segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Segunda temporada de "Revenge", audiência e o respeito ao telespectador

Os fãs de séries americanas ---- apesar de quase sempre só assistirem as produções na tv a cabo ---- sofrem quando dependem dos canais abertos para acompanhá-las. O SBT, por exemplo, costuma exibi-las depois das duas da manhã e a Globo quase sempre as coloca depois do "Programa do Jô". A Record e a Band costumam exibi-las mais cedo, porém, já cancelaram seriados que não estavam dando a audiência desejada sem dar satisfações para o público. E justamente por causa desse saldo desanimador, é preciso elogiar a exibição da segunda temporada de "Revenge".


A Globo tentou promover a primeira temporada a todo custo e fez um ótimo trabalho. Inseria, incessantemente, atraentes chamadas durante os intervalos e fazia uma boa propaganda de seu 'produto'. O resultado desse investimento foi uma estreia animadora. O primeiro episódio rendeu uma excelente audiência e liderou com folga em um horário onde a disputa costuma ser acirradíssima.

Entretanto, com o tempo, a empolgação do grande público foi diminuindo. Os índices apresentaram uma queda e a emissora voltava a enfrentar dificuldades para manter a liderança. "Programa Silvio Santos", "Pânico na Band" e "A Fazenda" passaram a incomodar novamente e o 'revezamento' pelo primeiro
lugar era constante. Para tentar melhorar a média geral da série, a Globo resolveu exibir dois episódios por domingo, o que acabou despertando desconfianças a respeito de uma tentativa de acabar logo com a primeira temporada por causa da queda na audiência.

Mas todas as especulações caíram por terra quando a emissora começou a exibir a segunda temporada de "Revenge" no domingo retrasado (11/08), logo após o último episódio da primeira. Foi sem dúvida uma decisão surpreendente para grande parte do público, afinal, não é normal a tv aberta exibir a continuação de um projeto que não alcançou o ibope esperado. O mais comum, infelizmente, é simplesmente cancelarem, ignorando o telespectador que acompanhou e gostou da produção.

A Globo, ao ignorar a audiência aquém da desejada e optar pela exibição da segunda temporada da saga de Emily Thorne, demonstrou um imenso respeito pelo seu público. Caso tivessem optado pelo cancelamento, quem começou a acompanhar a história através da emissora carioca, teria que se virar para procurar os episódios restantes: ou no canal a cabo (no caso a Sony), ou na internet, ou comprando um pacote completo através de alguns serviços de tv por assinatura. Mas, felizmente, não foi necessário.

Quando um canal muda seus programas de horário, sem dar a mínima para o telespectador, merece ser duramente criticado; no entanto, quem valoriza e respeita seu público precisa ser exaltado. A Globo já deixou a desejar em muitos aspectos em relação às exibições de séries americanas ---- vários fãs costumam criticar cortes e exibições em horários deprimentes ----, porém, o público de "Revenge" não tem razões para reclamar. Os conflitos entre Emily Thorne (Emily Vancamp), Jack Porter (Nick Wechsler), Nolan Ross (Gabriel Mann), Conrad (Henry Czerny), Daniel (Joshua Bowman), Charlotte (Christa B. Allen) e Victoria Grayson (Madeleine Stowe) continuam indo ao ar todos os domingos, logo após o "Fantástico". Um claro sinal de respeito aos que assistem. Os fãs da série agradecem.

29 comentários:

Unknown disse...

Adorei os primeiros capítulos, depois me pareceu entediante, Emily é neurótica e obcecada, ao mesmo tempo que faz a trama ficar intensa, tb acomete á um certo tédio, acho que há de haver o equilíbrio, mas a série em si é boa sim.
Mas com certeza a emissora mereceu os elogios que desferiu, a atitude acima de tudo demonstrou respeito e consideração com o público telespectador.
Beijos e ótima semana!

eder ribeiro disse...

Sérgio, eu acho q a continuação da série se deve por a Globo não ter opção para o horário, de qq forma, elogios para a emissora pela continuação. Abçs. Boa semana.

Anônimo disse...

Oi Sergio

só descobri hoje que eu anda não seguia seu blog, vê se pode? Quer dizer, não seguia no Google friend, por que vivo te seguindo e lendo tudo que você escreve de forma tão atraente e bem exposta.

Não acredito que a motivação da Globo em dar sequencia à série tenha sido o respeito ao público não, estas coisas envolvem dinheiro demais para eles se sacrificarem apenas por respeito, acho mais que estão atendendo a uma necessidade deles próprios.

Beijos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa tarde
Sérgio
...vc tocou num assunto que realmente acontece, e aconteceu comigo, os fãs de séries, sofrem quando dependem dos canais abertos para acompanhá-las.
E como dito,na postagem anterior, a Globo tão rígida em sua grade e sempre de olho na audiência,está "mudando" e para melhor, em respeito aos telespectadores, espero que seja isso.Só podemos parabenizar pela "continuação" de Revenge.
Obrigado
Bela semana
Abraços

Thallys Bruno Almeida disse...

Bem, Sérgio, diante da queda de audiência de Revenge frente a PSS, Pânico, Fazenda (ou reportagens de destaque do Dom. Esp), fatalmente a emissora poderia muito bem cancelar a exibição sem qualquer explicação e deixar o Domingo Maior, que daria menos prejuízo. Ainda assim, felizmente, houve a sensibilidade de satisfazer o público fiel que se criou e, mesmo não dando tanta audiência assim, é um acerto manter a série em um horário menos difícil.

Sobre o comentário de que a emissora já deixou a desejar outras vezes na exibição, acrescento que: a partir de setembro, as séries exibidas de terça a quinta após o Jô vão ser tiradas do ar para serem exibidos filmes. O público de Revenge agradece, mas os fãs dessas outras claramente vão ficar desapontados, o que é uma pena. Abçs!

Rafael Barbosa disse...

Adorei a decisão da globo porque me tornei fã da série rs. Não perdi nenhum episódio da primeira temporada e quase soltei fogos quando disseram que iria exibir a segunda. Acho a série excelente, instigante, com surpresas a cada episodio, diálogos ótimos, as frases da Emily incríveis, enfim, acho que é o melhor seriado americano dramático que já assisti, aliás nunca me liguei tanto assim á um. A segunda temporada também é interessante, mas inferior a primeira, mas sigo acompanhando a saga de Emily. Sem dúvida um acerto da globo.

Abraços

Trilhamarupiara disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Trilhamarupiara disse...

Amigo como já sabe durmo cedo portanto não assisto, mas acho bacana a emissora respeitar quem assiste e já emplacar a segunda temporada, diferente de Glee que não teve continuidade e de muitas outras tbém, Lost por ex, enfim! Abraçossss

Uma Interessante Vida disse...

Verdade, Sérgio, ficar a merce das emissoras abertas para acompanhar uma série é terrível, eu confesso que não acompanho Revenge, mas assisto "O Mentalista" da concorrente... hehee No entanto, eles exibem depois de Gabi e depois de "True Blood" que é após às 2 da manhã... às vezes eu perco alguns capítulos, pois passa tarde demais e eu não consigo ficar acordada. beijos e linda semana.

Luana Mendes disse...

Sérgio, eu acompanho a série pela internet, e meu pai pela Globo. Enfim, assisti o último episódio com ele, e quando começou a segunda temporada eu fiquei "Não, não pooode! Eu esperei meses pra ver a segunda temporada, não é justo!" HAHHAHA Vendo agora, foi super legal com o público brasileiro, que não está acostumado a esperar meses pela continuação né... Agora é esperar o começo da terceira temporada com o belo Arqueiro verde de Smallville *.*

Unknown disse...

Oiii Sérgio, eu não acompanho essa série, não sei praticamente nada sobre ela, mas concordo com vc em valorizar a Globo quando a mesma faz algo correto. Eu acompanho a série "Linha do Tempo" toda terça na Globo (adoooro), não sei se tem mais de uma temporada ou não, mas espero que se tiver a Globo faça como fez com Revenge.
BjoBjo querido;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

Unknown disse...

Concordo com você, Sérgio. Apesar de não assistir à série, devido ao horário tardio, a Globo mostrou respeito ao público que acompanhou a primeira temporada.

Maxxi disse...

Adoravelmente ótima a série! Acho que sentiria um vazio caso não exibissem a segunda temporada, além do mais, a primeira deixa gancho para a segunda. Se parasse na primeira, todos nós, fãs da saga iríamos fazer barulho nas redes sociais. Sem falar, que esperamos ansiosamente a terceira (e quem sabe, ultima) temporada... Mesmo que se estenda até uma ou duas da manhã cada episódio. Espero mesmo!

Sérgio, porque o Sbt não exibe The big bang the theory no horário mais nobre? A siticom é excelente, criativa e tenho certeza que muitos jovens encantar-se-iam por ela. É uma lástima vê-la renegada à faixa de 3 da manhã...

Sérgio Santos disse...

Thairys, eu me viciei na série. Não acho entediante não, mas entendo sua concepção porque alguns episódios transmitem essa impressão mesmo. Beijos e obrigado pelo comentário.

Sérgio Santos disse...

Eder, a opção seria antecipar o Domingo Maior como ela já havia feito em outras ocasiões. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Van, não tem o menor problema. O importante é que vc vem sempre aqui. Eu acredito que foi respeito sim porque cancelar uma série de baixa audiência é comum, ainda que tenha dinheiro envolvido, afinal, bastaria eles exibirem a produção de madrugada como já fazem com outras séries. Bjão

Sérgio Santos disse...

É verdade, Felis. Eu nunca sofri disso porque raramente vejo série americana, Revenge é uma exceção. Mas vejo muita reclamação mesmo de cortes, interrupções, horários tardios, enfim... abçssss

Sérgio Santos disse...

Eu tinha quase certeza que cancelariam, Thallys. Foi uma grata surpresa não terem feito.

Não sabia que a Globo ia tirar do ar as séries depois do Jô. Talvez tenha acabado a temporada, mas não sei. Aliás, nem sei quais séries são. Por isso mesmo o caso de Revenge deve ser aplaudido. abçssss

Sérgio Santos disse...

Eu também me viciei, Rafael, e não perdi nenhum episódio. Só não posso comparar com outras séries do gênero porque realmente vejo pouco. E o bom foi que nós não precisamos esperar como o público americano espera, inclusive os que veem as séries pelo canal a cabo aqui. abçs

Sérgio Santos disse...

Pois é, Kellen. Sei disso. Mas Glee, na verdade não foi cancelada, a Globo simplesmente resolveu exibir a segunda temporada de madrugada, mesmo tendo estreado a primeira no sábado de manhã. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Pois é, Barbie, olha o horário que exibem. Muito tarde. O SBT faz muito isso também. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Tá vendo, Luana, seu pai foi beneficiado que nem eu. Não tivemos que esperar nada mesmo! rsrsrs

Exato, o público brasileiro não está mesmo acostumado a esperar tanto. A Globo foi esperta nesse sentido, ainda que o ibope esteja baixo.

Ah, não sei quem é esse arqueiro aí... rsrs bjão!

Sérgio Santos disse...

Oi Celina. Linha do Tempo passa tarde pra caramba, mas tomara que a emissora faça o mesmo. Bjão

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Elvira. Foi uma atitude surpreendente, achava que o cancelamento era certo. bjs

Sérgio Santos disse...

Oi Maxxi. Também gosto muito da série. E ao juntar dois episódio num só dia acaba terminando mais tarde mesmo. Tem acabado depois de meia noite e meia. Tomara que exibam a terceira também, mas aí creio que demora porque nem o canal a cabo tem ainda.

Olha, não sei o pq do SBT exibir a série tão tarde. Por falta de espaço na grade com certeza não é. abraços.

Anônimo disse...

Foi muito bom mesmo a globo começar com a 2° temporada.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Anônimo. abçs

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Uma falta de consideraçao com o publico, cortar a serie sem o menos respeito. So a globo mesmo. cada dia pior affffff