sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Glória Pires: os 50 anos de uma estrela

No dia 23 de agosto de 1963 nascia uma estrela que se tornaria uma das maiores atrizes do país: Glória Maria Cláudia Pires, a querida e amada Glória Pires, que completa hoje 50 anos de vida. A idade, aliás, é quase igual ao tempo de sua carreira. Filha de Antônio Carlos Pires e Elza Marques Pires, Glória iniciou sua trajetória no meio artístico com apenas 5 anos na abertura da novela "A Pequena Órfã, da TV Excelsior. E a partir dessa primeira aparição ficou bem claro que seu futuro na televisão já estava traçado, afinal, Dionísio Azevedo, diretor da trama que foi conquistado pelo carisma dela, a tinha convidado para integrar o elenco das crianças da novela.


Porém, uma hemorragia nasal acabou afastando Glória. Mas ela não tinha mais escapatória, sua vida seria voltada para as artes dramáticas de qualquer maneira. Por causa da influência de Antônio Carlos Pires, o diretor resolveu colocá-la como uma espécie de dubladora da atriz principal que havia sido afastada por questões de contrato. E foi depois dessa curiosa experiência, sua carreia foi de fato iniciada.

Ela estreou fazendo uma participação no "Caso Especial" em 1972 e depois, no mesmo ano, entrou em sua primeira novela: "Selva de Pedra", de Janete Clair. Em 1973 e 1976 participou de mais duas obras da mesma autora: "O Semideus" e "Duas Vidas". Já em 1978 fez parte do imenso sucesso "Dancing Days", interpretando
Marisa, a filha da protagonista Júlia Mattos (Sônia Braga). A sua atuação lhe rendeu o prêmio ---- o primeiro de muitos ---- "APCA" (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de atriz revelação.

A sua primeira protagonista veio em "Cabocla" (1979), onde viveu a tímida Zuca. Após mais esse bem-sucedido trabalho, integrou o elenco de "Água Viva" (1980), "As Três Marias" (1980), "Louco Amor" (1983), "Partido Alto" (1984), "O Tempo e o Vento" (1985) e "Direito de Amar" (1987). Em 1988, Gloria Pires adiou sua lua-de-mel depois que recebeu o convite de Dennis Carvalho para interpretar a inesquecível vilã Maria de Fátima, no fenômeno "Vale Tudo". Não precisa dizer que foi uma das decisões mais acertadas da sua vida. A atriz deu um show ao lado de Regina Duarte, que vivia sua mãe (Raquel), e entrou para a história da teledramaturgia com sua ambiciosa personagem.

Em 1990 atuou em "Mico Preto" e em 1991 participou de "O Dono do Mundo". Já em 1993 viveu um dos maiores desafios de sua carreira ao interpretar gêmeas no remake de "Mulheres de Areia": as irmãs Ruth e Raquel. Glória foi tão magistral nessa obra, que conseguia emocionar na pele da bondosa Ruth e despertava raiva na pele da inescrupulosa Raquel com a mesma competência. No ano seguinte, a atriz recebeu inúmeros prêmios após participar da impecável minissérie "Memorial de Maria Moura", onde viveu a corajosa Maria Moura.

No ano de 1996, a atriz não ganhou uma boa personagem. Em o "Rei do Gado, trama de Benedito Ruy Barbosa, Glória viveu Marieta/Rafaela uma espécie de antagonista que não deu certo. Porém, em 1997, a atriz voltou a trilhar o caminho do sucesso ao interpretar a babá Nice, no remake de "Anjo Mau". A novela alcançou elevados índices de audiência e sua interpretação na pele da protagonista ambiciosa foi elogiadíssima. Tanto que, ao contrário da obra original, Nice acabou tendo um final feliz ao lado de seu amado, escapando da morte.

Mas depois de mais um êxito, Glória acabou atuando em duas novelas fracassadas: "Suave Veneno" (1999) e "Desejos de Mulher" (2002). No entanto, apesar das obras não terem sido bem-sucedidas, a atriz conseguiu brilhar nas duas tramas, recebendo um merecido destaque. Em 2005, Glória viveu a Júlia Assumpção em "Belíssima", sucesso de Silvio de Abreu. Suas cenas ao lado de Tony Ramos (Niko), Fernanda Montenegro (Bia Falcão) e grande elenco foram espetaculares do início ao fim. No ano de 2007, foi a vez de se destacar em "Paraíso Tropical" (obra de Gilberto Braga e Ricardo Linhares), vivendo novamente um par romântico com Tony (Antenor). Aliás, par que já tinha se repetido no cinema com fenômeno de bilheteria "Se eu fosse você" (2006) ---- o filme ainda ganhou uma continuação que conseguiu um número ainda maior de espectadores em 2008.

Já em 2011, a atriz roubou a cena na pele da vingativa Norma em "Insensato Coração". A obra sofreu inúmeras críticas e teve uma baixa audiência, no entanto, sua personagem acabou virando a grande protagonista da trama e a responsável pelos poucos elogios que o folhetim recebia. Foi mais uma interpretação marcante em sua carreira. Sua última novela até então foi "Guerra dos Sexos", vivendo a doce e amorosa Roberta Leone. O remake de Silvio de Abreu também passou longe do sucesso, mas a atuação da atriz mais uma vez evidenciou seu imenso talento. Destaque para as cenas em que atuava ao lado de Irene Ravache (Charlô) e Reynaldo Gianecchini (Nando).

Mas não é só a televisão que faz parte de sua vida. O cinema também está incluído na trajetória dela. Após ter participado de vários longas ---- entre eles os já citados "Se eu fosse você 1 e 2", "O Quatrilho" (1995), "A Partilha" (2001), "O Primo Basílio" (2007) e o aclamado "É Proibido fumar" (2009) -----, atualmente Glória pode ser vista no elogiado filme "Flores Raras", vivendo uma homossexual. A atriz ainda disse que o desafio de interpretar a primeira personagem lésbica de sua carreira não foi um problema e sim uma solução.

Glória Pires chegou aos 50 anos carregando um currículo invejável. Sua bem-sucedida carreira se deve ao imenso talento que a consagrou como uma das mais respeitadas e queridas atrizes brasileiras. E uma atriz desse nível não merece ser parabenizada somente no seu aniversário, merece ser parabenizada todos os dias. Parabéns, Glória. O Brasil te ama.

60 comentários:

Bruno Marques disse...

Glória Pires é talento puro!!!
Merece todos os aplausos que um artista pode receber!!!
Como não amar essa mulher???
Que ela continue nos brindando por muitos anos ainda com o seu imenso talento!!!
Abraços Sérgio!!!

Unknown disse...

Qualquer elogio que se faça a Glória Pires é mais que merecido. É impossível não se encantar com o talento e carisma dela, adoro vê-la atuando...
E que ela possa nos presentear por muitos e muitos anos com o seu talento ímpar, poderosa como sempre! Parabéns!
Beijos Sérgio e ótimo final de semana!

Thallys Bruno Almeida disse...

Glória Pires merece todas as homenagens, não é à toa que é uma de nossas maiores ATRIZES. Referência de talento, carisma, humildade e digna de todos os nossos reconhecimentos. Dona de papéis memoráveis como Marisa, Maria de Fátima, as gêmeas Ruth e Raquel, Nice, Júlia Assumpção e Norma, entre tantos outros. No cinema, destaco a hilária parceria com Tony Ramos em Se Eu Fosse Você e lamento o fato de Flores Raras ter estreado em condições desfavoráveis (eu por exemplo não vi).

Que venham mais 50, 60, quantos anos forem para que Glória continue nos presentando com seu brilhantismo. Abçs!

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse...

Realmente, ela merece todas as homenagens, parabéns pra ela!

Equipe Carlos Hamilton disse...

Não sabia que a Glória fez 50 anos, pensava que ela era mais velha... mas ela está em forma.

Bom final de semana!

Abraços

heln disse...

Exelente texto so corrige a parte que vc diz que ela interpretou ana terra na miniserie memorial de maria moura, a personagem ana terra ela interpretou anos antes em o tempo e o vento na maria moura ela interpretou a personagem titulo o seja maria moura abracos

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!
Bom dia
Sérgio
inquestionável talento.Adoro Glória Pires. Quem diria que já está completando 50 anos.Me lembro bem de Mulheres de Areia, quando a vi pela primeira vez na TV, sim, é muito talentosa e merece todas as homenagens.Parabéns á ela. Pretendo assistir o Flores Raras, do Bruninho.
Obrigado pelo carinho da visita
Belo final de semana
Abraços

Bianca disse...

Complementando o comentário de heln: Ana Terra,obviamente, é gaúcha. Conforme dito, personagem da grande saga escrita por Érico Veríssimo, 'O Tempo e o Vento', contada na minissérie homônima.

Fora isso, maravilhoso texto, à altura da grande atriz que é a Glorinha!!

Anônimo disse...

Só um detalhe: Adriana Esteves e sua Carminha é NADA perto de Maria de Fatima e Raquel, vilãs da Gloria. Quanto as atrizes mais novas então nem se compara, é até covardia.

Unknown disse...

É sem dúvida uma excelente artista que alem de saber a sua arte também se sabe cuidar.
Parece que os cinquenta não são reais. Mostra muito menos idade.

Unknown disse...

Acompanho Glória desde Dancing Days, sou velhinha tbm, dois anos menos que ela. Me encantei por ela já naquela época, ela era uma adolescente assim como eu. Parabéns pra Glória e que venham mais 50!!
BjoBjo meu querido;)
Celina Alves
Luxos e Luxos

chica disse...

Sérgio, ela é DEZ. Além de talentosa, linda, simpática, sabe conquistar a cada trabalho!

Lindo fds! abração, aqui chuvas, FRRRRRIO! chica

Vera Lúcia disse...


Olá Sérgio,

Glória merece esta linda homenagem que você faz a ela, ressaltando seu talento e excelentes trabalhos. É sempre um prazer assisti-la em cena, seja na televisão ou no cinema.
Ainda não vi o filme "Flores Raras", mas pretendo assistir.

Parabéns à Glória Pires, não só pelo níver, mas pela brilhante carreira.

Ótimo final de semana.

Beijo.

Unknown disse...

Gostei do retrospecto que você fez sobre a brilhante trajetória da Glória Pires. É difícil escolher o seu melhor trabalho, mas, lembro especialmente de Maria de Fátima, as gêmeas Ruth e Raquel, Maria Moura, Ana Terra, Nice, Marisa.
Na série "As Brasileiras", Glória foi responsável pelo melhor episódio.
Ela é versátil e se sai bem também nas comédias. E sempre sem perder a simpatia e humildade.

Zilani Célia disse...

OI SÉRGIO!
MARAVILHOSA! COMO ATRIZ SÓ DÁ ORGULHO A NÓS BRASILEIROS, QUE A RESPEITAMOS E ADMIRAMOS...
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Clau disse...

Olá Sérgio,boa tarde :)
Glória Pires é uma unanimidade,
tem talento de sobra,além de ser bonita e carismática.
Que currículo maravilhoso ela tem!
Não vi todas as novelas que ela atuou,mas os filmes,só falta eu ver 'Flores Raras'.
Sou fã dessas super atriz.
Sensacional a homenagem à ela nesse post.
Bjs \o/

Luzes do Bem disse...

Simplesmente adorável e talentosa!! Parabéns amigo pelo post =) O trabalho dela realmente é digno de post, incluindo n so novelas,como filmes tb.

Gd bj, Flavia

Patricia P. Galis disse...

Uma das poucas personalidades que gostaria de conhecer pessoalmente. Ela é talentosa, humilde e uma mulher incrível. Ia fazer um post sobre o niver dela mas depois não deu certo pq ja tenho algumas postagens programadas.

eder ribeiro disse...

Sérgio, ninguém fica no topo por tanto tempo se não tiver talento. Abas.

Anônimo disse...

Sérgio,
Sou super fã da Glorinha. Aliás eu vibro cada vez que ela faz vilã.
Big beijos

Uma Interessante Vida disse...

A Glória tem um talento incomum, Sérgio... sou super fã desde que me entendo por gente. Gostei da homenagem que você fez a ela e nem parece que ela já tem 50. beijinhos

Letícia disse...

Boa noite meu caro Sérgio,

tudo o que for dito sobre Glória Pires é mais do que justo. Talento ali tem de sobra. Cada personagem que aparece apenas prova e comprova o talento de Glória. E o mais incrível é que a atriz não é uma cria do teatro, sempre trabalhou na televisão e no cinema, onde, também, mostra seu grandioso talento. Fazendo humor, ou sendo uma vilã, ou a mocinha, ela consegue transmitir o sentimento para nos emocionar.

Adorei seu último papel como Roberta Leone, mesmo que a novela não tenha tido a audiência merecida, ela estava ali, brilhando ao lado de grandes atores com Toni Ramos, parceiro de vários trabalhos, Irene Ravache entre outros.

Mas agora estou curiosa para assistir ao filme Flores Raras e prometi a mim mesma que desta próxima semana não passa, pelo trailer vi que será uma grata surpresa.

Pela homenagem que você fez a esta grande atriz, é mais que merecida. como uma ótima atriz merece receber todos os aplausos.

Um ótimo final de semana meu caríssimo Sérgio e até uma próxima..

Luma Rosa disse...

Oi, Sérgio!
Nunca entendi muito bem porque a Glória Pires nunca fez teatro. Se fez, não é sabido! Tem uma amiga da minha mãe que concorreu ao papel que ela fez em "Dancing Days". Disse que foi tanta marmelada que deixou os testes televisivos de lado. Atualmente ela tem uma escola de teatro, junto com Marco Santos (autor de "Popularíssimo", biografia do comediante Brandão Filho).
É inegável que Glória Pires saiba se posicionar diante das cameras e eu somente assisti os filmes, ainda não assisti nenhuma novela.
Bom fim de semana!!

Paty Michele disse...

Tem gente que brilha por onde passa, né? É o caso dela, que emenda um trabalho atrás do outro e sempre fazendo sucesso.
Adoro a glória e tô louca pra vê-la encarnando essa personagem tão polêmica de Flores Raras.
Um bjo, queridão.

A Viajante disse...

Justa e linda homenagem, Sérgio. Gosto muito dela. Beijão!

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai?
Lendo aqui a história de Glória Pires me dei conta de como é extenso seu currículo. É uma atriz pela qual fui desenvolvendo admiração ao longo da carreira. Para mim seus personagens mais marcantes foram Maria de Fátima e as gêmeas de Mulheres de areia. Um abraço!

Sérgio Santos disse...

Verdade, Bruno. Dá pra não amar? Obrigado pelo comentário. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Exato, Thairys, todo e qualquer elogio é merecido! Ela é espetacular. bjssss e boa semana.

Sérgio Santos disse...

Sem dúvida, Thallys. Glória coleciona grandes papéis e marcantes personagens. Pena mesmo o Flores Raras ter estreado em tão poucas salas. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo comentário, Ana. bjs

Sérgio Santos disse...

Não acho que ela pareça mais velha, não, Carlos. Obrigado pelo comentário. Abçs!

Sérgio Santos disse...

Heln, devidamente corrigido. Ela fez tanta coisa que enquanto lia seu currículo acabei misturando A com B. Abçssss

Sérgio Santos disse...

Mulheres de Areia foi um marco, Felis. Um remake de imenso sucesso e Glória deu um show. Abraços.

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Bianca, me confundi mesmo. Já corrigi. Obrigado pelo elogio. bjssss

Sérgio Santos disse...

Anônimo, sou fã da Adriana Esteves, mas Glória é um ícone. abçs

Sérgio Santos disse...

Concordo, Luis. Ela tem disposição de menina. abraçs

Sérgio Santos disse...

Vocês não têm nada de velhinhas, Celina. E Glória consegue brilhar em todos os seus trabalhos. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Ela é dez mesmo, Chica. Puxa, que inveja, aqui no RJ fez um calor desgraçado. Nem parecia inverno. bjssss

Sérgio Santos disse...

Vera, obrigado. Era o mínimo que eu poderia fazer. Flores Raras parece ser um excelente filme. E Glória merece parabéns todos os dias. bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Elvira. É tanto trabalho bom que fica difícil mesmo selecionar algum. Os citados por vc foram excelentes mesmo. Sim, a Glória além de tudo é uma simpatia. bjssss

Sérgio Santos disse...

Concordo plenamente, Zilani. bjssss

Sérgio Santos disse...

Difícil não ser fã dela, né Clau? Foram muitos trabalhos maravilhosos e atuações marcantes. Também quero ver Flores Raras. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Patrícia, também gostaria de conhecê-la pessoalmente. E escreva também, não importa que tenha passado o dia. bjsss

Sérgio Santos disse...

Verdade, Eder. Abçs

Sérgio Santos disse...

Quem não é, né Lulu? Sim, as vilãs dela são fantásticas. bjsss

Sérgio Santos disse...

Nem parece mesmo, Barbie. E também sou fã dela desde que me entendo por gente. rs bjão

Sérgio Santos disse...

Olá, minha cara Letícia. Que bom que gostou do post. Também adorei a Roberta Leone e as parcerias que ela fez na novela foram ótimas. Tony, Gianecchini, Irene, enfim, foi muito bom e a novela merecia mais ibope mesmo.

Mocinha ou vilã, tanto faz, ela consegue se destacar em qualquer papel. E realmente é curioso ver uma atriz tão magistral que nunca fez teatro. Isso que é nascer com talento. bjão e boa semana!!!!

Sérgio Santos disse...

Jura que nunca viu uma novela da Glória, Luma? Creio que vc é uma exceção. E que saudades do Brandão Filho...

Pelo que eu sei ela não fez nenhuma peça mesmo. Mas nem fez falta tendo um currículo tão rico. Beijos e boa semana!

Sérgio Santos disse...

É verdade, Paty. Carisma é outra coisa que Glória tem de sobra. Só pelo trailer dá pra ver o quanto que ela tá bem em Flores Raras. bjssss

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Ju. bjão!

Sérgio Santos disse...

Bia, sem dúvida Maria de Fátima, Ruth e Raquel foram personagens marcantes. Ninguém se esquece até hoje. Glória foi incrível. bjsssss

Vanessa disse...

Sérgio, querido,
Quem não ama a Glória Pires, né? Quem não admira essa atriz incrível? Fosse americana e fizesse filmes de Hollywood, estaria cheia de estatuetas do Oscar. Mas, graças a Deus, é brasileiríssima!!!

Me apaixonei pela Glória em "Mulheres de Areia". Além de ter feito duas personagens incríveis (a Raquel, pra mim, é uma das melhores vilãs das nossas novelas), ainda precisou viver uma terceira, com a Ruth fingindo ser a Raquel. Foi sensacional, a ponto de nem precisar abrir a boca para saber qual das gêmeas estava defendendo. O olhar entregava tudo.

AMEI também "Memorial". A Norma, apesar da novela não ter empolgado, foi outro grande personagem, assim como a Nice.

O que mais me encanta na Glória, além de sua simpatia, é o jeito de interpretar. Sou fascinada por atrizes mais comedidas, que fazem o menos ser mais. Não precisa de gritos para expressar raiva, por ex. É sempre na medida certa. E o choro é de doer a alma.

Pena que as filhas não tenham herdado o mesmo talento. Quem sabe o DNA não esteja na Ana, não é? rs.

Beijão!

Vanessa

Filha do Rei disse...

Depois de escrever o comentário do post anterior vim para este e alegrei-me pois era sobre a Glória Pires :)
Vejo-a daqui a alguns anos ainda fazendo grandes cenas como o Tarcísio e a Fernanda.Sempre acompanhei a carreira da Glória e admiro seu amor pelo que faz, começou cedo mas nunca a vi se considerar uma "estrela", por isso mesmo as pessoas veem a Estrela que ela é.Paro para assistir a suas cenas, pois sei que algo bom surge :)Que ela continue brilhando!!

MARILENE disse...

Sergio, ela merece todos os elogios. Aquela jovem competente, interpretando as gêmeas, é a mesma mulher talentosa que viveu Roberta Leone. Os anos de trabalho e de vida, dessa grande atriz, provocam merecidos cumprimentos. Bjs.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Vanessa. É quase uma unanimidade. E é mesmo, ela ainda fazia brilhantemente a Ruth fingindo ser a Raquel.

Glória se destaca em tudo o que faz, é um ícone. bjão

Sérgio Santos disse...

Cléu, assino embaixo do seu comentário! Fico até sem ter muito o que acrescentar. Ela é maravilhosa e humilde. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Verdade, Marilene! E Roberta Leone não poderia ter sido melhor interpretada. Grande atriz. bjssss

BIA disse...

Parabéns para a Glória Pires!!! É mesmo uma grande atriz e pessoa!!! Sempre interpreta com magistral perfeição todos seus personagens.
Boa semana Sérgio!!!
Bjs :)

Sérgio Santos disse...

Verdade, Bia. bjão!

Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.