sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Xana Summer em "Império": um ótimo trabalho de Aílton Graça

"Império" está há pouco mais de um mês no ar e a trama central é, de fato, seu pilar de sustentação. Mas além de Maria Marta (Lilia Cabral), José Alfredo (Alexandre Nero) e Cora (Drica Moraes), a novela de Aguinaldo Silva tem apresentado outros bons destaques, presentes nos núcleos secundários. E o principal deles é, sem dúvida, a Xana Summer.


Interpretado por Aílton Graça, o personagem ---- cujo nome verdadeiro é Adalberto Silva ---- se veste e se comporta como uma mulher e está presente no núcleo da vilã Cora, o que só aumenta o nível de interesse pela sua trama. Cabeleireiro, tem um salão de beleza e conta com a ajuda da manicure Naná (Viviane Araújo) para tocar o negócio. O tipo é extremamente caricato e bem diferente de Dorothy Benson (Luiz Miranda em "Geração Brasil"), que parece uma mulher de fato, fugindo de qualquer traço mais exagerado.

Xana é um tipo cativante e é impressionante como Aílton está bem no papel. O ator já teve sequências dramáticas, inseridas entre as inúmeras cômicas, e está à vontade em cena. Ele convence em todas as situações e os trejeitos da personagem não ficam nada forçados; pelo contrário, parecem algo natural e espontâneo.
Há mexida nas mãos, uma voz fina, balançar de pescoço e expressões faciais nada discretas. O cabeleireiro amoroso e boa praça agradou assim que surgiu na segunda fase.

Os embates que Xana Summer tem com Cora sempre proporcionam divertidas cenas, com direito a ótimas atuações de Aílton e Drica. Vale destacar também a ótima parceria que o ator está tendo com Viviane Araújo, uma atriz que não compromete em seu primeiro trabalho. A dupla deu certo e tem tudo para brilhar cada vez mais na novela. A sintonia entre eles está evidente e um possível romance nem pode ser descartado.

Isso porque o autor Aguinaldo Silva declarou que Xana não é homossexual e aos poucos todo este drama será desenvolvido. Ou seja, mais um ponto que aumenta o nível de interesse pelo personagem, que já mostrou uma outra face quando enfrentou vários marginais para recuperar a carteira roubada de João Lucas (Daniel Rocha). A aparente delicada Xana expôs seu lado macho e derrubou todos os bandidos que haviam espancado o filho de José Alfredo.

Está sendo muito bom ver Aílton Graça na pele de um tipo tão diferente a tudo o que ele já fez na carreira. E ainda mostra sua versatilidade, principalmente quando seu último personagem vem à tona: o Lopes, da ótima série "O Caçador". O agressivo e dúbio policial foi defendido com maestria pelo ator, que deu um show vivendo o parceiro do protagonista, interpretado por Cauã Reymond. Este papel, junto com Xana Summer, inclusive, confirmam a virada em sua carreira.

O ator vinha interpretando tipos muito parecidos há tempos e precisava de uma mudança. O primeiro passo foi dado em "Flor do Caribe", quando ganhou um padre tímido, que largou a batina para se casar. Mas é preciso fazer justiça e também lembrar de outros perfis que desafiaram Aílton, ainda que não tenham marcado: o ambicioso Barão, de "Sete Pecados", e o dúbio Delegado Moreira, de "Na Forma da Lei". Nas duas produções foi comprovado que ele era capaz de fazer qualquer papel.

Só que, embora tenha mostrado talento nestes dois perfis, foi na pele dos bonachões atrapalhados que o ator cresceu na carreira. Estreou na televisão em "América" (2005), e fez um estrondoso sucesso vivendo o corno Feitosa, que era manipulado pela mãe e traído pela mulher. Após este ótimo trabalho, foi escalado para "Cobras & Lagartos" (2006), onde viveu o malandro Ramires, também se destacando positivamente. Em "Três Irmãs" (2008) deu vida ao boa praça Jacaré e em 2009 interpretou outro malandro em "Cama de Gato", o Tião.

Mais recentemente, em 2012, Aílton interpretou Silas, mais um bonachão cômico para sua coleção. E novamente mostrou talento, mesmo o papel não tendo sido diferente dos muitos já vividos por ele. Entretanto, depois de muitos perfis parecidos, entre um ou outro mais distinto, o ano de 2014 chegou para engrandecer sua carreira.

Xana Summer é um dos acertos de Aguinaldo Silva em "Império" e Aílton Graça ---- ao contrário do ótimo Paulo Betti, que ainda não encontrou o tom do blogueiro Téo Pereira ---- está aproveitando a oportunidade dada pelo autor. A cabeleireira que alega não ser 'bicha' e, sim, uma 'senhora', tem se destacado na atual novela das nove e suas cenas estão entre os pontos altos do folhetim.

47 comentários:

chica disse...

Ele está mesmo muito bem!Divertido, no tom certo, gostando muito! abraços, lindo fds! chica

Anderson Jr. disse...

Tb acho que ele está ótimo ao contrário daquele Teo que parece que tem um tique nervoso constante.

Anônimo disse...

Pra mim ele e o Paulo Betti estão péssimo com personagens xulos e podres. Poderiam estar no Zorra Total que dava na mesma.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
TAMBÉM ACHO QUE ELE O AÍLTON ESTÁ DEMAIS E O MELHOR É O PERSONAGEM HAVER CAPTADO A ADMIRAÇÃO DO PÚBLICO O QUE NÃO É O CASO DO BETHI QUE COMO BEM DIZES NÃO SE ACHOU NO PAPEL.
COMO SEMPRE TUAS POSTAGENS SÃO TÃO COMPLETAS QUE NOS DELICIAMOS A LÊ-LAS SEM MUITO MAIS TERMOS A ACRESCENTAR.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Thallys Bruno Almeida disse...

Eu tinha medo desse personagem. Aliás, medo da novela em si, por causa da fraca impressão deixada por Fina Estampa. Medo que viesse um outro Crô e não tava muito confiante no Ailton por causa dos últimos papeis de tipos supostamente ~engraçadões~ (tanto que nos últimos tempos eu gostei dele vivendo personagens sérios em Flor do Caribe e O Caçador).

Mas felizmente o Aguinaldo me surpreendeu positivamente. Ailton tá em estado de graça, sensacional, além do personagem super bem criado. A conjunção dos dois tá dando certo demais, sem contar as parcerias dele com a Drica, a Leandra e principalmente a Viviane - aliás, eu tô gostando dela, tá se saindo bem dentro do possível, ouso até dizer que tá muito melhor que a Thammy no Salve Jorge.

Paulo Roberto disse...

A composição do personagem tá muito boa. Uma vez o Ary Fontoura fez um gay também numa novela antiga chamava Assim na Terra Como No Céu (1970). Ele compôs igual ao Aílton, sem ficar tão caricato, mas lógico com muitos trejeitos

Anônimo disse...

Lembro do Aílton no Estúdio I (Globo news) falando sobre a Xana. O ator está se saindo muito bem mesmo e merece todos os elogios. Não vejo muitas cenas da Xana, mas deu pra perceber que ela e a Naná (Vivi Araújo)são uma das melhores coisas de Império.

Anônimo disse...

Eu acho ele melhor que a interpretação do Paulo Betti mas não é espetacular também não. A Viviane Araújo sim esta surpreendendo, alias, ela já fez outros trabalhos como atriz. Aquela Tammy como lembrou alguém ai não é e nunca foi atriz e isso ficou bem claro, péssima(o).

Gustavo Nogueira disse...

Concordo Sérgio.O Ailton Graça está muito bem no papel de Xana, diferente do Paulo Betti com o seu super caricato Téo.O personagem é interessante e a dupla dele com a Naná(Viviane Araújo, uma grata revelação como atriz) é um dos pontos altos da trama.O personagem também desperta curiosidade sobre o seu passado, que ainda é um mistério(apesar de ter algumas pistas, de que ele foi preso por exemplo).

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Boa tarde,Sérgio
se vc não me "falasse" que Xana é interpretado por Aílton Graça não conseguiria identificá lo. Realmente,está impressionante e convencendo , mesmo, em todas as situações, com os trejeitos da personagem nada forçados...sim, muito bacana ver Aílton Graça na pele de um tipo tão diferente ,mostrando seu talento e versatilidade...bela análise/homenagem...
Obrigado pelo carinho,belo final de semana,abraços!

Felisberto T. Nagata disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
cantinhovirtualdarita disse...

Olá Serginho querido vc não podia fazer um post melhor, pq esse ator é td de bom, acho ele incrível em qualquer papel, e esse agora é cômico e faz a gente rir, atua divinamente...que bom bom assistir uma novela quando algo nos agrada

Bom final de semana!!

└──●► *Rita!!

Fernanda disse...

Também acho que o Ailton está muito bem, Sérgio. Mas acho essas caricaturas do Aguinaldo muito cansativas. Não gosto mesmo.

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Sempre que a Xana entra em cena, lembro de Jorge Lafond. Ainda acho que ela é um homem travestido para se esconder de alguma coisa. Acho que é por causa da presença de Naná. Os dois juntos são muito engraçados, principalmente quando dormem! (rs*)
Beijus,

Anônimo disse...

Ele está ótimo mesmo e vc relembrou de papéis que eu já tinha me esquecido. Ele precisava dar uma variada mesmo.

Uma Interessante Vida disse...

Realmente ele está perfeito, Sérgio. E a novela está ótima... melhor do que as últimas... rs beijinhos

MARILENE disse...

Sergio, ele está ótimo. Uma interpretação que aplaudo. Você me deixou curiosa porque não sabia que haverá fatos novos envolvendo Xana. Aliás, naquele capítulo da briga, estranhei seu comportamento (rss). Ele diverte nesse papel. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Tb tenho gostado, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Concordo, Anderson.

Sérgio Santos disse...

Ok, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Ah, Zilani, muito obrigado pelo carinho. Beijo.

Sérgio Santos disse...

O Ailton pegou uma caricatura e soube fazê-la com maestria. Ele está impagável na novela e merece o destaque. Viviane está bem tb, mas ela tinha mais experiência que a Thammy, pq já tinha feito Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total.

Sérgio Santos disse...

Ary é um mestre, Paulo. Vc o viu interpretando uma senhora no filme? Incrível.

Sérgio Santos disse...

Xana e Naná formaram uma dupla ótima mesmo.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, a Viviane está bem mesmo, mas o papel do Ailton exige mt mais.

Sérgio Santos disse...

Gustavo, o personagem tem seus segredos mesmo, o que aumenta o interesse. E o problema do Téo nem é a caricatura porque o papel é caricato, assim como a Xana, ou seja, não tem como fugir. A questão é o Paulo estar fora do tom e forçar muitas vezes. Não convence. Abçssss

Sérgio Santos disse...

Ele ficou bem diferente mesmo, Felis, mas acho que dá pra identificá-lo. E o personagem está sendo mt bem interpretado. abraço e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Rita, que bom que gostou da postagem! Beijos e boa semana!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Luma, lembra mesmo o Jorge Lafond, que dava show com sua Vera Verão. E o Ailton está mt bem e faz uma dupla ótima com a Viviane. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, anônimo, estava precisando msm.

Sérgio Santos disse...

Tá perfeito mesmo, Barbie. bjão

Sérgio Santos disse...

Pois é, Marilene, parece que nem gay ele é. Ou seja, o mistério que o envolve parece interessante. bjsss

Anônimo disse...

Também achei-o bem dosado no papel. A versatilidade com a qual ele passou do humor para o drama em algumas cenas me surpreendeu.

Acho que Império está caminhando muito bem, embora tenha alguns pequenos deslizes. Tomara que a audiência faça mais juz á novela.

TITO

Andressa Mattos M. disse...

Ele está muito bem mesmo, Sérgio. E me divirto com a Xana embora esteja achando essa novela cada vez mais perdida e sem rumo. Estou com medo do que o autor está fazendo com a Cora. Se era pra ser vilã, é necessário fazer algo, porque até agora é apenas uma maluca atrapalhada.

Sérgio Santos disse...

Ele está bem mesmo, Tito. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Andressa. Eu ainda acho a novela boa, mas os núcleos chatos são muitos e tb espero ver Cora fazendo mais maldades. Bjsss

Kelvin disse...

Aílton Graça realmente está muito bem no papel, Sérgio. É perceptível o quanto ele está a vontade em cena. Xana Summer entra para lista dos melhores personagens dessa novela, e ele junto com a Naná é melhor ainda. Sem falar que essa cena que você mencionou em que ele recupera a carteira do João Lucas foi hilária. É uma pena que o Paulo Betti ainda não tenha encontrado o tom do seu personagem, ele é um excelente ator porém é bem difícil ficar a vontade em um personagem que é a caricatura da caricatura. Ainda não sei se o problema é do ator ou se é do personagem, o que eu sei é que as cenas do Téo Pereira são muito forçadas, mas isso não diminui a qualidade da novela, que na minha opinião continua boa. Não chega a ser aquele novelão que o Aguinaldo prometeu, mas é uma boa novela. Abraços!

Sérgio Santos disse...

Kelvin, tb incluo a Xana na lista dos melhores personagens da novela. Ailton tá ótimo. E Paulo é um grande ator mesmo, mas infelizmente está forçado. Tb tenho achado a novela boa, embora deteste mts núcleos. Abraços!

Thallys Bruno Almeida disse...

Não encontrei um post exatamente ~adequado~, mas tem uma coisa que eu quero falar aqui. Mais precisamente sobre as escalações das próximas novelas.

Babilônia: o Dennis Carvalho disse na época de Sangue Bom que três protagonistas iriam pra novela do Gilberto. Até agora eram Sophie, Fernanda e Carrão. Não sei se ele ainda vai continuar com esse plano porque saiu que a Maria Casadevall (AAV) entrou no lugar da Fernanda, que foi remanejada pra Sete Vidas. E, considerando-se que a Licia deu a ela o melhor papel da carreira (Ana de AVDG), por já ter trabalhado com a FV, se ela for esperta, vai dar pra ela alguma coisa diferente de mocinha (tipo alguma vilã, p. ex). E agora saiu que Adriana Esteves vai pra lá também (não sei se o Walcyr chegou a manifestar oficialmente que queria a Adriana na novela dele das 23h ou se era só especulação). Ah, a Juliana Paiva também não tá mais nessa lista de elenco.

Favela Chique: essa, de certo, só tem o Cauã que é figurinha carimbada da Amora Mautner. Já disseram que o protagonista seria o Solano, depois que seria o Benício, etc. Mas o elenco que tão anunciando (Mari Ximenes, Alinne, Isis, Bruna Marquezine, Marjorie etc) tá meio "bom demais pra ser verdade", ainda mais que a Marjorie desmentiu há um tempo atrás - não sei se desmentiu real ou por pedido da emissora, porque já vi ator desmentindo escalação e depois confirmando.

Meu Pedacinho de Chão: não sei os outros, mas - essa é certa mesmo - o Luiz Fernando gostou mesmo da Juliana Paes. Escalou a Juliana (inclusive confirmado por ela própria) e o Fagundes pra série nova dele (Dois Irmãos) junto com o Wagner Moura (que só aceita fazer TV se for "O" projeto). A julgar pelo elenco, parece boa, mas se considerarmos que como autor de séries o LFC adora inventar demais...

Enfim, tá uma verdadeira zona e só aguardando como vai ficar.

Thallys Bruno Almeida disse...

Ah, de confirmada no JEC tem tb a Antonelli de vilã.

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Ele está mesmo ótimo interpretando a Xana. Imaginei que a personagem dele não fosse homossexual, haja vista a atitude de machão dela ao espancar os rapazes para recuperar a carteira e o carro do João Lucas. Estou adorando a atuação dele.

Abraço.

Anônimo disse...

Gosto também do personagem do Airton Graça, que acaba atraindo simpatia pro personagem da Vivi, do mesmo jeito. Eu genuinamente gosto daquela moça, graças à insuportabilidade da Nicole Bahls.
Então vem novidade da Xana por aí? Aguardando.

Beijo.

Sérgio Santos disse...

As escalações estão completamente desencontradas e cada hora um fala uma coisa. E como tudo está longe, as notícias continuarão assim.

Sérgio Santos disse...

Ele está ótimo mesmo e dá um show de Xana. Tb desconfiei que ele não era homossexual nessa cena. Enfim, aguardemos. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Milene, eu vi pouco aquela Fazenda, mas essa inimizade deu o que falar. Ailton está mt bem mesmo e faz uma boa dupla com a Naná.

Vane M. disse...

Aílton Graça está arrasando no papel, sensível e corajoso na medida certa! Ótimo final de semana!