quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Me Leva Contigo": um mais do mesmo que entretém

A nova aposta da Record para aumentar a audiência das noites de sexta-feira da emissora não tem nada de nova. Apesar de Rafael Cortez, o apresentador da atração, ter dito na estreia que 'o programa era diferente de tudo o que o telespectador já tinha visto', foi possível perceber com facilidade as inúmeras semelhanças que o formato ---- de arrumar namorados para solteiras em busca de um amor ---- tem com outros produtos já vistos na televisão.


Só para citar alguns exemplos, há o quadro 'Rola ou enrola' do "Programa da Eliana" no SBT, o 'Vai dar Namoro' comandado por Rodrigo Faro na própria Record e, o programa mais lembrado e famoso do gênero: "Em Nome do Amor", apresentado por Silvio Santos na década de 90. Ou seja, não há absolutamente nada de novo no "Me Leva Contigo".

Trinta solteiras ficam no palco e cada uma tem um botão para apertar. O botão em questão serve para analisar o candidato a namorado. Se a mulher não gostar do pretendente, aperta o botão que acende a luz vermelha, que significa um 'blackout'. Tanto que o apresentador sempre fala "Se não gostar...", frase prontamente
completada pela plateia: "Apaga a luz!". Mas se o rapaz agradar, o botão não é apertado e a 'luz fica acesa'. Caso haja mais de uma menina interessada, a situação se inverte e é o pretendente que precisa escolher uma e eliminar as restantes.

O candidato chega ao palco em um elevador e conversa um pouco com Rafael Cortez para as meninas o conhecerem melhor. Mas há também exibição de clipes do pretendente falando sobre sua rotina, trabalho, etc. Todo este conjunto é repetido cada vez que surge um novo participante, provocando tédio algumas vezes. Entretanto, ainda que seja um formato repetitivo e em alguns momentos entedie, não deixa de ser atrativo para quem gosta deste tipo de programa.

Aliás, fazendo uma comparação com os quadros de namoro existentes nas emissoras abertas (incluindo a própria Record), este é o mais interessante. O cenário é caprichado e o excesso de luzes (lembrando um pouco uma boate) combinou bem com o horário noturno e também com o fato de ser exibido em uma sexta à noite, dia típico de baladas e encontros. Rafael Cortez está muito à vontade e comanda a atração com competência. Parece, inclusive, que finalmente arrumaram algo de bom para ele fazer, uma vez que sua participação como apresentador no fracasso "Got Talent" e como ator no especial "Família Trapo" não deu certo.

Embora seja um 'mais do mesmo', o "Me Leva Contigo" é uma boa opção para quem estava cansado das matérias do "Globo Repórter" e não tinha outra opção para ver nos canais abertos na sexta à noite. É um programa que consegue entreter, ainda que não apresente nada de novo. Resta saber se a repetição não irá cansar nos próximos meses.

28 comentários:

Anônimo disse...

O programa é muito ruim. Sua crítica foi bem generosa.

Anônimo disse...

O programa é legal, a Record aos poucos tá conseguindo se tornar mais atrativa que a globo. Por falar nisso o balanço geral agora tem a hora da fofoca com a Fabiola Reipert e esta conseguindo derrubar ainda mais o falido vídeo show. Mas voltando ao programa em questão o tema é velho mas o formato é diferente, interessante ver a expectativa dos caras enquanto as moças assistem a um vídeo deles e vão se desinteressando uma a uma ate não sobrar ninguém(blackout) ou sair com o cara. Gostei!

Felipe disse...

Nem sabia que esse programa existia, Sérgio! Dá audiência mesmo?

Vivi disse...

O anônimo tá falando que a Record tá ficando mais atrativa que a Globo por causa de programas como esse? Só pode ser algum tipo de piada porque essa foi duro de engolir. Eu vi a estreia e achei tudo mais do mesmo, mas ao contrário de você, Sérgio, não acho que entretém. É chato e falso porque só escolhem mulher gostosa e homem bonito! Por favor! De onde tiram esses solteiros tão atrativos? De uma agência de modelos só pode.

Anônimo disse...

Não é "só" por causa de programas como esse "vivi" mas por causa do Domingo Espetacular, do Balanço Geral, do Fala Brasil... Enquanto a globo fica lá perdida com seus programas desinteressantes que já foram bons um dia mas que conseguiram a proeza de transformar num lixo. Até as novelas globais que já foram ótimas hoje só conseguem ser insuportáveis.

Thallys Bruno Almeida disse...

Agregando aos exemplos, eu ainda acrescentaria um dos mais antigos, talvez o que tenha originado tudo: o Namoro da TV, do mesmo Sílvio, nos anos 60 na TV Paulista, que teve uma edição em 1979 na TVS do Rio (emissora do SS que originou o SBT). Sem falar os dois da MTV Brasil (o Fica Comigo da Fernanda Lima e o Beija Sapo da Daniella Cicarelli).

A solução parece boa como entretenimento e pelo visto o Cortez conseguiu se adaptar melhor, embora o formato não seja exatamente o meu preferido nos dias atuais. Do conjunto de estreias recentes da Record, considero como as mais funcionais esse, o programa da Sabrina (outro que não tem nada de novo, mas se apoia no carisma dela) e o Aprendiz Celebridades (mt embora eu não seja fã desta solução que adotaram).

PS: Fabíola Reipert, anônimo? Jura? Aquela que vive perseguindo Ísis Valverde, Flávia Alessandra, Paolla Oliveira, Anitta, Eliana e muitas outras de graça, que promove o tempo todo a tal viúva do Marcos Paulo, chama todo mundo de antipático e não escreveu UMA LINHA SEQUER sobre a demissão do Dado Dolabella da Record? Ou de qualquer famoso de lá? Ah, tenha graça. Não é à toa que os jornais republicam bem mais o Leo Dias, que não é nenhum santo mas faz um trabalho muito mais completo, inclusive com entrevistas. Nenhum meio jornalístico sério leva a sra Reipert em consideração. Só a emissora que ela trabalha.

Pamela Sensato disse...

Hammm nem sabia desse programa enfim o Rafa é uma pessoa extraordinária gosto dele!!!!
Agora o programa nunca vi kkk

Beijoss *-*
==> Pâm Focada na Dieta

Vivi disse...

Balanço Geral, anônimo? Aquele programa que imitou uma boate em chamas no palco pra fazer uma suposta reportagem sobre o incêndio da Kiss? Aquele programa que deu destaque a vida de um anão pobre? HAHAHAHAHAHA Tu é talifã da Record, tá explicado.

Lucas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lucas disse...

kkkk..boa Vivi, tu é das minhas....Record está cada vez mais no buraco....

Flávia disse...

Eu vi a estreia desse programa, Sérgio. É divertido, mas não tem nada demais nele. É isso que vc disse, uma mesmice que acaba entretendo. Mas não pretendo acompanhar. bjkk

Anônimo disse...

A Globo devia imitar a Record então e fazer reportagens mais interessantes pro seu "cansástico", quem sabe para de cair no ibope. Mas se vocês acham mais interessante ver reunião de pauta, robozinho e fundo do mar, problema de vocês, fanatismo dá nisso, kkk. E o "vídeo xôxo"? Tem mico maior que aquilo? Nem precisa comentar, um programa que já foi tão bom virar aquele mico diário, vocês gostam daquilo? Gostam de malhação? Zorra Total? Programa da Fatima Bernardes? Novelas Flop? Bom proveito. Ah, eu não sou fã da Record, eu assisto quando me interessa, assim como assisto sbt, band, canais fechados, MENOS a globo que não tem absolutamente nada interessante pra assistir.

Anônimo disse...

Ah, esqueci: eu NÃO assisto Balanço Geral, aliás aqui em MG nem passa, mas sei que aquela baixaria ganha do terrível MICO XÔXO todo dia, kkkkkk...

Fabíola Oliveira disse...

Oi, Sérgio, seus textos são sempre marcados pela coerência. Gosto muito disso em você e é exatamente esse seu poder de ponderação que me faz vir aqui todos os dias.

Sérgio, assim como você, eu acho, sim, que esse tipo de programa pode entreter, mas só até o primeiro participante porque depois disso, tudo é muito igual; o que entedia bastante, aumentando a possibilidade do telespectador trocar de canal, já que ele sabe perfeitamente qual será a dinâmica com os demais participantes homens...

Acho que, dentro em breve, se nada no programa mudar, penso que ele poderá apresentar decréscimos nos índices de audiência por conta disso, pois o programa é previsível demais...

É bem verdade que programas que trabalham com esse produto também o fazem de uma forma bem previsível.

Mas existe aí uma significante diferença: na maioria dos programas, esse produto é um quadro e não O PROGRAMA.

Isso faz diferença diferença para a atração porque o telespectador interessado em assistir um determinado quadro que ainda não tenha sido exibido, poderá voltar ao canal com o intuito de assistir ao que almeja, diferentemente de uma atração que é uma coisa só durante todo o seu período de exibição...

Acho que eles deveriam inovar em alguma coisa, impor uma dinâmica diferente ao programa.

Problema é esse tipo de atração parece ser muito limitada, de modo que fica praticamente impossível, pelo menos ao meu ver, de eles apresentarem algo de novo entre um participante e outro.

Mas eu confesso que vou assistir novamente amanhã. Gostei do apresentador. Achei-o super carismático, tava super à vontade na apresentação do programa..

Agora se posso dar uma sugestão, caso alguém aí que faça o programa vier a ler esse humilde comentário, acho que ele poderia ficar bem interessante se trouxesse homens mais maduros ( porque a maioria que aparece ali é muito novinho, Às vezes até bem mais novo que as própria meninas). A média de idade dos caras é de 24 anos por aí, ou seja, muito bebezinhos ainda e honestamente acho que esse perfil de homem que geralmente é trazido para participar do programa não interessam muito àquelas mulheres ali não.

Vamos ser sinceros: aquele bando de mulher gata, onde a maioria poderia tranquilamente ser capa de alguma revista masculina, não tá ali atrás de gurizinho universitário, que ainda faz estágio, né.

Então, a produção dessa atração deveria trazer homens mais velhos, acima dos 25 anos, bem gato e financeiramente mais estruturados. Assim, a disputa seria bem maior... ( problema é que esse tipo de homem raramente se inscreveria em um programa desses também, né rsrsrs).

Mas eles poderiam fazer um programa desses colocando alguns atores solteiros da Record caso tivessem muita dificuldade em encontrar um homem com o perfil que sugeri para participar... O Daniel Erthal seria uma boa pedida, mas não sei se ele é solteiro...

Agora isso exigiria uma pequena mudança no formato da atração, claro e até uma esticada no seu horário.

Mas só dando um exemplo de como poderiam ser essas mudanças,o cara poderia escolher até 4 mulheres das que acenderam a luz para ele e depois disso, cada uma deveria tentar convencê-lo por que deveria ser sua eleita, apontando defeitos nas rivais e demonstrando para o participante alguma habilidade pessoal.

Semana passada, tinha uma menina lá que era professora de pole dance. Se o programa tivesse esse formato que sugeri acima, talvez fosse interessante colocá-la para dançar e acho que o horário do programa até permite isso, já que vai ao ar às 10:15 da noite, a menina era ruiva; o que é um fetiche entre 9 em cada 10 homens... E a decoração do programa ser estio boate viria bem a calhar.

Bem, Sérgio, acho que talvez o pulo do gato para o Me Leva Contigo seja aproveitar melhor o que ele tem...

Beijo enorme para você!



A Viajante disse...

Moço... não dou conta nem da Globo, nem dos canais da net... me ajuda... estou fazendo tese... risos... beijão!

Cc disse...

EU NÃO ASSISTO ESSE PROGRAMA DE NAMORO MAS TAMBEM NÃO DÁ PRA ASSISTIR NADA NA GLOBO QUE TÁ AINDA PIOR, PREFIRO OS CANAIS FECHADOS.

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, anônimo.

Sérgio Santos disse...

Anônimo, acho o Balanço Geral um programa deplorável e nem sabia que agora tinha um quadro de fofoca. Mas sobre o Me Leva Contigo, é um programa repetitivo mas serve para passar o tempo. Achei interessante.

Sérgio Santos disse...

Felipe, deu 7 na estreia e depois caiu pra 5, mas ainda manteve a vice-liderança. Não é um número incrível, mas enfim...

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, Vivi. Mas sobre isso das candidatas e dos candidatos serem mt bonitos, realmente levanta suspeitas msm e em todo quadro de namoro é isso. Eu particularmente acho que quase todos só estão lá pra aparecer e ter alguma oportunidade """artística""", mas apesar disso dá pra entreter um pouco. Acho que o Em Nome do Amor era o único real pq os candidatos (as) eram bem "reais". Tinha feita, bonita, gorda, magra, enfim... Bj

Sérgio Santos disse...

De todos esses, eu considero o Aprendiz como o melhor e com folga, Thallys. Mas o Me leva contigo não fez feio. Já o Programa da Sabrina é mt ruim, só salva ela msm.

Sérgio Santos disse...

Pamela, entendo. bjs

Sérgio Santos disse...

Flávia, eu tb não pretendo acompanhar não, só achei o formato atrativo e acho que acertaram apesar da mesmice. Mas não é meu estilo de atração. Acho isso de namoro na tv chato demais.

Sérgio Santos disse...

Fabíola, mt obrigado. E fico feliz que vc venha aqui todos os dias. Obrigado pelo prestígio.

Olha, suas colocações foram mt boas e eu concordo. Aliás, no texto eu frisei que a repetição das situações entediam e poderiam cansar.

Interessante isso de colocar as escolhidas para uma disputa pelo cara. Melhoraria msm o formato. Mas eu tb não acho que esse tipo de homem iria se inscrever no programa. Até pq, pra mim, todos, ou quase todos, só querem aparecer. Incluindo as mulheres. Não acho que querem namoro, sinceramente.

E é verdade, a diferença desse programa para os outros é que eram quadros. Porém, EM Nome do amor é um longo programa msm. Mas ok, eram outros tempos. Os programas de namoro da extinta MTV, por ex, duravam meia hora. Esse dura bem mais. Enfim, gostei do comentário. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Ju, te ajudar como? rsrs bjs

Sérgio Santos disse...

Cc, a Globo nem está em questão nesse post.

Raylan disse...

Os dados de audiência estão errados, o programa sempre fica em terceiro. Na estreia, marcou 7 e o SBT consolidou 8, depois marcou 5 e também ficou em terceiro.
Fonte: Notícias da TV, do Daniel Castro.

Sérgio Santos disse...

Raylan, qd li em vários sites havia a informação de que era vice-líder, mas então depois, nos consolidados, não foi bem assim. Apaguei a informação sobre Ibope no texto. Obrigado pela correção.