suas declamações patéticas com direito a cuspe no canto da boca: "vamos dar uma exxxpiadinha..." Procure no youtube vídeos do Bial apresentando o rock in rio em 1991 e veja os comentários. Ah, você acha que A Fazenda não tem patrocínio mas só nessa edição eles deram uns 6 ou 7 carros(você não acompanha e não viu), além de varias marcas que eu vi ao longo do programa. E o curioso é que a globo arrecada muito mais com o seu big bosta mas o premio é de um milhão e meio, pra onde vai todo aquela fortuna dos paredões cujas ligações são PAGAS? E pra terminar só gosto da Fazenda na Record, mais nada, assisto todos os canais sem preconceito. Só a Globo que atualmente é a emissora que menos assisto, no passado eu gostava de suas novelas e programas mas a globo caiu e muito, tornou-se intragavel. E 11 pontos pra Record é muita coisa, num país onde as pessoas assistem a globo ate quando sai do ar. Ah, vá no uol e veja como bombava os comentários sobre A Fazenda. E fique calmo, vem ai mais um big bosta falido e sem graça pra você se divertir.

Anônimo disse...

Tá no google "Bbb14 termina com pior audiência da sua historia. Programa flopa do inicio ao fim. Entre outros fatores as falhas imperdoáveis, participantes sem carisma algum e possível manipulação de resustados: muitas vezes as enquetes apontavam um resultado e bial anunciava outro. Alias o apresentador já parece bastante desgastado também, assim como o próprio bbb."
Fonte: www.quemteviuquemtevetv.pop.com.br/bbb14

Arthur Silva disse...

Pior que esse reality só os talifãs da Record que amam falar da Globo. SE INTERNEM!

Tainá disse...

Torcia pra Babi e essa final foi uma decepção. E sabe que é engraçado esses fãs da Record, Sérgio? Vc elogiou Plano Alto e Conselho Tutelar e esses infelizes vem dizer que vc só critica a Record. QUE CHATOS!

Clau disse...

Olá Sérgio, boa tarde!
Confesso que não conheço o vencedor de 'A Fazenda'.
Com exceção de Robson Caetano, Cristina Mortágua,
Roy e Pepê e Neném, os demais participantes são
desconhecidos pra mim.
Sério que vai ter uma próxima edição?!?
Pôxa, se trocassem pelo menos o apresentador...rs
Bjs!

Maxxi disse...

Que bobagem o povo vir reclamar disso... Até quem não assistiu, quem somente zapeou pelo programa, sabe que A Fazenda não tem muitas qualidades. A começar pelo próprio Britto Jr., que é um péssimo apresentador de todos os produtos da Record. Depois vem a questão de ser um gênero saturado e passível de manipulações. Eu mesmo deixei de assistir o BBB pelas manipulações evidentes no programa e A Fazenda pela péssima escolha de seus protagonistas e situações forçadas.

Acredito que esses talismãs da Record saibam que a Record ainda precisa crescer em muitas áreas para poder aparecer. Primeiramente, os conteúdos da Globo são muito mais variados e merecem maior atenção. Por outro lado, vejo o Sérgio reconhecer Conselho Tutelar, Plano Alto, entre outras produções que a emissora tratou com mais carinho. Mas falta unidade à Record. Permitir que produtos tão excelentes sejam negados a horários ruins e maus produtos sejam colocados em horários nobres é o pecado da Record. O caminho do sucesso não se faz em 10 anos apenas. É preciso tempo, paciência e sobretudo, inquietação!

Unknown disse...

Sérgio, o final de A fazenda foi decepcionante torcia pra Heloísa ou Babi. No decorrer do programa meus preferidos pra final eram Babi, Heloisa e DH. Mas no final o DH ficou insuportável e eu queria que ele perdesse. Infelizmente ele ganhou. Gosto de reality, mas A Fazenda me decepcionou em vários momentos inclusive com a manipulação do baú, para proteger os ovelhas.
Espero que o BBB seja melhor, e vou tentar não me envolver tanto para não ficar frustrada depois. rsrsrsr BJSSS

Anônimo disse...

Depois não sabem pq a Recópia é tão odiada... Com esse fãs...

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
NÃO ACOMPANHEI O REALITY, SOUBE DO RESULTADO POR UMA AMIGA QUE O ACOMPANHOU, COMO SOU GAÚCHA, GOSTEI DO RESULTADO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Vera Lúcia disse...


Oi Sérgio,

Li por curiosidade e para prestigiar o seu trabalho, já que não assisto ao reality em questão. Não gosto da apresentação do Britto e concordo que ele não é nada carismático, chegando, às vezes, até a desagradar com suspenses irritantes.

Vera Lúcia disse...

Ops! Saí sem deixar o meu abraço. Resultado do meu cansaço por aqui com a tal da obra.
Tudo de bom e ótimo final de semana.

Beijo.

Anônimo disse...

A Heloisa mandou o DH tomar no ** ao vivo no programa da tarde, foi hilário. Os apresentadores ate tiraram o microfone dela, foi uma saia justa danada. Se não viu procure no youtube. ~Qualquer resultado de votação sempre os perdedores vão dizer que houve manipulação, mas na fazenda as enquetes quase nunca erraram, o DH e a Babi estavam empatados no uol e a Helô bem atrás. No bbb sim há uma discrepância, sem contar que lá não tem auditoria.

MARILENE disse...

Sergio, não vejo esse tipo de programa. Não consigo (rss). Nada sei sobre o que foi apresentado. Leio você porque costuma fazer uma análise bem racional sobre o que comenta, o que admiro. Bjs.

Leticia disse...

Boa noite meu caríssimo Sérgio,

não acompanhei a fazenda, nenhuma das edições para ser honesta, mas li o seu texto e dali conheço o Robson Caetano, a cantora que faz dupla com sua gêmea. O estante... desconheço. Não sou esnobe, apenas não sei o que fazem, ou o por quê são "famosos" (???????). Mas como o que importa não são bem os participantes, mas os barracos proporcionados... Talvez seja por isso que haja uma nova edição do programa.

Um abraço meu caro Sérgio...

paulo disse...

Vamos admitir: a formula da Fazenda é muito mais interessante que a do bbb. A votação aberta e não aquela bobagem de confessionário. A expectativa da volta do participante salvo da roça pros que ficam na sede, já no caso do bbb é o contrario. A produção como um todo é muito superior na Fazenda, vamos combinar. O bbb só tem audiência porque é na globo mesmo, é muito fraco, tento assistir mas juro que não consigo. Já A Fazenda eu adoro, assim como A casa dos Artistas que também gostei muito. E já comentei isso aqui, a graça da fazenda(pelo menos pra mim) é ver aquelas sub-celebridades ralando ali pra ganhar o premio ou quem sabe voltar a midia, é assim no "The Farm" original pra quem não sabe.

Sérgio Santos disse...

Tb não gostei da vitória do DH, anônimo.

Sérgio Santos disse...

O Britto é mt ruim mesmo, Denner. E A Casa dos Artistas era bom demais.

Sérgio Santos disse...

"Leitor", eu elogiei Plano Alto e Conselho Tutelar, duas produções mt boas da sua querida Record. Mas e daí, né? É mais fácil usar esse argumento besta de que só elogio a Globo. E vc acha o Britto bom apresentador? É a primeira pessoa que o vi elogiando. E se vc gosta dele não tem lá mt moral pra falar do Bial, né... Deu 11 pontos na final, a média foi de 9, índice mt baixo para um reality que já deu mais de 20. E vc nem leu o texto pq eu NÃO critiquei nada de subcelebridade, até pq nesse ano teve gente mais anônima que conhecida.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, as questões da arca não despertam suspeitas alguma de manipulação, né? O público nunca é avisado do que tem dentro e sempre surgem imunizações ou outras situações nada suspeitas... Ok. E desculpe, mas isso aí do BBB diminui o que deu errado em mais uma edição de A Fazenda? O que uma coisa tem a ver com outra???

Sérgio Santos disse...

É dose, Arthur...

Sérgio Santos disse...

Tb torcia pra Babi, Tainá. E chamá-los de chatos é generosidade da sua parte. rs bjs

Sérgio Santos disse...

Terá sim, Clau... Tb acho que deveriam tirar o Britto. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Maxxi. E concordo com vc. E, sim, eu elogiei mesmo Plano Alto e Conselho Tutelar. Foram ótimos produtos. Mas pra essa gente tem que elogiar tudo, não adianta.

Sérgio Santos disse...

Juliana, eu vejo porcamente esse reality pq prefiro me aborrecer só com o BBB. Mas tb queria que Babi ganhasse ou Helo. Aliás, o vencedor do BBB desse ano tb foi mt injusto... Complicado. bjs

Sérgio Santos disse...

Difícil, anônimo...

Sérgio Santos disse...

Ok, Zilani. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Vera, esse programa nada tem a ver com vc mesmo. rs E boa sorte aí nessa obra... bjs e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Não vi, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Sem problema, Marilene. bjão.

Sérgio Santos disse...

Olá minha cara Letícia. É normal vc não conhecer. Essa edição foi a que teve menos "subcelebridades". Tinha mais gente que quase ninguém conhecia mesmo. Sendo que as tais subs já não são lá mt lembradas... Bjão e boa semana!

Sérgio Santos disse...

Tb acho a votação aberta mt melhor, Paulo. E as provas costumam ser bem feitas.

Unknown disse...

Eu torcia para o DH, e gostei quando ele ganhou principalmente depois do Felipeh e da Bruna dizerem que ele chegaria na final mas não ganharia! Enfim, respeito as opiniões alheias. O Britto tbm não é um bom apresentador, concordo nisso. Mas bbb é completamente armado! Tem videos no YouTube da Maroca guardando o script quando o Bial colocou eles ao vivo de surpresa. Procura na internet ai!