sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Destaque como Luciane em "A Lei do Amor", Grazi Massafera ganhou muito mais que um Emmy

A ex-Miss Paraná apareceu para o grande público na quinta edição do "Big Brother Brasil" (2005), conquistando uma imensa torcida na época. Acabou em segundo lugar, mas com frutos de campeã. Afinal, começou a cursar artes cênicas e estreou nas novelas em 2006, vivendo a interiorana Thelminha em "Páginas da Vida". Embora muito crua ainda, já dava para notar o seu potencial. Enfrentou muito preconceito ao longo de sua trajetória, inclusive de colegas da Globo, que a menosprezavam. Batalhou muito para provar o seu talento e ---- após seis novelas no currículo ----chegou ao auge em "Verdades Secretas" (2015), quando viveu a ex-modelo e drogada Larissa. Ganhou diversos prêmios por esse trabalho e ainda foi indicada ao Emmy Internacional. Agora brilha em "A Lei do Amor", interpretando a impagável Luciane. Essa batalhadora é Grazi Massafera.


A intérprete não ganhou o Emmy de Melhor Atriz, mas isso já era esperado, inclusive pela própria. A única surpresa foi a derrota da favorita Judi Dench para Christiane Paul. Entretanto, Grazi ganhou muito mais que um troféu. Ela não precisa mais provar nada para ninguém na profissão que escolheu. É uma ótima atriz. Sua atuação na trama de sucesso de Walcyr Carrasco impressionou pela total entrega, protagonizando cenas impactantes e que ficaram na memória do público e na história da teledramaturgia. A sequência em que Larissa se olha no espelho e chora copiosamente é apenas um dos muitos exemplos. Todos os prêmios nacionais que ganhou como Atriz Coadjuvante foram merecidos.

E confiando na capacidade de Grazi, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari a escalaram para "A Lei do Amor", lhe presentando com um dos melhores perfis da atual trama das nove. Luciane roubou a cena assim que apareceu e desde então só tem crescido na história, se transformando em um dos trunfos do folhetim.
A ex-garota de programa é casada com o banana Hércules (Danilo Grangheia), tem um caso com o senador Venturini (Otávio Augusto) para ajudar a carreira política do marido, enfrenta a vilã Magnólia (Vera Holtz) sem qualquer receio e ainda se mostra a pessoa mais sagaz daquela família repleta de problemas. Tem desvios de caráter, mas não é má pessoa, pelo contrário. Tem uma dose de ingenuidade adorável e um humor apaixonante.

Ou seja, um presente e tanto dos autores para a atriz, que está sabendo aproveitar mais essa oportunidade. O perfil é essencialmente cômico, mas tem fortes traços dramáticos que afloram na hora dos embates com os vilões e quando demonstra preocupação com a enteada Camila (Bruna Hamu), apesar do clima nada amigável que as duas têm. Grazi sabe dosar muito bem todas essas camadas da personagem, divertindo e emocionando o público. As cenas mais engraçadas da ex-garota de programa são as de completa descontração entre ela e Fausto (Tarcísio Meira, que interpreta com o olhar). As suas tentativas de alegrar o sogro (em estado quase vegetativo) contando piadas infames são hilárias. E outro ponto de comicidade é a rivalidade com Salete (Cláudia Raia), a dona do posto de gasolina da cidade. As duas não se deram bem desde o início e quando se encontram as alfinetadas são frequentes, proporcionando uma ótima parceria de Grazi e Cláudia.

Já os instantes em que Luciane enfrenta Magnólia de igual para igual há uma mistura de humor e drama, destacando a força das duas personagens. A esposa de Hércules não aguenta os xingamentos da sogra calada e ainda faz questão de expor as suas desconfianças sobre os vários segredos da matriarca, incluindo a sua relação com Ciro (Thiago Lacerda). O cunhado, por sinal, é outra frequente 'vítima' sua, pois sempre é confrontado por ela, principalmente quando maltrata Vitória (Camila Morgado), por quem Luciane nutre um carinho. E a relação da personagem com Camila vem ganhando boas nuances, deixando um pouco a inimizade de lado, focando no nascimento de uma cumplicidade inesperada desde que a menina começou a se prostituir. Vale ressaltar ainda que foi a nora de Mag quem desmascarou a obcecada Aline (Arianne Botelho), após a mesma ter tentado seduzir Tiago (Humberto Carrão).

Grazi tem honrado a confiança dos autores e o constante crescimento de sua personagem na novela é mais do que compreensível. A ex-prostituta e futura primeira dama virou figura chave do núcleo principal, sendo a responsável por vários embates e momentos divertidos, muitas vezes interligando os dramas centrais através de desconfianças e confrontos. Ela ainda vem se aproximando cada vez mais de Pedro, estando sempre do seu lado, o que pode significar um futuro envolvimento deles, após algum término momentâneo entre o mocinho e Helô (Cláudia Abreu). Suas cenas com Vera Holtz, Danilo Grangheia, Otávio Augusto, Camila Morgado, Bruna Hamu, Cláudia Raia, Thiago Lacerda (seu primeiro companheiro de cena em "Páginas da Vida"), Reynaldo Gianecchini e Tarcísio Meira são sempre ótimas, engrandecendo os conflitos do enredo.

Após um perfil extremamente dramático em "Verdades Secretas" e ter conseguido se firmar na carreira graças ao seu esforço, Grazi Massafera agora se destaca em "A Lei do Amor" interpretando um tipo completamente diferente de tudo o que já vinha feito, comprovando mais uma vez que todos que a menosprezaram queimaram a língua. Ela ganhou muito mais que um Emmy: ganhou prestígio, respeito e reconhecimento.

24 comentários:

Hector disse...

Ela é maravilhosa!!!!!! Texto perfeito!

Fábia disse...

Endosso tudo o que foi dito e Grazi calou a boca dos haters.Natália do Vale deve tá se remoendo!!!

Unknown disse...

Grazi Massafera, com humildade e persistência. se aprimora a cada novo trabalho. Até agora, para mim, a Larissa, de Verdades Secretas, foi sua melhor personagem.

Unknown disse...

Apesar da Grazi está maravilhosa, ser um dos poucos personagens que se salvam nessa novela, discordo que ganhar esse personagem foi melhor que ganha o Emmy, o Emmy ficaria na história, só Fernanda Montenegro ganhou, essa personagem logo logo cai no esquecimento, ainda mais em um novela sem noção, que não deixará saudades. Pelo menos com um segundo personagem bem interpretado ela se firma de vez como atriz, e cala os preconceituosos.

Andressa Mattos M. disse...

Excelente texto. Daiane, o que o Sérgio quis dizer no texto não foi que a Luciane é melhor que um Emmy. Foi que Grazi ganhou prestígio e respeito com seu trabalho em Verdades Secretas o que resultou agora na Luciane. E que isso tudo vale muito mais.

Anônimo disse...

Grazi lutou e venceu. Larissa foi seu auge na carreira e agora colhe os frutos com a Luciane.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Sérgio...sim, Grazi desde à época do "Big Brother Brasil" , já mostrava carisma e empatia, conquistando uma imensa torcida na época.E em seus primeiros trabalhos mostrava certo potencial.Vinha em crescente ,ganhando respeito e prestígio e mais agora com a Luciane e indicação para o Emmy.
Mais do que perfeito e merecido a sua homenagem/análise!
Bom finde,belos dias,abraços!

Anônimo disse...

Grazi divina!!!!!!!!!!!

Chaconerrilla disse...

Que texto lindo!!! Ela merece tudo o que vem conquistando. A sua trajetória é um exemplo a ser seguido S2

Karina disse...

A Grazi cresceu, amadureceu e virou uma grande e dedicada atriz. Tomara que ela leia esse texto tão bonito!

Marcia Pimentel disse...

A Grazi é um ótima atriz. Seu personagem tem agradado muito na novela das nove.

✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Hector.

Sérgio Santos disse...

Calou msm, Fábia.

Sérgio Santos disse...

Elvira, a Larissa foi msm a sua melhor personagem e dificilmente outra superará.

Sérgio Santos disse...

Sem dúvidas, Daiane, mas eu não disse isso. Disse que a trajetória dela foi vitoriosa e seu primoroso trabalho em Verdades Secretas valeu muito mais que um Emmy porque ela ganhou prestígio e reconhecimento com ele, colhendo os frutos agora, como a Luciane. Claro que o Emmy valeria muito, mas ela ainda está teoricamente no início de sua carreira, levando em consideração os vencedores desse troféu. Outras oportunidades virão. Bjsss

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso que quis dizer, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Isso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Felis. abração!

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, porlapazyporlavida lc! Ela merece. bjs

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, Karina! bjs

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Marcia!

Unknown disse...

Adoro o trabalho da Grazi, ela mostrou à que veio! Parabéns pelo ótimo texto cara!

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado, amigo. abração!