sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Eliane Giardini ganhou um grande papel em "Êta Mundo Bom!"

"Êta Mundo Bom!" está quase encerrando seu ciclo e deixará saudades. Entre os muitos acertos da novela de Walcyr Carrasco (dirigida por Jorge Fernando), vale destacar a escalação do elenco, repleto de talentos em sua grande maioria, tendo apenas umas três ou quatro exceções. Muitos atores tiveram a oportunidade de brilhar durante a trama. E uma das melhores atrizes do time foi Eliane Giardini, que ganhou um grande papel, cuja importância pôde ser acompanhada ao longo de oito meses de novela.


Anastácia é um dos perfis mais íntegros da história e mãe de Candinho (Sérgio Guizé), o protagonista do folhetim. No início, o telespectador acompanhou a saga da dona da fábrica de sabonetes Aroma em busca do filho. Isso porque seu autoritário pai tirou o bebê de seus braços assim que nasceu e mandou matá-lo. Mas, uma empregada se recusou a executar o serviço e acabou colocando a criança em um rio. Tudo foi acompanhado no primeiro capítulo, aumentando o envolvimento do telespectador com aquele tocante e folhetinesco enredo.

Ao contrário do que se imaginava, o reencontro de mãe e filho não demorou muito e ocorreu antes da metade da novela. Eliane e Sérgio protagonizaram a cena mais linda da trama e emocionaram a todos. A partir de então, a personagem entrou em uma nova fase, desta vez ao lado de Candinho e iniciando um romance com o professor Pancrácio (Marco Nanini).
A milionária passou a viver um amor complicado, em virtude da disparidade financeira entre ela e o humilde filósofo, virando até mesmo alvo de Pandolfo (também feito por Nanini), irmão gêmeo de quem sempre lhe interessou.

Em meio a todos esses acontecimentos, Anastácia representou a força de uma mulher à frente do seu tempo. Afinal, ambientada na década de 40, a atitude de uma mulher em assumir que teve um filho solteira e ainda ir atrás dele era um feito, assim como cortejar um homem, quebrando qualquer costume patriarcal. A figura da milionária que transbordava honestidade e bondade foi um dos pontos altos da produção, destacando a ótima construção de Walcyr Carrasco. Sem dúvida, um perfil engrandecedor, tanto para a história quanto para a carreira de Eliane Giardini.

Independente dos acontecimentos do folhetim, Anastácia nunca perdeu o destaque. Ela sempre foi um dos focos centrais da história, representando, inclusive, o pilar de seu núcleo. Tanto que depois de todos os conflitos desenvolvidos ao longo dos meses, a personagem ainda virou alvo da sobrinha Sandra (Flávia Alessandra), que lhe aplicou um golpe, roubando todos os seus bens. Sem nada, a empresária se mudou com a família ---- Maria (Bianca Bin), Celso (Rainer Cadete), Pirulito (JP Rufino), Candinho, Alice (Nathalia Costa) e os burros ---- para a casa de Pancrácio, iniciando, então, uma batalha contra a vilã.

Enquanto não voltava para sua vida de luxo, a personagem acabou ainda mais próxima de Pancrácio e o pediu em casamento. Os dois se casaram em uma cerimônia simples, ficando finalmente juntos, desta vez sem o empecilho da diferença condição social. Após 'se resolver' na questão amorosa, a até então ex-milionária conseguiu vencer a sobrinha nos tribunais, reavendo toda a sua fortuna. Foram várias cenas ótimas protagonizadas por Eliane Giardini, que honrou a importância do seu papel. Sua parceria com Marco Nanini se mostrou perfeita, transformando o par em um dos melhores da história. As suas cenas ao lado de Flávia Alessandra, Bianca Bin, Rainer Cadete e Sérgio Guizé também merecem vários elogios, principalmente a partir da metade da novela.

Essa personagem acabou sendo uma compensação de Walcyr, que não valorizou o talento de Eliane em "Amor à Vida", sucesso do horário nobre exibido em 2013. Ela viveu a honesta Ordália, que trabalhava como enfermeira no Hospital San Magno, e era mãe do mocinho Bruno (Malvino Salvador). A atriz apareceu muito pouco e era quase uma figurante de luxo. Mas, três anos depois, o autor se redimiu e a escalou para viver esse bem construído perfil, responsável por vários momentos importantes da história das seis, que já entrou para a lista de grandes papéis da carreira da intérprete ----- cujos maiores destaques são a Dona Patroa de "Renascer" (1993), a Nazira de "O Clone" (2001), a Caetana de "A Casa das Sete Mulheres" (2003), a viúva Neuta de "América" (2005) e a Muricy de "Avenida Brasil" (2012).

Eliane Giardini ganhou um grande papel em "Êta Mundo Bom" e se destacou do início ao fim com a sua forte Anastácia. A novela das seis está perto de seu fim, mas ficará marcada por várias razões e uma delas é justamente a brilhante interpretação dessa atriz que foi presenteada com uma personagem que fez jus ao seu reconhecido talento.

25 comentários:

Leandro disse...

Texto mais do que merecido para essa grandiosa atriz!

Pâmela disse...

Adoro Eliane.
Por anos eu tive a impressão que ela apenas era valorizada pela Glória Perez. Que sejamos justos deu duas grandes personagens a ela que são lembradas até hoje: Nazira de O Clone e a Dona Neuta (melhor coisa de América), já em Caminho das Índias ela ficou um pouco ofuscada, era sombra do marido e apenas isso. Lembro dela em Cobras e Lagartos também infelizmente o núcleo dela foi um dos mais chatos já criados e a Eva era um PORRE. Agora em EMB você está certo quando diz que o Walcyr se redimiu daquele arremedo de papel em Amor a Vida. Anastácia pra mim é um tipo muito difícil que Eliane compôs muito bem.
Ela começou numa novela do Maneco, Felicidade (se não me engano) em um papel pequeno mas sempre achei que ela merecia ganhar uma de suas Helenas, com certeza daria show.

Tamires Marins disse...

Oi, Sérgio

Eu adoro o trabalho da Eliane! Ela é uma dama, muito elegante, atua sem força, de maneira fluida, natural! É bonito vê-la em cena!!
A cena do reencontro de Anastácia e Candinho foi realmente linda demais!!!

Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

chica disse...

Ela merece bons papéis.`{e ótima! abração,chica e lindo fds!

Anônimo disse...

Grande texto pra uma grande atriz!

Joana Limaverde disse...

Ela estava merecendo um texto desse e que bom que você escreveu.Pra variar ficou excelente e eu assino embaixo!!!

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,depois de 4 remakes infantis,o SBT fará sua primeira novela infantil própria.foi definida a substituta de´´Carinha de Anjo´´.será´´As Aventuras de Pollyana e João Feijão´´,baseada no livro´´Pollyana´´da escitora norte-americana Eleonor H.Potter.

Pamela Sensato disse...

Oii Serginho tudo bem??
Olha eu não assisto a novela todos os dias só as vezes na casa da minha mãe e essa atriz é MARAVILHOSA sempre faz bons papéis e super bem feitos!
rsrsrs até que a novela é engraçadinha rsrs

Resenha nova no blog =*

Beijinhos,
Blog Resenhas da Pam

Lucas F. disse...

Eliane é genial e ela leu seu texto, você viu??? Parabéns!

Daniela disse...

Parabéns por mais um texto impecável. Concordo com cada vírgula.

Elias disse...

Eliane Giardini é uma grande atriz.Seus papeis em O Clone, América e Avenida Brasil foram ótimos e ela correspondeu muito bem.Em Caminho das Indias e Amor a Vida ela não foi valorizada como merecia e os papéis eram fracos.Agora em Eta Mundo Bom ela ganhou o merecido destaque e está ótima.Sua parceria com Sérgio Guizé, Bianca Bin e Flavia Alessandra é ótima e o casal com Marco Nani muito bonito.

Elias disse...

Em Cobras e Lagartos a Eliane Guardini também não foi valorizada e o papel era chato demais.

Unknown disse...

Adoro a Eliane e ganhando uma personagem central do Walcyr já era de se esperar que fosse bem valorizada. Ela é o tipo de atriz que engradece qualquer papel.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Leandro. Ela merece mesmo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Pâmela, a Glória deu pra ela dois grandes papéis e até hoje lembrados. Agora Anastácia entra pra lista e Walcyr se redimiu. bjssssss

Sérgio Santos disse...

É verdade, Tamires. bjs

Sérgio Santos disse...

Ótima mesmo, Chica. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz que tenha gostado, Joana!

Sérgio Santos disse...

Bacana, Matheus!

Sérgio Santos disse...

Há quanto tempo, Pamela! bjsssssss

Sérgio Santos disse...

Vi sim, Lucas.l Fiquei muito honrado!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Daniela!

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Elias, e o papel dela em Cobras & Lagartos era mt ruim mesmo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Ed. abçss