terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Na pele da vedete Aurora Lincoln, Mariana Ximenes confirma que é uma verdadeira Joia Rara

De todos os personagens de "Joia Rara", pode-se dizer com uma certa tranquilidade que Aurora Lincoln é um dos melhores perfis da trama de Duca Rachid e Thelma Guedes. Arrogante, sarcástica, presunçosa e amante da vida, a vedete sempre rouba a cena quando aparece e Mariana Ximenes está impecável no papel, o que comprova mais uma vez o seu talento.


A personagem entrou na história algumas semanas depois da mesma já ter sido iniciada e foi a responsável pela virada no núcleo do Cabaré Pacheco Leão. Aurora logo arrumou um emprego no local, virou a principal estrela, despertou a inveja das colegas e livrou o lugar da falência através da sua popularidade. O show protagonizado por ela, aliás, proporcionou cenas dignas de grandes musicais e Mariana explorou sua sensualidade com maestria, respeitando, claro, o restritivo horário das seis.

Mas a atriz não tem boas cenas apenas no Cabaré (que infelizmente vem perdendo destaque). A parceria de Mariana Ximenes e Marcelo Médici deu muito certo. Joel, um gay afetado, é brilhantemente interpretado pelo ator e protagoniza hilárias sequências ao lado da sua ídola. Tanto nos momentos
de puro puxa-saquismo, quanto na troca de ironias, já que agora a dupla está brigada após o bajulador ter tentado atrapalhar o romance da vedete.

E o romance em questão é outro ponto alto da personagem. Aurora se apaixonou por Davi (Leandro Lima), soldado que ficou paraplégico após ser atingido na guerra. A relação está sendo muito bem desenvolvida e as cenas são lindas. Mariana Ximenes tem uma imensa química com Leandro e isso é refletido em todos os momentos do par, que diverte pela diferença de personalidade. Enquanto ela é extrovertida e otimista, ele é introspectivo e triste, em virtude, claro, da paraplegia. A dupla protagoniza cenas engraçadas e emocionantes, o que faz deles um dos melhores casais da trama.

A rivalidade entre Aurora e Lola (Letícia Spiller) também enriquece a composição da atriz, que consegue explorar um lado mais irônico e ácido quando a vedete enfrenta e humilha, com certa facilidade, a adversária, mais burrinha e ingênua. Vale destacar o bom desempenho de Letícia, que optou por uma interpretação mais exagerada, totalmente adequada para o perfil do seu papel. As brigas entre as inimigas sempre rendem ótimas sequências.

Mariana Ximenes já pode ser considerada uma das principais atrizes da Globo e vive um bom momento em "Joia Rara". Sua atual personagem entrará para a lista de melhores de sua carreira, sem dúvida alguma. E apesar de jovem, ela tem uma carreira respeitável. Estreou de fato em uma novela em 1998, no SBT, com "Fascinação", trama de Walcyr Carrasco, que em 2003 deu para a atriz a protagonista de "Chocolate com Pimenta", Ana Francisca. Mas sua primeira obra na Globo foi "Andando nas Nuvens" (1999), vivendo a Celi. E seu primeiro papel de sucesso veio com a rebelde Bionda, de "Uga Uga" (2000). Em "A Casa das Sete Mulheres (2003)", Mariana emocionou na pele da doce Rosário e virou um dos pontos altos da fraca "América" (2005), graças ao seu ótimo desempenho como Raíssa, patricinha que passou a dançar funk e virou a sensação da boate fictícia do folhetim. A mocinha Bel, de "Cobras & Lagartos" (2006), e a Lara, de "A Favorita" (2008), também foram outras personagens bem interpretadas pela atriz; assim como a carismática Juliana, do remake de "Guerra dos Sexos".

Porém, a Clara, de "Passione" (2010), continua sendo seu melhor papel. A vilã era uma das muitas qualidades da trama de Silvio de Abreu e Mariana soube aproveitar cada cena da novela. Teve uma química avassaladora com Reynaldo Gianecchini (o vilão Fred) e protagonizou grandes sequências ao lado de Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Daisy Lucidi, Vera Holtz e Aracy Balabanian. Será difícil algum outro perfil superar essa vilã inesquecível.

Com grandes trabalhos e ótimas personagens, Mariana Ximenes vem construindo sua carreira e atualmente se destaca na novela das seis, graças ao seu já conhecido talento e à personagem, que rouba a cena sempre que aparece. Aurora Lincoln não poderia ser interpretada por outra atriz e a vedete está sendo muito bem vivida por uma profissional que, apesar de experiente, ainda tem um longo e vitorioso caminho pela frente. Uma verdadeira joia rara.

60 comentários:

Naty Oliveira disse...

Parabéns por esse belo e magnífico texto, Sergio! Sou fã da Mariana a 10 anos, e quando li agora seu post me emocionei bastante, porque é muito bom ver o reconhecimento positivo que as pessoas tem por ela. Concordo com tudo o que você disse, Aurora realmente é uma personagem incrível e mais uma vez mari tá dando um show de interpretação. Obrigada por ter feito essa "homenagem" a Mari! :)

Mainy disse...

Sérgio, amei o texto, me emocionei, de verdade. Bom, você tá careca de saber o quanto sou fã dessa mulher né? rsrs. Sou profunda admiradora do trabalho da Mariana desde A Casa das Sete Mulheres e durante esses quase 11 anos acompanho todos e seus trabalhos e seu crescimento como atriz.
Joia Rara me despertou interesse antes mesmo de saber que ela estaria no elenco, só pela fato de ser da autoria de Thelma e Duca, mas é óbvio que com a confirmação da Mari como Aurora minha vontade de ver a novela dobrou. Ela vem fazendo um trabalho impecável e mesmo não sendo a protagonista, como é de costume, rouba a cena sempre que aparece. O casal com o Leandro está belíssimo e apesar dele ter limitações na atuação, a quimica é muito grande e as cenas são sempre lindas e divertidas. Concordo totalmente sobre a Clara(minha personagem preferida), é sem dúvidas o seu melhor papel, tenho uma paixão enorme por essa vilã, assim como pela Aninha e as demais. Você não citou, mas eu também gosto muito da Bel de Cobras & Lagartos, apesar da ingenuidade da personagem enfim, Mariana Ximenes merece todos os elogios, uma atriz linda por dentro e por fora.
Ah, Fascinação é de 1998, uma pequena correção.

Bjs.

Milene Lima disse...

Gosto também da personagem. Adoro a Mariana. Tenho por ela um carinho que não consigo ter pela Débora Falabella... Vai entender, ne´?

Mas, a química entre mim e essa novela não rolou, não tem jeito. O casal é "chocho" demais.

Um beijo, Sérgio.

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Mariana Ximenes é excelente atriz e qualquer papel que lhe destinam, ela desenvolve magnificamente! Hum... mas que inspiração contracenar com Leandro Lima!! Estou torcendo pelo casal. Aliás, os casais da novela são muito bem formados.
Beijus,

Unknown disse...

Bom dia dessa terça feira de chuva!!!!
Minha visita hj é para agradecer o carinho
que teve comigo e a bela mensagem que
deixou meu coração mais tranquilo parabéns
pelo belo post, pois a sua amizade é muito
importante pra mim bjussss

Abraços de sempre

└──●►Rita!

Unknown disse...

Serginho querido essa atriz está um arraso, loira parece mesmo uma mulher dos anos 40, acho ela incrível, uma atriz divina....
Sim claro uma Diva

bjãooooo

Unknown disse...

Mariana Ximenes está muito bem no papel, tem química com Leandro Lima e boas cenas com Marcelo Médici e Letícia Spiller. A personagem Aurora e sua relação com o ex-fiel escudeiro Joel lembram o que acontecia com os personagens de Liza Minelli e Joel Gray, no filme "Cabaret".

Fabrício disse...

Mariana é uma joia em forma de mulher! E uma ótima atriz! Muito boa a crítica e concordo que outra personagem como a vilã Clara será impossível.

Flávia disse...

Mariana é uma ótima atriz e um doce de pessoa! Adoro ela e a Aurora é a melhor personagem da novela! Linda crítica, Sérgio! Tão bonita quanto a Mariana!

Mainy disse...

Esqueci de comentar uma coisa, apesar dos meus elogios, esperava mais de Joia Rara, pra mim é apenas uma boa novela, fica a quem de Cordel Encantado e Cama de Gato(minha preferida das autoras), de qualquer maneira é uma trama interessante e tem um elenco sensacional. Além da Mariana, destaco a atuação do Carmo Dalla Vecchia, Carolina Dieckmann, José de Abreu, Ana Lucia Torre e dos proprios mocinhos Bruno e Bianca, ambos estão ótimos e tem quimica, que é outra coisa que não falta aos pares romanticos formados.

MARILENE disse...

Ela está dando um show de interpretação. Embora a novela não tenha obtido o sucesso esperado, eu a vejo como própria para o horário e gosto dela. Bjs.

Ricardo disse...

Gosto muito da Mariana. Linda, versátil, talentosa, carismática. outra coisa que me chama a atenção é que ela nasceu para brilhar, mesmo se nao for a protagonista, ela se destaca e rouba a cena. Concordo que a Clara foi o seu maior sucesso.

Paulinha disse...

Comecei a assistir Joia Rara semana passada e por acaso estava passando uma cena da Mariana Ximenes com seu par e gostei bastante. Eles formam um casal divertido e bonito. Concordo com tudo que você falou sobre ela. Sabe que quando Guerra dos Sexos iniciou eu torcia para o Nando ficar com a Roberta? Mas a Juliana acabou me conquistando, ainda mais pela a enorme quimica que ela tem Gianecchini. Acredito que isso se deve também a atuação da Mariana, ela é uma atriz que sabe conquistar os telespectadores até quando é má, como no caso de Passione. Adorei o texto. Beijos.

Anderson disse...

Nunca assisti essa novela, então não posso opinar sobre a personagem, mas só pela foto já percebo que está arrebentando. Mariana Ximenes é uma excelente atriz e uma tremenda gata, fico com a impressão que o tempo não passa pra essa garota. Abraço.

Maria disse...

Mariana estava merecendo um post, ela é uma das melhores da novela. Em pouco tempo saiu da doce Juliana para uma mulher tão ousada como a Aurora, e tá se saindo maravilhosamente bem. Também gosto do casal, são muito bonitos. Você está curtindo a atuação do Leandro Lima? Pra mim é uma grata surpresa. Beijos querido, adoro seus textos =)

Uma Interessante Vida disse...

Ah a Mariana é mesmo uma ótima atriz. Parabéns pelo texto, Sérgio. beijinhos

Alexandra Amaral disse...

Mariana é uma linda, divina, maravilhosa e ao mesmo tempo ótima atriz. Se sai bem em qualquer personagem. Só citar Cobras e Lagartos e Chocolate com Pimenta e Passione e Joia Rara por ex. Fez uma ingênua nas primeiras, uma vilã maléfica em Passione e uma dançarina sensual em Joia Rara. Isso é que é versatilidade. Aliás, sou fã dela desde 1999, quando passou Andando nas Nuvens, aliás em tempo, uma ótima novela.
Apesar de não ver muito Joia Rara, posso dizer que pela foto ela arrasa. Claro, sempre arrasou, o tempo não passa para essa diva.

Thallys Bruno Almeida disse...

Mariana Ximenes é maravilhosa demais. A melhor atriz da geração jovem. É impressionante o carisma, o brilho, a naturalidade, a desenvoltura que essa mulher entrega em cada papel, do cômico ao vilanesco, do contido ao visceral. Uma linda, maravilhosa mesmo.

Lembro-me que fiquei hipnotizado por aquele belíssimo rostinho em Uga Uga. Mas comecei a prestar atenção nela com a Ana Francisca de CCP. Via uma jovem talentosa, que se entregava com verdade à inocência da jovem Aninha e, mais tarde, o desejo de vingança no olhar decidido de Ana Francisca.

Em América, sua Raíssa foi um dos pontos mais altos de uma trama confusíssima. A sátira de seu nome no Casseta & Planeta deu tão certo que a Glória Perez decidiu usá-la no capítulo final.

Mais tarde, a Bel. Química a olhos vistos com o Daniel de Oliveira, duelos sensacionais junto com a Carolina Dieckmann (em uma de suas melhores personagens) e uma mocinha encantadora.

Em 2008, Lara. Uma jovem decidida, aparentemente bem-resolvida, que ao longo do tempo começou a ficar atormentada com toda a confusão envolvendo sua vida e seu passado ao descobrir não ser filha da mulher que a criou (Donatela) e sim de uma assassina fria (Flora). E que mesmo atormentada não esbarrou pra chatice.

Em 2010, Clara Mattoli. O grande personagem de sua carreira. Maligna, perversa, sensual, ambiciosa, impressionantemente fria. Uma química explosiva junto a Gianecchini e parcerias geniais com Tony Ramos, Aracy Balabanian, Werner Schunemann (na grandiosa cena final), Daisy Lúcidi e Fernanda Montenegro. Só uma atriz talentosa desse jeito pra encarar de frente tantas feras e com o mesmo brilhantismo. O grande nome de Passione.

Em 2012, Juliana. Uma mocinha excelente, bastante equilibrada em meio à guerra travada por Charlô e Otávio. Dividida entre a paixão por um cara simples, mas gente boa (Nando) e um ricaço um tanto arrogante (Fábio) numa relação de risco. A química de Mariana e Reynaldo se repetiu, mesmo com as restrições do horário.

E agora, Aurora Lincoln. Ousada, irônica, sexy, carismática, apaixonante, debochada. Uma personagem deliciosa. E Mariana se jogou no papel de tal forma que não imagino outra no lugar. Seu par romântico com Leandro Lima marca pela intensidade das cenas e a alegria de viver que Aurora empresta ao ex-pracinha. E ele, por sua vez, corresponde com naturalidade e protagoniza cenas belíssimas com ela. A cada cena, galgando um degrau de cada vez, com cuidado, Leandro tem se mostrado uma boa revelação e está no caminho certo.

Voltando à Mariana, é visível o poder que essa mulher tem de se transformar de uma mocinha mais romântica como Bel a uma mulher sexy ao extremo, e nisso eu não poderia deixar de mencionar sua participação na série As Brasileiras (que inclusive está em reprise no GNT com alguns episódios e o dela entre eles) - onde sua personagem sonâmbula se liberava totalmente à noite. A cena dela dançando Ai Se Eu Te Pego foi uma loucura. Só conseguia pensar "que atriz é essa, que mulher é essa?". Essa é a sensualidade que eu valorizo, respeitando cada biotipo.

E o que ela tem feito em Joia Rara, agora em um lado sensual mais puxado para a elegância, é maravilhoso. Naturalidade impressionante, no canto, na dança, nas expressões. Tanto no primeiro show, com Fever, quanto agora cantando La Vie en Rose da Edith Piaf. Arrisco dizer que ela é o maior acerto dessa trama. Duca, Thelma e Amora Mautner têm o meu maior respeito pelo convite feito à Mariana. Uma personagem e tanto. Para uma atriz e tanto. E uma mulher e tanto.

Que continuem vindo personagens maravilhosos para ela. E que Mariana continue brilhando e nos presenteando com esse carisma por muito, mas muito tempo. Abç!

Thallys Bruno Almeida disse...

Ah, Cobras e Lagartos é de 2006. =)

Anônimo disse...

Mariana Ximenes sempre foi maravilhosa desde cedo, e esta arrasando no papel, saiu uma critica e quero saber se tu concorda o do R7 do fefito sobre o Felix

eder ribeiro disse...

Sérgio, apesar de não acompanhar a novela, é inegável o talento de Mariana Ximenes. Abçs.

Vivi disse...

Gosto da novela e gosto tanto dessa atriz, todos os papéis que ela interpreta são bons. Muito legal o texto. Bjs

Edu Machado disse...

Mariana Ximenes é a melhor atriz da geração dela, e comprovou que está na lista das melhores do País em Passione. Gostava da novela, mas é inegável que a Clara era a melhor personagem da trama. Em Joia Rara, Mariana comprava mais uma vez que faz qualquer tipo de papel, está arrasando!!

BLOGZOOM disse...

Estimado Sergio,

Não consigo assistir esta novela, mas sempre admirei a maravilhosa atriz. Ela é muito versátil e consegue ser sempre ímpar.

Bjs

Suzana disse...

Acho uma pena Joia Rara está com baixa audiência, é uma novela tão bonita... Mas falando da Mariana Ximenes ela está linda com esse estilo Marilyn Monroe, Aurora é muito divertida, um ótimo papel, feito por uma ótima atriz!

Sérgio Santos disse...

Naty, obrigado! Que bom que gostou! Admiro mt a Mariana e ela está ótima! =) Bjão!

Sérgio Santos disse...

Sim, Mainy, eu tô careca de saber! rsrsrs Que bom que gostou do texto! A Mariana é linda e uma ótima atriz. Sempre gostei dela.

Eu adorei a Bel de C&L, mas tinha me esquecido dela e nem coloquei, mas depois da sua lembrança já acrescentei. E mudei a data de Fascinação tb.

Assim como vc, eu acho Cama de Gato a melhor novela das autoras e esperava mais de Joia Rara, apesar do elenco em sua maioria ser ótimo.
Leandro realmente ainda peca pela inexperiência, mas vejo potencial nele e a química com a Mariana é nítida. Os casais da novela são bons mesmo. Bjão!

Sérgio Santos disse...

Milene, eu tb gosto mt dela, mas sou fã da Débora. Isso de empatia vai de cada um, não tem jeito e nem explicação. rs E realmente a novela não empolgou mt. bjssss

Sérgio Santos disse...

É verdade, Luma. E os casais da novela são mt bacanas mesmo. bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado pela mensagem e pelo comentário, Rita. Espero que esteja tudo melhor. bjs

Sérgio Santos disse...

É verdade, Elvira, q química da Mariana com o Leandro é nítida, assim como a boa sintonia com Marcelo Médici e Letícia Spiller. Boa comparação essa que vc fez. bjs

Sérgio Santos disse...

A Clara foi a melhor personagem dela, Fabrício, e dificilmente virá outra igual ou melhor. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Eu acho que Joia Rara seria melhor às onze, Marilene, até pelas cenas do Cabaré e também pelo ritmo dela, que com menos capítulos, poderia ser mais rápido. bjs

Sérgio Santos disse...

Excelente comentário, Ricardo, é verdade. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Flávia. bjs

Sérgio Santos disse...

Paulinha, obrigado! Em GdS eu torci durante mt tempo para os dois casais, mas no final preferi que a Ju ficasse com o Nando e a químicas do casal é mt grande. E atualmente ela tem feito bonito em Joia Rara. Bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Anderson. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Oi Maria! Estava merecendo mesmo mas preferi esperar a personagem crescer mais, como cresceu. Eu acho o Leandro uma grata surpresa, apesar de ainda não convencer sempre. Mas, ao que tudo indica, promete. Bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Barbie. bjs

Sérgio Santos disse...

Eu tb gostei muito de Andando nas Nuvens, Alexandra. E Mariana começou bem logo no primeiro trabalho e foi melhorando com o tempo. Vc citou três novelas em que ela deu um show. No caso de JR, está dando. Bjs

Sérgio Santos disse...

Thallys, a Mariana é um talento mesmo e linda. A Bionda, Aninha, Bel, Lara, Clara, enfim, todas foram muito bem interpretadas por ela, que agora se destaca novamente com a Aurora. Ela merece os elogios que recebe e o sucesso que faz. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, eu gosto mt do Fefito, mas discordo dele. Acho que o autor acertou em cheio ao explorar agora essa comicidade do vilão, após tantas cenas pesadas e fortes. E claro que o público percebe que ele está sofrendo, um sujeito que amava o luxo como ele jamais poderia estar se divertindo na lama onde está. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Eder. abçs.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Vivi. bjs

Sérgio Santos disse...

Edu, a Clara era uma vilã maravilhosa e a novela ótima. Mas havia ótimos personagens e grandes atores na trama. Em JR, ela se destaca novamente. Abçs.

Sérgio Santos disse...

Sissym, ela é ótima mesmo. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Suzana, Joia Rara merecia uma audiência melhor que Flor do Caribe, mas o horário de verão costuma ser fatal com tramas das seis. Mas a novela tb não pegou, verdade seja dita. bjssss

Amanda disse...

A Mariana é ótima e nessa novela está se superando. Joia Rara melhorou muito depois da entrada dela. Pena que o cabaré não está tendo tanto destaque, o Caruso, Rosi e Nicette estão ótimos também.

Anônimo disse...

Excelente texto, realmente Mariana Ximenes faz jus aos seus elogios. Está simplesmente diva em Joia Rara, linda e perfeita no papel. São momentos de pura arte quando Mariana está em cena.

Sérgio Santos disse...

Amanda, a novela melhorou mesmo depois da entrada da Mariana e é uma lástima que o Cabaré esteja aparecendo tão pouco. O núcleo não merece. bjssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, anônimo. Abraços.

Filha do Rei disse...

Mariana está esplêndida nesta personagem, ela tem luz quando entra em cena.

Anônimo disse...

Não acho ela isso tudo, não. A apresentação dela foi pífia, sorte que foi dublada. Mariana pode ser uma boa atriz, mas longe de ser uma grande atriz, sua personagem não faz tanta diferença assim na trama, só serviu para acabar com a personagem de Letícia Spiller, coitada. O romance dela com Davi é um dos mais sem graça da trama. Mariana está magra demais, nada a ver com uma verdadeira vedete. Pode estar 'causando' este frisson todo por ser uma atriz conhecida, mas sua personagem está longe de ser a estrela da trama.

Anônimo disse...

Mariana é uma ótima atriz, porém não vejo na personagem Aurora algo que realmente me prenda. A atuação como sempre impecável, mas falta "algo" no conteúdo dessa personagem. Vejo na Carolina Dickemann, Nathalia Dill, Ana Cecília Costa e Ana Lúcia Torre personagens com uma "pegada" mais interessante. Um conteúdo que prende. Sobre o Leandro Lima, ele está de parabéns. Vejo nele um ótimo ator pra um iniciante e discordo super do 0 que ele levou da Patrícia Kogut.

Sérgio Santos disse...

Discordo, anônimo, mas respeito sua opinião. Sobre a apresentação pífia, acho que vc viu outra cena porque achar aquilo ruim... mas enfim. Sobre ser dublada, ela é atriz e não cantora.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, respeito sua opinião sobre a Aurora. E concordo com as personagens citadas por vc, com exceção da Iolanda. Não vejo nada demais naquela personagem.

Rodrigo disse...

Muito bom seu texto, Sérgio. Concordo com você. A Mariana está brilhante, roubando a cena na pele de Aurora, que é uma das personagens mais interessantes de Joia Rara. Ela diverte e emociona. É uma personagem bem diferente daquilo que costumamos ver na telinha. Os shows da Aurora foram maravilhosos e o seu romance com o Davi é um dos mais lindos que eu já vi.
Fico pasmo com o talento dessa moça. É uma atriz completa. Convence de mocinha a vilã, de romântica a sensual. Suas mocinhas são sempre diferentes, suas coadjuvantes sempre roubam a cena e sua vilã carregou a novela nas costas.

Tito disse...

Gosto da Mariana desde que ela fez a personagem Bionda de Uga Uga, que foi quando ela estourou. Fiquei um pouco impressionado depois de tantas protagonistas e uma vilã inesquecivel, ela aceitar fazer um papel 'coadjuvante', mas esta moça consegue brilhar de qualquer maneira, não importa o tamanho do papel. Joia Rara está muito boa, o romance dela com o Davi é bonito de ver, torço por eles.

Sérgio Santos disse...

Rodrigo, muito obrigado. Tb sou fã da Mariana e concordo com todo o seu comentário. Só discordo da parte que ela carregou Passione nas costas pq aquela novela teve um grandioso elenco e uma ótima trama. Ela deu um show na pele da Clara, mas vários atores se destacaram. abraços;

Sérgio Santos disse...

Tito, ela está muito bem mesmo e a Bionda foi uma ótima personagem. Aliás, quase todas as personagens dela foram mt boas e bem interpretadas. Agora não é diferente. Abraços.